domingo, agosto 03, 2014

Ac.Viseu FC 0-0 SC Covilhã

Estádio do Fontelo, 3 de agosto de 2014
3º Jornada da Taça da Liga, Grupo B
Árbitro: Manuel Mota (Braga)

Ac. Viseu: Ivo Gonçalves; Tiago Costa, Pedro Santos, Tiago Gonçalves (c) e Dalbert; Alphonse, João Coimbra (Marcel, int), Alex Porto e Luisinho (Filipe Nascimento, 74); Tiago Borges e Paulo Roberto (Sandro Lima, int). Treinador: Alex Costa.

Sp. Covilhã: Taborda; Tiago Moreira, Diogo Coelho, Edgar (c) e Agostinho Soares; Djikiné, Gilberto e Nana K; Adriano Castanheira (Bilel, 67), Traquina (Tatui, 77) e Erivelto (Yannick Makota, 57). Treinador: Francisco Chaló.

Entrou em campo o Académico de Viseu a todo o gás com Luisinho, na direita, a cruzar a bola para a cabeça de Paulo Roberto que, acossado, atirou ao lado. Foi sol de pouca dura…

O meio campo academista marcava mal – João Coimbra está fora de ritmo – e tal misturado com algum mau posicionamento, defensivo, fez com que o Sporting da Covilhã pegasse no jogo, jogasse a seu belo prazer, criando verdadeiros calafrios na defesa academista. Valeu-nos que a inspiração atacante do SC Covilhã não estava nos seus dias com o Erivelto a mostrar-se algo perdulário.

A nível atacante a equipa do Académico mostrou-se coxa só criando perigo pelo lado direito, excelentes combinações entre Tiago Costa e Luisinho, já que no lado esquerdo Alex Porto só se via, quando vinha para o meio.

Perto da meia hora a melhor oportunidade dos covilhanenses através de um contra ataque rápido, que João Coimbra não conseguiu matar, com a bola a surgir em Erivelto que rematou ao lado. Recordemos que este avançado nos fez dois golos na Covilhã em jogo da pré época, hoje correu-lhe mal. Ainda bem.

Pouco depois outra “meia oportunidade” para o Académico com uma excelente combinação entre os “Tiagos” com o Borges a dar para o Costa que rematou ao primeiro poste, quando todos esperavam um cruzamento, mas Taborda não se deixou enganar.

Ao intervalo empate a zero.

Na segunda parte ficaram no banco João Coimbra (saída normal) e ainda de Paulo Roberto (estava a ser dos melhores) e entraram Marcel (o Académico deixou de estar coxo) e também Sandro Lima (pior do que Paulo Roberto).

E o Académico melhorou. Alex Porto veio para o meio, e melhorou a sua prestação, e ajudou Alphonse a tapar os caminhos por onde andavam os serranos, pressionando bem alto. E o Académico podia ter marcado, Tiago Gonçalves abriu de forma excelente na direita em Luisinho, que entra na área e remate cruzado ao lado.

Com Marcel a pegar na batuta, ao mesmo tempo que Luisinho se ia eclipsando, o Académico foi sempre a melhor equipa na segunda parte. É verdade que não criou grandes oportunidades, mas notou-se sempre que era a equipa que estava mais perto do golo.

O Sporting da Covilhã, que dificilmente seria eliminado mesmo que perdesse, apostou então no contra ataque – com a defesa academista a resolver bem – e até mandou uma bola ao travessão, quando um cruzamento foi intercetado por Tiago Costa que levou a bola a bater na parte superior da barra, mas Ivo tinha tudo controlado, por ali a bola não entraria.


Com este empate o Académico alcança um feito histórico alcançado, pela primeira vez, a segunda fase da Taça da Liga

11 comentários:

Leonardo disse...

Contratar avançados tão inoperantes não é a melhor estratégia para se vencerem jogos. No ano passado foi o Samir. Este ano o Sandro Lima e o Paulo Roberto... Se não aparecer um avançado minimamente credor dessa posição, vai ser duríssimo vencer os jogos.

domingo, 03 agosto, 2014
Anónimo disse...

Parabéns académico pela passagem a segunda fase!!
Alguém sabe se na segunda fase a equipa já recebe algum dinheiro?

domingo, 03 agosto, 2014
Anónimo disse...

Taça da Liga
3ª Jornada, 03 de agosto de 2014 – Estádio do Fontelo - Viseu
Ac. Viseu - 0 ; S. C. Covilhã - 0

Treinador: Alex Costa

Objetivo cumprido!

Num período e férias para muitos dos potenciais espetadores do Fontelo que por essa razão não apresentou a moldura humana que certamente irá registar nos jogos do Campeonato, tempo ameno para a época, relvado em excelentes condições, jogo decisivo para o Académico tendo em vista a continuidade nesta prova, a Taça da Liga, onde nunca tínhamos passado da 1ª fase e por isso, algo de histórico poderia acontecer, hoje, no Fontelo, e aconteceu mesmo. Este é portanto o 1º ponto que quero salientar, o Académico cumpriu o 1º objetivo da época, algo que nos deixa contentes, e é algo que temos de valorizar.
Agora, vamos ao jogo, propriamente dito, e aqui as coisas não correram tão bem, como aconteceu com o objetivo conseguido. Efetivamente não se tratou de um bom jogo de futebol, mas tal também tem de se aceitar, pois estamos numa fase muito prematura da época, e por esta altura, no ano passado, estávamos bem pior, por isso há que dar tempo ao tempo e acreditar que aquilo que hoje não saiu bem, com trabalho e empenho de todos acabará por funcionar.
O S. C. da Covilhã apareceu em campo com a qualificação praticamente assegurada e fez um jogo tranquilo, sem receio de jogar no meio campo do Académico e durante largos períodos do encontro pareceu que estava numa fase mais adiantada da preparação do que o Académico. A espaços, e esse foi realmente o problema, pois não houve constância na exibição, o Académico conseguiu boas jogadas de ataque, mormente pelo lado direito por Luisinho, que parece ser a par de Dalbert e Tiago Costa o jogador em melhor forma no Académico. Acabou de sair por lesão, mas esperamos que volte rapidamente pois todos precisamos do Luisinho.
O Académico não fez uma grande exibição, longe disso, repito, mas conseguiu o objetivo que era a qualificação para a fase seguinte e isso tem de ser relevado, apesar de todos nós estarmos à espera de tal ser conseguido com uma vitória e uma boa exibição, mas há que ter calma, paciência, perceber que a época é muita longa, mesmo muito longa e agora com os jogos a mais da Taça da Liga vão ser mesmo muitos jogos, pelo que há que fazer uma boa gestão do plantel para conseguirmos dar uma boa resposta em todos os jogos.
Ivo na Baliza esteve seguro e à sua frente os centrais também estiveram bem, tal como os laterais. No meio campo João Coimbra ainda se ressente bastante da longa lesão que o colocou sem jogar muito tempo e na frente, entrado na 2ª parte, Sandro Lima, ainda não sai do período de férias e começa a ser preocupante a situação de Sandro Lima no Académico e passo a referir as razões: Sandro Lima chegou ao Académico vindo da 1ª divisão, rotulado de um jogador que poderia fazer a diferença pela positiva e por isso as exigências para com eles seriam maiores do que para com os seus colegas, e isso não torna a sua tarefa fácil, mas há que enfrentar a situação trabalhar mais do que todos os outros e afirmar tão rápido quanto possível a sua qualidade, sob pena da margem de tolerância que lhe é concedida pelo treinador e pelos adeptos se esgotar rapidamente,
A um ponta de lança pede-se que marque golos, faça assistências para golo, mas quando tal não é possível, pede-se atitude, apoio aos colegas, qualidade no passe, na posse, etc., e até agora tudo tem saído mal a Sandro Lima. Vamos acreditar que se trata apenas de um mau início de época, e que à medida que a preparação avança vamos ter um jogador à altura do estatuto com que chegou ao Académico. Sandro Lima tem de perceber que veio para o Académico para jogar ao mais alto nível e pode ter a certeza que terá o apoio de todos, se mostrar que vem com atitude de ganhador e com vontade de correr mais do que todos, um pouco à imagem de Cafú, na época passada.

(continua)

Carlos Silva

domingo, 03 agosto, 2014
Anónimo disse...

(continuação)

Falei um pouco mais de Sandro Lima, pois saltou à vista te todos os que estiveram no Fontelo (e mesmo os que não viram) que foi uma unidade a menos em toda a 2ª parte. Falei e escrevi, agora, pois estamos numa fase inicial, onde as coisas devem ser clarificadas por todas as partes e serei o primeiro a vir em defesa de Sandro Lima, num jogo que lhe corra mal, mas em que não houve a mínima dúvida sobre o seu empenho e a sua forma de trabalhar para ajudar a equipa, algo que nos jogos que até agora vi, ainda não aconteceu.
A parte final do jogo não foi famosa e quando se esperava que o Académico tudo fizesse para chegar ao golo efetivamente faltou capacidade para tal e deixou todos no Fontelo, um tanto ou quanto preocupados com a falta de objetividade nessa fase do jogo.
Como positivo realço a passagem à fase seguinte e determinados períodos do jogo, embora, ainda pouco, em que em velocidade, o Académico criou bons lances de perigo junto à Baliza do S. C. da Covilhã.

Como conclusão final podemos afirmar que o resultado foi justo para o que se passou durante os 90 minutos, pois oportunidades flagrantes de golo praticamente não existiram em ambas as balizas.
A claque do Académico ainda algo tímida no apoio à equipa, tal como a restante moldura humana do Fontelo, é preciso mais APOIO vindo das bancadas para que tal embale a equipa para grandes jogos, e grandes resultados.
O campeonato é já a seguir e todos queremos começar bem, vamos tudo fazer para que tal possa acontecer!

Força Académico!

Força Alex Costa

Carlo Silva

Todos ao Fontelo, todos à sede do Académico para obter o cartão mágico e Sócio do Académico!

domingo, 03 agosto, 2014
Costa disse...

Jogo muito equilibrado e bem disputado, mas nada de especial em termos técnicos, pelo que, para mim e por aquilo que ambas as equipas produziram, o empate sem golos é justo.
Concordo com o Leonardo. Pela amostra - e espero vir a enganar-me - o fantasma do Cafu vai pairar sobre o Fontelo.
Noutro sector e ao contrário daquilo que tinha acontecido há uma semana, hoje a defesa até pareceu certinha e talvez não seja, como na altura me pareceu, o elo mais fraco da equipa.
Algo que já me parece um facto: esta equipa, apesar de quase totalmente renovada, parece, apesar de tudo, ter mais entrosamento do que a equipa do ano passado por esta mesma altura, a qual teve um início de época desastroso, isto apesar de este ano o plantel me parecer menos competitivo.
Vamos ver como isto continua.
Para já, parabéns pelo apuramento!
Vemo-nos na segunda fase!

domingo, 03 agosto, 2014
Anónimo disse...

É verdade que falta verdadeiros atacantes .
Podra ser o mesmo problema como no início da temporada 2013/2014
Academico de Viseu sempre ...

domingo, 03 agosto, 2014
Anónimo disse...

Pela primeira vez na 2.ª fase! Bravo!
Uma vez mais tivemos a melhor assistência de todos os jogos de hoje.
O nosso treinador não tem qualificações para ser treinador na 2.ª Liga? No site da Liga não vem o nome dele. Será por isso? Ou é mero erro da Liga?

domingo, 03 agosto, 2014
paulo teixeira disse...

Um empate com sabor agri-doce não foi completamente doce porque não ganhámos mas o que interessa é que passámos á fase seguinte desta competição e isso é que vai ficar na história desta competição.
Todos nós gostaríamos de ter um homem golo na equipa daqueles finalizadores nato o problema é que nesta equipa não abunda o que é necessário para ter um homem destes temos de nos contentar com o que temos, este inicio de época não vai ser muito diferente daquilo que aí vem, vai ser sofrer, sofrer... uns domingos bons outros menos bons e temos de ter a esperança de ver este barco chegar a bom porto.
Os possíveis adversários do Académico na próxima fase são estes, Sp. Braga, V.Guimaraes, Rio Ave, Arouca, Gil Vicente, Belenenses, Paços de Ferreira e Boavista jogos a 24 de Setembro a 1ª mão e 29 de Outubro 2ª mão um jogo no Fontelo outro na casa do adversário que nos calhar em sorte, penso que ainda não há direito a dinheiro nesta fase, por mim venha daí o Belenenses seria mais um jogo do Académico aqui em Lisboa e logo no Restelo naquele cenário lindo, venha quem vier vamos ter fé que vamos longe ás vezes é só preciso uma pontinha daquela malvada (sorte) que vai e vem!

Paulo Teixeira sócio 752

domingo, 03 agosto, 2014
Anónimo disse...

Pelo que tenho visto, esta equipa parece me alguns furos abaixo da anterior. Jogo muito directo nos pontas de lança, pouca profundidade no jogo e a única solução credível no ataque tem sido Luisinho com os seus rasgos tem criado alguns desequilíbrios, e Marcel que quando entra tem conseguido mexer um pouco com o jogo. Nao traz grandes dividendos jogar com dois pontas, Tiago Borges bons pormenores, mas tem dar mais, Paulo Roberto, esforçado, batalhador, mas ja deu para perceber que para fazer um golo tem que dispor de algumas ocasiões. Quanto a Sandro lima, um jogador que vem de um escalão acima, o que tem feito é muito pouco, pra nao dizer nada, desligado do jogo, sem chama, sem aquele faro para o golo, enfim, espero que seja so na parte inicial e que ainda esteja a entrosar se na equipa e a ganhar forma.! No meu ponto de vista. Quanto a defesa penso que esteve quase toda ela bem, dalbert parece distraído em algumas situações de jogo ao nao defender como se lhe pede e as bolas aparecerem nas costas dele, em que tem constantemente ser dobrado pelos seus colegas de setor. Quanto ao meio campo, algo preso, a nao saber matar as saídas do Covilhã, a mastigar muito a bola e a nao saberem assumir o jogo. Coisa que na 2parte melhorou. Alex porto com a passagem para o meio campo conseguiu libertar se e o Alfonse consegui fazer jogar mais a equipa. Em suma, espero estar enganado, mas esta época nao vai ser nada facil, vejo uma equipa com poucas soluções pra tantos jogos, mas ... vamos todos apoiar, é a melhor solução. Forca acadêmico

segunda-feira, 04 agosto, 2014
Anónimo disse...

Parabéns acadêmico, objectivo Cumprido. Sábado so a Vitória .interessa! Carrega acadêmico! Bom campeonato a todos vocês!

segunda-feira, 04 agosto, 2014
Anónimo disse...

Essa da equipa uns furos abaixo da anterior é engraçada quando comparado com o final da época passada! E comparar com o início dela? Pois... eu lembro-me bem do futebol (ou falta dele) que se assistiu e não me parece nada pior neste momento.

segunda-feira, 04 agosto, 2014