domingo, setembro 16, 2012

Ac.Viseu FC 0-2 Portimonense SC




O Académico está fora da edição da Taça de Portugal desta temporada, ao ser derrotado pelo Portimonense, formação da 2ª liga. A maior experiência da equipa comandado por Lázaro Oliveira, conjuntamente com alguns erros defensivos dos academistas e ainda duma arbitragem desastrada de Artur Soares Dias e seus fiscais de linha, contribuíram para esta derrota caseira, apesar da boa réplica deixada pelos pupilos de Carlos Agostinho. Resultado injusto.


O treinador academista realizou algumas alterações em relação ao jogo com o Cesarense, sendo que a principal novidade foi a estreia absoluta de Ibraima. 


Estádio do Fontelo, 16 de Setembro de 2012
Taça de Portugal
Árbitro: Artur Soares Dias (Porto)

Ac. Viseu: Nuno; Marco Almeida, Campinho (Rui Santos, int), Tiago Gonçalves e Rodolfo Simões; Calico, Ibraima e Bruno Loureiro; Zé Rui (Hélder Rodrigues, 59), Luisinho e Pedro Ribeiro (Luís Cardoso, 58). Treinador: Carlos Agostinho.

Portimonense: Ivo; João Duarte, Ivo Nicolau, Rúben Fernandes e Nelsino; Wakaso, Márcio Madeira (Mika, 70) e Vítor Gonçalves (Erick, 62); Roberto, Fábio Felício (Dodo, 77) e Simmy. Treinador: Lázaro Oliveira.

Expulsão: Calico 82

Golos: Simmy 32 (0-1), Márcio Madeira 45 (0-2)
O jogo começou com algum ascendente dos forasteiros, com o Académico a equilibrar o desafio aos poucos. Com um esquema táctico diferente dos dois jogos realizados, com a inclusão de mais um homem na zona central do meio-campo, o técnico academista tentou tirar partido da mestria de Bruno Loureiro – o melhor academista – para furar a equilibrada estrutura montada pela equipa de Portimão. Os primeiros 30min foram deveras interessantes com o Académico a não se incomodar e a fazer um jogo bastante conseguido, com destaque para uma jogada de Luisinho pelo lado direito do ataque, onde B. Loureiro por muito pouco não chegou a tempo de encostar para o golo.  O primeiro da tarde surgiu, após uma perda de bola do meio campo, os defensores academistas “encolheram-se”, e o altíssimo Simmy (1,95cm), não se fez rogado, e abriu o ativo, com um remate rasteiro fora do alcance de Nuno. 0-1 no Fontelo quando o Académico até estava por cima. Pouco depois surge talvez o caso do jogo, que certamente alteraria as circunstâncias do mesmo. M.Almeida faz um cruzamento primoroso para as costas da defesa forasteira, onde aparece Bruno a fazer o golo academista, que o fiscal de linha prontamente anularia por eventual fora-de-jogo. Os adeptos da casa não se conformavam, uma vez que o lance parecia demasiado legal para ser anulado. Não contou, e já em cima do minuto 45, o Portimonense aproveitou para ampliar o resultado para 0-2. Defesa incompleta de Nuno após um remate dum adversário, e o avançado de Portimão não teve dificuldades para encostar para o segundo da tarde. Chegava-se ao intervalo com a sensação de injustiça. 0-2.

No segundo tempo, o jogo caiu de produção. Entrara Rui Santos para o lugar de Campinho. Ou seja recuava Calico para central e entrava o mágico para o centro do terreno. Contudo o nosso 10 não foi feliz. Pouco minutos volvidos, o mister C.Agostinho fazia entrar Luís Cardoso para o lugar de Pedro Ribeiro, e Hélder Rodrigues que substituía o aniversariante Zé Rui. O Académico melhorou. A entrada de Hélder agitou novamente a defesa contrária, e em mais um lance extremamente protestado pelas hostes viseenses, a equipa da casa poderia ter chegado ao golo. Passe de Luisinho(?) a rasgar a defesa de Portimão, e Hélder Rodrigues aparece isolado na cara de Ivo, mas novamente o fiscal de linha – agora do lado oposto – anularia a jogada por fora-de-jogo. Até final, destaques para a expulsão de Calico por acumulação de amarelos (fez duas faltas), mas o rigor de Soares Dias veio ao de cima, e ainda de três defesas de carácter elevado do guarda-redes academista Nuno Oliveira.

Na 2ª eliminatória o Académico caiu aos pés do Portimonenses, mas caiu de pé, e deixou uma boa imagem a quem esteve presente no Fontelo. O próximo desafio será nos Açores, frente à difícil formação do Operário.

João Monteiro

12 comentários:

Anónimo disse...

Acima de tudo, hoje caímos de pé!

O Portimonense entrou melhor no jogo mas a partir dos 20/25 minutos de jogo, o Académico acordou e durante uns largos minutos foi claramente superior e deu a sensação que o resultado poderia ter sido diferente se não tivesse sido o golo do Portimonense claramente contra a corrente do jogo. O golo resultou de uma falha de marcação e o jogador mais alto em campo (Simmy) aproveitou. Após o golo o Académico tinha condições para lutar ainda pelo resultado mas mesmo em cima do intervalo, o Portimonense marco o segundo num golo muito estranho, onde o guardião Academista fica muito mal na fotografia. Na época passada já tínhamos sofrido um ou dois golos bastante semelhantes a este. Não sei se foi falha de comunicações com a defesa ou apenas displicência mas estes golos não podem acontecer!

Na segunda parte penso que o Académico de Viseu melhorou com a entrada de Hélder Rodrigues (o entrosamento com Luisinho é evidente) mas para além de termos sido perdulário numa ou duas situações claras de golo, começou o festival dos foras-de-jogo e acho que o árbitro Artur Soares Dias errou num ou em dois lances (a ver quando saírem as imagens da SportViseu e da Estação Diária). A expulsão de Calico (por acumulação de amarelos) já na parte final do jogo foi a confirmação de que a derrota seria o resultado e desde esse momento o Portimonense teve o controlo completo do jogo. Aliás, no tempo de descontos o Académico pouco tocou na bola.

Não nos podemos esquecer que o Portimonense é uma equipa de um escalão superior e devemos estar orgulhosos da nossa equipa, que não deitou a toalha ao chão. Há agora que levantar a cabeça e lutar semanalmente pelos três pontos, de modo a fazermos um campeonato tranquilo.

Hoje também houve mais público presente, a bancada coberta esteve bem composta (pelo menos as três filas de cima) e a claque puxou pela equipa (se bem que após o rebentamento do petardo, a Polícia tomou imediatamente nota do sucedido e desde esse momento a claque teve o policiamento de 3 ou 4 elementos policiais).

Este jogo marcou também o regresso de Delgado ao Fontelo (agora como elemento da equipa técnica do Portimonense). Este grande jogador fez parte da melhor equipa de sempre do Académico de Viseu - 87/88.

Força Académico!
Saudações academistas.

domingo, 16 setembro, 2012
Anónimo disse...

Esqueci-me de referir, e é justo fazê-lo, que o guardião Academista fez uma excelente segunda parte e evitou alguns golos dos forasteiros.

Saudações Academistas.

domingo, 16 setembro, 2012
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Taça de Portugal – 2ª Eliminatória 16 de setembro de 2012 – Estádio do Fontelo – Viseu
Académico-0; Portimonense-2


Não foi o resultado que todos aguardávamos, jogadores, treinador, sócios e adeptos, nem foi o resultado que a equipa merecia, dado o empenho colocado em campo, perante um adversário difícil de combater, que foi o muito calor que se fez sentir, uma vez mais.
Entrou bem o Académico, (com os 2 reforços, a jogarem de início, e a revelarem, que são isso mesmo, reforços), jogando pelas alas e criando várias situações de perigo para a baliza do Portimonense, mas aquela pontinha de sorte que no futebol, muitas vezes dita a diferença, não esteve do nosso lado, e o jogo que em termos de lances de perigo era de quase de sentido único, mas apesar disso, sentia-se que o Portimonense com excelente toque de bola e com um avançado centro de qualidade superior (e altura, também), podia a qualquer momento provocar calafrios na defensiva academista. E assim foi, o Académico construía, EXCELENTES lances de futebol, a toda a largura do terreno, com profundidade, mas na hora da finalização ou por isto por aquilo, ou mesmo pela estrondosa exibição do guarda-redes do Portimonese, o Académico não fazia golo, e no futebol, tudo se decide com golos!
Numa saída rápida para o ataque, o avançado centro do Portimonse, aparece isolado e de forma calma e serena faz o 1º golo no Fontelo. Balde de água fria, pois, pela produção de ambas as equipas, nada fazia prever, o golo do Portimonense. Continuou a jogar bem o Académico e chega mesmo a fazer golo, num lance em que é assinalado fora de jogo, mas em que ficam muitas dúvidas, embora do qual em que me encontro, não posso dizer se foi ou não correta a decisão, mas que o lance foi excelente e que foi uma pena ter sido invalidado, lá isso foi. O Académico não concretizava, e quando o intervalo se aproximava, já tinha sido levantada aplaca de 1 minuto de compensação, eis que num lance que parecia perfeitamente resolvido, uma precipitação de todo o sector defensivo do Académico leva a que mesmo, mesmo a acabar o Portimonense chegou ao 2-0, e com isso a tornar a missão do Académico, muito, muito difícil.
Recomeça a 2ª parte, o prof. Carlos Agostinho faz algumas alterações, começando por meter Rui Santos, e mais adiante fazendo mais duas alterações, entre as quais a entrada de Hélder Rodrigues, que estranhamente apareceu, no banco, mas vendo o onze inicial, vê-se que foi acertada opção de Carlos Agostinho, pois o onze inicial, produziu muito, mas mesmo muito futebol.
2ª parte de menor qualidade, ainda assim, o Académico tem um lance, que esse sim, é incompreensível que tenha sido anulado, pelo auxiliar de Jorge Sousa (excelente arbitragem da sua parte, mas um desastre, os seus auxiliares). O Lance é fácil de explicar, um jogador do Académico é lançado em profundidade, parte claramente de trás da defensiva do Portimonense (estou em linha com a jogada e não tenho a mínima dúvida) e o árbitro auxiliar, hesita, mas acaba por levantar a bandeira, anulando um lance que poderia dar o 1-2, a quase 20 minutos do fim do jogo, e aí tudo poderia acontecer. INACREDITÁVEL como se anula um lance destes. Na Dúvida, é para deixar seguir! Que certeza teve o Fiscal de Linha?!?!?
Não precisava disto o Portimonsense, não merecia isto o Académico e não merecia isto Jorge Sousa, pois acaba por a sua atuação ficar comprometida por 2 lances que não são da sua direta responsabilidade e que têm influência direta no resultado do jogo.
Vamos falar claro e simples para todas a gente entender, o Portimonense vem da 1ª divisão, onde estava há 3 anos e o Académico vem da 3ª divisão, logo há realidades que se aproximam é verdade, mas que ainda são distintas, pois o Portimonese tem certamente, no seu plantel jogadores, 100% profissionais, enquanto o Académico tem vários jogadores que trabalham durante o dia, em atividades que nada têm a ver com o futebol.

(continuação)

Carlos Silva

domingo, 16 setembro, 2012
Anónimo disse...

(continuação)

O Portimonense tem uma boa equipa, com bom toque de bola, com um excelente guarda-redes, um magnífico avançado centro, mas ainda assim o Académico deu uma excelente réplica, e em vários momentos do jogo, foi superior ao seu adversário, mormente na 1ª parte.
Perto do fim do jogo, quando o Académico procurava desesperadamente a marcação de um golo, para relançar a eliminatória, o Portimimonese, em contrapé criou 2 ou 3 ocasiões claras de golo, mas aí, Nuno, esteve EXCELENTE!
Tudo muito resumido, o Académico jogou bem, perante um adversário superior, não foi feliz nos momentos cruciais do jogo, teve uma arbitragem que com 2 (possíveis) erros influenciou o resultado!
O Académico está melhor, está em construção, está a jogar, jogo após jogo, futebol de melhor qualidade, os adversários têm sido cada vez mais difíceis, e por essa razão, os resultados não têm sido os esperados, mas tudo vai mudar, já no próximo jogo, nos Açores, de onde, o Académico vai regressar, eu acredito, e toda a equipa e o seu treinador, também só podem acreditar nisso, dada a qualidade do trabalho desenvolvido, numa Vitória!
A equipa saiu do Fontelo debaixo de merecidos aplausos, pois foi a melhor exibição do Académico na presente época, apesar de ter sido o pior resultado, muito embora, perante, claramente o adversário mais difícil!
Exibição excelente de Jorge Sousa (apenas ele), talvez algum exagero na Expulsão de Calico, por 2º amarelo, era de evitar, mas os 2 possíveis erros dos restante elementos da sua equipa, acabaram por manchar uma atuação que poderia ter sido excelente, pois ambas as equipas facilitarem, e muito o trabalho dos elementos da equipa de arbitragem!
Uma palavra para o prof. Carlos Agostinho e par aos jogadores e direção do Académico, para que continuem animados, pois quem trabalha assim acaba por ser recompensado. Os sócios e adeptos estão com a equipa, e terão que ter a paciência necessária para que o trabalho dê frutos, em termos de resultados, pois em termos exibicionais, o Académico, já está, sejamos claros, num patamar bem superior, ao da época transacta, mesmo, nos melhores períodos da época.

Há que renovar o cartão livre trânsito que dá entrada em todos os jogo do Académico, no Fontelo, livre do Vento, do Sol e da Chuva, na Banda Central coberta, são apenas 60 Euros por ANO, para todos os jogos do campeonato nacional da 2ª divisão!
Na Superior são apenas 45 Euros /ano, pouco mais que o preço de um café por semana!

Sê Sócio e traz um amigo!


Força Académico!

Carlos Silva




* texto escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico *

domingo, 16 setembro, 2012
Anónimo disse...

Ao que se percebeu no estádio o Helder esteve a recuperar de uma lesão.
E quem é o Jorge Sousa? Eu vi o Artur Soares Dias a expulsar mal o Calico. O primeiro amarelo é ridiculo e o segundo, a 5 minutos do fim quando ja estava decidido era escusado mas enfim...

Bom jogo do Académico

segunda-feira, 17 setembro, 2012
Anónimo disse...

obviamente onde está Jorge Sousa deveria estar Soares Dias, o árbitro da partida. Repito boa arbitragem do árbitro (e apenas dele), mal auxiliado pelos seus colegas de equipa, responsáveis pelos erros maiores!

Carlos Silva

segunda-feira, 17 setembro, 2012
Anónimo disse...

Discordo totalmente.

Então os amarelos foram todos bem mostrados certo? É que levámos 4 amarelos, 1º ao Calico é um escândalo, o outro foi a 2 minutos do fim e já nao ia fazer diferença no resultado e os outros dois foram por supostas simulações dos nossos pontas de lança. Estes dois podiam ser completamente evitados mandando seguir o jogo mas enfim...

Árbitro com mania que é superior e auxiliares com dois ou três erros graves que podiam mudar o jogo.

terça-feira, 18 setembro, 2012
Anónimo disse...

Já para não falar no segundo golo em que o Tiago é completamente empurrado à frente do árbitro e ele nada apita. Não sou eu que estou a dizer. Viu-se no jogo e as imagens provam-no

terça-feira, 18 setembro, 2012
Anónimo disse...

lamentar , lamentar e lamentar e desculpas e mais desculpas ...esperemos que não seja assim até ao final da época ... perdemos e ponto final ... agora é olhar para a frente e tentar corrigir o que de mau aconteceu e não foi assim tão pouca coisa como parece ... mas isso tb só não vê quem não quer ... só vou recordar o que se passou a 3 épocas atrás ... começamos muito mal com entrada e saída de bastantes jogadores e mesmo depois do campeonato começar as saídas e entradas continuavam e sabem no que isso deu ???? descida meus amigos ... quem tudo quer tudo perde e aqui no académico infelizmente é assim e estamos a ir pelo mesmo caminho de a 3 anos atrás... todos opinam e querem mandar ...

sexta-feira, 21 setembro, 2012