terça-feira, março 20, 2018

Recordar: Ricardo Ferreira

NOME COMPLETO
Ricardo Miguel Ribeiro Ferreira
NOME
Ricardo Ferreira
DATA DE NASCIMENTO
20/03/1982
NATURALIDADE
Viseu
POSIÇÃO
Defesa/Médio
ESTREIA
Ac. Viseu 2-1 Á. do Moradal (26/09/2010)
PRIMEIRO GOLO
Ac. Viseu 7-0 Gândara (16/01/2011)
JOGOS
132
GOLOS
9
ÉPOCAS
10/17


Hoje é dia de recordar o 49º jogador com mais jogos pelo Académico, o 8º da «era AVFC» - Ricardo Ferreira!


Perdeu os três primeiros jogos da época, por ainda não estar no plantel, mas a partir daí tornou-se imprescindível. Estreou-se na vitória academista frente ao Águias do Moradal, entrando ao minuto 62 para o lugar de Luís Vouzela. A partir desse momento só não foi utilizado na derrota caseira com o Riachense (2-3).
Marcou dois golos, um ao Gândara no Fontelo (7-0) e outro ao Sourense (6-1) também em casa.
Foi por duas vezes distinguido pelos editores do blogue como melhor em campo: na derrota caseira com o Monsanto (2-5) e na vitória frente ao Sourense.


Em  toda a temporada falhou apenas um jogo alternando entre a posição de defesa esquerdo e médio. Só não actuou no empate caseiro com o Nogueirense (0-0), porque na jornada anterior havia sido expulso.
Foi o segundo melhor marcador da equipa, com 6 golos. Curiosamente não voltaria a fazer mais nenhum golo pelo nosso clube nas cinco épocas seguintes.
Foi uma vez eleito como melhor em campo, na derrota forasteira frente ao Oliveira de Frades (2-0), numa época em que o Académico subiu de divisão



Foto retirada do site do Cesarense

Jogou os 90 minutos dos dois primeiros jogos da época. Ao terceiro jogo, em casa com o Portimonense, não saiu do banco de suplentes. Nos dois jogos seguintes voltou à titularidade, mas não terminou nenhum dos jogos, sendo que frente ao Nogueirense saiu lesionado logo aos 7 minutos, estávamos então no dia 7 de outubro de 2012.
Só voltou a jogar 5 meses depois, nos últimos 5 minutos da vitória caseira frente ao Bustelo (3-0). Daí até ao final da época foi utilizado apenas mais dois jogos, mas colocando o seu nome na galeria dos que alcançaram a subida academista à Segunda Liga.

2013/2014


Foto de Rui da Cruz retirada do site zerozero.pt

Os apenas 7 jogos disputados por Ricardo Ferreira na época 12/13, não foram impeditivos para que seguisse com o Académico para os campeonatos profissionais.
Foi logo utilizado no primeiro jogo da época, numa altura em que havia grande indefinição no plantel academista, entrando ao minuto 82 da vitória academista sobre o Atlético (1-0), substituindo Luisinho.
Começaria aí um longo interregno voltando a ser utilizado na derrota caseira com o Moreirense (0-2), isto depois de Marco Lança ser ter lesionado. Daí até ao final da época fez mais 12 jogos, com uma regularidade incrível que surpreendeu muita boa gente. 


Foi na 5ª época ao serviço do Académico que lhe garantiu a entrada naquilo a que chamamos «histórico academista», ao efetuar o jogo 100 pelo nosso clube!
Na época em causa foi utilizado em 19 jogos (7 a titular, 12 como suplente) e foi eleito uma vez como melhor em campo, ou seja, no Fontelo frente ao Covilhã (0-1).



Foto Global Imagens/ponteira retirada do site zerozero.pt

Época após época, sobretudo desde que o Académico subira às competições profissionais, muitos eram os que insistiam em dar o Ricardo como acabado. A tudo isso o atleta respondeu com a sua experiência e qualidade. «Aproveitou» a lesão de kiko para se impor e fez 16 jogos.
Desses 16 jogos, 15 foram para o campeonato e nesse período o Académico alcançou 7 vitórias, 5 empates e 3 derrotas. Tal desiderato significou uma média de 1,733 pontos por jogo o que a manter-se nos 46 jogos, tinha sido o suficiente para subir! recordemos que o Académico só se safou da descida no último jogo do campeonato.


Foi a última temporada no Académico. Fez 14 jogos, 13 com André David e um com Francisco Chaló.
Nesses 14 jogos o Académico alcançou 4 vitórias, 5 empates e 5 derrotas, o que mostrou a fiabilidade o lateral esquerdo academista, até porque jogou mais na má fase da equipa, quando o nosso clube acumulava maus resultados.
Esta foi a época em que ele entrou no «top 50» dos atletas que mais vezes vestiram a nossa camisola.

FACTOS/CURIOSIDADES

57 Vitórias, ou seja, 43,2% dos jogos disputados;

36 Empates, ou seja, 27,3% dos jogos disputados

39 Derrotas, ou seja, 29.5% dos jogos disputados; 

14 Treinadores: Ricardo Chéu (32 jogos), António Lima Pereira (32), Paulo Gomes (14), Manuel Matias (13), André David (13), Jorge Casquilha (9), Filipe Moreira (6), João Paulo Correia (4), Carlos Agostinho (4), Alex Costa (3), Bruno Ribeiro (1), Tiago Castro (1) e Francisco Chaló (1),


0 comentários: