sábado, dezembro 16, 2017

Gil Vicente FC 0-0 Ac. Viseu FC

Estádio Cidade de Barcelos, 16 de dezembro de 2017
17ª Jornada da Ledman LigaPro
Árbitro: Carlos Espadinha
Ac. Viseu: Peçanha; Joel, Pica, Fábio Santos e Lucas; Fernando Ferreira, Tarcísio (Zé Paulo, 61), Bruno Loureiro e Yuri (João Mário, 55); Sandro Lima e Barry (c). Treinador: Francisco Chaló.


Ainda não foi desta que o Académico matou o «borrego de Barcelos» e pode perder a liderança caso o CF União de Ricardo Chéu perca com o FC Famalicão, sendo certo que aconteça o que acontecer entrará na próxima 5ª feira, no último jogo do ano, no Fontelo com o FC Penafiel, nos lugares de subida.

Salientando que esta crónica é «televisiva», já que não estivemos em Barcelos, dizemos-vos que os primeiros dez minutos nada de relevante tiveram, que houve mais Académico entre os dez e os vinte minutos, mas sem criar muito perigo, e que depois o Gil Vicente FC cresceu, embora o primeiro grande momento tenha sido academista.

E esse momento aconteceu ao minuto 37, com o estreante Tarcísio a rematar em arco à barra da baliza defendida por Rui Sacramento. A exibição do brasileiro Tarcísio foi das melhores coisas que hoje aconteceram, mostrando que vai ser um reforço precioso para o que falta de competição.

Começou aí um período de grande evidência academista, pouco depois Lucas fez Sacramento brilhar, isto ao minuto 39, e na sequência dessa mesma jogada, e com Sacramento fora dos postes, Sandro Lima teve tudo para abrir o marcador, mas a bola rematada por si foi tirada em cima da linha de baliza.

Ainda antes de terminar a primeira parte mais uma bola nos ferros gilistas. Pontapé longo de Joel, falha da defesa da casa, e Yuri a trabalhar muito bem sobre um defensor, mas depois o seu remate bate no poste esquerdo da equipa da casa.

Na segunda parte só houve Académico, que remeteu o Gil Vicente para o seu último reduto. A verdade é que, apesar de tudo isso, a nossa equipa poucas oportunidades dignas de esse nome conseguiu. Fernando Ferreira, Sandro Lima e João Mário ainda tentaram o golo, mas ele teimosamente não apareceu e o jogo acabou com um grande corte de Joel, na nossa área, que a não acontecer podia ter dado à partida um cunho ainda mais injusto do que este zero-a-zero.

Resumindo, houve mais Académico que falhou na finalização.

Quanto ao Gil Vicente FC, que sabe que irá para I Divisão, esperemos que mantenha este espírito competitivo até ao fim da época. O futebol agradece!

Um agradecimento especial a todos aqueles que me fizeram ouvir em Elvas, bem longe de Barcelos, o grito de «Académico, Académico, Académico»!

Força Académico!


José Carlos Ferreira, sócio 217 do Académico de Viseu Futebol Clube

0 comentários: