domingo, fevereiro 18, 2018

Ac. Viseu FC 3-3 CD Nacional

Ac. Viseu FC 3-3 CD Nacional
Estádio do Fontelo, 18 de fevereiro de 2018
25ª Jornada da Ledman LigaPro
Árbitro: Luís Godinho (Évora)
Ac. Viseu: Peçanha; Tomé, Bura, Bruno Miguel e Kiko; Capela, Fernando Ferreira e Zé Paulo (Tarcísio, 61); Avto, Sandro Lima (Paná, 85) e Nsor (Barry, 67). Treinador: Manuel Cajuda.
Expulsões: Mateus Silva 63
Golos: Zé Paulo 21 (1-0), Bura 26 (2-0), Ricardo 32 (2-1), Murilo 51 (2-2), Nsor 56 (3-2), Murilo 90 (3-3)

Grande tarde de futebol no Fontelo, num jogo onde se defrontaram 2 equipas a lutar pelo mesmo objectivo, a subida de divisão.

Os viseenses, responderam ao repto do mister Cajuda, e foram cerca de 1500 adeptos a puxar pelo Académico.

Logo aos 21m de jogo, grande jogada de entendimento na área adversária, com Avto a colocar a bola nos pés de Zé Paulo, que de ângulo apertado inaugurou o marcador.

O Académico carregava, e aos 26m depois de jogada confusa na área, sobra a bola para Bura, que apenas teve de empurrar a bola para o fundo das redes.

Grande ambiente no Fontelo, a equipa puxava pelos adeptos, e estes respondiam de forma espetacular como ainda não se tinha visto esta época.

Este entusiasmo esfriou um pouco quando aos 32 minutos, Ricardo fez o 2-1.

O Académico precisava por esta altura do intervalo, para assentar ideias, e conseguir parar o ímpeto atacante adversário.

Na segunda parte, o Nacional não se deu por vencido, e tentou de tudo para entrar na área academista.

Depois de uma sucessão de jogadas em que nenhum jogador academista, conseguiu afastar a bola da sua zona defensiva, temeu-se o pior nas bancadas e veio mesmo a acontecer, Fernando Ferreira, faz falta junto á área, Murrillo aponta o livre, e a bola aparece no fundo das redes.

Balde de água fria no Fontelo, o Académico desperdiçava uma vantagem de 2 golos e deixava o Nacional chegar ao empate.

O “efeito Cajuda”, para além de ter trazido grande moldura humana ao Fontelo, teve hoje outra consequência, mesmo na adversidade os adeptos estiveram inexcedíveis no apoio á equipa.

O Académico voltou a atacar, e volvidos 5 minutos após jogada de envolvimento entre Avto e Kiko, cruzamento para a área com Nsor, a rematar e marcar o terceiro golo.

Novamente euforia no Fontelo, os adeptos acreditavam na vitória!

O Nacional voltá á carga, e Cajuda, troca o “amarelado” Zé Paulo, por Tarcisio.

Aos 63m de jogo, contrariedade para o Nacional, para além de estar a perder, ficava a jogar com 10, por expulsão de Mateus Silva por acumulação de amarelos.

O Nacional não atirou a toalha ao chão e apesar da inferioridade numérica, continuou a jogar “olhos nos olhos” com o Académico.

Costinha arriscou tudo, tirou os dois defesas laterais, e colocou jogadores mais avançados.

Cajuda respondeu, e coloca em campo Barry, no lugar do esgotado Nsor.

O Nacional dominava o jogo, e aos 85m, Sandro sai para dar lugar a Paná.

Cajuda quis refrescar o meio campo, ao invés de apostar num jogar rápido para tentar o contra golpe na já fragilizada defesa madeirense.

Aos 90m, e após uma falta escusada, ainda a alguma distância da baliza, nascia o segundo golo de Murillo e o terceiro do Nacional.

Peçanha pareceu mal batido face á distância do local da marcação do livre.

O Nacional, perante a atitude que teve no jogo e face ás adversidades, teve um prémio justo, o empate reflete também o valor da equipa madeirense.

Tristes não podemos estar, vimos um bom jogo de futebol, duas equipas a querer ganhar, seis golos, mas mentiríamos se disséssemos que não ficámos um pouco desiludidos.

Faltam disputar 13 partidas, nada está perdido, ainda há muito para ganhar.

Força Académico.

4 comentários:

Anónimo disse...

Estou de acordo com a análise ao jogo e, agora, um pouco mais a frio, pois foi um golpe duro sofrer perto do fim o empate, mas futebol é mesmo assim, esta 2ª Liga ensina-nos a cada jornada que qualquer resultado é possível, em qualquer jogo.

Bem, mas isso não alimenta o nosso sonho, o nosso objetivo, aquilo que nos pode levar a conseguir algo de épico, sim, subir nesta 2ª Liga é algo de espantoso, tal a qualidade das Equipas, nesta época, muito, muito acima de épocas anteriores.

