sábado, abril 14, 2007

Derby aguerrido resultou em empate

Académico Viseu - Viseu e Benfica 2:2 (Juniores)
Golos Académico Viseu: Carlitos (5 min), Marcel (49 min)
Golos Viseu e Benfica: Pedro Martins (47 e 63 min)

Académico Viseu: Márcio, Simões (Celso, 69 min), Jefferson, Filipe, Marcelo, Roger, Rafael, Márcio, Marcel, Tiago (Mikael, 65 min) e Carlitos (Zé antónio, 27 min)
Suplentes não utilizados: Cristiano, João Aguiar, Steven e Kevin.
Treinador: Zé Pipo
Viseu e Benfica: Ricardo, Álvaro (Pedro Martins, intervalo), Paulo, Carlitos, João, André Lourenço, Márcio, Madeira, Diogo (Rooney, intervalo), Toipa, Rúben (Marco, 79 min)Suplentes não utilizados: Michael, Sequeira, Rui e Fábio.
Treinador: Paulo Chaves

Cartões Amarelos:
Académico Viseu: Rafael (67 min), Roger (88 min) e Marcel (90+1 min)
Viseu e Benfica: Paulo (20 min), João (87 min) e Carlitos (90+4 min)
Cartões Vermelho:Académico Viseu: Jefferson (15 min)
Árbitro: Luis Pais. (Satão) Auxiliares: João Frias e Fonseca.

Foi um derby entre duas das melhoras equipas do campeonato. Com bastante público que quase encheu o renovado 1º Maio estas duas equipas cedo mostraram vir para atingir um bom resultado e o Académico entra melhor na partida quando aos 5 minutos consegue inaugurar o marcador.
Este golo resulta de uma boa combinação entre Simões, Rafael e Carlitos que aparece bem no interior da área e cabecear para o interior da baliza.Logo de seguida Marcel em novo livre academista quase que consegue surpreender a defensiva benfiquista.
O Viseu e Benfica reage bem com ataques delineados por Toipa e Márcio mas sem criar grandes lances de perigo.Aos 16 minutos o árbitro Luis Pais tem uma decisão polémica e expulsa Jefferson após lance de desentendimento entre ele e Toipa.
Pensamos que foi algo exagerada esta decisão e que condicionou a partir daí o jogo, pois com mais um elemento o Viseu e Benfica assume o domínio do jogo e empurra o Académico para terrenos mais atrasados. Fruto desse domínio surgem as primeiras hipóteses flagrantes de golo quando Toipa primeiro e Diogo isolado falham o alvo.Era um período de bastante fulgor benfiquista e ocorriam cada vez mais lances de perigo à beira da baliza academista valendo aos 40 minutos Márcio a defender bem após bom remate de Toipa.
Sobre o apito para o intervalo Tiago Pina tem nos seus pés a melhor hipótese academista para ampliar o resultado, quando surge isolado mas remata fraco para defesa de Ricardo.
Com as substituições delineadas pelo seu treinador, onde se destaca o jogador Pedro Martins, o Viseu e Benfica entra bem na segunda parte do jogo e aos 47 minutos viria a obter o golo do empate, quando Pedro Martins aproveita de uma forma mortífera uma desatenção da defensiva academista.
Estava feito o empate que no lance seguinte ia ser alterado, quando Marcel cabeceia da melhor forma após canto academista.Com este golo o Viseu e Benfica tenta novamente reagir e obter o golo do empate. Aos 60 minutos novo lance bastante duvidoso desta vez na área academista quando Rúben parece ser derrubado pelo defesa academista. Mais perto do lance Luis Pais manda seguir o jogo, tendo que lhe dar o benefício de dúvida.
Aos 63 minutos surge a melhor jogada benfiquista quando Paulo arranca da sua defesa , passa para Rooney e este consegue desmarcar o irrequieto Pedro Martins que consegue bater Márcio.
Aos 67 minutos mais um lance duvidoso quando Rafael e Toipa em jogada bastante dividida entre os dois e o árbitro assinala grande penalidade, onde na nossa opinião não se ajustava.Chamado a marcar Rooney atira displicentemente a bola para fora desaproveitando uma oportunidade flagrante para a reviravolta no marcador.
Outra das oportunidades é protagonizada por Toipa que com um remate longo quase que surpreende Márcio.
Após bastantes momentos conturbados o Académico a entrada dos quinze minutos finais consegue assumir novamente o controlo do jogo e aos 78 minutos quase que consegue o golo quando no seguimento de um canto Marcel aparece a cabecear levando a bola a rasar a baliza benfiquista.
A vitória poderia pender para qualquer uma das equipas e aos 89 minutos Ronney bem lancado por Toipa surge isolado perante o guarda-redes academista mas falha o mais fácil e remata para bem longe da baliza.
Mesmo sobre o final Celso quase que conseguia marcar quando numa boa jogada individual entra na área forasteira e leva a bola a embater na base do poste.
O empate ajusta-se ao que se viu na partida. Após ficar reduzido a 10 desde os 15 minutos este resultado premeia a entrega e o esforço academista.
Duas boas equipas, mereciam uma terceira equipa melhor. Com 3 lances bastante contestados e polémicos o trio de arbitragem teve momentos de alguma desorientação.

2 comentários:

João Nunes disse...

Realmente Jorge, as duas equipas mereciam uma arbitragem bastante melhor. O árbitro que segundo dizem até é dos melhores da AFV, complicou num jogo que foi correcto, tendo como é obvio as picardias naturais de um derby. Os jogadores são jovens e extravasam fácilmente as suas emoções. O jogo teria sido certamente diferente, se o árbitro não tivesse exagerado na amostragem do cartão vermelho ao jogador Jefferson aos 15m.
O Académico acabou por fazer um bom resultado em virtude de ter jogado 75m com menos um elemento, frente a um Viseu Benfica muito bem organizado.

Chamo a atenção para alguns bons jovens talentos, que passaram hoje pelo 1º de Maio. O futuro destas equipas que se defrontaram pode estar assegurado, tendo para isso que estarem atentos os dirigentes dos dois clubes, para darem oportunidades a estes Jovens...

sábado, 14 abril, 2007
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Eu invejo-vos! Também eu gostava de ter o previlégio de ter podido assistir a esse jogo assim tive que me contentar com o Futsal do Sporting no Fundão.

Um abraço para o Marcelo e para o mister Pipo assim como para o resto da equipa. Estou convencido que com maior ou menor dificuldade vão conseguir ser felizes!

domingo, 15 abril, 2007