segunda-feira, setembro 02, 2013

SC Covilhã 1-0 Ac. Viseu FC

Complexo Desportivo da Covilhã, 1 de setembro de 2013
5ª Jornada da Liga 2 Cabovisão
Árbitro: Daniel Cardoso (Aveiro)

Sp. Covilhã: Taborda, Tiago Lopes, Rocha, Edgar, Alex Kakuba, Massaia (Paulico, 48), Gilberto, Tiago Martins, Carlos Manuel (Adriano, 75), Báta (Gui, 89) e Forbes. Treinador: Francisco Chaló.

Ac. Viseu: Hélder Godinho; Tomé, Thiago Pereira, Cláudio, Tiago Gonçalves e Marco Lança (Cafú, int); Paulo Monteiro, Capela e João Alves (João Martins, 72); Ouattara e Zé Rui (Leonel, 72). Treinador: Filipe Moreira.

Expulsão: Capela 41

Golo: Báta 38 (1-0)

Filipe Moreira voltou a insistir no seu 5x3x2 e penso ter ficado provado, mais uma vez, que este sistema não resulta. Pelo menos não resulta com os jogadores que jogaram, nas posições que jogaram. Terá morrido, de vez, este sistema de jogo no Complexo Desportivo da Covilhã? A ver vamos.
O jogo até começou animado. Logo nos primeiros instantes da partida Cláudio cabeceou em direcção da sua própria baliza obrigando Hélder Godinho a defender para canto. No contra ataque, proveniente do pontapé de canto referido, o Académico dispôs da sua grande oportunidade – a única! – bola em Ouattara que desmarcou na perfeição João Alves que descaído sobre a direita rematou cruzado, junto ao poste direito da baliza de Taborda.
Depois, e até ao golo do Sporting da Covilhã, viu-se um cartão amarelo para Marco Lança, um cruzamento do defesa esquerdo e desvio sem perigo de Ouattara e um livre de João Alves que Thiago Pereira desviou para a figura de Taborda, e ainda outro amarelo, desta vez para Cláudio.
E de repente surgiu o golo covilhanense. É verdade que a equipa da casa, com o viseense Carlos Manuel a pegar na batuta do jogo dos serranos, mostrava ser capaz de trocar bem a bola, mas estava a ser inofensiva em termos atacantes mas… cruzamento largo, ao segundo poste, Tiago Gonçalves não conseguiu desfazer o lance, a bola sobra para Báta que de ângulo apertadíssimo faz a bola sobrevoar Hélder Godinho e anicha-se nas redes academistas. Um golo verdadeiramente inacreditável.
Pouco depois Capela foi expulso. Um jogador covilhanense estava caído no chão, a bola continuava a saltitar por ali, Capela tentou jogar a bola e, pelos vistos, acertou no covilhanense. Pareceu-me um lance completamente casual, um lance sem maldade. O árbitro, muito melhor colocado do que eu, entendeu que foi uma agressão.
Nos descontos da primeira parte, o Académico ainda rematou à baliza covilhanense, mas Marco Lança atirou ao lado.
A segunda parte iniciou-se com Cafú em campo no lugar de Marco Lança e viu-se um Académico com vontade de fazer algo de positivo. Mas foi um Académico demasiadamente curto. Só nos minutos finais em três ocasiões, Tiago Gonçalves por duas vezes e João Martins noutra, é que ameaçaram a baliza dos serranos, mas não passaram da ameaça.
O Sporting da Covilhã limitou-se a controlar o jogo. Esteve perto do golo, por volta do minuto 65, mas Hélder Godinho defendeu bem.
E pronto, mais uma derrota para o Académico de Viseu. Não me custa perder, desde que reconheça no adversário uma superioridade clara e inequívoca. Não foi o que vi ontem. Vi, isso sim, um Académico sem rumo, sem uma fio de jogo, sem garra, sem chama, sem ambição, sem tanta coisa essencial. E bastou um golo esquisito para nos aniquilar.
É preciso arrepiar caminho. Rapidamente!


José Carlos Ferreira, sócio 325 do Académico de Viseu Futebol Clube

15 comentários:

Anónimo disse...

Campeonato Nacional da 2ª Liga
5ª Jornada, 1 de setembro de 2013 – Estádio Municipal da Covilhã
S. C. Covilhã-1 ; Ac. Viseu-0

Ac. de Viseu com:
Hélder Godinho na Baliza,
Tomé, Cláudio, Pereira, Tiago Gonçalves, Paulo Monteiro e Marco Lança; Capela, João Alves;
Zé Rui e Ouatara.

Treinador: Filipe Moreira

Entraram na 2ª parte Cafú, Martins e Lionel

Tarde de muito calor, bem acima dos 30 º, tem sido uma constante neste 5 primeiras jornadas, bancada central composta, vários adeptos do Académico na bancada, ausência da claque, o que se lamenta, independentemente das razões de uma e outra partes, que não discuto, pois não tenho dados suficientes para dar uma opinião válida, refiro apenas que tenho pena de não estarem presentes para APOIAREM o Académico pois é essa a única função de uma claque.

De forma curta e direta, jogo péssimo, com resultado mau e exibição catastrófica do Académico com uma arbitragem calamitosa, que numa decisão precipitada estragou um jogo, que já de si estava a ser mau, pois a expulsão de Capela é INACREDITÁVEL e pareceu por encomenda, para como acredito na seriedade das pessoas, tratou-se obviamente de um terrível e infeliz erro do árbitro que em muito prejudicou o Académico.

Jogo equilibrado, sem oportunidades de golo até que por volta dos 35 minutos da 1ª parte num pontapé em que a bola deu a sensação que tinha passado por cima da baliza e iria cair bem lá para a pista de atletismo, eis que ou uma rajada de vento ou uma qualquer “bruxaria” dá um efeito tal À bola que parece que a foi buscar já para lá da linha do fundo (por cima da baliza) e a fez encaminhar para dentro das redes. Será que passou por cima, e a rede estava rota !?
Golo mais estranho que do local onde me encontrava juntamente com os restantes adeptos do Académico deu a nítida sensação que algo de estranho aconteceu.
Mas hoje, o que de mau iria acontecer ainda mal tinha começado, e depois de uma entrada sem chama do Académico , deste golo caído do céu par ao Covilhã, eis que logo de seguida, o árbitro decide chamar a si a decisão do jogo, expulsando, num lance que o amarelo até se poderia eventualmente aceitar, mas até me parece que uma chamada de atenção chegaria pois o jogo estava a ser super-correto, Capela, e colocando o Académico a jogar com 10 atá ao fim do jogo.
Futebol é 11 contra 11, e desvirtuar esta verdade é matar o jogo.

Veio a 2ª parte e outra atitude se esperava por parte da equipa do Académico, mesmo jogando com 10. Filipe Moreira faz entrar Cafú par ao lugar de Marco Lança, muito terá berrado certamente com os jogadores ao intervalo, mas a qeuqipa demostrava falta de capacidade para criar lances de verdadeiro perigo perante um Covilhã que ia trocando a bola e queimando tempo de todas as formas. Mais tarde entra Lionel e Martins, mas hoje não era dia e tudo saiu mal, depois da grande 2ª parte no jogo com o Tondela.
Hoje, os jogadores tiveram um dia não e Felipe Moreira por mais que se esforçasse para tentar inverter o estado de coisas, não foi possível.

Foi um dia de desacerto total em que “destoaram” Cláudio, atuação de altíssimo nível, como sempre e Hélder na Baliza em bom nível, e ainda deve estar para perceber, como todos nós como foi entrou aquela bola ao minuto 37.

(Continua)

Carlos Silva

segunda-feira, 02 setembro, 2013
Anónimo disse...

(Continuação)

Só há uma forma de ultrapassar uma exibição descorada como esta, que é entrar em campo com grande vontade, já no próximo domingo, desde o 1º minuto, apelar a todos os Sócios e Adeptos para que vão ao Fontelo que façam sentir aos jogadores, Treinador e Direção que estão com eles e que todos juntos vamos jogar bem e vencer.

Não é tempo de quezílias e divisões, de invenções e procura de soluções milagreiras, pois em Futebol só com trabalho e … tempo se conseguem resultados. Há uma semana de trabalho pela frente, onde com o empenho de todos acredito, dando serenidade À equipa, acredito que no Domingo, a lição do jogo de hoje foi por todos aprendida, e não mais haverá uma exibição “vergonhosa”, desculpem-me o vocábulo, mas transmite o que senti, como aquela a que se assistiu hoje na Covilhã.

Repito aquilo que já disse na época passada, o Académico pode jogar bem, ou menos bem, pode perder, empatar ou ganhar, mas não pode voltar a repetir uma exibição como aquela que aconteceu hoje, pois é insuportável para quem está na Bancada, no Banco, a ver pela TV, seja onde for.

Foi mau, mas há que saber tirar daí as lições para futuro e cada um terá de desempenhar o seu papel, durante a semana e já no próximo jogo.
Jogadores e Treinador, treinarem bem, com alegria e motivação e soltarem-se em campo de modo a poderem apresentar um futebol agradável, mostrando sempre atitude e vontade de vencer.
Direção, depois do esforço tremendo que fez para constituir um plantel que tem inegável qualidade, proporcionar tranquilidade à equipa dizendo-lhes que o que aconteceu não pode voltar a repetir-se, mas depois deixar as pessoas fazerem o seu trabalho, dando confiança a todos.
Sócios e Adeptos: Mostrar que somos um grande Clube e que nas horas difíceis estamos onde somos precisos, no Estádio a APOIAR.

O 1º jogo foi há apenas 22 dias, por isso, ainda não passou um mês, o que é pouco tempo para consolidar uma equipa, no entanto, hoje, mesmo com 8 o Académico tinha obrigação da fazer mais do que aquilo que fez com 10.

Não é tempo de começar a dar palpites e ir em busca de soluções mágicas, é tempo sim de União em toda a família Academista.

Hoje tudo saiu mal e há jogos em que é assim. Desses jogos o importante é todos, jogadores e Treinador tirarem as devidas conclusões e aprenderem com os erros cometidos para que tal não volte a acontecer.

Sê Sócio e traz um amigo!


Eu Acredito nesta Equipa, Jogadores, Treinador e Direção

UNIDOS SOMOS FORTES!


Nós Somos o Académico,

Carlos Silva

segunda-feira, 02 setembro, 2013
--FD disse...

Não estive na Covilhã mas já vi e revi o resumo do jogo (o vídeo está disponível no Facebook do Sporting da Covilhã).

Quanto à exibição da nossa equipa só tenho uma palavra para o que vi através do vídeo: má! Em relação ao lance da expulsão do Capela, vou tentar acreditar que o árbitro, estando bem colocado, assistiu a alguma coisa que o vídeo não mostra. Então o Capela salta para com a parte de baixo do pé desviar a bola para longe e quando já está o ar o jogador do Sporting da Covilhã escorrega e torna o contacto inevitável... Vejam o vídeo e expliquem se estiver a pensar mal...

É preciso muita união para conseguirmos dar a volta por cima. A "guerra" com a claque veio, sem dúvida, na pior altura.

Força Académico!
Vamos melhorar já no próximo jogo!
EU ACREDITO!

segunda-feira, 02 setembro, 2013
--FD disse...

Aqui fica o vídeo do jogo: http://www.youtube.com/watch?v=DEGbCasE2eI&feature=youtu.be

segunda-feira, 02 setembro, 2013
Anónimo disse...

Meus Academistas ....nao podemos aceitar de animo leve este tipo de situaçoes . O n/ treinador e estrutura tecnica e responsavel por tudo aquilo que se esta a passar. ( Nao ghanhar). Com esta equipe paga a peso de ouro ,os resultados tem que ser outros. ( Tinhamos o Sami e diziamos que nao faziamos golos a ninguem com ele. E pergunto , e com estes ?? Fazemos ??). Na Baliza temos o Ricardo e o Janota e diziamos que sofremos Golos ,que nao havia confiança . E agora , Ha ?? ( Os 2 juntos nao ganham o que ganha o Godinho sozinho ......e este Faz<milagres ?'Nao Faz !).
Com os nomes que temos neste plantel ( DIGO AGORA< , NESTE MOMENTO ) temos que obrigatoriamente fazer mais e melhor. Para mim o treinador nesta divisao e muito incompetente. Nao tem tarimba!E mais tarde ou mais cedo vai ter que se ir Embora. Assim aconteceu no Santa Clara, Olivais E Moscavide , Sp Covilha etc....Seria melhor ser Agora. Depois sera tarde demais ......Existe o Tulipa , Alvaro Magalhaes , Jorge Paixao ,Prof Neca ,ULISSES MORAIS ETC...... etc........tantos com mais capacidade .........ESTE E MUITO FRACO! ( Aceitava estes resultados com o plantel da pre-epoca. Agora Nao ...........).Ta muito dinheiro em Jogo..... Esta nao hora de acordar , ACADEMICO!

segunda-feira, 02 setembro, 2013
Anónimo disse...

Exibição vergonhosa do académico. filipe Moreira está este ano para o Académico como carlos Agostinho esteve o ano passado mas apenas nos jogos fora. Esperemos que a direção tome medidas como então tomou, pois tal como carlos Agostinho (bom treinador para o nível regional), também Filipe Moreira é bom treinador mas apenas para o campeonato nacional de sénior e não para o campeonato profissional. Com Filipe Moreira não poderemos esperar mais que isto: jogar com 3 centrais e 2 trincos e apenas 2 extremos na frente. Abola não passa pelo meio campo, não há ninguem que paute o jogo. ganhámos ao tondela mas já na altura se referiu que jogamos pouco. O plantel vale muito, muito mais do que temos mostrado, é pena termos ao comando alguém sem ambição que prefere jogar para não perder do que olhos nos olhos. Não me venham com desculpas de que a equipa está em construção pois a evolução da mesma tem sido muito, muito fraquinha. temos que ter alguém no banco que consiga retirar o melhor dos jogadores o que manifestamente já deu para ver que Filipe Moreira não consegue. temos que agradecer a FM o facto de ter levado a equipa aos campeonatos profissionais , mas devemos ser inteligentes para perceber que não tem mãos nem capacidade para conduzir o Académico em campeonatos profissionais. Estamos em risco de perder o balanço do regresso aos campeonatos profissionais 14 anos depois pois os Academistas estão descontentes, preocupados e tristes com a prestação da equipa. É tempo de tomar medidas e entregar a equipa a alguém competente como por exemplo Alvaro Magalhães, pois com este treinador vamos continuar a marcar passo.

Nuno - Sócio Academista

segunda-feira, 02 setembro, 2013
Viriatus disse...

No principio é que se deve arrepiar caminho pois ainda há tempo para mudar, não é no fim. Tenho assistido a alguns treinos e sinceramente não gosto. Há tecnicos que, tendo tido exito no ano anterior, não o têm na época seguinte e num escalão mais elevado. De onde chegou o treinador do Académico? Porque motivo deixou o anterior club? Tudo isto deve fazer refletir a Direção do Académico, enquanto é tempo. Ai alvaro magalhães....

segunda-feira, 02 setembro, 2013
Anónimo disse...

Dos jogos que vi, vou tentar mostrar os defeitos deste 5-3-2, com que o Académico se tem apresentado:

1º: se com 2 centrais é importante ter laterais que subam e cruzem para a área, com 3 centrais ainda mais. Isso não tem acontecido.

2º: Um dos trincos é central de raiz, o que ainda puxa mais a equipa para traz. Como os laterais não sobem acabam por ser 6 defesas, que só se atrapalham. Vejam o golo do Covilhã: 2 defesas em cima do homem e nenhum corta a bola.

3º: Os dois da frente, são extremos. No fundo, andam a fazer o trabalho que deveria ser feito pelos laterais deste sistema, e quando centram, quase nunca está lá alguém para finalizar.

4º Uma táctica tão defensiva, tira esperança aos jogadores, mesmo antes de entrar em campo. Não entram com a alegria e ambição que deviam.

5º Esta é para mim a mais importante: este tipo de tácticas não funciona porque a maior parte dos jogadores foi treinado toda a vida num sistema de 4 defesas. A táctica até pode ser perfeita, mas como não existe hábito de a usar e os jogadores não se sentem confortáveis, ela nunca pode ser interpretada de forma rentável.
Por alguma razão, quase nenhuma equipa de topo a usa: para não baralhar o jogador, colocando em causa todo o trabalho de base que ele tem.

Em conclusão: já no ano passado, quando o Filipe Moreira chegou, se não estou em erro fizemos 2 ou 3 jogos com 5 defesas. Correu também mal e ele lá rectificou para 4 defesas e conseguimos subir.
Este ano estamos igual. Espero que já no próximo jogo voltemos a táctica clássica, com 4 defesas e um ponta de lança.

Se quase ninguém usa este tipo de táctica, porque há-de ser o Académico o rato de laboratório?

Vamos lá, sem complicar o fácil, que temos plantel para fazer um grande campeonato.

Força CAF

Miguel

segunda-feira, 02 setembro, 2013
Anónimo disse...

Como Academista quero expressar aqui a minha opiniao. Nao considero o Filipe Moreira o treinador adquado e com competencias para o nosso clube e para esta epoca em curso. 2013-14. ( Futebol Profissional).
Espero que haja liberdade de expressao neste Bolg......Senao e melhor nao existir.

segunda-feira, 02 setembro, 2013
José Carlos Ferreira disse...

Quando disse de arrepiar caminho não disse que queria que o Filipe Moreira fosse despedido.

segunda-feira, 02 setembro, 2013
José Braz disse...

1- O Académico precisa de massa crítica e não apenas de quem, desonestamente, passe a vida a dizer bem ou mal.
2- Contudo, a crítica deve ser construtiva e, para isso, desapaixonada. Todos nós ficámos frustrados com a derrota de ontem, mas isso não nos deve levar ao ponto de insultar tudo e todos, a começar no treinador e a continuar no Presidente, como ainda ontem ouvi na Covilhã.
3- Um verdadeiro academista, mesmo no calor da derrota, deve pensar que os nossos jogadores, directores e treinadores devem ser apoiadas e não insultados pelo menos enquanto cá estiverem. Jogadores sobre brasas podem render imensamente menos do que se sentirem o apoio dos seus adeptos.
4- Mas: é preciso dizer que algo está mal.
5- Nós jogamos verdadeiramente com 6 defesas e só assim se compreende o desequilíbrio, que agora se percebe intencional, na construção do plantel no início da época quando toda a gente notava o excesso de defesas. Com este sistema, se calhar os defesas até são poucos. A equipa entra para não perder e de construção de jogo ofensivo pouco se vê pois com 3 jogadores com essas características pouco se pode fazer

6- Parece-me que se hostilizou desnecessariamente a claque que estava a ter um papel enorme no apoio ao clube. As tendências radicais são para combater, mas o diálogo tudo resolve.
7- Estamos a tempo de tudo, mas há muita coisa a mudar, pois só não muda que é ......

segunda-feira, 02 setembro, 2013
Anónimo disse...

Voltaram os treinadores de bancada...enfim...secalhar devíamos pedir à direcção que deixasse treinar uma semana(1 jogo) cada treinador de bancada que aqui aparece!

segunda-feira, 02 setembro, 2013
Anónimo disse...

Fui à Covilhã mas não vi o Académico entrar em campo verdadeiramente, só uma pequena amostra dada pelo Cláudio e Hélder. Espero que a equipa entre com outra atitude atacante perante o Chaves. O Académico a jogar a 30% teria ganho contra uma equipa muito limitada. Incrível como esta equipa ganha 3 jogos seguidos! Expulsão do Capela é risível, só ao alcance de um arbitro medíocre. Lamento a entrada a medo do Académico que acabou por levar à derrota. Enfim, puseram-se a jeito... TEMOS QUE MUDAR DE ATITUDE. A filosofia do Académico não é esta, do chamado pragmatismo em que praticamente não se vê futebol. Vamos jogar positivamente e se perdermos pelo menos podemos dizer que tentamos ganhar e dar espetáculo. Agora jogar mal, muito mal e perder é que não! Ficamos frustrados e tristes pela má imagem dada.

Saudações Academistas
Marco Ferreira (sócio 360)

terça-feira, 03 setembro, 2013
Anónimo disse...

Tinha a esperança de que o nosso treinador tivesse finalmente entendido que esta táctica de 7 jogadores defensivos não leva a lado nenhum, depois de durante o jogo com o tondela Filipe Moreira ter alterado o sistema para 4 defesas e termos vistos os únicos minutos de futebol com qualidade desde o início do campeonato. Esse mau futebol que tem pautado a equipa, com chutão para a frente, sem fio de jogo, voltou com os 5 defesas e 2 trincos. É evidente a tristeza dos adeptos, não só com as derrotas, mas principalmente com o futebol praticado e com as escolhas do treinador. Penso que temos um bom plantel, isto de dizer que a equipa está em construção não passa de desculpa de um treinador que fala demais e mal. Estive em moreira de cónegos onde vi lourenço a ser um dos poucos jogadores esclarecidos, com bom toque de bola e certinho no passe, não joga por quê?
Não defendo a saída do treinador, porque acredito que vai perceber o que todos percebemos, que apesar de orgulhoso vai assumir o erro e deixar-se de sistemas ultra-defensivos e as coisas melhorarão. É importante apoiarmos a equipa no próximo domingo, não colocar demasiada pressão nos jogadores, não assobiar ou insultar ao primeiro passe falhado, agora também precisamos que treinador e jogadores puxem por nós com outra atitude e com outro futebol do que têm mostrado.
Pm1

terça-feira, 03 setembro, 2013
Anónimo disse...

Li os 14 comentarios. ( antes deste ). Isto mostra que o nosso Academico esta vivo e nao queremos que adormeça e muito menos desapareça do futebol de alto nivel. ( Profissional). O tecnico FM ,tem que acordar e ver o que esta mal. ( Rapidamente) senao caimos no lugar que ninguem quer . ( Ultimos). Mas tambem concordo com a mairia dos comentarios aqui mencionados. O FM , nao tem perfil para esta divisao. E depois e uma pessoa muito insegura que transmite insegurança aos seus pupilos diariamente. E so ver o que se passou e esta a passar desde inicio da Epoca ..........Mudanças consecutivas e permanentes e sem resultados objectivos!

terça-feira, 03 setembro, 2013