Vamos ser sérios, objetivos, realistas, mas lúcidos:
Só há uma forma de tentar chegar à 1ª Liga, uma só, não duas, apenas uma e uma só, simples: Estamos a 4 pontos do 1º lugar, sim, é esse que interessa o 1º, vamos tudo fazer para tentar ganhar o Campeonato de conseguir o nosso 1º grande título nacional, sim, vamos entrar em campo em cada jogo, com esse único objetivo em mente. Para o tentar conseguir deixo algumas sugestões:
1º Não olhar para os resultados os adversários, isso de nada, nada interessa
2º Não olhar para a tabela classificativa, isso, tb, nada de nada interessa, pois a manutenção está garantida e para chegar ao 1º lugar, só interessam os nossos jogos, apenas esses, pois cometemos esse erro crasso de passar muitas jornadas em 1º lugar e a olhar sempre para a classificação e a esquecer-mo-nos de ganhar jogos onde não fosse estarmos em 1º, tudo, tudo, tudo teríamos feito para vencer e assim aceitou-se o empate como algo natural, e não deveria ter acontecido, falo, por exemplo do jogo com o Cova da Piedade e do jogo em Barcelos, onde não houve aquele empenho total, aquela força mental para ganhar aquele jogo que naquela altura era fácil de ganhar.
3º Os jogos vão ser todos, todos de máxima exigência até ao fim, seja com o Real em casa, seja com o Porto B, fora, vão ser jogos, todos eles, a começar já pelo jogo no D. Afonso Henriques de exigência máxima, aos quais temos de responder com concentração máxima, empenho total, que não tem faltado, é verdade, com respeito total pelo adversário, tem acontecido, mas com a imposição desde início do nosso jogo, temos de ser nós a impor o nosso jogo, a estar por cima do adversário, a estar sempre mais próximo de marcar, pois assim fica mais fácil conseguir séries de 3 pontos + 3 pontos + 3 pontos, só esse resultado nos interessa, para atingirmos o objetivo, ganhar a 2ª Liga, ganhar o Campeonato.

(continua)

Carlos Silva

segunda-feira, 19 fevereiro, 2018
Anónimo disse...

(continuação)

4º Defrontamos os 2 mais sérios candidatos à subida, Nacional e Arouca, já em 4 jogos e é verdade que não conseguimos nenhuma vitória, mas já passaram esses jogos e muito, muito aprendemos e crescemos nesses 4 jogos, todos com uma história completamente diferente que passo a resumir:
Jogo em Arouca - Académico tem situações claríssimas para ganhar o jogo, mas faltou eficácia e aquela determinação em ter mesmo de ganhar, pois aceitou-se o empate como bom, estávamos em 1º e agora se vê que o empate não foi um bom resultado, dadas as circunstâncias, pois o Arouca atravessava uma fase muito má e nós estávamos em alta, só vitórias
Jogo na Madeira com o Nacional, perdemos, mas fizemos um bom jogo e lutámos pelo resultado até ao fim, logo aí o nacional mostrou ser uma equipa muito poderosa
Jogo no Fontelo com o Arouca: O Académico estava numa fase de pouca tranquilidade e foi um jogo em que tudo falhou
Jogo com o Nacional, este: Um Académico a surpreender em toda a linha quando se apanhar a ganhar por 2-0, mas depois faltou aquele instinto que existiu no Benfica para selar o jogo com mais golos e evitar aquele final dramático, mas deixa lições muito importantes para o próximo jogo.

O que podemos fazer daqui em diante:

Sócios e Adeptos, APOIAREM, tal como hoje aconteceu, em casa e fora.

Equipa, mater a serenidade, manter a união, manter o espírito de grupo, não olhar para a classificação, muito importante, não olhar para os resultados dos adversários, ainda mais importante, olhar apenas e só par ao estudo dos nossos adversários, jogo, após jogo, ter a calma e a sabedoria necessária para ler cada momento do jogo, concretizar as situações de golo, fazer depois do 1º golo, o 2º e o 3º se possível, aproveitando as debilidades defensivas do adversário, pois temos um Plantel de muita qualidade e nesta fase, já não há entradas nem saídas, por isso, nós temos jogadores que podem resolver e nesta fase, repito, já não dá para aparecerem reforços nas outras equipas, cada um tem de jogar com o que tem e nós temos para cada posição 2 soluções válidas de grande qualidade e o desgaste vai começar a sentir-se em todas as equipas, logo essa nossa vantagem vai ter de se fazer sentir.

Nós Somos o Académico, nós passámos 3 décadas, há espera de uma época destas, estamos, repito, a 4 pontos do 1º lugar, não é muito nem é pouco, são 4 pontos, é possível chegar lá, é sim, senhor, é possível, eu acredito, acredito, mesmo, tenho uma fé imensa na nossa Equipa, nos nossos jogadores que critiquei no jogo com o Sporting B,na 2ª parte, foi um desastre e o golo em fora de jogo, não explica a nossa não vitória, critiquei a não marcação do 2º golo em Coimbra os 85 minutos, ainda durmo mal, quando me lembro desse minuto e critiquei, também, no jogo com o Arouca, fora isso, sempre elogiei a atitude de toda a EQuipa e no jogo deste domingo, nada a dizer do empenho e atitude da Equipa, excelente, perante uma adversário de qualidade enorme.

Vamos ao 1º Lugar.

Sempre Académico!

Carlos Silva

segunda-feira, 19 fevereiro, 2018
paulo teixeira disse...

Deviamos e podiamos ter ganho e só não aconteceu porque mais uma vez não conseguimos matar o jogo e demos algum oxigenio ao adversario.
Domingo há mais venha daí o próximo!

Paulo Teixeira

segunda-feira, 19 fevereiro, 2018
--FD disse...

Ontem tive a oportunidade de assistir a um jogo bastante interessante, com o público a puxar pela equipa em grande parte do jogo mas infelizmente mais uma vez não foi possível segurar a vantagem.

Apesar de alguma intranquilidade e de novamente o golo adversário ter sido anunciado (foi assim contra o SCP B, Arouca e alguns outros jogos) acho que a equipa esteve globalmente bem.

Existirão, certamente, aspectos a rever e penso que vamos conseguir melhorar. Só há uma maneira de "curar" esta azia, é ganhar em Guimarães - atenção ao Vitória que vem de 6 jogos seguidos a vencer.

Força Académico!
EU ACREDITO!

segunda-feira, 19 fevereiro, 2018