sexta-feira, abril 13, 2007

Antevisão da jornada 25


Académico de Viseu – Moimenta da Beira
O Académico chegou à liderança numa altura em que poucos acreditavam visto que o fez numa altura da temporada muito difícil em que teve visitas a Lamego (2-2), Mangualde (1-2) e Cinfães (1-1) demonstrando desta forma que é uma equipa com um objectivo bem definido: chegar aos nacionais. O Moimenta da Beira esteve 12 jogos sem vencer mas a verdade é que nos dois últimos jogos – empate em Mortágua e vitória em casa com o Oliveira de Frades – conquistou 4 pontos com adversários directos e chegará ao Fontelo com a moral em alta. O favoritismo do Académico é total pois não sabe o que é perder há 12 jogos, tem cinco vitórias consecutivas em casa (sem sofrer um único golo), é o melhor ataque da prova (o segundo na condição de visitado), tem também a melhor defesa e só o Lamego o bate como equipa com mais pontos quando joga no seu terreno. O Moimenta que só venceu uma vez fora acumula neste capítulo sete jogos sem vencer – empates em Oliveira de Frades, Carvalhais e Mortágua – e é um dos reis dos empates (9). Na primeira volta o Académico de Viseu venceu por 1-2.

Vouzelenses – Lamego

Mais um teste de fogo para os leões da cidade de Lamego. A equipa de Vítor Pereira perdeu nas suas 3 últimas deslocações e visita a equipa de Vouzela que apenas perdeu por uma vez no seu reduto, frente ao Académico de Viseu por 0-2. A seu favor o Sporting de Lamego tem o facto de ser o melhor ataque do campeonato na condição de visitante e o segundo clube – atrás do AVFC – que mais pontos conquista quando joga fora das suas portas e é também a equipa que mais vitórias tem no campeonato (15 em 24 jogos). Será por certo um jogo muito difícil para o Lamego até porque o Vouzelenses se encontra em zona tranquila. Se vencer, o Lamego lançará um importante aviso para a concorrência: que devem contar com eles! Na primeira volta venceu o Lamego por 3-1.

Campia – Mangualde
Depois de ter desperdiçado a oportunidade de se ter colado ao Académico de Viseu cedendo um empate inglório em casa com o Lamelas, a equipa da cidade de Mangualde visita o terreno de um aflito Campia e precisa dos 3 pontos para se manter na corrida pelo sonho de subida aos nacionais. O Campia não perde há 3 jogos no seu terreno mas apresenta-se neste jogo como a equipa que menos golos marca quando jogo em casa (10) mas também tem das melhores defesas em casa (10) demonstrando que quando o jogo é em Campia há poucos golos, o certo é que ainda ninguém – Campia incluído – consegui marcar mais do que dois golos naquele terreno. Se o que acabo de dizer está sustentado nos números é também recorrendo a eles – aos números – que posso dizer que só o Lamego conseguiu marcar mais golos fora de portas que os mangualdenses. Na primeira volta o Mangualde goleou 5-1.

Tarouquense – Lusitano
A equipa de Vildemoinhos que pegou na lanterna vermelha na última jornada dificilmente a entregará nesta semana uma vez que visitam um terreno em que poucos saem com algum ponto na algibeira. São duas equipas que não estão em bom momento de forma, uma vez que o Lusitano não sabe o que é vencer há 6 jogos – a última vitória foi com o Lamego – e a equipa de Tarouca há 3 jogos. Na primeira volta venceu o Tarouquense por 0-1.

Mortágua – Viseu e Benfica
Jogo de extrema importância para ambas as equipas que estão abaixo da linha de água. O Mortágua tem total favoritismo neste jogo não só pelo facto de jogar em casa mas sobretudo pelo facto de o Viseu e Benfica apenas ter conquistado um ponto em 12 jogos disputados fora de Viseu. No entanto o Mortágua também tem das piores performances quando joga em casa, só venceu duas vezes, não ganha há 5 jogos (4 empates) e é dos ataques menos concretizadores. Como o Mortágua também é o rei dos empates quando joga em casa, e no total também, não será de estranhar que seja o empate o resultado “mais lógico” neste jogo. Na primeira volta empataram 1-1.

Lamelas – Cinfães
A equipa de Castro Daire foi a grande sensação das duas últimas jornadas e volta a encontrar uma equipa que está nos lugares cimeiros da tabela mas que disse adeus ao sonho de subida na última jornada, o Cinfães. Se é verdade que o Cinfães não perde há 17 jogos também não é menos verdade que o Lamelas só perdeu por uma vez nos últimos 10 jogos. Este é claramente um jogo de tripla. Na primeira volta venceu o Cinfães 2-1.

Oliveira de Frades – Paivense

Qualquer se semelhança entre este Paivense – que só venceu um dos últimos dez jogos – com o Paivense da primeira metade da temporada – quando se encontrava na luta pela subida – é pura ficção! Mesmo com os desaires mais recentes o Paivense é um adversário de muito respeito para um Oliveira de Frades que luta arduamente para não descer de divisão e que não sabe o que é vencer há 4 jogos. O Oliveira de Frades venceu 4 jogos em casa o Paivense venceu outros 4 fora. Dará empate? Na primeira volta venceu o Paivense por 5-2 num dos jogos com mais golos neste campeonato

Sampedrense – Carvalhais

Para o fim fica o 17º dérbi lafonense da temporada. Conseguirá vencer o forasteiro? A acontecer será a primeira vez. Conseguirá uma das equipas marcar mais do que dois golos? A acontecer será apenas a segunda vez. Conseguirá a equipa que joga fora do seu reduto apontar mais do que um golo? A acontecer será também a primeira vez. O Carvalhais ainda não perdeu nenhum destes dérbis e deve ter alcançado, na última jornada, a permanência após ter vencido - outro dérbi! - o Vouzelenses. O Sampedrense por sua vez continua na luta pelo 5º lugar que é de momento pertença do Paivense. Tem todos os condimentos para ser um bom jogo. Na primeira volta empataram a 1.

0 comentários: