segunda-feira, fevereiro 19, 2018

Recordar: SL Cartaxo 2-3 CAF - Ac. Viseu

Campo das Pratas, 19 de Fevereiro de 1978
17ª Jornada da II Divisão, Zona Centro
Árbitro: Inácio de Almeida (Setúbal)

Cartaxo: Marcos; Ribeiro, Ernesto (c), José António e Caetano; Vítor Rosa, Quim, Brito (Barroca, 68) e Reis; Cafu (Joaquim Manuel, 80) e Elias. Treinador: Carlos Canário.

Ac. Viseu: Alexandre; Pelezinho, Braga, Gomes e Chico Santos; Pedro Paulo, Penteado, Rodrigo (c) e Baptista; Albasini e Keita. Treinador: José Moniz.

Golos: Ribeiro 34 (1-0), Pedro Paulo 35 (1-1), Pedro Paulo 46 (1-2), Baptista 71 (1-3), Vítor Rosa 76 (2-3)

Nota: Apesar da vitória escassa e do Académico ter sido obrigado a dar cambalhota no marcador, os jornais da época destacavam vitória “indiscutível” e o nível «excelente» da exibição da equipa viseense. Tudo isto resumiu-se a “festa no quintalinho, estragada pela chuva» (A Bola).

2 comentários:

Anónimo disse...

GDOF – 2 - Académico - 0

Domingo gordo, em Oliveira de Frades, mas para a equipa local, o GDOF. Para o Académico, Domingo magro, muito magro. O jogo descreve-se do seguinte modo: o Académico depois de se ter dado mal, no último jogo com os 2 pontas de lança, Bacari e Doumbouya, optou, hoje por colocar, apenas Bacari, no centro do ataque. A opção acabou por não se revelar acertada, e se no último domingo, o Académico tudo fez para ganhar e tal só não aconteceu porque foi um dia em que a bola não queria mesmo entrar, tendo o Académico jogado bem, muito bem, Hoje, pelo contrário, o Académico em toda a 1ª parte, não existiu no parque Municipal de Oliveira de Frades, onde apenas se viu uma equipa a Jogar futebol, bom futebol, excelente futebol, criando inúmeras oportunidades de golo, chegando ao intervalo a vencer por 1-0, mas se fosse 2-0 ou mesmo 3-0, ninguém ficaria surpreendido perante a produção das 2 equipas.
Em suma, uma 1ª parte que primou pela ausência do Académico, que nunca conseguiu contrariar, o futebol rápido e muito organizado do GDOF. Grande golo de João Paulo, central do Oliveira de Frades, em livre à entrada da área, na única oportunidade concretizada, das 4 ou 5 que o GDOF teve no 1º tempo.
Ainda durante a 1ª parte, Lima Pereira, tirou do campo Rui Dolores e fez entrar João Paulo. Lima Pereira não estava contente com a produção de Rui Dolores, nomeadamente com o seu posicionamento em campo. Rui Dolores tem pormenores de jogador de grande qualidade, mas também não será de estranhar que ainda não tenha assimilado tudo o que o técnico dele pretende, pois está ainda, há pouco tempo na equipa. A substituição aconteceu, Lima Pereira, terá as suas razões, mas visto de fora, não se percebe, assim de repente, a razão para a saída de Rui Dolores, mas quem tem de decidir é Lima Pereira, e assumiu a sua decisão, nada a dizer!
Na 2ª parte, o Académico entra melhor com outra atitude, mas ainda assim longe de dominar completamente o jogo. O GDOF baixou linhas, como se diz ,agora, e pareceu ter sempre o jogo e o resultado controlado. Numa das saídas rápidas faz o 2-0, e aí, no estádio, todos perceberam que o resultado estava feito. O treinador do Académico, ainda lança Hélder Rodrigues, no jogo, mas nota-se que Hélder, ainda não está a 100%. De qualquer forma, o Académico passou a ter mais bola, a criar algumas, tímidas, oportunidades de golo, ainda assim, insuficientes para poder aspirar a uma vitoria na tarde de hoje, em Oliveira de Frades.

Doumbouya, nota-se que é um grande avançado, mas precisa de mais algum tempo de adaptação, e isso só se consegue com tempo de jogo. Em minha opinião, Doumbouya deveria jogar de inicio, ou ao lado de Bacari, ou mesmo, como 1ª opção, par ao lugar, mas Lima Pereira optou por lançá-lo, apenas e só, a perder por 2-0, quando já seria difícil dar a volta ao jogo.

O Futebol, tem destas coisas, no Domingo o Académico jogou bem e perdeu, hoje o Académico jogou mal e perdeu, igualmente. Anteriormente, o Académico também teve jogos em que jogou mal e ganhou e outros em que jogou bastante bem e também ganhou. Futebol, é assim mesmo, não é matemática!
De qualquer forma, a má exibição de hoje, foi preocupante, e a única forma de atirar para longe essa preocupação é ganhar os 2 próximos jogos, em casa, fundamentais, para somar pontos preciosos para a decisiva fase, onde quase tudo vai começar empatado.
Em Oliveira de Frades, numa tarde soalheira e num excelente recinto desportivo, aconteceu a 1ª derrota do Académico fora, esta temporada, perante um adversário, que terá sido o que melhor futebol praticou a jogar contra o Académico, daí a justeza da vitória do GDOF. Só surprendeu quem não esteve presente!

(continua)

Carlos Silva

domingo, 19 fevereiro, 2012
Anónimo disse...

(continuação)
Curioso, o futebol. Note-se que, nesta jornada, as equipas de Lafões, Oliveira de Frades e Sampedrense, ganharam os seus jogos contra os históricos, Académico e Sanjoanense, equipas que já militaram na 1ª divisão, com a curiosidade de o Académico sofrer a 1ª derrota fora e a Sanjoanense a 1ª derrota em casa.

Força Académico rumo à subida.
Força GDOF, rumo à manutenção.

Carlos Silva

domingo, 19 fevereiro, 2012