sábado, abril 28, 2007

Antevisão da 27ª jornada

Foto(A MAGIA DO FUTEBOL) referente ao jogo da 1ª volta: Paivense 2 AVFC 0

Académico de Viseu – Paivense
A última derrota dos Academistas no campeonato aconteceu em Vila Nova de Paiva o mesmo será dizer que recebe este domingo a última equipa capaz de os derrotar, só por isto se percebe que não será fácil a missão dos homens treinados por Idalino de Almeida. O Paivense que só venceu 2 dos últimos 12 jogos chega ao Fontelo vindo de uma goleada caseira sobre o Moimenta da Beira que lhe valeu a subida ao 5º posto, que por certo lhe terá elevado a moral. O Académico de Viseu no seu estádio tem sido intratável nos últimos jogos - 6 vitórias consecutivas -, marcou 22 golos e sofreu apenas 1 por isso não é de estranhar que apresente neste momento o melhor ataque caseiro da competição (curiosamente é o Paivense o segundo melhor ataque caseiro). O favorito é a equipa que joga em casa que quererá por certo festejar, o facto de não perder há uma volta, com uma vitória. Na primeira volta venceu o Paivense por 2-0.

Tarouquense – Sporting de Lamego
A equipa de Tarouca tem 5 pontos de avanço sobre a zona de descida e não se pode dar ao luxo de perder. Os comandados por Vítor Pereira nem no empate podem pensar sob pena de hipotecarem as suas hipóteses de subida, estes são os ingredientes que podem tornar este jogo emocionante. O Tarouquense que tem das melhores defesas da competição a jogar no seu terreno perdeu por 3 vezes no seu reduto, sendo certo que perdeu os últimos 2 jogos realizados em casa – com Paivense e Lusitano –, no entanto convém referir que neste mesmo terreno o Académico de Viseu empatou e o Mangualde perdeu. Fora de portas o Lamego apresenta o ataque mais concretizador da prova embora tenha perdido 5 vezes nesta condição sendo que 3 dessas derrotas foram sofridas nos últimos 4 jogos. Na primeira volta venceu o Sporting de Lamego por 1-0.

Sampedrense – Mangualde

Não será nada fácil a deslocação dos mangualdenses até São Pedro do Sul. O Sampedrense, que vendeu cara a derrota em Lamego, não perde em casa há 6 jogos (vem de 4 vitórias consecutivas neste aspecto) e continua em luta renhida pelo 5º lugar da tabela classificativa. A turma de Chalana perdeu por 3 vezes no seu terreno e curiosamente essas derrotas aconteceram com Académico de Viseu, Lamego e Cinfães, ou seja, equipas bem classificados como o Mangualde é. A turma de Mangualde que regressou às vitórias na última jornada, depois de 4 jogos sem vencer, tem aqui mais um teste e só pode pensar na vitória e esperar o “milagre” de ver Académico de Viseu e Lamego perderem. Na primeira volta venceu o Mangualde por 2-0.

Moimenta da Beira – Viseu e Benfica (adiado para 6 de Maio)
Jogo de aflitos e deveras importante para ambos conjuntos. O Moimenta da Beira apenas venceu um dos últimos 15 jogos e com isto tudo está apenas com um ponto de avanço sobre a zona de descida sendo que nos dois últimos jogos “encaixou” 12 golos, por isso não é de espantar o facto de ser uma das equipas com mais golos sofridos no campeonato. Quanto ao Viseu e Benfica não há volta a dar, depois de 13 jogos sem vencer na condição de visitante tem mesmo que vencer sob pena de hipotecar de vez todas as hipóteses de permanência na divisão maior do futebol viseense. Na primeira volta venceram os viseenses por 2-1.

Mortágua – Carvalhais
Os da casa lutam desesperadamente para não caírem de divisão, os forasteiros estão num tranquilo 8º lugar e parecem a salvo da descida. O Mortágua é um verdadeiro “empata” já que conta com 12 resultados – 7 em casa -, em que a divisão de pontos foi o resultado final. Sendo assim não é de espantar o facto de os homens da casa serem a equipa com menos vitórias quando joga em casa, foram apenas duas - com o Campia (2-1) e com o Lamego (4-0) – e já não vencem na condição de visitado há 6 jogos ( 5 empates). O Carvalhais fora de portas não vence há 5 jogos (4 derrotas) e só marcou 1 golo nos últimos 4. Na primeira volta venceu o Carvalhais por 3-1.

Campia – Lamelas
Outro duelo de aflitos desta vez entre o 10º classificado e o 14º com 4 pontos a separá-los. O Campia não perde em casa há 4 jogos (3 vitórias) e quando joga no seu reduto poucos golos consente – só Lamego e Mangualde fazem melhor figura neste aspecto –, mas também marca poucos sendo, neste aspecto, o pior ataque da prova. O Lamelas que apenas perdeu 2 dos últimos 12 jogos continua a sua luta pela “sobrevivência” sendo certo que fora de portas nunca venceu e nas últimas 6 partidas nessa condição empatou 5. Na primeira volta venceu o Campia por 2-0.

Oliveira de Frades – Lusitano

Mais um duelo de aflitos embora ambos estejam neste momento acima da linha de água, o GDOF é 11º e o Lusitano é 12º com dois pontos a separá-los. O Oliveira de Frades, tal como o Mortágua, é uma equipa que “gosta” muito de empatar - em casa tem 6 - e por isso mesmo perde poucas vezes na condição de visitado, só Mangualde e Mortágua ali venceram. O Lusitano que continua a ter mais pontos fora de casa do que na condição de visitado venceu em três campos, Cinfães (0-2), Campia (0-1) e Tarouca (1-2) mas apenas venceu uma vez nos últimos 10 jogos forasteiros. Na primeira volta empataram 1-1.

Vouzelenses – Cinfães
Estes é o jogo mais calmo da jornada, quero com isto dizer que pouco ou nada estas equipas têm para decidir, o Cinfães tudo indica será o 4º classificado e o Vouzelenses é um tranquilíssimo 7º classificado com 8 pontos de avanço sobre a linha de água, a sua única ambição neste momento será a de tentar chegar ao 6º lugar, que é pertença do Sampedrense, e deste modo se tornar na equipa de Lafões melhor classificada. O Vouzelenses só venceu 1 dos últimos 6 jogos. O Cinfães fora de portas tem a melhor defesa do campeonato. Na primeira volta venceu o Cinfães por 3-2




  1. Nota: ao longo destas semanas vim dizendo que poderiam descer 4 equipas da Divisão de Honra uma vez que o Santacombadense estava em zona de descida da III Divisão isto com base neste regulamento datado de 7 de Julho de 2006. Agora aparece este, datado de 24 de Abril de 2007,que diz que desce mais um se descerem 2 clubes da AF Viseu da III Divisão, o que não será o caso, pelo que presumo que esta época apenas desçam 3 equipas da Divisão de Honra mas fica a dúvida.




  1. Nota: este domingo A MAGIA DO FUTEBOL vai estar no Estádio do Fontelo a ver o jogo do Académico pelo que não haverá no blogue o acompanhamento dos resultados ao minuto. Na segunda feira não percam a reportagem completa do jogo aqui, tanto do jogo dos seniores como dos juniores.

0 comentários: