terça-feira, janeiro 16, 2018

Quantos pontos são necessários?

Foto retirada do site zerozero.pt

Quantos pontos são necessários para subir de divisão? E para a manutenção?

No futebol português, desde a época 90/91, apenas por uma vez a segunda competição do futebol português teve tantas equipas como na presente época, precisamente a de 90/91, altura em que o Académico lutou até à última jornada pela subida.

Nessa época, ainda com a vitória a valer dois pontos, os dois primeiros classificados foram Paços de Ferreira e Estoril. Traduzindo os pontos para a actualidade – 3 pontos a vitória, 1 ponto o empate – temos que o Paços de Ferreira subiu com 72 pontos e o Estoril com 65.

Nos outros campeonatos europeus secundários, apenas em França há a tradição de ter 20 equipas na competição em causa. Comparando os resultados do campeonato francês, desde a época 2007/2008, com o de 90/91 em Portugal temos que sempre que uma equipa fez 70 pontos, subiu de divisão. A manter-se a tradição faltam 36 pontos para o Académico, garantidamente, subir de divisão, mas aí teríamos que fazer mais dois pontos em 18 jogos, do que fizemos em 20.

A este nível refira-se que em 2010/2011, em França, houve uma equipa que subiu com 62 pontos, o Dijon. Em contra partida, na época seguinte, o Nantes fez 69 pontos e «só» terminou na 3ª posição, o que em Portugal não daria subida. 

E a nível de manutenção, quantos pontos faltam ao Académico?


Nesse caso, a manutenção está próxima. Na época 90/91, o Maia foi 16º (o último lugar que esta época garante manutenção), com 44 pontos. Em França, todas as equipas que fizeram 47 pontos, ou mais, asseguraram a manutenção. Neste caso faltariam 13 pontos ao nosso clube.

0 comentários: