João Paulo, "El comandante" ...

João Paulo - 4 - Comandou o meio campo! Ninguém tinha duvidas acerca do seu valor, mas se duvidas houvesse ficaram dissipadas. Agora que Ricardo ocupa e bem outra posição no terreno, chegou a vez de João Paulo pegar na batuta do meio campo academista! Esperamos mais exibições deste calibre para bem do clube. Marcou o golo que valeu 3 preciosos pontos !

Nuno - 2,5 - Ficou ligado ao golo forasteiro, e talvez tenha sido o principal culpado pelo mesmo. Minutos antes já tinha ameaçado que ia cair em erro quando sem necessidade, veio fora da área, pisar terrenos que estavam controlados por um colega de equipa. É um excelente guarda-redes, mas por vezes exagera na sua boa vontade para resolver os problemas defensivos.

Marco Almeida - 3 - Mais uma exibição imaculada. Não esteve tão presente no ataque como é costume, mas sempre que pode vai ajudar os colegas da frente. Fez um excelente centro para o golo de Doumbouya.

Calico - 3.5 - Está em grande forma o nosso capitão. Não me lembro de o ver falhar nenhum lance, mas lembro-me de o ver constantemente a incentivar os colegas e a dar mural á equipa. Grande Calico!

Tiago Gonçalves - 3 - No lance do golo poderia ter feito muito melhor. Bastava para isso que tivesse enviado a bola para fora em vez de se deixar antecipar.Na frente não esteve tão activo como costuma estar. Força Tiago, precisamos de ti em grande, agora que estamos no topo !

Ricardo Ferreira - 3 - Está resolvido o problema do lado esquerdo da defesa. Temos pena de ver um jogador com tanta técnica como defesa esquerdo? Sim é verdade, mas Mourinho também tem esse problema com Coentrão e Marcelo. Força Ricardo!

Casal - 3 - No seu habitat natural é outra fruta! Assim, nada a apontar a Casal, antes pelo contrário, enaltecer o esforço para cortar todas as bolas que caiem na sua zona de influência.

Rui Dolores - 3 - Cada vez que a bola lhe chegava aos pés fazia lembrar aquela expressão: " O comando é Me(u)o". Aquele pé esquerdo coloca a bola onde quer e a qualquer distância. Quando a velocidade começa a faltar, vem ao cimo a experiência.
  
Luisinho - 3 - O jogo não lhe estava a correr de feição, mas não era concerteza motivo para ouvir um adepto pedir a sua substituição. O ser humano esquece rapidamente o passado e vive muito o presente. É certo que parece não estar na melhor forma física, mas é um jogador fundamental na equipa. Força "grande" Luisinho, ajuda-nos a subir!

Rui Santos - 2 - Não vimos a sua magia em campo, e como tal não sabemos se por problemas fisicos ou mera opção táctica, o treinador decidiu deixá-lo no balneário ao intervalo.

Bacari - 3 - Luta, corre, desmarca-se, e nem sempre as coisas lhe saiem como ele quer, mas verdade seja dita, é muito util na linha avançada academista.

Baio - 2,5 - Veio dar a velocidade ao flanco esquerdo, que faltou na 1ª parte. os dois primeiros centros sairam muito tensos, mas melhorou com o decorrer do encontro.

Doumbouya - 2,5 - Entrou com garra e vontade de marcar, e quando assim é... Colocou os adversários em sentido, pediu cruzamentos para a área, ajudou o meio campo, e marcou o primeiro golo academista.

Álvaro - 1 - 3 ou 4 minutos em campo. Pareceu-nos já recomposto da lesão do ultimo jogo. Boas noticias portanto.
Ler Texto Completo

Ac. Viseu FC 2-1 AA Avanca

O Académico de Viseu venceu, com cambalhota, o Avanca por 2-1 e é líder isolado da Série C da III Divisão, fruto do empate entre os anteriores lideres Nogueirense e Penalva (0-0).
Estádio do Fontelo, 29 de Janeiro de 2012

16ª Jornada da III Divisão, Série c
Árbitro: Ivan Vigário (Porto)

Ac. Viseu: Nuno; Marco Almeida, Calico, Tiago Gonçalves e Ricardo Ferreira; Casal, João Paulo e Rui Dolores (Doumbouya, 63); Luisinho (Álvaro, 90+2), Rui Santos (Baio, int) e Bacari. Treinador: António Lima Pereira.

Avanca: João Oliveira, Tiago Amaral, Gamarra, Marco Abreu (Bruno Bastos, 90), Miguel Carvalho, Luís Bornes, Veiros, Hugo Santos, Mané, Cris (Miguel Ângelo, 56) e Carlos Pesquina.

Expulsão: Mané 76

Golos: Carlos Pesquina 62 (0-1), Doumbouya 75 (1-1), João Paulo 90 (2-1)

A primeira parte não teve grandes motivos de interesse, tendo sido um jogo demasiado táctico e sem grandes oportunidades de golo. O empate ajustava-se face ao que as duas equipas haviam produzido durante os primeiros 45min. Lima Pereira, na obrigação de agitar as águas, colocava ao intervalo Baio para o lugar do mágico Rui Santos. E a verdade é que o Académico subiu de produção com o decorrer do jogo. Mas contra a corrente, quem marcou foi a equipa forasteira, por intermédio do inevitável Carlos Pesquina, o melhor marcador deste campeonato. A defesa academista desentendeu-se, e após saída infeliz de Nuno da baliza, o avançado do Avanca, matreiro, não perdoou. 0-1 aos 62min, com sabor a injustiça face ao desenrolar do jogo. Isto na altura que o técnico academista se preparava para colocar Doumbouya para o lugar de Rui Dolores. Contudo, o Académico reagiu, e provou mais uma vez, que está muito forte mental e fisicamente. A igualdade chegava aos 75min, e pela cabeça do avançado que tinha sido aposta de Lima Pereira minutos antes, Doumbouya, após excelente cruzamento de M.Almeida, estreando-se assim a marcar pelos viseenses. E como nos tem habituado esta temporada, o Académico, já perto do final, marcou mesmo o golo da vitória, dando a cambalhota no marcador. João Paulo com um livre tenso, e marcado de forma irrepreensível do lado esquerdo do ataque academista, fazia o tento da vitória para gáudio dos adeptos presentes no Fontelo, isto mesmo em cima do minuto 90. O jogo finalizou 4 minutos depois, já com Álvaro em campo.

Uma vitória justa, duma equipa que nunca desistiu e acreditou até ao fim. Pessoalmente, penso que talvez seja esta a grande imagem de marca do treinador academista Lima Pereira até ao momento – “Lutar e acreditar até ao último minuto”. Uma questão de mentalidade muitas vezes, parabéns por isso. Assim sendo, a liderança isolada chega finalmente, fruto do empate em Nogueira do Cravo. Destaque ainda para o 14º jogo consecutivo a pontuar por parte do Académico de Viseu. Assinalável, no mínimo.

Outros resultados:
Nogueirense 0-0 Penalva
O.Frades 0-0 O.Hospital
Canas 2-2 Sampedrense
Bustelo 4-1 Sanjoanense
Alba 5-0 Valecambrense

Classificação:
Ac.Viseu 31 pontos
2ºs Nogueirense e Penalva 30 pontos
4ºs Alba e Avanca 28 pontos
6º Bustelo 27 pontos
7º Sanjoanense 22 pontos

João Monteiro
Ler Texto Completo

Antevisão 16ª jornada: Ac.Viseu FC x AA Avanca


A 16ª jornada promete muita emoção. As quatro equipas da frente jogarão entre si, o que pode provocar alterações na frente da classificação. O Académico recebe o Avanca no Fontelo, onde ambos com 28 pontos, prometem um desafio empolgante. A formação da AF Aveiro alcançou até ao momento 8 vitórias (3 na condição de forasteiro), 4 empates (1 deles conseguido fora de portas) e 3 derrotas (em Alba, Bustelo e O.Frades). O Avanca é a equipa mais concretizadora da competição com 31 golos marcados, sendo que a arma-secreta continua a ser Carlos Pesquina (melhor marcador da série com 9 golos). Por outro lado, só não sofreu golos em 4 ocasiões, tendo 17 golos sofridos na prova até ao momento. Indisponível estará Óscar Lopes (já tem 4 golos na prova), a cumprir 2º jogo de suspensão.

Os viseenses continuam moralizados, elevando para 13 o número de jogos consecutivos a pontuar. Indisponíveis continuarão H.Rodrigues e Vouzela. Álvaro está em dúvida, numa altura em que foi confirmado o afastamento de qualquer gravidade na sua lesão, felizmente apenas sofreu uma entorse no pé. Os ouvidos academistas estarão ainda em Nogueira do Cravo, onde os líderes Nogueirense e Penalva do Castelo medirão forças.


Árbitro do encontro: Sr. Ivan Vigário, AF Porto


Vem apoiar o teu clube!


Domingo, 29 de Janeiro de 2012

Estádio do Fontelo, 15h

Preços dos Bilhetes: ENTRADA GRATUITA A ESTUDANTES (até aos 18 anos), SUPERIOR CENTRAL: 6 euros, BANCADA LATERAL: 8 euros, CARTÃO JOVEM (4 euros)
Ler Texto Completo

Ac. Viseu 1 - 2 Belenenses


Estádio do Fontelo, 27 de Janeiro de 1981
18ª Jornada da I Divisão
Árbitro: Marques Pires (Setúbal)

Ac. Viseu: Hélder; José Manuel, Emanuel, Simões e Sobreiro (Moreira, int); Águas, Chico Santos e Gerúsio; Baltasar, Rodrigo e Flávio (Inaldo, 59). Treinador: Idalino de Almeida.

Belenenses: Delgado; Lima, Alhinho, Amilcar e Alfredo; Cepeda, Nogueira e Baltasar; Eurico (Tozé, 89), Djão e Peribaldo (Moisés, 81). Treinador: Jimmy Hagan.

Golos: Peribaldo 2 (0-1), Cepeda 42 (0-2), Baltasar 76 (1-2)
Ler Texto Completo

AD Sanjoanense 0-0 Ac.Viseu FC


Estádio Conde Dias Garcia, 22 de Janeiro de 2012
15ª Jornada da III Divisão, Série C
Árbitro: Rui Válega (Porto)

Sanjoanense: João Silva, António, Jonas, Picas, Marquitos, Edgar (Carlos, 87), Tó, Rúben (Tiago Raúl, 75), Alex, Mário e Rui Miguel (José António 90+3). Treinador: José Brito.

Ac. Viseu: Nuno; Marco Almeida, Calico, Tiago Gonçalves e Ricardo Ferreira; Casal, João Paulo e Rui Dolores (Álvaro, int); Rui Santos (Baio, 78), Luisinho e Bacari (Doumbouya, 84). Treinador: António Lima Pereira.


Os viseenses arrancaram um ponto no dificil terreno da equipa de São João da Madeira, 0-0 foi o resultado final. Contudo, a liderança do campeonato é agora repartida por Nogueirense e Penalva.

Restantes resultados:
Valecambrense 2-3 O.Frades
Penalva 2-0 O.Hospital
Nogueirense 3-1 Canas
Sampedrense 0-1 Bustelo
Avanca 0-0 Alba

Classificação:
1ºs Nogueirense e Penalva 29 pontos
3ºs Ac.Viseu e Avanca 28 pontos
5º Alba 25 pontos
6º Bustelo 24 pontos
7º Sanjoanense 22 pontos

Nota aos jogadores


2,5 – Nuno, Marco Almeida, Calico, Tiago Gonçalves, Ricardo Ferreira, Casal, João Paulo, Rui Dolores, Rui Santos, Lusinho e Bacari.

2- Álvaro

1,5 – Baio e Doubouya
Ler Texto Completo

Antevisão 15ª jornada: AD Sanjoanense x Ac.Viseu FC



Depois da vitória que permitiu alcançar a liderança – a par do Avanca – os academistas têm este domingo uma difícil deslocação até São João da Madeira. A formação do Sanjoanense, equipa que saiu derrotada do fontelo por 3-0 na 1ª volta da prova, está a fazer um campeonato positivo, ouvindo-se inclusive, que se terá assumido como possível candidata à subida de divisão. Os 21 pontos alcançados até à data, são fruto de 6 vitórias (O.Hospital, Bustelo, Canas, Penalva, Valecambrense e O.Frades) e 3 empates (Alba, Nogueirense e Avanca). Somou até agora 5 derrotas, todas fora de portas. Na passada jornada, foi surpreendida pela equipa do Alba (5-1). Em casa, no Estádio Conde Dias Garcia, ainda não perdeu, e será assim mais um obstáculo extra às capacidades academistas. Rui Miguel, com 6 golos, é a arma do ataque de São João da Madeira, que tem em Mário o principal desiquilibrador.

O Académico, moralizado no topo da classificação, irá certamente tentar proporcionar aos adeptos novo resultado positivo – os viseenses não perdem desde 18 de Setembro de 2011, única derrota no campeonato frente ao Nogueirense – algo que é sempre motivador. Até porque na jornada posterior o outro líder, Avanca, visita o Fontelo.

Árbitro do jogo: Sr. Raul Valega, AF Porto

Domingo, dia 22/01
Estádio Conde Dias Garcia, 15h
Ler Texto Completo

Bacari, quando já ninguém esparava !

Bacari - 3,5 - Decidiu o jogo mesmo ao cair do "pano". Pode não ser um prodigio de técnica, mas ninguém lhe pode tirar o mérito de incomodar, correr, e colocar em sentido os defesas contrários. Contamos contigo Bacari nesta caminhada que esperamos triunfal!

Nuno - 3 - Interveniente no lance do golo do Sampedrense, já que pontapeou a bola contra um adversário com esta a acabar no fundo da baliza academista. Fica o beneficio da duvida, porque nos pareceu que o passe do colega que fez o atraso, foi muito á "queima".

Marco Almeida - 3 - É uma pena ver o Marco preso na posição de defesa direito, mas como o faz com muita competência, acaba por ser uma opção para continuar. Quando a equipa está mais solta, consegue explanar o seu futebol por todo o flanco direito.

Calico - 3 - Mais um excelente jogo de Calico. Ganhou a confiança que precisava, agora é manter as exibições de preferência por muito tempo.

Tiago Gonçalves - 3 - Esteve um pouco desconcentrado, mas curiosamente foi nas acções ofensivas que se notaram essas distrações. Cá traz fez novamente uma grande dupla com Calico.

Casal - 2 - Continua com um futebol desgarrado e com muita dificuldade para parar os adversários. Levou um amarelo e saiu ao intervalo.

Filipe - 3 - Esteve bastante activo principalmente na primeira parte quando a equipa forasteira esteve mais activa.  

Álvaro - 3 - Felizmente para o Académico nota-se uma subida de forma do centro campista academista. Entrega-se de corpo e alma em todos os lances.

Ricardo Ferreira - 3 - Na 1ª parte foi vitima da inércia da equipa academista. Na 2ª Parte curiosamente, veio arrumar a defesa academista pelo lado esquerdo. Podemos questionar se não será demasiado talento para jogar á defesa, mas se fôr essa a solução para tornar a defesa mais forte, que seja uma opção para continuar.

Luisinho - 3 - Até o próprio Luisinho estava a ficar desanimado com a forma como o jogo lhe estava a correr, até que aos 68m numa arrancada pela direita, entra na área e remata colocado para o primeiro golo do desafio. Até o treinador o veio saudar !

Rui Santos - 3 - Primeira parte amorfa como alias toda a equipa, mas na segunda parte ajudou a equipa a vir para a frente. Saiu aos 67m para dar lugar a Doumbouya, e logo a seguir acontece o golo academista.

 João Paulo - 2, 5 -  Entrou para o lugar de Casal, mas foi ocupar o lugar deixado por Ricardo. Foi bastante util organização do meio campo academista.

Doumbouya - 1, 5 - Entrou, e fez com que os defesas contrários recuassem ainda mais no terreno. Ainda viu o bandeirinha anular-lhe um golo por pretenso fora de jogo. 

Rui Dolores - 1,5 - Esteve pouco mais de 7 minutos em campo, o suficiente para fazer dois centros perigosissimos com conta peso e medida para os seus colegas mais avançados. Um deles foi decisivo uma vez que Bacari cabeceou para o fundo das redes.
Ler Texto Completo

Ac. Viseu FC 2-1 UD Sampedrense


"O suspeito do costume"

Numa tarde fria e cinzenta, o Académico recebeu e venceu a formação de São Pedro do Sul por 2-1. Luisinho e o matador Bacari, já em cima do apito final, marcaram para os academistas. Resultado que permite alcançar o topo da classificação.



Estádio Municipal do Fontelo, 15 de Janeiro de 2012
14ª Jornada da III Divisão, Série C
Árbitro: Pedro Rocha (Viana do Castelo)

Ac. Viseu: Nuno; Marco Almeida, Calico, Tiago Gonçalves e Casal (João Paulo, int); Filipe (Rui Dolores, 83), Álvaro e Ricardo Ferreira; Luisinho, Rui Santos (Doumbouya, 67) e Bacari. Treinador: António Lima Pereira.

Sampedrense: André Maló; Baixote, Heitor, Gouveia, Beto, Marcos, Luís Costa (Mathieu, 65), Johny (Jusko, 74), André Valente, Sérgio (Guilherme, 78) e Tagui. Treinador: Carlos Sousa.

Golos: Luisinho 68 (1-0), Guilherme 86 (1-1), Bacari 90 (2-1)


A primeira parte foi bastante fraca, com maior posse de bola do Académico, mas sem efeitos práticos, não havendo, inclusive, grandes situações dignas de registo. Bem diferente foi o 2º tempo, que nos proporcionou um jogo bastante emotivo, principalmente na ponta final da partida. Ao intervalo, o técnico academista acertou na alteração produzida, colocando Ricardo na lateral esquerda, fazendo entrar o organizador João Paulo (para o lugar de Casal). O Académico além de dominar territorialmente o jogo, começou a criar mais perigo junto da baliza de Maló. Antes do primeiro golo, que surgiria à passagem dos 75min de jogo, Doumboya fazia a sua estreia no Fontelo, entrando para o lugar de Filipe – era o tudo por tudo do treinador Lima Pereira. E pouco tempo depois, após cruzamento de Ricardo (?) no lado esquerdo do ataque academista, a bola sobra para Luisinho, que num remate perfeitamente intencional, junto ao poste esquerdo da baliza de Maló, colocava os academistas em vantagem no desafio. 1-0 para o Académico. A Sampedrense, que demonstrou ser uma equipa bastante certinha e organizada defensivamente, e nunca descorando do ataque, chegou ao empate já em cima do minuto 90. Um atraso dum defensor academista muito à queima para Nuno, que pontapeou contra Guilherme, e com muita sorte à mistura, a bola entrava mesmo na baliza academista. Era o empate e o balde de água fria no Fontelo já perto do final da partida. Contudo, ainda havia para jogar os 4 minutos de compensação, e Rui Dolores, praticamente na última jogada do encontro, arrancou pelo lado esquerdo do ataque e com “conta peso e medida”, cruzou para a cabeça do inevitável Bacari que não perdoou e desfez todas as dúvidas, colocando novamente o Académico na frente, para gáudio de todos os academistas presentes. Bacari, o “suspeito do costume”, reforço esta temporada do Académico, e que tem sido decisivo em vários jogos até ao momento. Um golo bastante festejado por todos, com destaque para Lima Pereira que se virou para todos os adeptos academistas presente no Fontelo, dizendo: “Vamos acreditar até ao fim…”. E assim finalizou o jogo, 2-1 para o Académico de Viseu.


Resultado que coloca o Académico no primeiro lugar, igualado com a equipa de Avanca (que perdeu em Oliveira de Frades, 3-1). O Nogueirense também foi derrotado no terreno do Bustelo. Na próxima jornada, o Académico visita a difícil equipa da Sanjoanense, que hoje até foi surpreendentemente (ou não) derrotada pelo Alba por 5-1.


Classificação (14ª jornada):

1ºs Avanca e Académico 27 pontos; 
3ºs Nogueirense e Penalva 26 pontos; 
5º Alba 24 pontos; 
6º Bustelo e Sanjoanense 21 pontos



João Monteiro
Ler Texto Completo

Está a chegar...

... o site do Académico de Viseu!
Ler Texto Completo

Antevisão 14ª jornada: Ac.Viseu FC x UD Sampedrense

Depois do positivo empate alcançado em Nogueira do Cravo, o próximo opositor deslocar-se-á de São Pedro do Sul até Viseu, para mais um dérbi distrital. A UD Sampedrense ocupa a 7ª posição com 19 pontos, fruto de 5 vitórias (Alba em duas ocasiões 0-2 e 1-0; Sanjoanense 2-0; Valecambrense 4-2; O.Frades 1-2) e 4 empates (O.Frades, Académico, Bustelo e Canas). Apesar de duas vitórias fora de portas (em Alba e Oliveira de Frades), o que coloca em alerta os academistas, as 4 derrotas averbadas pela turma de São Pedro do Sul foram na condição de forasteiros. Factor vulnerável que os academistas terão de saber aproveitar. Márcio, expulso frente ao Alba, não poderá dar o seu contributo à equipa.

Do lado academista, uma vitória será fundamental nas aspirações, isto na “véspera” da deslocação ao terreno da Sanjoanense e da recepção ao Avanca (actual líder da prova). Quanto a indisponíveis, H.Rodrigues, Baio e Vouzela, lesionados, serão ausências certas.

Árbitro do encontro: Sr. Pedro Rocha, AF Viana do Castelo

Vem apoiar o teu clube!

Domingo, 15 de Janeiro de 2012
Estádio do Fontelo, 15h
Preços dos Bilhetes
: ENTRADA GRATUITA A ESTUDANTES (até aos 18 anos), SUPERIOR CENTRAL: 6 euros, BANCADA LATERAL: 8 euros, CARTÃO JOVEM (4 euros)
Ler Texto Completo

Recordar: Ac. Viseu 2 - 1 Guimarães

Estádio do Fontelo, 13 de Janeiro de 1981
16ª Jornada da I Divisão
Árbitro: Manuel Poeira (Faro)


Académico: Hélder, José Manuel, Emanuel, Simões, Sobreiro, Chico Santos, Águas, Inaldo (Moreira, 71), Rodrigo, Flávio e Baltasar (Dinho, 76). Treinador: Idalino Almeida.

Guimarães: Melo, Ramalho, Tozé, Barrinha, Leopoldo Bacalhau, Nivaldo, Ferreira da Costa, Joaquim Rocha (José Augusto, int, Mundinho 73), Abreu, Blanker e Salvador. Treinador: Pedroto.

Golos: Ferreira da Costa 6 (0-1), Inaldo 26 (1-1), Emanuel 72 (2-1)
Ler Texto Completo

CAF 88/89

Ler Texto Completo

Hélder Rodrigues operado

A página oficial do Académico de Viseu no facebook afirma que Hélder Rodrigues será hoje operado para retirar um quisto do pé. Não é indicado o tempo de paragem. A MAGIA DO FUTEBOL deseja rápidas melhores ao atleta do nosso clube!
Ler Texto Completo

Bacari mereceu!

Bacari -3- O melhor do Académico de Viseu! Não era fácil a sua missão, os centrais adversários são muito fortes mas o 22 academista deu-lhes tanto trabalho que ainda agora se devem sentir cansados. Bacari lutou contra isso e contra os insultos racistas vindos da bancada - dirigidos por um e só um anormal - e quando marcou aquele golo fabuloso extravasou toda a sua alegria em festejos exuberantes que demonstram toda a sua vontade de vencer o jogo. Bacari mereceu!


Nuno -2,5- Atento e seguro. Sem hipóteses no golo sofrido.

Marco Almeida - 2,5- alguma cerimónia na hora de despachar a bola. Não ficou bem na fotografia no golo nogueirense.

Calico e Tiago Gonçalves -3- Bacari ao apontar o golo livrou-e de um dilema, pois não sabia qual dos dois centrais devia escolher para melhor em campo. Estiveram os dois intransponíveis mostrando estarem ambos em grande momento. A dupla da casa está em grande!

Casal - 2- foi o elo mais fraco da defensiva academista. Pareceu-me nervoso.

Filipe -2,5- limpou o que havia para limpar mas quando era chamado a construir...

Álvaro -2,5 - longe do 8 que conhecemos, teve uma boa oportunidade para visar a baliza academista mas o seu remate foi interceptado. 

Ricardo Ferreira -2,5- muito macio nos duelos mas aquele pé esquerdo quando quer... meteu a bola na cabeça de Bacari que deu golo e pouco depois na de Doumbouya que não teve o caminho da baliza.

Luisinho -2,5 - pecou pelas más decisões na altura do último passe. É uma dor de cabeça para qualquer adversário.

Rui Santos -2,5- Dois ou três bons apontamentos mas ainda longe do mágico que todos conhecemos.

Rui Dolores -1- quando assinou muitos de nós perguntamos: outro extremo? Entrou para o meio campo mas não teve tempo para maravilhar.

Doumbouya -0,5- teve a oportunidade de se estrear com um golo...

João Paulo - 0,5- nitidamente para queimar tempo.
Ler Texto Completo

AD Nogueirense 1-1 Ac. Viseu FC

Nós, os que fomos a Nogueira do Cravo, se estávamos à espera de assistir a um bom jogo de futebol - estavam frente a frente primeiro e terceiro classificado- ficamos por certo desiludidos. Foi um jogo onde imperou o contacto físico, a falta de espaços e onde o medo de perder foi bem maior que a vontade de ganhar. Sem Hélder Rodrigues (operado?) e sem novos jogadores no onze o Académico actuou da seguinte forma:


Estádiode Santo António, 8 de Janeiro de 2012
13ªJornada da III Divisão, Série C
Árbitro:Rui Sousa (Bragança)

Nogueirense:Eduardo, Marco, Rui Daniel, Quim Teixeira, Carlo, Melo (Diogo, 64), Hugo, JoãoPedro, Xano, Zé Francisco (Alex, 72), Makukula (Garcês, 85). Treinador: PedroIlharco.

Ac.Viseu: Nuno; Marco Almeida, Calico, Tiago Gonçalves e Casal; Filipe (RuiDolores, 76), Álvaro (c) (João Paulo, 90) e Ricardo Ferreira; Luisinho, RuiSantos (Doumbouya, 76) e Bacari. Treinador: António Lima Pereira.

Golos:Zé Francisco 67 (1-0), Bacari 79 (1-1)

Na primeira parte destaque para três situações do ataque academista. Primeiro; Luisinho isola-se sobre a esquerda entra na área, tinha Bacari no meio e Rui Santos a entrar na direita, mas remata de uma maneira tão denunciada que mais pareceu um passe ao guarda redes Eduardo. Segundo; remate cruzado de Rui Santos e ninguém apareceu a meter o pé para o desvio. Terceiro; novamente Rui Santos num excelente movimento no flanco direito bola para Álvaro e o remate do 8 academista a ser rechaçado para canto. Por parte do Nogueirense este só criou perigo, relativo, em jogadas de bola parada.

No início da segunda parte não houve movimentações nos onzes das equipas. No entanto o Nogueirense foi empurrando o Académico para junto da sua área, empurrão esse também muito consentido por parte do Académico (não dando criatividade ao meio campo academista) que tentava, mas não conseguia, sair em contra ataque. Foi por isso com alguma naturalidade que o golo da equipa da casa surgiu naquela que foi a melhor jogada do desafio; bola na esquerda do ataque nogueirense cruzamento para o outro poste e um grande remate de Zé Francisco para um golo de levantar qualquer estádio.

Do banco academista, após o golo veio, na minha opinião, muito apatia. Demorou a mudar o que tinha mesmo que mudar. Até que Doumbouya e Rui Dolores entraram. Pouco depois livre de Ricardo Ferreira e Bacari, de cabeça, a ganhar aos "gigantes" da equipa da casa para um golo também de belo efeito. E foi o Académico que esteve muito perto de fazer o golo da vitória quando Doumbouya, após livre de Ricardo Ferreira, apareceu completamente só mas não conseguiu colocar a bola no fundo das redes caseiras, parecendo surpreendido por a bola estar ali à sua mercê.

Em cima disse que houve mais medo de perder do que vontade de ganhar e isso, para mim, ficou evidente quando nos descontos, e para perder tempo, saiu Álvaro e entrou João Paulo.

Resultado justo numa excelente arbitragem.

P.S. Em Nogueira do Cravo também se dá muita importância ao anti jogo. Entre o golo da equipa da casa e o golo de Bacari não havia bolas. E o Sr. Pedro Ilharco que esteve sempre muito interventivo a colocar bolas no terreno de jogo (quando estava o empate) de repente deu-lhe a moleza... e pagamos nós 6€ para isto...

José Carlos Ferreira, sócio 525 do Académico de Viseu Futebol Clube.
Ler Texto Completo

Recordar: CAF Ac. Viseu 3-1 SCU Torreense

Estádio do Fontelo, 8 de Janeiro de 1978
Taça de Portugal
Árbitro: Carlos Paranhos (Coimbra)

Ac. Viseu: Alexandre; Pelezinho, Braga, Gomes e Penteado; Chico Santos e Pedro Paulo; Keita, Toyobe (Renato), Rodrigo e Albasini (Basto). Treinador: José Moniz.

Torreense: Massas; Quim, Aníbal, Carlos Manuel e Jorge; Orlando (Gil) e Serafim; Ventura, Toinha, Honório e Fernando.

Expulso: Serafim 90

Golos: Pedro Paulo 43 (1-0), Toinha 52 (1-1), Toyobe 77 (2-1), Keita 85 (3-1)

Depois de três jogos sem vencer a pausa natalícia fez bem ao Académico de Viseu que despachou o Torreense em jogo a contar para a Taça de Portugal. Mas não se julgue que foi fácil, foi preciso um “festival Keita” (Record) – deu a marcar, marcou e ainda expulsou Serafim.
Ler Texto Completo

Entrevista João: "Viseu é a minha cidade"!

Chegaste ao CAF muito novo, com apenas 23 anos, como foi a tua carreira até chegares a Viseu?

Vinte e três anos para futebolista, já não é assim tão novo. Foi um percurso normal e igual a tantos outros atletas. Também com um início um pouco tardio (16 anos, 2º ano de Juvenil na altura) e a felicidade de jogar sempre em campeonatos nacionais. Penso que este percurso é natural.

Em 93/94, quando chegaste ao Académico de Viseu, não fizeste nenhum jogo pelo
Académico em toda a época. Como foi viver uma época assim?

Extremamente difícil, muito difícil. Cheguei ao ponto de pensar e desistir da aventura (o que eu ia perder!).

Curiosamente na época seguinte foste quase sempre titular. O que aconteceu para
haver uma mudança tão drástica?

Houve várias mudanças e não começa por mim. A minha postura, na época transata foi sempre a mesma, ou seja, atitude e seriedade. E, isso foi transportado para a época seguinte. Nessa época, que para mim “ou dava ou não dava”, tinha acontecido uma descida de divisão, mudança de treinador e também mudança estratégica da direção. Houve aposta em novos e mais novos jogadores e ainda a sorte do Augusto nessa época ter que cumprir o serviço militar(também é preciso um pouco de sorte).

Na tua segunda época no CAF o Académico alcançou a subida da II B para a Divisão de Honra. Que recordações te trás essa época?

Recordações fantásticas! Criou-se um grupo de jogadores e técnicos ambiciosos e um bom balneário, onde havia uma grande identificação entre todos nós. E, por norma, com esses condimentos conseguem-se sucessos e foi o que aconteceu. Felizmente para o Clube e para o Grupo de Trabalho.

No tempo que passaste no CAF tiveste como grande rival pela titularidade o Augusto
que ainda hoje faz parte do clube. Era saudável a concorrência entre vós?

Lógico que sim. O nosso objetivo era o mesmo, JOGAR. Cada um fazia por si e as opções eram da equipa técnica. Em dia de jogo, jogasse quem jogasse, havia sempre uma palavra amiga, solidária e de incentivo.


Na última época em Viseu o Académico desceu de divisão mas tu subiste à I Divisão.
No Salgueiros pouco jogaste. Que se passou?

Foi mais uma transição (esta bem mais longa). Foi uma chegada à 1ª divisão, a um Clube cheio de alma e de história e também de grandes jogadores. E apanhei um concorrente muito forte e em plena ascensão de carreira, onde foi chamado várias vezes à seleção nacional portuguesa. Penso que, teve as três melhores épocas da sua carreira desportiva. E, embora frustrado por não ter sido opção durante esse tempo, ao mesmo tempo feliz por ter ajudado e, porque não, responsável pelo sucesso do Jorge Silva


Depois veio o Moreirense e aí sim jogaste muitas vezes na I Divisão. A nível de clubes
foi no Moreirense que viveste os melhores anos da tua carreira?

Quando cheguei ao Moreirense, apanhei igualmente um grupo muito forte e que já trabalhava há uns anos juntos e vinham de uma subida. Tive a sorte (que talvez tenha faltado na passagem pelo Salgueiros), de encaixar e ser uma das apostas do Clube. Fomos Campeões Nacionais (Divisão de Honra), fizemos uma época de Excelência e os anos seguintes foram fabulosos.



Em 2006 jogaste o mundial da Alemanha! Conta-nos, como é jogar um mundial?

Indescritível. Toda a envolvência, festa, organização, público… e muita, muita motivação

Nasceste em Angola, cresceste em Portugal. Ao ouvires os dois hinos no mundial qual
foi aquele que mais te arrepiou?

(Heheheh) Angola sem dúvida.

Terminaste a carreira no campeonato angolano. Quais as diferenças entre os dois campeonatos?

O clima é difícil. A organização dos clubes não ajuda. A mentalidade da grande parte dos dirigentes não é fácil e a falta de infra estruturas.

Hoje em dia vives em Angola?

Sim.

Para terminar: e saudades de Viseu, tens? Tens “acompanhado” o Académico de
Viseu? Ainda tens amigos na cidade?

Passei quase 4 anos em Viseu, por isso é a minha Cidade! Confesso que não tenho acompanhado o Académico nos últimos anos. Estive aí em Novembro e revi logicamente alguns amigos e outros que não houve possibilidade falamos por telefone, mas realço o Rui Lage, Sérgio, Augusto, Santos, Monteiro, Mr João Cavaleiro e outros que não sendo jogadores nem dirigentes mas que merecem o meu apreço e respeito por todo o apoio que me deram, não só na minha passagem pelo Académico, como no restante percurso de atleta e até aos dias de hoje.

A todos vocês um grande Abraço

Vou abusar e deixar UM GRANDE ABRAÇO AO SR FORMOSO E A SRA MARÌLIA que foram uns segundos Pais para mim.

À Magia do Futebol o meu muito Obrigado e respeito pela iniciativa.

Até Sempre.
Ler Texto Completo

Antevisão 13ª jornada: AD Nogueirense x Ac.Viseu FC






Depois da paragem no campeonato, a paixão do futebol está de volta no novo ano, e logo com um jogo que promete muita emoção. A 13ª jornada ditou a visita do nosso clube até Nogueira do Cravo (Oliveira do Hospital), para defrontar a formação do Nogueirense, actual líder da prova. