segunda-feira, setembro 03, 2018

Recordar: Tiago Gonçalves

NOME COMPLETO
Tiago Filipe Martins Gonçalves
NOME
Tiago Gonçalves
DATA DE NASCIMENTO
03/09/1986
NATURALIDADE
Viseu
POSIÇÃO
Defesa Central
ESTREIA
Ac. Viseu 1-2 U. Lamas (24/08/2008)
PRIMEIRO GOLO
Sátão 0-2 Ac. Viseu (12/10/2008)
JOGOS
264
GOLOS
14
ÉPOCAS
08/17


Foto de Rui da Cruz retirada do zerozero.pt

Começou a sua formação no nosso clube terminando-a no SC Braga, alcançando 14 internacionalizações pelas camadas jovens portuguesas.

Ao subir a sénior jogou na equipa B dos arsenalistas (05/06), a que se seguiu Moreirense (06/07) e Nelas (07/08), isto a disputar a II B.

Chegou ao Académico na temporada 08/09 alcançando a subida à II B, contribuindo com 35 jogos para essa conquista.
Não foi fácil o seu início de época e as duas expulsões – primeiro em Fiães e depois com o Águeda – levaram a que muitos levantassem dúvidas quanto ao seu real valor. Aos poucos foi crescendo a ponto de ter sido um dos jogadores mais influentes.
Marcou 4 golos: o primeiro no Sátão (0-2), o segundo em Anadia (3-2), novamente ao Sátão (4-0) e por fim na Tocha (1-4).
Quanto a distinções individuais, A MAGIA DO FUTEBOL considerou que ele foi o melhor academista em 3 ocasiões: no Sátão (0-2), em São João de Ver (0-0) e em Anadia (1-0). Em fevereiro foi eleito jogador do mês, sendo o terceiro jogador mais pontuado pelos editores do nosso blogue.

A época seguinte, 09/10, não foi tão feliz até porque o Académico acabaria por descer de divisão. A nível individual iniciou a época lesionado e por isso perdeu os primeiros 7 jogos. A partir daí foi sempre titular jogando todos os minutos de todas as partidas. Foi por nós escolhido uma vez como melhor academista em campo – na derrota caseira com o Operário (0-1).

Em 2010/2011 foi novamente um dos jogadores mais utilizados, dividindo o centro da defesa com Tiago Jonas, Canelas e Calico. Apenas falhou um jogo, fora de casa com o Sourense (0-0). Marcou um golo (em 33 jogos) na goleada caseira frente ao Gândara (7-0). Foi o terceiro jogador mais pontuado pelos editores do blogue na época em causa.

A época seguinte, a de 2011/2012, foi inesquecível – o Académico subiu e o capitão foi por nós eleito como jogador do ano!
Jogou todos os minutos de todos os jogos e foi autor de dois golos, um em Oliveira do Hospital e outro em casa com o Bustelo (2-0).
Foi eleito uma vez como melhor jogador em campo, logo na primeira jornada em Canas de Senhorim. Como jogador do mês foi distinguido em setembro e outubro de 2011.

Na época seguinte, nova subida de divisão. A temporada academista teve 34 jogos e TG apenas falhou um.
Com Carlos Agostinho o central academista foi sempre titular, jogando todos os minutos. Com Filipe Moreira, para além de ter «falhado» um jogo, foi 4 vezes suplente utilizado.
Marcou um golo, no Fontelo com o Benfica de Castelo Branco (1-1) onde foi também considerado o melhor em campo. Foi na época em causa o 5º atleta mais pontuado por nós.

Na época 2013/2014, a primeira como profissional de futebol, chegaram ao clube centrais experientes (Paulo Monteiro e Cláudio) e poderia pensar-se que TG pudesse perder importância. Não foi o que aconteceu. O capitão voltou a ultrapassar a fasquia dos 30 jogos (31), sendo 3 vezes utilizado como suplente.
Com a chegada de Ricardo Chéu (substituiu Filipe Moreira) perdeu algum protagonismo passando a ser o quarto central do clube, isto depois de se ter lesionado em Braga e ter ficado 3 meses parado.
Nessa época foi o 11º mais pontuado pelos editores do blogue, isto depois de ter sido duas vezes eleito como MVP, na Trofa (1-0) e na casa do Atlético (1-0).

Na segunda época nos campeonatos profissionais TG fez uma época excelente. No total  foram 37 jogos (1 como suplente utilizado) e nunca foi substituído, sendo expulso em casa com o FC Porto B (0-0).
Marcou 5 golos – ao Portimonense para a Taça da Liga (4-1), ao Farense (1-0), ao Portimonense para o campeonato (4-2), ao Leixões (2-1) e na Academia do Sporting (2-1).
Foi 3 vezes eleito como melhor academista em campo – no Fontelo com o Farense (1-0), no terreno do Marítimo B (1-0) e finalmente  no terreno do Sporting B (2-1), ou seja, só Luisinho e Dalbert fizeram melhor.
Foi 3 vezes eleito como jogador do mês – dezembro de 2014, março de 2015 e maio do mesmo ano, sendo o 6º atleta mais pontuado por nós.

Na oitava época como academista (2015/2016) voltou a ultrapassar a barreira dos 30 jogos. Foi sobretudo uma época de marcos históricos, ultrapassou José Duarte e Chalana em número de jogos, ultrapassou a margem dos 250 jogos com a nossa camisola e fez os jogos suficientes para entrar no onze de jogadores com mais jogos na Segunda Liga ao serviço do nosso clube.
Foram 32 jogos, 30 como titular, foi substituído 3 vezes e ficou sentado no banco em 11 ocasiões. Fez um golo, em Matosinhos frente ao Leixões (1-1).
Foi uma vez eleito MVP, em Barcelos frente ao Gil (1-1) sendo o 10º jogador mais pontuado por nós.

A época passada, a última com a nossa camisola, foi a que menos jogou. Foram 7 jogos (4 com André David e 3 com Francisco Chaló), quatro deles como titular.
Foi o 24º jogador mais pontuado
No início da época havia a possibilidade, dependendo do número de jogos, de passar a ser de forma isolada o sexto jogador da história academista com mais jogos, mas o máximo que conseguiu foi igualar no tal 6º lugar outro grande nome da história academista… Mário!

Na era AVFC é o jogador que mais vezes envergou o Manto Sagrado!

Neste 264 jogos com TG O Académico alcançou 107 vitórias, 75 empates e 82 derrotas!


É de momento jogador do Lusitano (17/19)!

0 comentários: