domingo, abril 28, 2013

Ac.Viseu FC 4-0 Anadia FC

Trabalho é uma coisa, festa é outra e este Académico não as confunde. Os primeiros sinais de que era dia de trabalho ficou demonstrado no onze inicial academista. Em dia de festa seria normal - dizemos nós - que se desse minutos aos menos utilizados. Nada disso, o Académico surgiu no Fontelo com a mesma equipa de há 5 jogos para cá (este o sexto jogo consecutivo): 


Estádio do Fontelo, 28 de abril de 2013
30ª Jornada da II Divisão, Zona Centro
Árbitro: José Rodrigues (Porto)

Ac. Viseu: Nuno Ricardo; Calico (c) (Marco Almeida, 78), Thiago Pereira, Tiago Gonçalves e Campinho; Ibraima, Bruno Loureiro, Zé Rui e Luisinho (João Rosas, 73); Hélder Rodrigues; Horácio (Kifuta, 65). Treinador: Filipe Moreira.

Anadia: Manuel Gama (Diogo, 83); Valter (Iafai, int), Makukula, Branco (c) e André Nogueira; Vítor Hugo, Éder, Calim (Miguel Ramos, int), Marito; Chico Trabuka e Moacir. Treinador: Luís Simões.

Golos: Horácio 11 (1-0), Luisinho 25 (2-0), Hélder Rodrigues 58 (3-0), Kifuta 88 (4-0)



O Anadia - bonito gesto aquando da entrada academista em campo - foi no entanto a primeira equipa a tomar conta do jogo, abeirando-se com relativo perigo da baliza academista. O Académico por sua vez na primeira vez que chegou à baliza da equipa forasteira fez golo. Horácio abriu na direita em Lusinho que foi à linha de fundo cruzar para a emenda de Horácio. Estava feito o 1-0 para o AVFC. 

A partir daqui o Académico tomou conta do jogo e foi sem surpresa que chegou ao 2-0, trabalho de Hélder Rodrigues na esquerda, cruzamento para Luisinho e golo do Académico. Ainda antes de terminar a primeira parte oportunidade para o 3-0 mas Hélder Rodrigues na cara do guarda redes do Anadia permitiu a defesa deste. Ao intervalo 2-0.

Ao intervalo o Anadia mexeu na equipa e isso teve consequências no desenrolar do jogo. Voltou a entrar melhor a equipa vestida de azul. E se na primeira parte o perigo foi relativo na segunda foi bem real. Nuno Ricardo com duas boas intervenções negou o golo ao Anadia.

Não marcaram eles, marcou o Académico. Hélder Rodrigues, como só ele sabe fazer, do "meio da rua" sacou um pontapé magnífico e golo do Académico. E que golo! 3-0 para o Académico de Viseu.

Com o jogo a caminhar rapidamente para o seu fim, e com os jogadores academistas a maravilharem os adeptos academistas, surge o 4-0. Kifuta (a passe de Ibraima) isolado não perdoou e fez o resultado final.

No fim, e após a inevitável invasão, chegou a festa. Uma bonita comunhão entre adeptos e jogadores no relvado do Estádio mais bonito do mundo: o Fontelo!

José Carlos Ferreira, sócio 325 do AVFC

7 comentários:

Anónimo disse...

Campeonato Nacional da 2ª Divisão – Zona Centro
30ª Jornada, 28 de abril de 2013 – Estádio do Fontelo - Viseu
Ac. Viseu - 4 – Anadia - 0

Equipa do Académico (onze inicial):

Nuno, na Baliza
Calico, do lado direito, Tiago e Thiago Pereira, no eixo da defesa e Campinho na esquerda.
No meio-campo, Ibraima, Bruno Loureiro
Zé Rui e Luisinho, nas alas.
Na frente: Horácio e Hélder Rodrigues.
Entraram na 2ª parte: Marco Almeida, João Rosas e Kifuta

Treinador: Filipe Moreira:

Excelente tarde de futebol, magnífica envolvente, muita gente no Estádio do Fontelo, a fazer recordar o Académico da 1ª Divisão. Filipe Moreira apelou a que muitos fossem ao Fontelo, e a resposta foi positiva, embora como Filipe Moreira disse e bem, olha em redor e vê muitos, e hoje éramos uma vez mais muitos, mas somos muito mais e temos de todos vir ao Estádio, pois ainda há lugar para todos os ficam em casa a sofrer, sem terrem o privilégio de sentir in loco as emoções do espectáculo.

Tarde de sol, relvado magnífico, tempo algo frio para primavera, mas a onda de entusiasmo em torno do Académico fez com que parecesse uma tarde perfeita.

