sexta-feira, agosto 19, 2016

Adversários do passado: União FCI de Tomar

Nome: União Futebol Comércio e Indústria de Tomar
Ano de fundação: 1914
Localidade: Tomar
Associação: Santarém
Estádio: Municipal de Tomar
Equipamento: Camisola vermelha e preta listada verticalmente, calções pretos, meias vermelhas


Longe vão os tempos áureos do União de Tomar que hoje em dia disputa as distritais de Santarém. Já anda arredado dos campeonatos nacionais desde 2001/2002. No entanto já por seis vezes disputou a I Divisão nomeadamente nas seguintes épocas: 68/69, 69/70, 71/72, 72/73, 74/75 e 75/76.

A última vez em que Académico e União de Tomar se encontraram já foi há mais de 20 anos, no entanto já disputaram entre si catorze jogos. O Académico venceu sete jogos, empatou três e perdeu quatro, marcou dezoito golos tendo sofrido quinze.
No Fontelo o Académico nunca perdeu, ganhou cinco jogos e empatou um, marcou dez golos e sofreu três.
Em Tomar a equipa de Viseu ganhou dois jogos, empatou outros tantos e perdeu quatro. Marcou oito golos e sofreu doze.

Tudo começou no dia 8 de janeiro de 1967 com o Académico a vencer por 2-1 com os golos academistas a serem apontados por Paixim e Óscar. Estávamos então na 13ª jornada, zona norte, o treinador academista era Janos Biri e, curiosamente, no banco dos nabantinos estava o ex treinador/jogador do Académico – Di Paola. No jornal Record, em crónica assinada por Fernando Abreu, podíamos ler o seguinte “jogando com sinal de ataque os locais venceram com justiça".
Na segunda volta, na última jornada, as duas equipas empataram a uma bola. Adiantou-se o Académico no marcador por João Pereira mas Tótoi, na segunda parte, acabaria por empatar a partida. Foi um empate “lógico” segundo a crónica do jornal Record.
Ainda nessa época em jogo a contar para a Taça Ribeiro dos Reis – competição que começava depois de terminar o campeonato – o Académico deslocou-se até Tomar e perdeu por esclarecedores 3-0.

Na época seguinte, 67/68, os dois clubes voltaram-se a encontrar. Foi logo à 2º jornada e no Fontelo o Académico venceu por 2-1 com os golos academistas a serem apontados por Inácio na sua estreia como marcador academista. Foi um jogo equilibrado com um resultado certo como dizia o jornal Record de então. No banco dos nabantinos, tal como em 66/67, estava um conhecido ex academista Óscar Tellechea.
Na segunda volta, na jornada 15 disputada a 11 de Fevereiro, a equipa de Tomar derrotou os academistas (2-1) com o golo do nosso clube a ser apontado pela lenda – Basto – que fez na altura o momentâneo 1-1. O jornal Record de então tinha como título da sua crónica “impôs-se a melhor condição física”. De referir que o União de Tomar subiu nessa época à I Divisão
Nessa época os dois clubes encontrar-se-iam também na Taça Ribeiro dos Reis. Foi outra vez em Tomar com a turma da casa a vencer por 3-1 com o golo academista a ser apontado por Paixim.

Novo reencontro na época na época 76/77. Em Viseu, na primeira volta, o Académico venceu o União de Tomar por 2-1 com golos de Basto e Penteado. O Académico venceu bem, com boa réplica dos unionistas na primeira parte era o que dizia o jornal A Bola.
N segunda volta, jogo disputado em Abrantes, os nabantinos venceram o nosso clube por 2-0. Segundo o jornal A Bola o Académico remeteu-se à defesa embora sem grandes efeitos práticos. No fim da época o Académico foi 9º e o União de Tomar 10º.

A época seguinte, a de 77/78, foi de glória para o Académico que alcançou a subida à I Divisão. No entanto o CAF foi incapaz de derrotar o União de Tomar. Os dois jogos acabaram empatados a zero bolas.

Novo reencontro na época 79/80 com o Académico mais uma vez a alcançar a subida de divisão mas desta vez vencendo os dois jogos com o União de Tomar. Em Tomar, na 14º jornada, o Académico venceu por 1-2 com os golos a serem apontados por N´Habola e Inaldo. “N´Habola chegou para arrumar o União” dizia o Record.
Na segunda volta, em Viseu, goleada academista por 3-0 com os mesmos marcadores da primeira volta a que se juntou Gerúsio, todos os golos apontados na segunda parte. “os golos tardaram mas chegaram e… sobraram” diria A Bola.

Último encontro na época 92/93 e mais uma vez o Académico subiu de divisão. Na primeira volta, logo na 1ª jornada, em jogo disputado em Santarém, o Académico venceu por esclarecedores 0-3 com os golos a serem apontados por Besirovic (2) e Fernandes. “E podiam ser mais tão flagrante é a diferença” dizia o jornal Record.
Na segunda volta, em Viseu, vitória pela margem mínima com o golo academista ser apontado por Edilson aos 76 minutos

Jogadores que jogaram em ambos os clubes


Campinas - Ac. Viseu (93/94), U. Tomar (98/99);
N´Habola – União de Tomar (74/75), Ac. Viseu (79/80);
Nimanda - Ac. Viseu (91/92), U. Tomar (92/93).

0 comentários: