quinta-feira, outubro 25, 2018

O Académico e os desempates por grandes penalidades

O Académico foi, como todos infelizmente sabemos, eliminado da Taça de Portugal após perder nas grandes penalidades frente ao SC Espinho.

Foi a terceira vez (na Taça de Portugal) que o Académico precisou de chegar a esta forma de desempate, curiosamente todas elas já na era AVFC.


As duas primeiras vezes aconteceram na mesma temporada, em 2013/2014

1. Na terceira eliminatória o Académico deslocou-se a Lisboa para defrontar o Oriental que estava, tal como na atualidade, uma divisão abaixo de nós. O Académico esteve bem perto de ser eliminado, mas Cafú com um golo aos 90+4 levou o jogo para o prolongamento que nada resolveu. Nas grandes penalidades nenhum academista falhou – Diogo Alves, Marco Lança, Cafú, Paulo Monteiro e João Martins – com Pedro Alves (Oriental) a enviar uma bola ao poste. Missão cumprida!

2. Na eliminatória seguinte calhou-nos em sorte deslocar-nos até Coimbra, para defrontar a Académica que então estava na Primeira Liga. Nos 90 minutos não houve golos, já no prolongamento Diogo Valente adiantou os de Coimbra, mas Zé Rui levou o jogo para as grandes penalidades. Aí para o Académico marcaram Marco Lança, Paulo Monteiro e João Martins, no entanto Diogo Alves e Luisinho permitiram a defesa de Ricardo. 4-3 para os de Coimbra.
Foto: Rogério Ferreira/Kapta+ retirada do site zerozero.pt

3. Na época passada, depois de termos eliminado o Lusitano FC (0-1, Sandro Lima) na terceira eliminatória calhou-nos primodivisionário CD Fereinse, jogo disputado no Fontelo. O nosso clube foi sempre superior, mas Caio Seco o guarda redes fogaceiro foi enorme, tanto no jogo como nas grandes penalidades onde defendeu os penaltys de Kiko e Zé Paulo. Os tentos de Bura, Fernando Ferreira e Sandro Lima foram insuficientes para nos qualificarmos (3-4, após 0-0 nos 120 minutos).

Outros três desempates por grandes penalidades aconteceram na Taça da Liga

1. O primodivisionário Belenenses foi o nosso adversário da segunda fase da Taça da Liga da época 2014/2015. Em Viseu vencemos por 3-1 (Luisinho, João Coimbra e Tiago Almeida), mas em Lisboa perdemos 2-0 (golo fora não contava). Nas grandes penalidades só João Coimbra marcou, tendo falhado João Carneiro e Tiago Borges (ambos defendidos por Filipe Mendes.

2. Na época 15/16, logo no primeiro jogo da época, o Académico deslocou-se a Barcelos para defrontar o Gil Vicente. Após empate a um nos 90 minutos (golo de Bruno Carvalho, pelo Gil Avto), nas grandes penalidades venceu o Académico (4-5). Apesar de termos falhado as duas primeiras grandes penalidades (Bruno Carvalho e Tiago Borges), seguiram-se os acertos de Alex Porto, Bura, Fábio Martins, Tiago Costa e Ricardo Ferreira.

3. Na eliminatória seguinte, da mesma época, deslocação ao terreno do Leixões e novo empate a um, com golo academista de Bruno Carvalho. Curiosamente Bruno Carvalho, que havia marcado o golo academista de grande penalidade, falhou com Tiago Costa a falhar também. Os golos de Kiko, Gradíssimo, Alex Porto e Bura não foram suficientes para evitar a derrota (5-4).


Resumindo em 7 desempates por grande penalidades, o Académico «apenas» venceu dois.

1 comentários:

paulo teixeira disse...

Vi ao vivo uma vitória em Marvila frente ao Oriental num jogo epico, e depois vi o reverso uma derrota frente ao Belem no Restelo.
Espero que esta derrota no sabado não deixe marcas, sabemos que uma vitória podia trazer muito alento não foi possivel há que erguer a cabeça e continuar o nosso caminho, somos lideres da segunda porra, mostrem nesses relvados que somos mesmo superiores aos nossos adversários, sabado em Famalicão comam a relva comam as balizas, comam tudo!
FORÇA ACADÉMICO.

Paulo Teixeira

segunda-feira, 16 outubro, 2017