Depois de na 1ª volta o Académico ter conseguido uma vitória na Anadia com um golo de Jonnhy já em período de compensação num jogo em que o Académico dominou completamente mas em que apenas na parte final chegou à vitória, contra aquele que era na altura o líder do Campeonato. Foi aí que começou a nossa recuperação face ao atraso que tínhamos relativamente aos até então destacados Anadia e Cinfães.
Hoje, era o jogo que todos queriam jogar, pois era aquilo a que se poderia chamar um jogo fácil de estar lá dentro, dado que qualquer que fosse o resultado o objectivo principal já não fugia. Contudo, Filipe Moreira só tem uma forma de esta rno Futebol, que é a de encarar todo e qualquer jogo como sendo para jogar bem e ganhar, e hoje, uma vez mais isso aconteceu. Filipe Moreira colca em campo, aquele que na sua opinião é nesta altura o onze que lhe dá mais garantias e rapidamente o Académico depois de 5 a 10 minutos iniciais em que o Anadia equilibrou, tomou conta do jogo e na 1ª oportunidade de golo faz o 1-0, ou seja, ao contrário de que aconteceu com o Espinho, por exemplo, em que só marcámos à 5ª oportunidade, hoje tudo correu bem, pois as pernas “tremiam” menos e foi logo na 1ª ocasião. Este golo teve o condão de ainda serenar mais a já tranquila equipa do Académico e o bom futebol começou a instalar-se no Fontelo. Por volta da meia hora, numa espantosa jogada de Hélder Rodrigues pela esquerda, coloca de bandeja para Luisinho que sem hesitações remata e faz o 2-0, golo todo ele de belo efeito. Até ao intervalo ainda mais uma ocasião flagrante par ao Académico, mas 2-0 justificava-se perfeitamente. O Anadia até então não tinha criado uma única situação de verdadeiro perigo.
Na 2ª parte a toada de jogo não se alterou e o Académico dominava completamente. O Anadia conseguiu nesse período 2 situações de muito perigo, mas o Académico criou bastantes mais. Hélder Rodrigues inventa um golo de execução magnífica com um remate em arco, colocado ao ângulo superior direito, sem hipótese de defesa para o Guarda-redes do Anadia, um golo de fazer levantar o Estádio, como efectivamente aconteceu.


(continua)

Carlos Silva

segunda-feira, 29 abril, 2013
Anónimo disse...

(Continuação 1)

Nas bancadas as pessoas assistiam de camarote a exibição de gala do Académico, e Filipe Moreira apelou aos adeptos para que puxassem pela equipa mais e mais e tal aconteceu levando a que ainda se visse mais um magnífico golo no Fontelo, por Kifuta já muito perto do minuto 90. Pouco depois o árbitro do encontro dava por finda a partida, sem praticamente conceder quaisquer descontos, pois os jogos foi muito correto, não houve paragens para queima de tempo, as equipas preocuparam-se unicamente em jogar Futebol, e quando assim é o trabalho do árbitro fica facilitado.
Foi, portanto uma magnífica tarde de futebol, uma exibição muito conseguida por parte do Académico, uma vitória justíssima, com uma excelente arbitragem.
Ao intervalo desfile das camadas jovens do Académico, que são algo muito importante na vida do Clube e que domingo a domingo devem comparecer no Fontelo em apoio ao Académico.

Com esta magnífica vitória chegou ao fim o Campeonato Nacional da 2ª Divisão – Zona Centro, onde o Académico saiu vencedor com uma margem de 5 pontos sobre o 2º Classificado, o Cinfães que realizou um campeonato magnífico, muito acima daquilo que poderiam inicialmente se poderia esperar, mas ao longo da competição demonstraram que eram um sério candidato ao lugar cimeiro.
O Académico acabou por merecer esta subida de divisão, e os Academistas, Sócios e Adeptos depois de perceberem que esta era a hora da verdade (a partir do jogo com o Cinfães), compareceram e em força, pena foi que não o tivessem feito mais cedo, pois estes jogadores, esta equipa técnica (e a anterior) e esta direcção mereciam o apoio de todos, em maior número, desde o 1º jogo. No entanto o apoio chegou na fase decisiva, em força, e acabou por ditar a nossa subida de Divisão.
Não há Academistas de 1ª ou Academistas de 2ª, contudo quero realçar um colega meu de bancada; Marco Ferreira, que assim que veio residir para Viseu se tornou um Academista daqueles que é difícil encontrar, sente e vibra pelo o Académico como poucos, apoia em todos os momentos e esteve lá quando foi preciso, e não apenas nestes últimos jogos em que muitos e muitos apareceram (e ainda bem).
Para Sócios e adeptos com o Marco esta subida tem um merecimento especial.

Fomos o Clube dos 10, 20, 30 mil nas bancadas na década de 70 e 80. Passámos para 3 mil, 4 mil, 5 mil na década de 90. Caímos depois para 400, 500, 1000 pessoas e agora estamos a recuperar e voltámos ao patamar anterior das 4, 5 mil pessoas. Temos de continuar a alimentar esta onda e procurarmos o patamar seguinte das 8 10 mil pessoas. Se o conseguirmos e vamos consegui-lo, tenho a certeza tornamo-nos novamente uma referência, ainda mais forte do que já fomos, do panorama futebolístico nacional.



