quarta-feira, setembro 24, 2014

Ac. Viseu FC 3 - 1 CF Belenenses

Estádio do Fontelo, 24 de setembro de 2014
1ª mão da Segunda Fase da Taça da Liga
Árbitro: Artur Soares Dias (Porto)

Ac. Viseu: Ricardo Ribeiro; Tiago Costa (Tomé, 69), Pedro Santos (c), Eridson e Dalbert; Alphonse, Alex Porto e João Coimbra; Luisinho, Tiago Almeida (Ricardo Ferreira, 72), Tiago Borges (Paulo Roberto, 82) e Luisinho. Treinador: Alex Costa.

Belenenses: Ventura; Nélson (André Teixeira, 10), Palmeira, João Meira e Daniel Martins; Pelé e Bruno China (c); Abel Camará, Tiago Silva (Fábio Sturgeon, 58) e Fredy; Mailó (Deyverson, 58). Treinador: Lito Vidigal.

Golos: Luisinho 38 gp (1-0), João Coimbra 56 (2-0), Freddy 63 gp (2-1), Tiago Almeida 65 (3-1)

O Académico de Viseu teve um arranque de jogo de elevado nível e a primeira parte foi, quase, de sentido único, tirando dois ataques belenenses mas em que o perigo foi relativo.
O Académico com uma ala direita diabólica, excelentes as combinações entre Tiago Costa e Luisinho e entre este e Tiago Borges, colocou a cabeça em água à defesa lisbonense. Daniel Martins, o defesa esquerdo, terá por certo dificuldades em esquecer este jogo. Ainda antes do golo inicial do Académico, apontado de grande penalidade por Luisinho, já o mágico academista tinha desperdiçado uma boa chance para facturar. A juntar a isto sublinhe-se a grande dinâmica imposta pelo meio campo academista onde João Coimbra - que jogo! - esteve em grande destaque.

Na segunda parte o Belenenses entrou decidido a mudar o jogo, com os seus jogadores mais rápidos sobre a bola e com Freddy, sobretudo ele a levar alguns calafrios à baliza academista. 
Mas o Académico chegaria ao segundo golo. Num verdadeiro hino ao contra ataque- vejam o resumo e digam-me se tenho ou não razão - João Coimbra, de cabeça, marcaria ao segundo poste, respondendo de maneira perfeita a um cruzamento de Tiago Borges da direita, isto depois de mais um bom trabalho de Luisinho.
No entanto o "pesadelo de Oliveira de Azeméis" chegou a pairar no Fontelo quando Freddy, de penalty, reduziu para os azuis de Belém. Só que o Belenenses nem tempo teve de saborear o golo, já que no imediato Tiago Almeida - formado no clube da Cruz de Cristo - desviou para a baliza de Ventura uma bola cabeceada ao poste por Eridson. Estava feito o resultado final.
Até ao fim o Académico geriu bem o resultado - desta vez ninguém tem nada a apontar ao treinador. Destaque ainda para uma grande defesa de Ricardo Ribeiro a evitar o 3-2.

Bom resultado, bom jogo, mas a eliminatória está a apenas no intervalo. E domingo há jogo com o Famalicão e convém não "entrar de salto alto"!

José Carlos Ferreira, sócio 325 do Académico de Viseu Futebol Clube

9 comentários:

Anónimo disse...

Que irao dizer agora os que nestas linhas normalmente arrasam a equipa? Foi sorte? Se calhar até foi! Mas ganhar a uma equipa da primeira divisao e por um numero tao esclarecedor, nao deve deixar duvidas a ninguem e assim resolvam apoiar e confiar mais nestes jogadores e treinador e deixa-los fazerem o trabalho deles à sua maneira. Afinal, não somos favoritos e apenas queremos não descer de divisao. E, acima de tudo, se nós lá estivéssemos, nao faríamos melhor...!
CARLOS FERREIRA
Toronto

quarta-feira, 24 setembro, 2014
Académicomania disse...

Parabéns Académico!! Muito bem, esta vitoria é um excelente tónico para os jogos que vêm! Força Académico!! Agora era aguentar o resultado fora e seguir para a fase de grupos...

quarta-feira, 24 setembro, 2014
paulo teixeira disse...

Jogo muito bem conseguido pelo Académico que assim vai com algum oxigénio até ao Restelo no dia 29 de Outubro, dois golos de vantagem permitem uma gestão mais desafogada dos 90 minutos que faltam para resolver esta eliminatória.
Acreditar até ao fim que é possivel chegar á fase seguinte da taça da liga, eu dia 29-10-2014 vou ao Restelo, de uma vez por todas viseenses e academistas venham tambem sei que somos muitos e quantos mais melhor para demonstrar á equipa que estamos com eles!

Paulo Teixeira sócio 752.

quarta-feira, 24 setembro, 2014
Anónimo disse...

Taça da Liga Portuguesa de Futebol Profssional
2ª Fase, 24 de setembro de 2014 – Estádio do Fontelo - Viseu
Ac. Viseu - 3 ; “Os Belenenses” - 1


Ricardo Ribeiro na Baliza,
Tiago Costa, Pedro Santos, Eridson, Dalbert
Alphonse, Alex Porto, João Coimbra; Tiago Borges;
Luisinho e Tiago Almeida.
Entraram na 1ª parte:
Entraram na 2ª parte: Tomé, Ricardo Ferreira e Paulo Roberto para os lugares de Tiago Costa, Tiago Almeida e Tiago Borges

Treinador: Alex Costa

Marcadores:
1ª parte: Luisinho (penálti) e e autogolo do jogador da Oliveirense
2ª parte: João Coimbra e Tiago Almeida

Resultado ao intervalo: 1-0

Muitos anos depois, o Académico venceu de novo (e de forma categórica) uma equipa da 1ª divisão do Futebol Português!

Dia importante na história do nosso clube, pois marca o regresso aos triunfos contra equipas da 1ª divisão, algo que não acontecia há muitos anos, mais de uma década, e mais importante do que jogar com equipas da 1ª divisão, marca o regresso às vitórias contra equipas desse escalão, algo que já não acontecia, possivelmente, há quase década e meia. Alguém se lembra da última vitória contra uma equipa da 1ª divisão? Terá sido o Penafiel para a Taça de Portugal?
Há que realçar esse facto, pois este Belenenses, ainda há poucos dias impôs um empate ao Sporting, em Alvalade, razão pela qual se ouviu com alguma graça, no Fontelo, algo do género: “pensavas que o Académico era o Sporting” isto referindo-se ao Treinador Lito Vidigal.
Hoje, o Académico mostrou que tem um bom plantel, tem uma equipa que sabe estar em campo, tem um treinador que sabe escolher e montar uma equipa para entrar no jogo e mandar no mesmo, e isso mesmo também mostrou no jogo com a Oliveirense, com o Braga B e com o Trofense, só que em alguns desses jogos, as coisas não correram bem, após as alterações, mas falar depois é fácil, mas no último jogo a ganhar 3-0, não era de fazer alterações, então quando é que se podem fazer? Depois do que aconteceu, obviamente, que todos, a começar pelo nosso Treinador, Alex, percebemos, que era melhor não ter mexido, mas alguém podia ter imaginado o que veio a acontecer. Contra o Braga B, Alex mexeu e a equipa não melhorou, mas e então aí, precisávamos de ganhar o jogo, e não se fazia nada e depois se o resultado fosse o mesmo ou pior, mesmo que a equipa jogasse melhor, o que diriam os adeptos?
Isto de ser treinador de futebol é muito fácil, cá fora, na bancada, e lá dentro, se do outro lado não estiver uma equipa que também queira ganhar o jogo, pois se assim acontecer, é muito difícil ser treinador e tomar decisões debaixo de tamanha pressão. A Oliveirense no último jogo, jogou e jogou bem, e a perder por 3, foi com tudo lá para a frente e acabou por ser feliz. Onde nós falhámos foi em não ter aproveitado para saídas rápidas e para matar o jogo, fazendo o 4º golo, mas isso já lá vai, e voltando, ao que interessa, o jogo de hoje:
o Académico fez um jogo muito bom, mandou completamente no jogo, teve praticamente sempre o controlo da situação e do resultado, foi a 1ª equipa a criar muito perigo, Luisinho, por milímetros remata ao lado, e depois numa jogada na área, vários remates e a bola não entra por falta de sorte, é mesmo o termo, e chegou ao intervalo a ganhar por 1-0, mas poderiam ser 2 ou mesmo 3, e nesse período o Belenenses não criou, que me lembre, qualquer lance de perigo.


(Continua)

Carlos Silva

quarta-feira, 24 setembro, 2014
Anónimo disse...

Desculpe SR Carlos Ferreira mas nós somos favoritos e candidatos à subida. O Sr. não viu o jogo mas eu vi e o Académico só tem que se saber assumir como candidato à subida por 2 factores: qualidade da equipa e dinheiro investido na mesma!!! Chega???

quarta-feira, 24 setembro, 2014
Joaquim Cinzento disse...

Muito bom resultado do Académico frente ao Belenenses. Apesar da equipa de Belém ter apresentado uma equipa com alterações no onze que costuma iniciar os jogos na primeira divisão, este é um resultado muito positivo. O jogo da segunda mão será obviamente de muitas cautelas, mas este resultado saboroso já ninguém o tira.
Fui um dos que criticou a actuação do nosso treinador no último jogo (espero tê-lo feito de maneira construtiva e não depreciativa), porque julgo que foi muito evidente o prejuízo da sua leitura do jogo, nomeadamente colocando o Sandro Lima, muito estático, quando poderia ter aumentado o número de jogadores no miolo ou na defesa, privilegiando a contenção da bola e impedindo o ímpeto que a Oliveirense conseguiu obter. Contudo, repito, acabou por ser um momento de aprendizagem para todos e, como tal, apreciei as posteriores declarações do nosso treinador, na antevisão a este jogo e no rescaldo do anterior, a assumir a sua responsabilidade e a defender os jogadores, sem, no entanto, e palavras suas, deixar de «cobrar e exigir» mais deles. É este vigor e esta exigência que acabam por ser vantajosos quando as equipas são competitivas e que mais facilmente trazem um bom retorno.
Verdade seja dita: comparando esta equipa com a que iniciou a época do ano passado, parece-me que,nesta altura, além de mais soluções, a equipa tem uma postura mais adequada nos jogos, mais estendida no campo (as equipas do Filipe Moreira defendiam bem, mas tinham grande dificuldade em sair da retracção), tentando controlar mais vezes a bola e mais perto de concretizar. É um mérito que lhe reconheço.
O que gostaria de levar deste jogo? Mais do que os números, gostaria que a equipa se consciencializasse, sem receios, das suas capacidades e que encarreirasse numa série de bons resultados. Para o resto, temos de ser nós a dizer «presente».


Cumprimentos.

quinta-feira, 25 setembro, 2014
--FD disse...

Resposta ao Sr Carlos Silva: não sei quando foi a última vitória do Académico contra uma equipa da primeira divisão mas não foi contra o Penafiel. Presumo que se esteja a referir à vitória na taça de Portugal 2001/2002, correcto? Nessa época o Penafiel jogava na Segunda Divisão.

Resposta ao Anónimo que por sua vez responde ao Sr Carlos Ferreira atenção que é apenas a minha opinião: infelizmente não é condição suficiente a qualidade e o dinheiro investido numa equipa. O futebol é um desporto com um elevado nível de incerteza e se calhar é por isso que é tão apaixonante. Não faço a mínima ideia de quanto cada equipa investiu na presente época mas o que eu acho - e atenção que é simplesmente a minha opinião - é que para além de ser obviamente necessário ter uma equipa vencedora dentro do campo é igualmente fundamental ter uma estrutura forte. Não me interpretem mal, eu amo o Académico de Viseu e a época ainda vai no início e é tudo incerto, mas sinceramente penso que não estamos, para já, preparados para outra realidade que não a Segunda Liga. Não tenho a mínima dúvida que o Académico tem pessoas que também amam o clube e que fazem o que podem por ele mas acho que esta é a altura para fazer crescer o Clube fora de campo. Digo isto porque na minha opinião a parte de marketing e comunicação está ainda longe do que poderia ser. Posto isto, considero que o importante para o futuro do nosso clube não é subir de divisão apenas no campo desportivo. Há que juntar as pessoas, criar uma massa crítica, aumentar o número de sócios e fazer crescer a marca Académico. No fundo, criar condições para que o Académico tenha potencial desportivo independentemente da divisão em que jogar.

Termino o meu comentário apropriando-me de uma frase com a qual eu concordo em absoluto: "Seja na distrital, ou na Liga dos Campeões, este clube representa para nós, A Magia do Futebol."

quinta-feira, 25 setembro, 2014
Anónimo disse...

Está desculpado Sr. Anónimo (pode inventar um nome para nao ser totalmente anónimo), mas discordo. E se pensar assim, vai ver que sentirá algumas frustacoes no futuro. Quanto a qualidade da equipa, nao temos duvidas mas o certo é que ha melhor. Pela maneira como fala até parece que somos os melhores do campeonato e os que temos mais dinheiro, que como sabe se calhar melhor do que eu, não é verdade.
Se formos realistas e justos, evitaremos desilusoes. Eu já estou vacinado e fique a saber que não deve existir maior academista do que eu.
Um abraco
CARLOS FERREIRA
Toronto

quinta-feira, 25 setembro, 2014
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

É nossa intenção fazer um post sobre jogos do Académico com equipas da I Divisão (quando o Académico não estava lá obviamente). De qualquer das formas pensamos que o último jogo em que vencemos uma equipa da I Divisão foi este:

http://a-magia-do-futebol.blogspot.pt/2010/01/recordar-academico-1-0-uniao-da-madeira.html

quinta-feira, 25 setembro, 2014