sábado, novembro 29, 2014

FC Porto B 3-2 Ac. Viseu FC



FC PORTO B-ACADÉMICO DE VISEU, 3-2
Segunda Liga, 16.ª jornada
29 de Novembro de 2014
Estádio de Pedroso, em Vila Nova de Gaia

Árbitro: Ricardo Baixinho (Lisboa)
Assistentes: Ricardo Luiz e Pedro Pereira
Quarto árbitro: Pedro Miguel Ribeiro

FC PORTO B: Raul Gudiño; David Bruno (cap.), Lichnovsky, Zé António e Kayembe; Tomás Podstawski, Tiago Rodrigues e Otávio; Kelvin, Ivo Rodrigues e Ricardo
Substituições: Kayembe por Víctor García (53m), Tiago Rodrigues por Francisco Ramos (63m) e Ivo Rodrigues por André Silva (68m)
Não utilizados: Kadú, Diego Carlos, Leandro Silva e Frédéric
Treinador: Luís Castro

ACADÉMICO DE VISEU: Ivo; Tomé, Eridson, Pedro Santos (cap.) e Dalbert; Clayton, João Ricardo e Tiago Borges; Luisinho, Sandro Lima e Tiago Almeida
Substituições: Tiago Borges por João Coimbra (59m), Tiago Almeida por Paulo Roberto (69m) e Pedro Santos por João Carneiro (87m)
Não utilizados: Ricardo Ribeiro, Tiago Gonçalves, Filipe Nascimento e Alex Porto
Treinador: Ricardo Chéu

Ao intervalo: 2-0
Marcadores: Kelvin (12m), Ricardo (17m), Ivo Rodrigues (61m, pen.), Clayton (70m) e Sandro Lima (85m)
Disciplina: cartão amarelo a Lichnovsky (31m), Eridson (61m), João Coimbra (76m) e Kelvin (90+4m)



Era mais fácil fazer copy paste do jogo da época passada, no dia 16 de Março. Em tudo idêntico ao de hoje, a equipa do Académico começou cedo a perder, chegando a uma desvantagem de 3-0 e depois iniciou uma recuperação na exibição e no resultado. E tambem no final, praticamente a fechar o desafio, falhou uma oportunidade flagrante aos 90m, o que faria o 3-3. Na altura por Fausto Lourenço, hoje por Sandro Lima. Fica por isso um sabor amargo por esta derrota, até por termos falhado um penalty que daria o 2-1 e certamente poria o jogo mais equilibrado.


Mas reportando-nos a hoje, os primeiros 10 minutos foram de equilíbrio e da tentativa do Académico em jogar largo e nao só cá atrás na defesa.
Luisinho e Tiago Almeida iam tentando furar, mas sem grande consequência.
Aos 12 minutos, um revés, com Kelvin a trabalhar no ataque, finta Tomé, entra na área, e com bastante espaço para rematar, faz o primeiro golo.
Passados 5 minutos, novo trabalho de Kelvin na esquerda sobre Tomé, centra e aparece na pequena área Ricardo Pereira (jogador da seleçao de Sub-21) a cabecear a fazer o segundo golo.
A defesa do Académico neste minutos estava num sufoco. Kelvin, Otávio e Ricardo iam dando água pela barba.
Mostra disso foram as 3 grandes defesas de Ivo, entre os 20 e os 35 minutos.
Mas por volta da meia hora o momento do jogo.. Penalty assinalado sobre Sandro Lima. Tiago Almeida parte para a bola ... mas o Guarda redes estica-se e defende. Ficaria 2-1 e concerteza relançava o jogo, só que desta forma ainda mais desmoralizada a equipa ficou.
Há tambem um centro de Luisinho na direita a que Sandro Lima responde mas com um pontapé frágil e facilmente defensável.
O FC Porto B ia por isso até ao intervalo a comandar o resultado e as operações.
Aos 41 minutos uma situação inesperada mas que levou perigo à baliza do FCPorto. O árbitro marca livre indireto a favor do Académico porque o Guarda redes terá agarrado a bola , jogado com os pés e novamente agarrado. Estes livres causam mais sensação de perigo do que verdadeiramente perigo real, tal é o numero de jogadores na barreira. (Nota: Chegaram os sprays aos jogos do Académico para marcar a zona da barreira)
 Mas mais uma vez, o GRedes defendeu o remate de Tiago Almeida e na recarga um defesa portista tirou a bola da baliza, após remate de Dalbert.

Na 2ª parte tudo diferente.
O Académico entrou muito bem, a pressionar o meio campo e a defesa do Porto B e com maior dinamismo. Parece que o intervalo fez bem à equipa que começou a criar sensação de querer chegar ao golo.
Tiago Borges surge mais construtor e tambem na área. Numa dessas ocasiões, entra na área mas o remate sai fraco para a defesa do redes.
Após um canto, o mesmo Tiago remata mas por cima da baliza de Raul Gudiño.
O Académico mostrava ter mais homens no ataque e maior dinamismo.
Aos 59 minutos um dos momentos importantes, a entrada de João Coimbra para o lugar do Tiago Borges.
A partir daí intensificou-se a pressão academista.
João Coimbra começa a pautar o jogo, a ler melhor e a encontrar  mais soluções. Tomé aparece tambem mais interventivo e surgem do lado direito boas jogadas.
Surge entretanto um livre direto de Luisinho para as maos de Raul Gudiño.
Numa das poucas jogada do Porto com perigo efetivo, aos 62 minutos, um avançado entra na área e é tocado . Lance para penalty. Desta vez nao falhou naquela baliza.. e ficou feito o 3-0 por Ivo Rodrigues.
Pouco depois, aos 71 , uma boa jogada em que João Ricardo faz um passe longo para a direita, onde Tomé domina muito bem a bola, centra e aparece no coração da área Clayton a fazer de cabeça o golo. Gooooooooooooooooooloooo Académico!!
Foi  um bom tónico, porque a partir daqui só deu Académico.
Ricardo Chéu tira entretanto Tiago Almeida para a entrada do Paulo Roberto.
Com mais um avançado, Paulo Roberto ajudou  a abrir espaços na defesa portista e a criar mais problemas e ocasiões.
De vários cantos que principalmente Luisinho ia ganhando, um deles deu golo. Canto na esquerda e ao primeiro poste surge em antecipação Sandro Lima a pentear a bola para dentro da baliza. Goooooooooooooooooooooooooooolo Académico!
Estava feito o 3-2 aos 87 minutos e o assédio à baliza portista era agora mais evidente que nunca.
Aos 91 minutos, surge um lance que fez gritar golo. Luisinho mais uma vez bem na esquerda, centra impecavelmente e Sandro Lima muito bem na área cabeceia para golo. Mas o Guarda redes mexicano do Porto consegue com uma palmada tirar a bola mesmo na linha de golo. Seria o justo 3-3!

Fim do jogo, vitória injusta na nossa opinião porque na segunda parte justificava-se mais um golo para o 3-3. De qualquer forma fica o aviso da entrada receosa do Académico que provocou alguma tremideira e os 2-0 logo aos 17 minutos.

Aqui fica o resumo do jogo, via site do FC Porto:
http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/bes-acviseu.aspx 


5 comentários:

paulo teixeira disse...

Os erros pagam-se muito caro, foi o que aconteceu duas desatenções da defesa na primeira parte e duas perdidas flagrantes marcam a primeira parte, grande reacção na segunda parte mas aquele terceiro golo quase matou o jogo, levantámos-nos outra vez e quase que chegávamos ao empate que era inteiramente justo.
Estamos no rumo certo para fugir aos últimos lugares há que acreditar nesta equipa, mas se houver verba precisamos de reforços em Janeiro, senão houver cá nos temos de arranjar com o que temos!

Paulo Teixeira sócio 752.

sábado, 29 novembro, 2014
Anónimo disse...

Campeonato Nacional da 2ª Liga
16ª Jornada, sábado, 29 de novembro de 2014 – Estádio Dr. Jorge Sampaio – Pedroso – V.N. Gaia
F.C. Porto B – 3 ; Ac. Viseu – 2

Ivo na Baliza,
Tomé, Pedro Santos, Iridson, Dalbert
João Ricardo, Clayton, Tiago Borges;
Tiago Almeida, Sandro Lima e Luisinho.
Entraram na 1ª parte:
Entraram na 2ª parte: João Coimbra, Paulo Roberto e João Carneiro para os lugares de Tiago Borges, Tiago Almeida e Pedro Santos


Treinador: Ricardo Chéu

Marcadores:
1ª parte:
2ª parte: Clayton e Sandro Lima

Resultado ao intervalo: 2-0


A seleção do México tem guarda-redes para os próximos anos
Raúl Manolo Gudiño Veja
Académico muito bem na 2ª parte, exibição de gala que merecia pelo menos o empate.


Ricardo Chéu trouxe novamente o bom futebol, tal como tinha acontecido na época anterior, com a equipa a ter uma atitude daqueles que faz com que as pessoas contem umas às outras, e, hoje, ainda para mais o jogo foi televisionado e por isso, é fácil testemunhar aquilo que eu vou escrever que é o seguinte, o Académico joga sempre um jogo positivo, mesmo quando o normal seria desistir e esperar que o jogo acabasse, perante tanta adversidade, mas esta Equipa, estes Jogadores, esta forma de encarar todo e qualquer jogo pelo seu Treinador, leva a que o adepto na bancada siga sempre o jogo com interesse e com a esperança de que algo de bom, ainda possa acontecer, mesmo quando tudo parece contra nós.
O jogo de hoje, pode descrever-se da seguinte forma: O Académico entra no jogo a equilibrar, mas sem procurar desde logo cair em cima do seu adversário, ainda assi, repito, jogo perfeitamente equilibrado, até que um jogador de seu nome Kelvin, inventa um lance que tudo desequilibrou e no primeiro remate à Baliza o Porto faz golo. Pouco minutos volvidos, Kelvin de novo, num centro da esquerda mais do que perfeito e 2-0 para o Porto, no 2º remate à Baliza do Académico. Pouco mais de um quarto de hora de jogo e já tudo parecia perdido, mas este Académico tem uma alma enorme e não vai abaixo, quando muitas outras equipas o fariam.
O Porto tem aí o seu melhor período e cria de facto algumas dificuldades à defesa Academista, até que por volta dos 30 minutos, penalti a favor do Académico, em lance em que Tiago Almeida poderia fazer golo, mas o árbitro marca penálti sobre Sandro Lima ou Tiago Almeida. Tiago Almeida chamado a marcar fá-lo com um bom remate para o lado direito, mas o espantoso jovem guarda-redes mexicano defende com uma extraordinária defesa, e não foi a única e decisiva no jogo, houve outra de igual dificuldade já no minuto 90 que dava o justo empate ao Académico.

Já pero do intervalo, o árbitro marca livre dentro da área a favor do Académico, por demora na reposição do guarda-redes ou por outra qualquer razão que não consegui apurar. Lance sempre de grande perigo, mas os defesas do Porto todos colocados em cima da linha de baliza, são muito rápidos a sair e impedem por 2 vezes que o Académico faça golo. Ao intervalo 2-0, com o Porto a marcar nas 2 primeiras situações e o Académico a desperdiçar 2 ocasiões flagrantíssimas.

(continua)

Carlos Silva

sábado, 29 novembro, 2014
Anónimo disse...

(continuação)


Na 2ª parte o Académico entra com uma atitude de querer virar o jogo e logo no 1º minuto numa perda de bola da defesa do Porto, Tiago Borges isolado remata, mas não consegue enganar, repito, mais uma vez, espantoso jovem guarda-redes mexicano do Porto.
Ainda, assim a equipa continuou a carregar, mas foi o Porto a chegar ao 3-0 de penalti, num erro da defesa Academista, pois o lance estava particamente perdido pelo avançado do Porto, mas o árbitro marcou penálti e IVO advinha o lado, quase defende mas 0 3-0 estava feito.

Todos pensariam que era uma questão de esperar pelo fim do jogo, pois o resultado em termos de vencedor estaria encontrado, sem a mínima dúvida. Puro engano, pois este Académico tem uma alma incrível e daí até final praticou o melhor futebol de toda a época, tendo a entrada de João Coimbra muito contribuído para esse facto, pois espalhou categoria pelo relvado, criou muitos desequilíbrios no meio-campo, carregou a equipa para a frente.
Sucederam-se vários lances de perigo, várias oportunidades de golo, 2 golos, ainda a faltarem, cerca de 10 minutos, descontos incluídos o Académico carregou em busca do empate, que só não surgiu porque já para lá do minuto 90, uma vez mais o Guarda-Redes mexicano faz uma defesa do outro mundo, impedindo assim o justo empate do Académico a cabeceamento do nosso jogador.

Até final o Académico ainda teve mais um ou outro cruzamento perigoso e um remate de Luisinho que não sai com a melhor direção.

Perdemos um jogo, ganhámos uma extraordinária equipa e no próximo jogo há que continuar este bom trabalho pois a vitória vai acontecer para o nosso lado.

Jogámos na 2ª parte muito melhor, criámos mais situações de golo, tivemos mais posse de bola, merecíamos um resultado melhor. O que impediu a nossa vitória? A superior classe de Kelvim e Gudiño (guarda-redes) e a infelicidade total e completa em 3, 4 momentos decisivos do jogo, não foi em um, nem em 2, foi em vários.

Ivo na Baliza esteve excelente. Tomé e Dalbert nas laterais muito bem. No centro da defesa, Pedro Santos impecável, Iridson após paragem veio com algumas dificuldades e não foi imperial em todo o jogo, como nos habituou. No meio campo, Clayton excelente. Luisinho magnífico jogo. Tiago Borges não foi o dia em que as coisas lhe saíram melhor, mas é um jogador de grande categoria. Sandro Lima, excelente golo.

Temos Equipa, Temos Académico!

Vamos Acreditar, vamos apoiar, vamos à gala do Académico!


Trata-se de um campeonato de um nível competitivo impressionante, onde os resultados são de uma imprevisibilidade total e onde é muito difícil ganhar seja a quem for, por isso há que comparecer e em força para ajudar o Académico neste projeto que mais tarde ou mais cedo vai levar-nos à 1ª Divisão do Futebol Português, mas até lá todos temos de ajudar para que consolidemos a nossa posição no Futebol Profissional em Portugal.


Força Ricardo Chéu.

Sempre Académico!

Carlos Silva

sábado, 29 novembro, 2014
Anónimo disse...

Repetição do ana passado, mas com uma diferença ABISMAL: No ano passado o ACADÉMICO foi ROUBADO de forma infame!
Esta ano, não. O árbitro esteve bem e foi a ineficácia nos penalties que ditou o resultado. Este ano já se falharam penalties demais e isso quer dizer o quê? FALTA DE TRABALHO!
Um penalty não tem nada de sorte, ao contrário do que se costuma dizer. Por isso temos jogadores que quase nunca falham e outros que falham a torto e a direito. Falta de trabalho, de treino. Lembro-me bem dos tempos em que o Académico tinha os seus marcadores de penalties e os treinos acabavam sempre para todos, menos para os marcadores de penalties e os guarda-redes, que ficavam muito tempo a apurar a técnica de marcação.
Tivesse ontem o penalty sido marcado e o Académico ganhava o jogo, porque o FCP acabou na 2.ª parte, deu o estoiro completo!
Académico muito bem na 2.ª parte, Chéu a mexer bem, boas indicações. Queremos mais! Queremos uma boa série de vitórias, como no ano passado, para dar a tranquilidade que a equipa precisa para voos maiores. Com uma ou outra alteração no mercado de inverno, porque não sonhar...
Uma palavra para o nosso timoneiro, sr. Albino: Muito bem. Uma asneira, corrige-se com uma medida acertada. Chéu é o nosso técnico "natural" nesta fase e já se retratou da asneira que fez ao saír para Penafiel. Desta vez Chéu disse muito claramente que quer jogar a 1.ª Liga COM O ACADÉMICO! Assim dito, com clareza e certeza, o Chéu deu-nos a ambição que nós também temos.
QUEREMOS ESTAR NA 1:ª LIGA E VAMOS LÁ CHEGAR! COM TRABALHO, COM LUTA, COM QUERER!
Academistas, vamos ao Fontelo! Vamos dizer ao sr. Albino, a Ricardo Chéu e aos jogadores que têm atrás de si UMA CIDADE e UMA REGIÃO BEIROA!

domingo, 30 novembro, 2014
--FD disse...

Infelizmente saímos do reduto do FC Porto B com mais uma derrota averbada mas segui a transmissão televisiva em directo e, francamente, gostei do que vi.

Vi uma equipa academista entrar em campo com o objectivo de pontuar em mente e o FCP apenas tocou na bola já depois dos três minutos de jogo. O primeiro golo portista, por intermédio de Kelvin, surgiu contra a corrente de jogo e poucos minutos depois sofremos o segundo (há que rever o lance dezenas de vezes para evitar que volte a acontecer algo semelhante. O jogador do FCP teve tempo de correr largos metros para cabecear aquela bola!). Depois disso o nosso guardião fez duas ou três excelente defesas e a partir daí o Académico esteve mais por cima do jogo.

Há que treinar as grandes penalidades pois pelas minhas contas, corrijam-se se estiver errado, já falhámos duas em três oportunidades!

Felizmente já se nota uma atitude bastante diferente e muito mais aguerrida - num dos últimos lances o nosso guarda-redes até subiu à área, tal como em alguns momentos da época passada. Nunca atirámos a toalha ao chão e merecíamos no mínimo o empate. O guarda-redes adversário (que grande exibição!) acabou por ser considerado o melhor em campo e nesse sentido concordo com o Ricardo Chéu quando no final do jogo disse que tínhamos acabado de perder um ponto.

Em suma, a atitude da equipa foi fantástica, na segunda parte demos banho de bola e se continuarmos assim tenho a certeza que temos capacidade para fazer um bom campeonato.

Hoje não li a imprensa desportiva mas se for de encontro aos comentadores de ontem do Porto Canal muito provavelmente vão dizer que foi o FCP que "adormeceu e desligou o chip" a partir dos 3-0 e não que o Académico lutou e tudo fez para inverter o resultado negativo de 3-0. Na minha cabeça achava possível a "vingança" pelos 3-3 contra a Oliveirense mas não foi possível. Paciência...

Há que apoiar esta equipa, que bem merece, e esperar regressar às vitórias já na próxima jornada contra o Vitória de Guimarães B.

VAMOS LÁ ACADÉMICO!
FORÇA!

domingo, 30 novembro, 2014