sábado, março 05, 2011

Guilherme Farinha em entrevista...

(Foto Jornal A Bola )

Este Sabado, Guilherme Farinha dá uma curiosa entrevista ao Jornal a Bola em que faz várias referências á sua passagem pelo Académico de Viseu:



Foi vice-campeão no Paraguai (recebeu o prémio «Revelação de Técnico do Ano 1997») e na Guatemala, foi bicampeão na Costa Rica (recebeu o prémio «Treinador do Ano» e o de «Melhor Treinador Estrangeiro». Pelo meio foi treinador no Irão (Foolad). Regressou a Lisboa há poucos dias e sonha sempre e muito com o Sporting.



- Pode dizer-se que é um rei nas Américas. Foi campeão da UNCAF e vice-campeão da CONCACAF. E tudo começa no Cerro Corá, no Paraguai. Como chega lá?
- Foi depois de ter deixado o Praiense, que salvei da descida. Tinha trazido alguma malta da Guiné para a equipa e esta ficou dividida em grupos: os guineenses, os açorianos e os continentais. Chegámos a estar em 3º lugar, mas quando aquilo deu para o torto entre eles, a equipa não foi mais a mesma. E disse-lhes: «Meus amigos, o melhor é vir para cá outro, que não tenha um coração tão grande como o meu.» No dia em que saí arranjei logo trabalho no Sporting da Horta e salvo-os também de descer. Depois venho para o continente. E é aí que o Norton de Matos, o vice-presidente e o presidente do Sporting (José Roquete), também o Carlos Janela, me convidam para ir para o Paraguai treinar o Cerro Corá.

- Agora mesmo está a pensar no Sporting…
- Será que não posso sonhar? Acho que não cometi nenhum pecado, mas tive de me sujeitar a uma 2ª divisão, no Casa Pia, que estava em último lugar. Começo na 1ª jornada da 2ª volta e o Casa Pia foi campeão da 2ª volta, fez 38 pontos e de 20º passou para 5º. E saio do Casa Pia para ir para o Académico de Viseu.

- Porquê?
- Porque a minha mãe era do Académico e de Viseu e fazia uma grande guerra ao meu pai, que era do Sporting. Foi por isso que quando o Académico foi ganhar 1-0 a Alvalade, a minha mãe abriu uma garrafa de champanhe e o meu pai esteve 15 dias sem falar com ela.

- Ficou em Viseu pouco tempo...
- Pois fiquei. Estávamos em 5º lugar, com menos um jogo, a três pontos do 1º. À 9ª jornada só tínhamos uma derrota com a Sanjoanense, por 2-1. Há uma reunião de direcção e um director que estava um pouco entornado disse-me: «Sabe, perdemos com a Sanjoanense e estamos habituados a ganhar». Foi o último dia em Viseu, saí logo.

10 comentários:

João Nunes disse...

Pelas histórias que ouvi deixou muito boa impressão em Viseu.
Levou o nosso Académico á Costa Rica e segundo relatos de ex jogadores foi um estágio histórico.

sábado, 05 março, 2011
Anónimo disse...

Mais um dirigente entornado? Percebem mais de vinho do que futebol e aí está o resultado.
Ricardo Patrício

sábado, 05 março, 2011
Jorge Patrício disse...

Só uma pequena correcção. O Farinha saiu no final da Jornada 12 (o Académico só tinha feito 11 jogos porque tinha folgado na 1ª Jornada).
Quando saiu o Académico tinha 4 vitórias, 5 empates (3 deles no Fontelo) e 2 derrotas (Sertanense e Sanjoanense).
Nos últimos seis jogos antes da sua saída, só tinha ganho 1 (ao BC Branco, por 3-2, no Fontelo). Não sei o que se terá passado na altura, mas a qualidade do futebol apresentado estava a ser pouco condizente com os objectivos da equipa.
Para além disso, o Académico também já tinha sido eliminado pelo Alcains na Taça com um golo sofrido no último minuto do tempo de compensação.
No jogo com a Sanjoanense, que ditou a saída do Farinha, Augusto foi o melhor em campo, Sérgio foi expulso por se ter pegado com um jogador da Sanjoanense no último minuto e Fábio Hempel marcou o golo do Académico.

sábado, 05 março, 2011
Anónimo disse...

Começaram por jogar em Vildemoinhos mas os resultados deixavam muito a desejar pois o treinador queria jogar com uma táctica para a qual não tinha os jogadores adequados.
O estágio na Costa Rica foi uma "barracada" que só serviu para alguns directores e amigos passearem.
O tal torneio quadrangular que anunciaram não aconteceu, o clima era muito difícil e fizeram uns jogos em que foram goleados.


Raúl

sábado, 05 março, 2011
João Nunes disse...

Bem segundo palavras de um jogador que esteve nesse estágio, jogaram num estádio completamente cheio, e foi o delirio...
Contaram-me também que o Guilherme Farinha, foi muito bem recebido, assim como toda a comitiva.

Agora não posso confirmar se foi uma "barracada"... se o diz é porque tem conhecimento de causa.

sábado, 05 março, 2011
Anónimo disse...

As temperaturas muito altas e elevada humidade tornaram penoso jogar futebol a quem não estava adaptado ao clima.
O torneio em que deveriam participar duas equipas brasileiras, o Académico e uma equipa da Costa Rica foi um logro.
Os dois jogos foram organizados à pressa e os jogadores regressaram estafados. Tudo isto e mais que já não recordo foi contado por um jornalista que acompanhou a viagem.
E ao que parece a agência de viagens teve dificuldade em receber.

RAUL

sábado, 05 março, 2011
Anónimo disse...

Peço desculpa mas este senhor foi mais uma barracada que veio para o Academico

domingo, 06 março, 2011
Anónimo disse...

A ida à Costa Rica foi um desastres, salvando-se o lazer que toda a comitiva foi fazer. Em relação ao que realmente interessa, futebolisticamente este Sr era uma nulidade, assim como os resultados da equipa.

Por outro lado, lembro-me de durante os jogos ser por diversas vezes ser questionado o seu estado de lucidez durante os jogos, que moral terá ele para falar de um dirigente "entornado".

Mas na entrevista não entendi muito bem uma situação, ele diz que sonha em ser treinador do Sporting? Não devo ter entendido bem...

domingo, 06 março, 2011
Anónimo disse...

Meus Srs, com o devido respeito que todas as opiniões merecem, eu fiz parte desse plantel, ainda que por pouco tempo e também apenas joguei uma duzia de minutos... logo só por aí o meu cometário poderia ser suspeito;

No entanto, na minha opinião, o Sr Guilherme Farinha, era e suponho que ainda será, um dos melhores treinadores que passaram pelo Académico. Aliás, tendo em conta que certamente existem bloggers mais "maduros" do que eu, queiram por favor indicar quantos têm um curriculo melhor do este em causa.

segunda-feira, 07 março, 2011
Anónimo disse...

Eu também fiz parte do plantel, pois era o apanha bolas. Acreditam? Mereço tanto crédito como o anónimo anterior!

segunda-feira, 07 março, 2011