domingo, dezembro 20, 2015

Ac. Viseu FC 2-1 CD Mafra

Estádio do Fontelo, 20 de dezembro de 2015
22ª Jornada da Liga 2
Árbitro: João Bento (Santarém)

Ac. Viseu: Ricardo Janota; Tomé, Tiago Gonçalves (c), Mathaus e Kiko; Romeu Ribeiro, Gradíssimo (Bruno Carvalho, 62, Ricardo Ferreira, 75) e Clayton; Carlos Eduardo (Alex Porto, 84), Yuri e Forbes. Treinador: Ricardo Chéu.

Mafra: Godinho, André Teixeira, Sandro Silva (Tiago Costa 90+2), Rafael Matos, Joel Ferreira, kiki Ballack, Laurindo, Vasco Varão (Luís Carlos, 55), Adelaja, Leo Tomé (Diogo Gouveia, 75) e Alisson (Luís Carlos, 67). Treinador: Jorge Neves.

Golos: Forbes 51 (1-0), Kiko 73 gp (2-0), Sandro 90 (2-1)

O Académico, recebeu e venceu o Mafra por 2-1, num jogo em que era imperioso vencer, uma vez que os dois próximos jogos, incluem  duas deslocações complicadíssimas fora de portas, Covilhã, dia 3 de Janeiro e depois o virar de calendário em Faro.

Assistimos a uma primeira parte muito fraca, com o Académico a não ter argumentos para criar perigo junto à baliza do conjunto que viajou de Mafra.

O único lance de perigo foi protagonizado por Gradíssimo que à entrada da área rematou por cima da baliza do mafra.

Na segunda parte o Académico entrou com muito mais vontade de vencer, e assistiu-se a 10 minutos de bom futebol, com Yuri, Carlos Eduardo, Clayton, e Kiko a desenharem algumas jogadas de bom nível técnico.

Aos 6 minutos da segunda parte, surge o golo academista, cruzamento para a área, e Forbes de cabeça a fazer o golo.

O Académico em poucos minutos,  mostrou a qualidade que tinha andado arredada, durante toda a 1ª parte.

Aos 62m, Ricardo Chéu faz entrar Bruno de Carvalho para o lugar de Gradíssimo, e seria este a sofrer o derrube dentro da área adversária que esteve na origem da falta da grande penalidade, que daria o segundo golo da partida.

Este lance deu início a um episódio caricato que não passou despercebido, nem ao banco academista, nem aos adeptos viseenses.

Bruno pega na bola e coloca-a na marca de grande penalidade, entretanto há ordens do banco para que seja Kiko a bater o castigo máximo. Bruno de Carvalho, não gostou da decisão, e afastou-se do lance mostrando o seu desagrado.  Kiko, converte a grande penalidade, os colegas correm em direcção a este para festejar, enquanto outros empurram Bruno de Carvalho na direcção dos colegas que estavam a festejar, com este a negar-se a felicitar os colegas. 
A decisão caiu mal no banco do Académico, e Ricardo Chéu dá ordem de substituição, entrando Ricardo Ferreira, para o Lugar de Bruno, que esteve em campo 11 minutos.

Nem o treinador, nem o público, perdoaram esta atitude de Bruno de Carvalho. Os jogadores têm definitivamente de se mentalizar que quem manda em campo é o treinador, bem ou mal, a ordem é soberana. 
Por outro lado o futebol é um jogo de equipa, e Bruno de Carvalho deve um pedido de desculpas aos colegas, aos treinadores, aos dirigentes, e principalmente aos adeptos e sócios, os pilares do clube.

Ficou a ideia, que Bruno de Carvalho terá ficado hoje em muitos “maus lençóis”, vamos ver quais são as decisões que se vão tomar.

O Mafra ainda esboçou uma reacção quando aos 90m através da marcação de um pontapé de canto, diminuiu a desvantagem com um golo de Sandro.

Faltavam apenas 4 minutos, em que o Mafra ainda tentou tudo para chegar ao empate, mas os argumento já eram insuficientes.
Uma vitória justa, de quem fez mais por vencer


João Nunes Sócio nº 81

9 comentários:

Unknown disse...

Académico acima de tudo!

Não há um único jogador, um único dirigente, um único funcionário maior do que o Académico.

No Académico não se grita por jogador X ou Y, não se grita pelos Joões, Pedros e Miguéis. No Académico puxa-se e grita-se única e exclusivamente pelo Académico!!


Belíssima vitória esta tarde, num jogo em que sem forçar muito, acabámos por mostrar ser muito superiores a este Mafra.

Força Académico!

domingo, 20 dezembro, 2015
Anónimo disse...

Parabéns Académico de Viseu!! Pena é a falta de publico no Fontelo! As pessoas preferem andar a passear pelo palácio do gelo, gostam muito mais do patrocinador do Académico do que o clube da cidade onde vivem. Nem com o exemplo do vizinho Tondela querem saber, mesmo quando o Académico tem hipóteses de poder subir de divisão.
Força Académico e parabéns. Bom Natal

domingo, 20 dezembro, 2015
--FD disse...

Na primeira parte não produzimos um bom jogo, o futebol foi fraco mas a verdade é que o Académico mostrou garra e demonstrou querer vencer o jogo. Fomos, felizmente, premiados pela segunda parte que fizemos. Até podíamos ter feito mais golos.

Em relação ao episódio com o Bruno Carvalho, penso que o mister agiu bem e mostrou quem é que manda. Ainda que o Bruno Carvalho tivesse ficado aborrecido por não ter direito ao pontapé, teve oportunidade para se redimir nos festejos. A forma como ignorou os colegas que o puxaram para festejar deixou-o muito mal na fotografia. O futebol é um desporto colectivo e episódios destes não podem acontecer. Espero que o grupo consiga resolver internamente este assunto e acho que o Bruno deve pedir desculpas. Penso que só assim conseguirá sanar o episódio de hoje.

Parabéns ao grupo que quatro meses depois voltou a ganhar no Fontelo num fim-de-semana.

Força Académico!

domingo, 20 dezembro, 2015
Anónimo disse...

Boa e justa vitória!
Os dois próximos jogos SÃO PARA GANHAR, na Covilhã e em Faro! Só assim podemos lançar a nossa candidatura. Mas atenção, pensar na subida só se houver estruturas e capacidade para tal e não é com 500 pessoas a assistirem a este jogo que lá vamos!
Malta academista, o Académico é nosso e só nosso! Vamos apoiá-lo ao Fontelo! É o mínimo que podemos fazer!
O episódio do Bruno de Carvalho parece do outro que tem o mesmo nome! O Ricardo Chéu esteve MUITO E MUITO BEM! É assim mesmo, jogador que não está com a equipa nos bons e nos maus momentos, FORA DO JOGO! A alegria de todos, mesmo do Janota, de braços no ar a festejar e um menino a fazer birrinha? Se estava chateado, chegava ao balneário e cara a cara dizia ao Chéu! Assim agem os Homens! Isto foi pura garotice!
Espero que o Bruno já se tenha penitenciado no balneário e pedido desculpas aos colegas, ao treinador e ao ACADÉMICO!
Como academista, dispenso o pedido. Quero é que ele aprenda que o nosso querido clube está caima de TODOS, mas mesmo de TODOS!
ACADÉMICO!
Vamos à Covilhã! O Académico deve organizar uma excursão. Todos com o Académico!

domingo, 20 dezembro, 2015
paulo teixeira disse...

Vitória justa mas não havia necessidade nenhuma de sofrer os últimos minutos, no fundo temos de ter em conta o adversário mas hoje este era de facto uns furos muito abaixo do Académico ganhámos isso é que interessa numa segunda parte muito bem conseguida, seis pontos temos nós de diferença para o indesejado 20º posto que é nada mais nada menos que o nosso próximo adversário o Sporting da Covilhã isto significa que em caso de vitória a palavra descida começa a ficar quase riscada do vocabulário do Académico, mas muito cuidado com este Covilhã, a classificação que eles têm não tem nada a ver com a qualidade da equipa e o futebol que praticam.
Já o disse e volto a dizer este plantel para mim é o menos forte dos três anos que levamos de segunda liga mas o mais curioso esta época é a mais produtiva em termos de pontos, na mesma jornada á dois anos atrás tínhamos 23, na época passada ficamos pelos 28 com este andamento se fizermos 31, 32 ou até mesmo 34 pontos vamos acabar entre os 62 e 68 pontos o que dá uma posição bem tranquila na classificação e o objectivo de melhorar a classificação da época passada pode ser uma realidade.
A situação do Bruno Carvalho não percebi sempre foi um jogador ao dispor da equipa e ás ordens do mister por isso esta cena deixou-me perplexo, agora espero que tudo se resolva a bem pois todos os jogadores fazem falta e o «carequinha» não é excepção, o mister esteve bem, claro, o timoneiro tem de mostrar quem é que manda!
Desejo um Santo e Feliz Natal a todos Academistas, ao pessoal da Magia em especial ao José Carlos Ferreira (quando é que vamos ver um jogo aqui em Lisboa os dois?) e ao Académico de Viseu direcção, plantel e funcionários.

Paulo Teixeira sócio 433

domingo, 20 dezembro, 2015
Anónimo disse...

Vitória justíssima, num campeonato ultra-super-competitivo, onde cada jogo é uma incerteza total até ao fim. Hoje, com o 2-0, julgámos que o fim de tarde ía ser calmo, mas aquele golo aos 90 minutos vindo do nada, deixou a incerteza até final. Em Chaves, o Portimonense empata aos 90+3. O Feirense bate-se com o Porto, perde com a Oliveirense, que já quase condenada, ganha 2 jogos seguidos, empata o 3º e entra na luta.

É verdade que o Futebol esta época não é tão vistoso como em épocas anteriores, mas é verdade que temos mais pontos e é tb, verdade que o equilíbrio é ainda maior nesta 2ª Liga do que em épocas anteriores. PRaticamente estamos no final da 1ª volta e nada de nada está encaminhado, pois para a subida lutam mais de metade das equipas dada a curta diferença pontual e para a descida passa-se o mesmo.

Faltam 24 jogos, 8 vitórias para o objetivo 1, e o dobro dessas para o sonho de todos os Academistas! Ou seja, para subirmos de divisão precisamos de ganhar 2 em cada 3 jogos até final do Campeonato. Fora, conseguimos, uma méida pontual que pode manter-se, sem problema, desde que em casa, a vitória, passe a ser a regra, em todos os jogos.

Temos 31 pontos, queríamos 40, e não fossem alguma decisões de arbitragem esquisitas, a nossa pontuação poderia ser bem mais próxima desse número, mas vamos em FRENTE, faltam 24 jogos, 72 pontos.

Feliz Natal para toda a Família Academista e para todos os adeptos em geral.

Carlos Silva

domingo, 20 dezembro, 2015
José Carlos Ferreira disse...

Curiosidades deste jogo:

Vencemos em casa 60 dias depois, faria amanhã 2 meses;
Forbes fez o quarto golo da época, é o melhor marcador da equipa a par de Yuri, Bura e Bruno Carvalho;
Ricardo Ferreira voltou a jogar, praticamente 4 meses depois, tinha jogado frente ao Braga B (1-1) em agosto. Outra curiosidade é que o viseense nos últimos 9 jogos em que foi utilizado, o Académico não perdeu (6V, 3E), ou seja, não perde desde 19 de abril de 2015!
Alex Porto e Clayton fizeram o jogo 50 pelo Académico na segunda liga.
Tiago Gonçalves fez o jogo 70 pelo Académico na Segunda Liga, ultrapassou Zé Duarte, passou a ser o 11º jogador da história academista com mais jogos na Segunda Liga, passando a equipa tipo a ser a seguinte: João; Sérgio, Zé Duarte, Tiago Gonçalves e Marco Abreu; Rui Lage, João Luís, e Chalana; Luisinho, Zezinho e Zé de Angola. Treinador: João Cavaleiro.
Terminou o ano, o Académico no ano civil marcou menos golos (60) dos que sofreu 63. Esta vitória fez com que o saldo entre vitórias e derrotas seja ligeiramente positivo (20/19) a que se junta 13 empates.
Foram 52 os jogos disputados este ano. O Académico nunca tinha feito tantos jogos!
Luisinho (Boavista) foi o melhor marcador do ano civil – 8 golos!

Todos nós queremos que o Académico tenha mais gente a ver os seus jogos no Fontelo. Mas a crise de espetadores não é só nossa, é de muita gente. O Académico é o 13º classificado na tabela dos espetadores, a equipa é 12º classificada, os dois meses sem vencer não ajudaram e é preciso não esquecer que os cativos não contam para estas estatísticas que seriam superiores.
O Académico tem que ser o nosso clube, o nosso único clube. Custa-me quando vou ao Fontelo, este ano ainda não fui lá nenhuma vez pois mudei-me para mais de 300 km de distância, ver os academistas a falarem de outros clubes, que não o nosso, como me custa ler aqui “O episódio do Bruno de Carvalho parece do outro que tem o mesmo nome!” – o que é que isto interessa, somos ou não somos Académico? Só conheço um Bruno Carvalho, o “nosso”!
Não é só pedir mais gente no Estádio, é preciso fazer por isso. Ainda não vi, não me recordo pelo menos, esta época uma ida a escolas por parte do nosso clube. Há uma coisa, na minha opinião, que chamaria mais gente ao estádio, mas gente de Viseu na nossa equipa e há gente de qualidade, naturais de Viseu ou do distrito, em equipas de Segunda Liga, que até estão à nossa frente.

domingo, 20 dezembro, 2015
José Carlos Ferreira disse...

Paulo Teixeira, mudei-me para Elvas e agora tudo fica mais difícil. Mas quando formos ao Atlético ou ao Oriental, e se não tiver trabalho nesse dia irei, até porque Lisboa fica bem mais perto que Viseu. Entretanto irei à Covilhã, o primeiro jogo que verei ao vivo esta época (oficial).

domingo, 20 dezembro, 2015
Anónimo disse...

Não concordo com os que dizem que temos fraco plantel.

Não estamos mal classificados, apesar de o perigo continuar a 2 derrotas de distancia ( que é a mesma da subida). No entanto, esta época tinha expectativas mais altas, no que a futebol produzido diz respeito, principalmente porque o Chéu teve a oportunidade de fazer a pré-época e ter uma palavra na formação do plantel. Desde o inicio da época até ao jogo de ontem, não noto nenhuma evolução.

Na minha opinião, um factor que estará a prejudicar a existência de um fio de jogo, é a excessiva rotação dos 11 em campo. Bem sei que o campeonato é muito longo e concordo com a rotatividade, até porque mantém todos motivados, mas antes desse passo era preciso ter estabelecido um padrão de jogo, que só um 11 consistente poderia permitir, e depois então sim, começar a rodar em função disso. Agora temo que seja tarde.

Quanto ao jogo de ontem a vitória foi justa. O Mafra foi das equipas mais fracas que vi no Fontelo. Na primeira parte estivemos mal, mas na segunda já arrancamos com outra atitude. Muito bem o Mathaus, sempre a varrer, apesar de ainda cometer algumas infantilidades. Também muito bem o Tiago Gonçalves, jogador que muitas vezes critico, mas que ontem fez um bom jogo. Bem também o Forbes, sempre que um avançado marca golos cumpre a sua missão e o Kiko que tem subido de rendimento. Bem também o Chéu, ao não defender o resultado e na atitude para com o Bruno Carvalho.

Era importante, agora conseguirmos encadear umas vitórias seguidas de forma a nos colarmos aos que vão lutar pela subida e deixarmos os lugares do fundo bem longe. Quanto ao mercado, não vejo grandes necessidades de reforços, a não ser um ou dois extremos puros, porque ás vezes temos dificuldade em alargar o jogo.

Bom Natal para a família Academista,
Miguel

segunda-feira, 21 dezembro, 2015