sábado, outubro 31, 2015

Ac. Viseu FC 1-1 Leixões SC

Estádio do Fontelo, 31 de outubro de 2015
13ª Jornada da Liga 2
Árbitro: Hélder Lamas (Braga)

Ac. Viseu: Ricardo Janota; Tomé, Mathaus, Bura e Kiko; João Ricardo, Alex Porto (Gradíssimo, 61) e Clayton (Carlos Eduardo, 66); Bruno Carvalho, Tiago Borges (Fábio Martins, 75) e Forbes. Treinador: Ricardo Chéu.

Leixões: Ricardo Moura, João Pedro, Diogo Nunes, Pedro Pinto, Gonçalo Graça, Caio (Miguel Ângelo, 90+3), Max (André Rateira, 69), Bruno Lamas (Rui Cardoso, 67), Ricardo Barros, Yuanyi Li e Tandjgora. Treinador: Manuel Monteiro.

Golos: Yuanyi Li 19 (0-1), Tiago Borges 38 (1-1)

O Académico recebeu hoje o Leixões, e não foi além de um empate. 

O Leixões entrou em campo, de forma a contrariar o favoritismo da equipa do Académico, e contra a corrente do jogo, marcou o golo inaugural da partida. Pouco passava do quarto de hora, quando numa jogada de insistência e após cruzamento para a área, Yuan Li, atira para o fundo das redes de Janota.

O Académico esboçou uma reacção, mas teve sempre bastantes dificuldades, em ultrapassar a equipa do Leixões, que usou e abusou do anti-jogo.

Finalmente aos 40 minutos, aparece o golo academista, excelente jogada de combinação entre, Bruno Carvalho e Clayton, com este a endossar a bola para Tomé, que faz um cruzamento perfeito para o interior da área, onde aparece Tiago Borges a "encostar" a bola para o fundo das redes( Tiago Borges marcou o golo 300 do nosso clube na Segunda Liga ).

Destaque ainda na 1ª parte para uma excelente defesa de Ricardo Moura, que defendeu um remate de Clayton Leite, que levava o selo de golo.

Na segunda parte só deu Académico, a posse de bola esteve sempre do lado academista, mas os lances de perigo teimavam em não aparecer.

O árbitro, também quis fazer parte do jogo, infelizmente para o futebol, pelos piores motivos. 

Num primeiro lance e a remate de Tiago Borges, considerou que o defesa de Matosinhos, não teve intenção de cortar a bola com o braço, e não sancionou uma grande penalidade. Fica a ideia que o podia ter marcado, uma vez que o jogador do Leixões corta um remate perigoso, que ia para a baliza. ( Só as imagens podem dissipar as duvidas )

Depois num cruzamento para a área, o guarda redes Ricardo Moura, sai dos postes, defende apenas com uma mão e cai ao chão, empurrado por um colega de equipa, a bola fica nos pés de Forbes, que só tinha de encostar para o fundo da baliza. O árbitro marca falta de Forbes, quando este nem foi interveniente no lance.

Quase em cima do minuto 90, mais um lance que envergonha o futebol. Kiko, entra na área pelo lado esquerdo, é carregado em falta, prontamente sancionada pelo juiz da partida Sr. Hélder Lamas. Do banco vêem ordens para ser Bura a marcar a grande penalidade, os jogadores, já estavam em posição para o castigo máximo, bandeirinha na sua posição de validação da grande penalidade, e eis que para espanto de todos, inclusive o banco do Leixões, o Sr. Pedro Fernandes, 4º árbitro designado para esta partida, entendeu que a falta tinha ocorrido fora da área. Escandaloso !

Felizmente o jogo foi filmado, infelizmente de pouco ou nada servirá...

Têm a palavra os Sr. António Silva Costa, observador do encontro, o Sr. Vitor Pereira, presidente do conselho de arbitragem da liga e os Srs. Henrique Conceição e João Moreira, delegados da liga.

É por estas e por outras, que os estádios têm cada vez menos publico, e não cativam novos espectadores.

Uma palavra final, apenas para dizer que o Leixões, festejou muito o ponto conquistado, sabendo lá no seu intimo, que forças maiores os levaram ao colinho.

João Nunes Socio nº 81

9 comentários:

Anónimo disse...

O Académico não jogou bem e o empate tem de aceitar-se, agora o árbitro depois de assinalar penalti tem de manter a sua decisão, pois foi ele que estava perto e foi ele que viu e foi ele que assinalou.
3 pontos 4ªf par ao Académico!

Carlo sSilva

sábado, 31 outubro, 2015
alberto de jesus disse...

que vergonha este arbitro, não tenho nenhum desejo de ir mais para o estádio Fontelo ;
o academico de viseu e roubado en muitos jogos, mas porque ?????????
este campeonate, esta liga, esta federacao ??????????
que vergonha, vergonha, vergonha..........
senhor présidente justiça por favor........

sábado, 31 outubro, 2015
paulo teixeira disse...

Depois de um golo limpo anulado contra o Varzim, depois daquilo que aconteceu no domingo em Olhão, hoje continuou o roubo, se calhar hoje não fizemos muito para conseguir a vitória mas que este empate tem o dedo do labrego que veio de Braga para apitar lá isso tem e vou ficar por aqui pois a revolta é muita!

Paulo Teixeira sócio 433

sábado, 31 outubro, 2015
--FD disse...

Há duas épocas num Académico - Sporting Covilhã o árbitro da partida também foi protagonista no final da partida numa situação com algumas semelhanças à que se passou hoje. Na altura, as imagens encherem páginas de jornais desportivos, chegaram à televisão e o Académico foi crucificado. Semanas depois, contra o Benfica e novamente no Fontelo, não foi assinalada uma grande penalidade a favor do Académico e anularam um golo limpo também ao Académico. O jogo foi integralmente filmado pela sporttv, de vários ângulos mas as imagens não tiveram eco.

Há duas semanas o Braga inaugurou o marcador num golo em claro fora de jogo. No jogo contra o Varzim, foi anulado um golo limpo. No jogo contra o Olhanense, aparentemente também (não vi as imagens). Hoje foi o que foi... Para além do lance caricato, houve uma mão dentro da área do Leixões e o outro lance em que o guarda redes é incomodado pelo defesa da sua própria equipa e é marcada falta contra o Académico. Não serão erros a mais?

É verdade que o Académico não fez um jogo de encher o olho, consentiu o golo num grande erro defensivo mas merecia ter ficado com os três pontos. Foi pena, com mais dois pontos estávamos lá em cima.

Enfim, é preciso levantar a cabeça, corrigir o que há a corrigir e preparar o próximo jogo.

Força Académico!

domingo, 01 novembro, 2015
Anónimo disse...

O lance do Forbes, esse é de golo feito, e é um erro que decide o jogo! Não há nenhum jogador do Académico junto ao GR. Quem o estorva é um colega seu que o impede de segurar a bola. Erro brutal do árbitro com o Académico a sair muito lesado!
No lance do penalti, o árbitro depois de marcar e sendo ele que está a 2 metros do lance, só tem de manter a sua decisão, não há outra forma de fazer. O 4º árbitro no sítio onde está não pode, nem tem condições para ver melhor do que o árbitro, por isso, o árbitro depois de ter marcado, tem de assumir a sua decisão.

https://www.youtube.com/watch?list=PLCDpYEJhvVvUORCadxel59oMNKg3VDjQL&v=wpZ3dx3sWiQ


Sempre Académico!

TODOS ao FONTELO, em Força apoiar o Académico rumo à 1ª Divisão!

Carlos Silva

domingo, 01 novembro, 2015
Marco disse...

Desculpem, mas o lance em causa nem parece penalty e parece fora da área...pois...é a Minho opinião apesar de ser academista

segunda-feira, 02 novembro, 2015
José Carlos Ferreira disse...

Na minha opinião há aqui algo mais importante de discutir se é penalty, ou não, até porque as imagens não esclarecem nada nesse aspecto.

Esclarecem, isso sim, que o árbitro marcou penalty. Esclarece também que o árbitro está perto do lance, muito melhor colocado que qualquer imagem televisiva, e que não teve dúvidas em assinalar a grande penalidade. Depois nada mais se vê, ou seja, do porquê de voltar com a palavra atrás. Dizem que foi o quarto árbitro que o influenciou. Mas porquê o quarto árbitro se o lance se passa nas “barbas” do árbitro?

Mas pronto já passou e quem ficou a ver dois possíveis pontos a voar, foi apenas o Académico de Viseu. Se fosse um dos três estarolas toda a gente se indignava, mas como é apenas o clube (um dos) da nossa terra, que se lixe.

segunda-feira, 02 novembro, 2015
--FD disse...

Concordo com o José Carlos Ferreira: o mais grave no lance do suposto penalty é a maneira como o quarto árbitro a algumas dezenas de metros se impôs perante um árbitro que está em cima do lance. Qual é a desculpa? Para o árbitro principal continuou a ser falta pois foi marcado o livre. O quarto árbitro a 40 ou 45 metros viu melhor o local dessa falta do que o árbitro em cima da jogada?

Para mim ainda mais grave que esse lance foi a jogada em que o guarda-redes foi incomodado pelo seu próprio colega e foi marcada falta atacante. A sério, não consigo entender. São lances destes que decidem um jogo. O pior é que tem sido uma constante nos últimos jogos. Qual será a nota do árbitro? É possível saber-se?

segunda-feira, 02 novembro, 2015
Marco disse...

Apesar do que disse concordo com estas 2 opiniões. Nunca vi um árbitro a marcar um penalty e depois desdizer-se por completo. É vergonhoso...imagina se acontece num jogo da 1• Divisão....

quarta-feira, 04 novembro, 2015