sábado, maio 12, 2018

Ac. Viseu FC 2-1 CD Santa Clara

Foto: Jorge Paulo

Estádio do Fontelo, 12 de maio de 2018
38ª Jornada da Ledman LigaPro
Árbitro: Humberto Teixeira (Porto)

Ac. Viseu: Jonas; Joel (Rui Miguel, 82), Fábio Santos, Bura e Kiko; Capela e Zé Paulo; Gonçalo (Barry, 69), Avto e Sandro Lima (Paná, 90+2); Nsor. Treinador: Manuel Cajuda.

Santa Clara: Serginho (Rodolfo Cardoso, 89); Daniel Coelho, Marcelo Oliveira, Vítor Alves e Igor Rocha; Kaio Fernando (Osama, int), Minhoca e Paulo Grilo; Rúben Saldanha, Rafael Batatinha e Alfredo Stephens (Thiago Santana, 61). Treinador: Carlos Pinto.

Golos: Sandro Lima 57 gp (1-0), Osama Rashid 60 (1-1), Sandro Lima 87 (2-1)

O Académico recebeu o Santa Clara, no ultimo desafio da temporada 2017/18.

Embora o Santa Clara já tenha tirado bilhete para a 1ª liga, restava ao Académico a disputa, de mais de 3 pontos, de forma a terminar na 3ª posição da tabela classificativa.

O Santa Clara já tirou o bilhete, mas ainda não é certo que faça a viagem, uma vez que essa decisão ainda está dependente da decisão da Liga. Para se perceber o que está em causa, nada melhor que ler este artigo

A grande novidade da equipa academista, foi a inclusão de Gonçalo na equipa inicial, e diga-se em abono da verdade, que nos 69m que esteve em campo deu boa conta do recado com uma exibição muito agradável.

A primeira parte foi uma partida bem jogada, com ascendente academista, que poderia ter chegado ao intervalo na posição de vencedor, mas Nsor, nao foi capaz de dar o melhor seguimento ao excelente passe de Avto, e rematou por cima da baliza, quando tinha tudo para finalizar.

Na segunda parte as equipas vieram  com outra postura e disposição, para tentar ganhar o jogo.

Aos 57m de jogo, Avto é abalroado, quando se isolava no interior da área, e chamado a converter, Sandro Lima não desperdiçõu.

A vantagem academista durou pouco tempo, pois aos 60m Joel derruba um adversário à entrada da área, e Osama Rashid, num excelente pontapé, coloca a bola no ângulo direito da baliza, sem hipóteses de defesa para Jonas.

O Académico tentou tudo para chegar à vitória, que aconteceu aos 87m com Sandro Lima a cabecear sem hipóteses para o guardião adversário.

Excelente vitória, que coloca a equipa academista no 3º lugar do pódio da segunda liga.

Não sabemos se o campeonato realmente já terminou, mas fica um marco histórico da história do nosso clube.


8 comentários:

Anónimo disse...

FICA UMA AZIA COMPLETA!

NÃO SUBIMOS POR CULPA PRÓPRIA EM CASA.

FALTA A DECISÃO SOBRE OS JOGADORES DO SANTA CLARA ILEGAIS NOS PRIMEIROS JOGOS. VAI SER BRANQUEADO, QUASE DE CERTEZA E ATÉ O DIRECTOR DO SANTA CLARA JÁ VEIO DIZER QUE NEM LHE PASSA PELA CABEÇA PERDER OS PONTOS QUE A LEI MANDA.

MAIS UMA VERGONHA NO HORIZONTE COM O ACADÉMICO A SOFRER CONSEQUÊNCIAS?

sábado, 12 maio, 2018
Anónimo disse...

Este era o jogo mais importante do nosso Académico.
Tinhamos de ganhar e esperar que os nossos adversários escorregassem para subirmos à primeira Liga. Conseguimos!

Agora é esperar pela (in)Justiça desportiva que tem de penalizar os infractores e premiar os que jogam limpo. O Santa Clara tem de ser punido, é óbvio e ninguém percebe como ainda o não foi. A águia que ostentam no emblema tem o seu peso e estamos a ver isso mesmo. Os decisores estavam à espera que pudessem penalizar sem haver consequências, ou seja, aplicavam os pontos perdidos e o Santa Clara ficava na mesma em lugar de subida, mas não é assim! A penalização coloca o ACADÉMICO na I LIGA!!

Que eu visse, só o ZEROZERO fala nisso:

"Desde logo, no topo da classificação. Já promovido no segundo lugar, o Santa Clara foi a Viseu fazer a festa e acabou por ver o adversário celebrar o terceiro lugar, fruto de uma vitória por 2x1 (bis de Sandro Lima) que pode ser importante atendendo à hipótese de perda de pontos dos açorianos."

É mesmo isso, a direcção do nosso Académico já está atenta e vamos preparar a festa porque não há atenuantes para o Santa Clara. Eles admitiram que sabiam o que estavam a fazer e fizeram-no conscientemente, pensando que... Nas Beiras diz-se que a pensar morreu um burro! Há Leis, há Regulamentos e quem pensa ao contrário deles é castigado!
Apenas e só!

Não pode haver mais vergonhas nem afilhados, com todo o respeito pelos açoreanos!

Académico na I LIGA!

sábado, 12 maio, 2018
Anónimo disse...

E não foi só por o treinador não poder estar no banco sem qualificações, foi porque MALDOSAMENTE o Santa Clara dava o técnico com qualificações como estando no banco quando ele estava na CHINA!!!!! Na CHINA!!!!

Não foi acidental, foi premeditadamente e desonestamente!
Não foi o nosso Académico que levantou a lebre, foi a Académica de Coimbra que denunciou a ilegalidade e desonestidade premeditada. Houve mesmo intenção de cometer a fraude!

Para além desta fraude há a questão do número de jogadores sub-23. São coisas a mais para quem apresentar-se como honesto.

sábado, 12 maio, 2018
paulo teixeira disse...

Depois disto ainda custa mais digirir esta epoca, como é que foi possivel não subir?
As 5 derrotas em casa ditaram este destino, foi muito mau, muito mesmo, bastava ganhar 2 das 5 derrotas e hoje estariamos a festejar, fora do Fontelo foi qualquer coisa de extraordinario, 8 vitórias fizemos mais pontos fora que o campeão Nacional fica aqui um motivo de estudo para os mais catedráticos da bola, como é que uma equipa tem 5 derrotas em casa e 8 vitórias fora!!! não me venham com esta que faltava isto e aquilo e o publico não ajudava, as derrotas com Penafiel e Arouca até se aceitam, eram candidatos á subida e nestes jogos tudo pode acontecer agora as derrotas com Oliveirense, Famalicão e União nem pensar, o empate já seria mau quanto mais a derrota, e no meio disto tudo ainda temos uns empates decepcionantes com Covilhã, Varzim, Sporting B e Real que curiosamente ganhamos fora a estes e se ganhamos fora tinhamos de ganhar em casa tambem.
Mas tambem fizemos coisas muito boas, Porto B no Fontelo, Famalicão fora, Benfica B no Seixal, Penafiel Fora, Covilhã fora para mim foram os jogos mais bem conseguidos por parte da equipa.
Agora resta esperar que se faça justiça, muito sinceramente não acredito, se fosse ao contrario, ou quem ficasse em terceiro fosse uma equipa de uma associação de futebol com muita influência aí já se tinha decidido tudo agora como é o Academico de Viseu mete por baixo do tapete!
Se gosto de subir na secretaria? não! mas ao longo destes anos já nos fizeram tantas que se subirmos na secretaria não nos fazem nenhum favor!

Paulo Teixeira

domingo, 13 maio, 2018
Anónimo disse...

Ricardo Chéu quantas vezes não assinou a ficha do jogo, enquanto esteve no Académico?

domingo, 13 maio, 2018
João Nunes disse...

Caro anónimo, comentário escusado, se estivesse atento saberia que quem assinava era o Eduardo Luís.

domingo, 13 maio, 2018
Anónimo disse...

Ao anónimo que fala de Chéu:

Os casos são diferentes, completamente diferentes porque com Chéu e com muitos outros na II Liga e na I Liga, não havia mentiras nem se escondia nada. Não podiam assinar, assinavam outros que podiam. Neste caso, ao que dizem e contam, escondia-se a situação e davam como estando no banco o técnico que estava na CHINA! no China e no banco de suplentes? Se (reforço o SE) isso foi verdade, houve má fé, intencionalidade em enganar os árbitros, a Liga e sobretudo TODOS OS SEUS ADVERSÁRIOS!

Não misturemos o que não é misturável. Uma coisa é um técnico não ter as habilitações mas há outro técnico que as tem e dá a cara e se identifica perante os árbitros, outra situação bem diferente é um técnico não ter as habilitações e outro que não está por perto dar a sua identidade para enganar os árbitros, como estando presente, quando afinal está na CHINA!

Num caso há um contornar de uma obrigação, estando efectivamente a mandar um treinador que estatutariamente é dependente de outro, por exigência de certificado que ainda não tem. No caso do Santa Clara, o treinador não documentado estava a exercer com o nome de outro, que nem sequer estava por ali! Consta que os árbitros não controlam com rigor essas situações, mas sim as dos jogadores. Mas que háq intenção claríssima de fraude, há!
Caso contrário, seria com em dezenas de casos.

Com referência à utilização dos sub-23, o caso é igualmente grave e a intenção de fraude absolutamente clara porque outros clubes prejudicaram a presença de outros jogadores para cumprirem os regulamentos, mas os açorianos esconderam tudo, apresentaram um banco de suplentes ilegal para ver se passava... fraude completa! Em desporto, estes comportamentos são inadmissíveis e têm de ser punidos!

Vamos ver se há tomates para tal, tratando-se do nosso Académico. Fosse a Académica ou o Penafiel e iam ver, mas estamos em Portugal, no país em que a cidadania e os direitos acabam nos 40 quilómetros a partir do mar...

domingo, 13 maio, 2018
--FD disse...

Antes de mais, parabéns ao Académico de Viseu pelo honroso terceiro lugar! A melhor classificação de sempre na segunda liga!

Como é óbvio, toda a gente prefere subir dentro de campo e não na secretaria. Dentro de campo ficámos a dois míseros pontos e terminámos a época com a noção de que estavam perfeitamente ao nosso alcance. Em relação à eventual subida na secretaria temos de deixar a justiça fazer o seu trabalho. Se se provar que o Santa Clara agiu de forma irregular penso que não haverá volta a dar que não seja a penalização. Se assim não for iria abrir um precedente gigantesco e legitimaria que na próxima época todos os clubes desrespeitassem as regras, que são claras. Se os outros clubes cumpriram as regras, o Santa Clara ficou objectivamente em vantagem ao convocar 7 jogadores para o banco quando, nos jogos em questão, só poderia convocar 5 ou 6. Acredito que se levantem outros interesses, nomeadamente políticos através Governo Regional dos Açores mas a Liga vai deixar passar uma situação destes em claro?

Seja na Segunda ou na Primeira importa saber rapidamente o que nos vai acontecer. A próxima época tem de ser preparada atempadamente.

Força Académico!

segunda-feira, 14 maio, 2018