domingo, fevereiro 08, 2009

Milheiroense 1 - 2 Ac. Viseu

Milheiroense: Armando, Ricardo (Hugo, 65), Rui Silva, Rui Jorge, Paulinho, Rui Pinho, Wellington, Machadinho (João Ribeiro, 65), Zé Paulo, Quim Pedro e Nuno Pinto. Treinador: Carlos Santos

Académico de Viseu: Augusto, Calico, Sérgio, Tiago Gonçalves, Filipe, Rui Lage, Luís Costa (Ricardo, 65), Fernando Ferreira (Lopes, 75), Álvaro, Éverson e Zé Bastos (Alexandre, 82). Treinador: Luís Almeida.

Cartões amarelos: Rui Jorge (28 e 81), Zé Paulo (55); Calico (63), Tiago Gonçalves (48), Filipe (62), Álvaro (90)

Golos: Wellington 2 (1-0), Sérgio 33 (1-1), Fernando Ferreira 62 (1-2)
Foto: Diário de Viseu


O Académico alinhou com: Augusto, Calico, Sérgio, Tiago e Filipe; Álvaro, Costa (Ricardo 68), Lage, F. Ferreira (Lopes); Bastos (Alexandre 82) e Everson.

Logo aos 3 minutos Wellington, faz um chapéu a Augusto, e marca o primeiro golo da partida. O Académico começava assim o jogo praticamente em desvantagem num jogo deveras importante para o futuro academista na competição. Aos 16m Tiago alivia a bola na defesa academista, os centrais do Milheiroense atrapalham-se e Zé Bastos, faz tudo bem, finta o guarda redes Armando, e com a baliza à mercê, remata ao lado. O mesmo Zé Bastos aos 24m remata ao poste após cruzamento de Costa, e perde-se mais uma excelente oportunidade para fazer o empate. O azar começava a dar cartas mas aos 33m Fernando Ferreira cruza a bola e junto ao 2º poste Sérgio cabeceia para o golo do empate. Mais um importante golo apontado pelo "grande capitão". Aos 35m Augusto faz uma excelente defesa a remate de Zé Paulo, e retira a hipótese do 2º golo para a equipa da casa redimindo-se do lance que deu a vantagem aos visitados.
Ao intervalo o resultado era justo, houve duas oportunidades para equipa da casa e três para o Académico, uma delas convertida.
Na segunda parte adivinhava-se que o jogo ia ainda ser mais dificil já que as precárias condiçóes do terreno deterioravam-se cada vez mais.
O Académico de Viseu, equipa tecnicamente superior ao seu adversário, precisava de um golo que o pusesse a cobro de qualquer eventualidade e aos 63 minutos chega mesmo ao segundo golo. A jogada inicia-se em Augusto, vem para Everson, Zé Bastos arrasta a defesa consigo, a bola é tocada para Fernando Ferreira que remata cruzado para o fundo da baliza de Armando. Aos 65 minutos Ricardo, Gomes Deus, estreia-se no Académico entrando para o lugar de Luís Costa. Zé Bastos na cara de Armando falhou aquele que podia ser o terceiro golo academista e perdeu a oportunidade de "matar o jogo". Esse, o jogo, "morreu" aos 85 minutos quando um defesa da casa foi expulso. O árbitro ainda deu mais 5 minutos de competição mas pela primeira vez em 3 jogos o Académico não caiu, em Milheirós de Poiares, nos descontos.


Vitória justa e muito importante num terreno dificil e que hoje ainda o foi mais devido às más condições do relvado.

28 comentários:

Anónimo disse...

Resultado final?

domingo, 08 fevereiro, 2009
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Agora já é!

domingo, 08 fevereiro, 2009
Anónimo disse...

Boa! Boa! Boa!

domingo, 08 fevereiro, 2009
Anónimo disse...

Águeda 1-0 Fiães
U. Tocha 1-1 U. Lamas
Anadia 0-0 Cinfães
Sátão 0-0 F. Algodres
Milheiroense 1-2 Ac. Viseu
Valecambrense 1-1 Tondela
S. João Ver 1-4 Avanca

Bons resultados para nós!

domingo, 08 fevereiro, 2009
Anónimo disse...

1 Fiães 38
2 Cinfães 37
3 Anadia 34
4 Ac. Viseu 34
5 U. Tocha 33
6 Tondela 30
7 Milheiroense 29
8 U. Lamas 26
9 Águeda 24
10 F. Algodres 21
11 Sátão 21
12 Valecambrense 20
13 Avanca 19
14 S. João Ver 17

domingo, 08 fevereiro, 2009
Anónimo disse...

Grande jornada para o nosso Académico, fantástica vitória! A liderança está mais perto, e a presença nos 6 primeiros cada vez mais assegurada. Força Académicooooooo!!!

domingo, 08 fevereiro, 2009
Anónimo disse...

Isto não chega!
O Académico faz bons resultados e até exibições fora de casa, mas não o consegue em casa.
Todos os academistas têm que estar no Fontelo para APOIAR a equipa, não é para a assobiar!
Se queram assobiar, não ponham lá os pés.
O Académico está a fazer excelentes resultados fora e por isso só precisa do tal toquezinho dos seus adeptos em casa.
Estamos a 2 pontos dos primeiros, que passariam com 19 e o Académico mais o Anadia e o Tocha com 17.
Tudo em aberto.
LUMAGO

domingo, 08 fevereiro, 2009
Anónimo disse...

LOLOL agora veem para ai os criticos.... ahhh o milheiroense nem esteve em campo e o guarda redes foi um frango ahahahahah
VAMOS ACADÉMICO SEMPRE A SOMAR, vitória atrás de vitória...
ACADÉMICO!!!!!!!!!
Sprees

domingo, 08 fevereiro, 2009
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Fiquei triste, chateado e até mesmo chocado com a derrota frente ao Tocha. No jogo com o Anadia ao contrário de a maioria consegui ver coisas boas naquele jogo – os dois golos no terreno de um adversário directo. A goleada ao Sátão foi um verdadeiro bálsamo para a alma. Este resultado devolve-me a esperança. Vou aguardar calmamente pelos próximos episódios.

domingo, 08 fevereiro, 2009
Anónimo disse...

vitória muito importante, numa altura decisiva da 1ª fase. Com este resultado e ficando a faltar apenas 6 jogos, 4 dos quais em casa, o Académico tem tudo para ainda chegar ao 1º lugar e começar deste modo, a fase decisiva logo em vantagem, nem que seja de apenas um ponto.

Força Académico!

Rumo à subida de Divisão.

Carlos Silva

domingo, 08 fevereiro, 2009
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

2ª golo do Sérgio no campeonato - o outro foi no Águeda 0 Ac Viseu 3.

2º golo no campeonato para Fernando Ferreira - o outro foi no Ac. Viseu 3 SJ Ver 0. É o terceiro ao serviço do Académico uma vez que marcou no jogo da Taça com o Vizela (1-2)

domingo, 08 fevereiro, 2009
Anónimo disse...

É isso que me preocupa, Carlos Silva, 4 em casa!

domingo, 08 fevereiro, 2009
Anónimo disse...

O problema do Académico desta época tem sido os jogos em casa.
Por isso o apelo para que todos os academistas que possam irem ao Fontelo apoiar a equipa.
É preciso que todos esqueçam os assobios em casa e vão para aplaudir, para incentivar.
Com as aldrabices que se preparam na Federação com o fim da 3.ª divisão, o Académico tem mesmo que subir esta época ou arrisca-se a caír novamente na distrital.
Esta fórmula não é nova e recordo jogos de gigantes para subida à 2.ª divisão, que nessa altura era mesmo a 2.ª. Acima só a dos craques onde o Académico também andou.
Para que isso aconteça é necessário todo o apoio da malta, principalmente nos jogos do Fontelo em que o Académico tem andado pior.
Para a semana devo estar em África, no Senegal ou na Guiné, mas já prometi a mim mesmo que a partir de agora, só se não puder mesmo!
LUMAGO

domingo, 08 fevereiro, 2009
Anónimo disse...

O Académico apesar de nós pensarmos que é uma grande equipa, está no mesmo patamar das outras que querem lutar pela subida...!
Por isso mesmo teremos de lutar mais em campo que as outras equipas e só assim o académico subirá à 2ªB, temos que ser sinceros, só comendo a relva lá chegaremos...
Sprees

domingo, 08 fevereiro, 2009
Anónimo disse...

agora toda a gente apoia....agora é facil

domingo, 08 fevereiro, 2009
Anónimo disse...

Fácil? Se fosse assim tão fácil o anónimo aqui em cima tinha lá posto um nome, não é?
A coragem é que é uma gaita!... E o pior é que esses "comentadores" se calhar ainda nem eram projecto quando muitos de nós já andávamos com o Académico, por montes e vales, por estradas que hoje não se conseguem imaginar...
É fácil mandar bocas pela net, o problema é que naqueles tempos nem um telefone havia para darmos a notícia dos resultados e a população de Viseu concentrava-se junto da sede ou ao pé do Santa Cruz ou do Vitória, ou do Café das Beiras para que os primeiros a chegar dos jogos transmitissem o resultado! Às vezes, altas horas da noite! Depois, conforme o resultado assim era a festa, com uma rodada no escondidinho ou na casa dos presuntos! Se o jogo era decisivo era festa toda a noite, no Império, com entrada pela rua do gonçalinho para a polícia não chatear...
LUMAGO

segunda-feira, 09 fevereiro, 2009
João Nunes disse...

Lumago, tenho para aqui uma ou duas fotos onde se pode ver esse aglomerado de gente, á espera do resultado.
O meu pai relata muitas vezes esse acontecimento.
Isso era a verdadeira mistica Academista, que se foi perdendo, não só no nosso clube mas em todos os outros.
As pessoas juntavam-se nos cafés a ver o futebol, porque era o unico sitio onde se podia ver televisão tal eram os escassos recursos económicos dessa época.
Império, Santa Cruz, escondidinho, agruta, funcionavam nessa altura como Sede institucional do Clube Académico de Futebol.
è por essas e por outras que este clube é e continuará a ser grande.

segunda-feira, 09 fevereiro, 2009
Anónimo disse...

Tenho verificado que o F. Figueiredo não tem aparecido em jogo nas últimas jornadas. Venho desejar-lhe um rápido regresso à sua boa forma para que possa ajudar o Académico a subir de divisão! Um Abraço.
J.M.

segunda-feira, 09 fevereiro, 2009
Anónimo disse...

ja foi dito no outro site academista que esta lesionado, ele e mais tres

segunda-feira, 09 fevereiro, 2009
Anónimo disse...

O Fontelo de alguns anos para cá tornou-se num estádio facil para os visitantes, a distancia da bancada para o campo e a falta de publico e de apoio ao nosso clube, coloca sempre os adversários á vontade.
POrque não entregar nas escolas milhares de convites para encher o estádio de "miudos".

terça-feira, 10 fevereiro, 2009
Anónimo disse...

Pois é, João Nunes. eram os tempos em que havia futebol por amor à camisola e em que os emblemas eram sagrados.
Corri muito país, o nosso país, com o Académico, desde muito puto. O meu pai era dos poucos que tinha um carro grande, um Ford Taunus onde cabia muita gente e lá iamos para todo o lado, levando jogadores, bolas, equipamentos porque não havia autocarro. Levavamos também umas sandes que a D. Maria que tratava dos equipamentos fazia, de marmelada ou de geleia e era isso que os jogadores comiam depois dos jogos, ou umas larajas quando os jogos eram para os lados do Caramulo, Campo de Besteiros, Tondela...
Naquela altura, como já disse, os vencedores dos distritais partiam logo para a disputa do acesso à 2.ª divisão nacional e eram jogos espectaculares, com o Fontelo à cunha! Iamos muito cedo, logo após o almoço (nessa época almoçava-se ao meio-dia, o mais tardar)e às 15 horas começava o jogo. Viseu parava! Até os sinaleiros (na altura havia vários) escapavam-se para o Fontelo.
Figuras importantes do nosso Académico, anónimos, pobres, não faltavam e muitas vezes eram os sócios mais abastados que pagavam os bilhetes.
Recordo com muita saudade o Chico sapateiro, que passava os dias a martelar os sapatos na meia porta da sua casa no Coval, ele que também ajudava nos funerais ou puxava com a mulher (para nós era a Chica)uma carroça que ia à estação dos combóios para carregar as bagagens de quem chegava, cidade acima... O Chico, a Chica, os três miúdos não falhavam um único jogo! No Fontelo ou fora dele! Recordo um jogo em São Pedro do Sul em que o Chico foi a pé! Para Viseu tivemos que lhe dar uma boleia, na mala do Taunus, com a porta aberta, pescoço de fora, toda a viagem a gritar: Académico, académico!! Acabou a viagem no posto da DGV à entrada da cidade, julgo que perto de Abraveses ou junto do Viriato, não me recordo bem, quando a então Polícia de Trânsito mandou parar... Era ver o Chico completamente eufórico a gritar na cara dos polícias e o meu pai a tentar compôr as coisas. No fim, os polícias acabaram por deixar passar, que diabo, o académico ganhara e ia a caminho da 2.ª divisão, mas obrigaram o Chico a seguir a pé para casa, que até nem era longe...
Outros tempos em que o futebol era parte da alma dos viseenses, em que não havia despedimentos porque ninguém era profissional, em que os jogadores eram os nossos heróis e só o podermos partilhar com eles um assento de um carro para os jogos, já era um prémio tremendo!
Ao meu pai, academista militante, capaz de percorrer os caminhos do inferno pelo Académico, devo esta minha paixão que me fez estar presente em grandes momentos do nosso clube. Morreu em Novembro passado, pouco depois de me ter telefonado e me ter dito que o Académico este ano ia subir e ele queria ir ver um jogo a Viseu!
Já não vai ser possível, mas eu vou lá estar, vou comprar um bilhete para ele porque tenho a certeza que era isso que ele mais desejava. Ele nunca apresentava as quotas pagas, comprava sempre o bilhete e olhava em volta à procura dos garotos que por ali sempre andavam a tentar entrar e punha-os lá dentro...

LUMAGO

terça-feira, 10 fevereiro, 2009
João Nunes disse...

Isso sim Lumago, essa história engrandece bem os verdadeiros academistas, e em especial a figura do seu PAI.
Parabéns pelo seu academismo.

terça-feira, 10 fevereiro, 2009
Anónimo disse...

LUMAGO história muito bonita, parabéns a si por ter um pai tão GRANDE, estará sempre no seu coração!!

Realmente tenho pena do académico não ter um ponto de encontro para todos os academistas, o IPJ é que devia ser a sede do académico, o lanxeirão deveria ser o bar do académico, para uma pessoa viver i conviver diáriamente, poder partilhar estas histórias que so engrandecem a nossa cidade assim como estes grandes homens da terra...poder almoçar lá kom o dinheiro a reverter para o académico, e ir directos todos para o fontelo...
A nossa cidade está diferente... dizia u coval... (onde a minha falecida avó tinha uma horta, para onde eu ia diariamente em miudo) agora a rotunda destrui aquilo, ouvi também o santa cruz... agora salsa... a nossa cidade está a crescer, já pouca gente se conhece gente vinda de não sei onde. Não é preciso recuar muito tempo para me lembrar que toda a gente na cidade se conhecia, em garoto(3/4 anos) percorria a rua direita i a santa cristina sozinho para ir ter com a minha mãe e comprimentava toda a gente, entrava em cada loja(e eram bastantes), conhecia toda a gente...!!agora... tá diferente!!

O Sr presidente da camara tem que estar atento a estas alterações e às raizes da cidade, deixar de contruir estradas e muros de betão e pensar um bocadinho na raiz da cidade, aquela praça "velha" foi uma grande obra de um arquitecto... lol, ridiculo o que ali se fez, não fossem os bares à noite para ver a explendida obra que ali estava...!
Sr presidente continuamos à espera de um estádio novo, e um pavilhão novo, não para o Académico mas sim para a cidade, é uma vergonha quem visita a nossa cidade encontrar um pavilhão daqueles... um estádio frio como aquele... que noutrora já foi quente... mas tá velho e ultrapassado...
O fontelo é dos parques nacionais mais bonitos que conheço, porque não modernizar aquela área??Não tivemos cá o euro muito bem(graças a deus), agora a académica já quer um estádio novo, mais pequeno, mais util, é o que o académico precisa, um estádio novo, pequeno, pode contruir por etapas... uma bancada central este ano, outra daqui a 3 anos... outra daqui a cinco ou dez...tudo coberto... e bem coberto...

Tome por exemplo o estádio do Nacional da madeira, foi contruido por etapas e agora tá um bom estádio...

Deixo aqui uma pergunta, alguém sabe quando o fontelo foi contruido??de quando é o projecto?? mais de 26 anos tem de certeza... lol

terça-feira, 10 fevereiro, 2009
Anónimo disse...

Sem dúvida caro academista João Nunes. Obrigado por esse testemunho amigo 'LUMAGO', é um orgulho para qualquer academista ouvir estas suas histórias. E de alguma forma nos dá a conhecer, aos mais jovens, a grandeza do nosso clube, noutros tempos, em que o futebol era sem dúvida, a felicidade extrema de um povo.

terça-feira, 10 fevereiro, 2009
Anónimo disse...

Só uma correcção, João Monteiro, o Académico não era grande, o Académico é grande! O que há é um divórcio entre a cidade e o clube, mas é um fenómeno geral, não é só nosso.
Já não será mais possível recuperar esses tempos, nunca mais voltarão. Repare-se que hoje há contratações de jogadores nos distritais e os clubes tenderão a ser todos empresas. Não voltará a haver espaço para a carolice, para o desenrasca, para o andarmos pela rua direita ou formosa ou do comércio com um quico preto (um boné de trolha) e uma bandeira emprestada pelo clube, a recolher uns tostões para ser possível comparecer num campo qualquer, em Castro Daire ou em Lamego porque nem dinheiro havia para meter uns litros de gasolina nos carros que se pediam emprestados!
Mas atenção: Nunca faltámos a um jogo! E uma vez,creio que em Alva, perto de Castro Daire, com um nevão terrível, os carros ficaram cá em baixo, na estrada e foram os da terra que desceram cá abaixo e nos indicaram o caminho para o campo e o jogo fez-se! O árbitro nem conseguiu lá chegar, mas o jogo fez-se, com árbitro encontrado o público e um bandeirinha de cada equipa!
No fim, não havia água, congelara nos canos e foi em casa do presidente do clube que todos tomaram o duche e se vestiram, antes de regressarmos a Viseu para dar a boa nova de que ganhámos mais um jogo! E outra em Castendo onde jogámos com os equipamentos deles porque alguém se esqueceu deles em casa! Ganhámos mas no fim a malta de lá, na brincadeira, dizia que tinham ganho porque o equipamento era deles e se lá estivesse alguém da associação ia dizer que o Castendo ganhou!

Só lamento ter perdido muita coisa, revistas dos anos 70, fotos dos anos 50 para diante, bilhetes, os diversos cartões de sócio, com quotas de vários anos, tantas recordações, numa das mudanças de casa...
Onde raio andará esse material?



Estas histórias só o são porque agora os tempos são outros, as pessoas vivem muito melhor, têm outras condições e algumas parecem mentira!
Em Viseu ou fora dele, TODOS eramos do Académico! mesmo quando jogava contra o nosso "grande". Eu sempre fui do FCP, a maioria era do Sporting e muitos do Benfica mas esses também eram mais do Viseu e Benfica, mas quando nos encontravamos num qualquer jogo, eramos só do Académico! e festejavamos os golos contra os nossos outros clubes!
LUMAGO

terça-feira, 10 fevereiro, 2009
Anónimo disse...

O Académico pode vir a ser "o Benfica das Beiras", como já o foi em tempos. Quando o Académcio esteve na 1ª Divisão e posteriomente a lutar pela subida à mesma, o Fontelo registava enchentes. Num jogo com o Benfica, estavam 40 mil no estádio e muitas pessoas com bilhete comprado, cá fora, porque já não conseguiam entrar. Não cabia mais ninguém.

Dessas 40 mil pessoas, posso garantir-vos que mais de 30 mil eram pessoas de fora do Concelho de Viseu, eram portanto pessoas da Região de Viseu e de toda a Beira Alta.
Essa era e poderá voltar a ser a força do Académcio, um clube da Beira Alta, e não unicamente um Clube de Viseu. O Benfica não é um clube de Lisboa, é um Clube de Portugal e do mundo.

Há que explorar essa vertente do Académcio, pois ainda no último jogo, no Fontelo, estavam ao meu lado pessoas de Aguiar da Beiranem sequer é Distrito de Viseu), a ver o Académcio e disseram que no tempo da 1ª Divisão, não falhavam um jogo no Fontelo. O Académcio ganhou, ficaram contentes e disseram que no próximo jogo de novo estariam no Fontelo.

Essa Força do Académico, não existe em mais lado nenhum, por isso há que cultivá-la e não hostilizar os adversários, dos Clubes do distrito, como por vezes infelizmente acontece, pois à medida que o Académcio for subindo, esses mesmos adversários tornar-se-ão muitos deles adeptos do Académico, não tenham quaisquer dúvidas.

Desde a fronteira de Espanha, até ao norte do distrito, junto ao Douro, todo o sul do distrito e toda a zona junto à A25, para o lado de Aveiro, é uma Região enorme, na qual a maior proximidade para ver Futebol de primeira, é o Academico, no fontelo. Temos tudo, só falta memso o Clube no lugar cimeiro do Futebol português. O Potencial existe. É necessário é dar um passo de cada vez com firmeza e determinação e oobjectivo será alcançado.

Claro que é necessário cativar em 1º lugar os jovens do concelho e para isso e necessário distribuir entradas gratuitas para jogos pelas escolas da cidade, concites nos hipermercados, com parcerias, nas bombas de gasolina, etc.
Temos que ser mais, muitos, muitos mais no Fontelo.
Há que fazer com que quem enchia o Fontelo, de novo regresse á sua casa!

Força Académico rumo à Subida!

Carlos Silva

quarta-feira, 11 fevereiro, 2009
Anónimo disse...

Nem era preciso gastar dinheiro (que é muito necessário) na emissão de convites, bastava que os estudantes tivessem entrada gratuita mediante a apresentação do cartão de estudante, outra maneira de cativar adeptos era a entrada gratuita a senhoras ou vantagens para os socios, tipo o socio cativo poder levar um acompanhante e o socio que paga quotas mensais poder levar um acompanhante por metade do preço. Podia não se ganhar muito directamente (financeiramente), mas indirectamente ganhava-se muito com o apoio.

Rui Carvalho

quinta-feira, 12 fevereiro, 2009
Anónimo disse...

O Académico já pratica isso, os estudantes não pagam!!!
O acompanhante era uma boa iniciativa sim..., mas não para todos os jogos, só para alguns, porque se não depois poderia-se tornar um abuso...

quinta-feira, 12 fevereiro, 2009