Uma palavra de apreço para a claque Academista que apoiou, apoiou, do princípio ao fim do jogo.
Foram excelentes no apoio, e esta vitória e esta subida de divisão também a eles terá de ser dedicada. Apelo uma vez mais aos dirigentes da claque para não permitirem em circunstância alguma comportamento menos correto por parte de alguns dos seus elementos, nomeadamente em cânticos que nada têm a ver com o jogo.
Nós Somos o Académico, respeitamos todos os adversários e isso torna-nos maiores! Repito aquilo que já disse anteriormente, cânticos, sim, mas apenas e só de apoio ao nosso clube, nada mais!


(Continua 1)

Carlos Silva

segunda-feira, 29 abril, 2013
Anónimo disse...

(COntinua 2)

Faltam 4 jogos, amanhã se saberá qual a ordem dos mesmos. Vamos a Faro e a Chaves, uma viagem fazível outra demasiado longa, mas vamos acreditar que ganhando os 2 jogos no Fontelo e um deles fora vamos ser Campeões da 2ª Divisão.

Isto ainda não acabou, agora um novo ciclo começa, o de tentar ganhar o título que nos foi roubado em 1993, com a tal arbitragem viciada no jogo Leça – Académico e depois prepararmo-nos para fazermos um grande campeonato na Liga de Honra, a um, passo da 1ª Divisão 

Filipe Moreira conseguiu aquilo que poucos acharam possível, a dada altura, mas ele colocou toda a carne no assador, como disse um dia Quinito, e fiel aos seus princípios, montou uma estratégia que se revelou vencedora, quando mesmo os que agora certamente vão aparecer dizendo que foi fácil, devem lembrar-se dos anos após a descida da divisão de Honra, em que também parecia fácil e não mais o Académico conseguiu subir, nem ficar lá perto. E para quem tiver a memória curta, há 3 épocas quando o Arouca subiu, nos descemos e a série não era mais difícil do que esta.

Parabéns Filipe Moreira, parabéns a toda a equipa técnica do Académico e a toda a estrutura diretiva, em particular ao seu presidente, Sr. António Albino que pegou no Clube quando mais ninguém assumiu tal responsabilidade e quando tudo parecia irremediavelmente perdido. Mas o Académico é um clube com história, o Fontelo é um estádio “com alma” e desta forma surgimos novamente e com mais força do que nunca.


Para quem é muito novo fica aqui o link do que aconteceu há 20 anos!
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/atualidade/guimaro-o-unico-condenado

Reparem, neste vídeo que se segue, da subida do Académico à Divisão de Honra, em 1993, quem vos parece que jogava em casa (jogo nas Caldas da Rainha)?

http://www.youtube.com/watch?v=kYz4ZEnMIk8

pois parece confuso, não é, mas o Académico apesar de jogar fora, fez a equipa sentir-se como se estivesse no Fontelo. Eu estive lá e foi impressionante o apoio ao Académico!
Vejam só os assobios à equipa do Caldas quando entrou em campo.


“Nós SOMOS o ACADÉMICO!”

Carlos Silva


Sê Sócio e traz um amigo!

segunda-feira, 29 abril, 2013
Anónimo disse...

Académico Académico Académico!! Mais uma vez, Parabéns aos jogadores, treinadores, direcção e adeptos!!! Juntos somos e seremos mais fortes!!!! Nunca se esqueçam disso!! Nos bons e maus momentos!!! Só unidos conseguiremos ultrapassar os desafios que se aproximam!! p.s. os verdadeiros academistas sabem bem os valores deste clube!! Académico rumo ao lugar que todos sonhámos!

segunda-feira, 29 abril, 2013
Anónimo disse...

Um apelo a claque do académico!! num jogo de festa,num dia em que o Tondela não esta a jogar,nem esta na mesma divisão que nos,o porque das bocas e chamar de nomes?! se querem apoiar o académico de Viseu,apoiem e quando na próxima época vier o Tondela jogar a Viseu e vice-versa calem-nos ou abafem-os com cânticos do académico... não vale a pena criar este tipo de picardias,se ainda não esta na nossa liga e já é isto, então para a próxima época como vai ser?! picadias e pancadaria?! NÃO!!NÓS SOMOS ACADÉMICO E OS ADEPTOS(CLAQUE) SOMOS DIFERENTES!! por isso apoiem o clube e cantem pelo clube... espero que algum membro da claque veja este comentário!! e mais uma vez MUITO OBRIGADO a vocês claque
Força equipa para os próximos jogos merecem ser os campeões da 2 divisão.
Parabéns Académico

segunda-feira, 29 abril, 2013
Anónimo disse...

Concordo

segunda-feira, 29 abril, 2013
Anónimo disse...

Vem agora aí o campeonato da antiga Estrada Nacional nº 2 (EN2) que ia de Faro a Chaves passando por Viseu. Vamos ver quem sai vencedor?

terça-feira, 30 abril, 2013