quarta-feira, novembro 05, 2014

COL - Oriental 1 - 1 Ac. Viseu FC

Estádio Engenheiro Carlos Salema, 5 de novembro de 2014
14ª Jornada da Liga 2
Árbitro: Nuno Almeida (Algarve)

Oriental: Mota; Hugo Grilo, Daniel Almeida, Seidi e João Pedro (Carlos Saleiro, 69); Tiago Mota e Tom; Ballack (Pedro Alves, 62), Miguel Paixão (Córdoba, 62) e Leonel; Mauro Bastos. Treinador: João Barbosa.

Ac. Viseu: Ricardo Ribeiro; Tomé, Pedro Santos (c), Clodoaldo e Dalbert; Alphonse, Alex Porto e João Coimbra (Clayton, 65), Luisinho (Renan, 86), Tiago Borges e Tiago Almeida (João Carneiro, 75). Treinador: Alex Costa.

Expulsão: Renan (após o jogo)

Golos: João Carneiro 79 (0-1), Daniel Almeida 90+4 gp (1-1)

O Académico esteve esta tarde muito perto de arrecadar os 3 pontos. Apenas uma decisão verdadeiramente inacreditável, por parte do árbitro, deitou por terra todo o esforço, garra e a determinação com que o nosso clube se bateu no Carlos Salema, em Marvila, na capital do nosso país.

Este foi um verdadeiro jogo de Segunda Liga, esteve longe de ser bem jogado - bem longe mesmo – teve muita luta, muita entrega, mas pouco esclarecimento tanto de um lado, como do outro.

Ao minuto 11, na minha opinião, há uma grande penalidade a favor do Académico, quando Dalbert entra pela esquerda e é tocado no seu pé, desequilibrou-se, mas não caiu, e foi já em desequilíbrio que tentou ganhar a bola a Mota, o guarda-redes da casa, em falta segundo Nuno Almeida. Esqueceu-se foi de marcar a primeira falta.

Com a bola aos repelões, sempre muito mal tratada, o Oriental teve uma sensação de perigo quando ao minuto 34 Ballack rematou rente ao poste de Ricardo Ribeiro. Já nos descontos da primeira parte Luisinho, na marcação de um livre por falta sobre Alex Porto, atirou para Mota brilhar a grande altura. Um livre muito parecido ao que marcou na Covilhã.

O empate ao intervalo aceitava-se totalmente, com as equipas a mostrarem o porquê de estarem no fundo da tabela classificativa. Notava-se que o Académico tinha mais qualidade, mas que não conseguia colocar em campo essa mesma qualidade.

No início da segunda parte Dalbert teve uma boa arrancada mas depois rematou fraco e foi fácil a defesa de Mota. A partir daí o Oriental começou a carregar sobre o Académico.

Aos 53 minutos Mauro Bastos ajeita a bola, para o nosso bem conhecido Leonel, e este atira ao lado; no minuto seguinte bola na barra da baliza de Ricardo Ribeiro, depois na recarga Mauro Bastos atirou para defesa fácil de Ricardo Ribeiro.

Depois entrou João Carneiro ao minuto 75. Acusado muita vez de mexer mal na equipa – a maior parte das vezes com razão – Alex Costa tinha tudo para inverter esta situação no dia de hoje. É que quatro minutos depois de entrar João Carneiro marcou, a sua estreia como marcador. Luisinho abriu na direita, Tomé cruzou, Clayton penteou e João Carneiro ao segundo poste remata cruzado para o golo academista.

Faltavam 10 minutos, mais os descontos, e era preciso sofrer. E sofreu-se. Na sequência de 4 pontapés de canto o Oriental podia ter marcado mas o remate de um atleta da casa saiu ao lado.

O árbitro deu cinco minutos de desconto e tudo se desmoronou:

1 - Ricardo Ribeiro pedia a intervenção da equipa médica, caído no solo, numa daquelas cenas que eu considero sempre lamentáveis, mas a verdade é que o árbitro não interrompeu a partida – a primeira vez na vida que vejo algo do género – e o Oriental quase marcava, mas Ricardo Ribeiro, que entretanto se levantou, fez a mancha e a bola foi por cima da baliza.

2 – De repente vê-se o fiscal de linha no local para onde se dirige sempre que há uma grande penalidade. "Penalty? Ele marcou penalty?" O árbitro deu pontapé de baliza, mas Tomé confidenciou-nos no final que o fiscal "marcou" mesmo grande penalidade – como é que é possível? – mas o certo é que Nuno Almeida, bem, não lhe deu ouvidos.

3 – Mas ainda não tinha acabado. Bola para a área Clodoaldo mais alto, e mais forte que o seu adversário, de cabeça desvia para canto. O fiscal de linha não aponta para a marca de pontapé de canto e vê-se que diz algo ao árbitro este, de volta, diz-lhe algo ao que o dito fiscal respondeu e Nuno Almeida… aponta para a marca de grande penalidade. Uma vergonha!

E era o empate. No fim muita confusão junto à equipa de arbitragem com Renan, pelo menos, a ver a cartolina vermelha.


Notas: 1) O Oriental, que não tem culpa de nada em relação à equipa de arbitragem, tratou os sócios do Académico com muito respeito. O bilhete, a oito euros, ficou por cinco após mostragem do cartão de sócio do nosso clube. Um exemplo a seguir; 2) Nas bancadas mais de uma dezena de adeptos do Schalke 04; 3) Também nas bancadas Filipe Nascimento e Tiago Costa (que nos confidenciou estar lesionado); 4) Filipe Moreira, atrás da baliza onde se marcou o golo academista, também estava por lá.

4 comentários:

paulo teixeira disse...

Foi vergonhoso o que se passou hoje no Estádio Engº Carlos Salema, foi muito mau para o futebol, quando já contávamos com os 3 pontos que tanta falta nos fazia eis que surge um energume a fazer um trabalho daqueles, foi um ROUBO que nos deixou revoltados ASSIM NÃO!
E não me consigo expressar mais pois a revolta é muito grande, apenas peço que apoiem a equipa, eles merecem!

Paulo Teixeira sócio 752.

quarta-feira, 05 novembro, 2014
Leonardo disse...

O famoso Ferrari, que já viu numa final da Taça da Liga uma bola na mão a 100m de distância, quando a bola bateu no peito do jogador, continua impunemente a ser nomeado para bandeirinha em jogos de campeonatos profissionais, quando nem para os jogos do Inatel serve. Este Ferrari faz o quer na arbitragem há anos!

quarta-feira, 05 novembro, 2014
Anónimo disse...

Mais uma pilhagem!
Completamente roubados pela equipa de arbitragem!
Uma pilhagem!

quarta-feira, 05 novembro, 2014
Anónimo disse...

Quem viu o que hoje aconteceu no jogo, deve, seja ou não adepto do Académico, (tem a obrigação moral de o fazer) denunciar por todos os meios para que situações idênticas sejam banidas de vez dos campos de futebol. A serem verdade, e não tenho razões para duvidar, os relatos que me chegaram de quem presenciou, estamos perante algo de "muito preocupante" como disse uma vez David Borges, a propósito de uma arbitragem num jogo de Futebol. Em Tondela fomos prejudicados no fim do jogo, mas aí o árbitro pode ter sido "enganado" pelo jogador do Tondela, agora hoje, repito, pelo que é relatado, trata-se de algo nunca visto e que faz lembrar coisas parecidas com esta que espero bem, para bem de todos e do futebol português que não existam, e que tenha sido apenas e só muita incompetência, nada mais do que isso. Não se podem, nem se devem levantar suspeitas sobre pessoas, mas perante situações estranhas o mínimo que se pedia é que se perguntasse à(s) pessoa(s) o que levou a que procedesse(m) daquele modo.

Vamos APOIAR a nossa Equipa pois eles tudo fizeram para ganhar o jogo e só não aconteceu porque houve factores que eles não podiam dominar por mais que ultrapassagem o limite das suas forças, como certamente o fizeram depois de uma semana terrível em termos de desgaste.

Em Força Domingo ao Fontelo APOIAR, repito APOIAR e muito a nossa EQUIPA!

Hoje foram heróis e merecem ser recebidos, domingo, como tal.

Carlos Silva

http://www.record.xl.pt/Futebol/Arbitragem/interior.aspx?content_id=194718

quarta-feira, 05 novembro, 2014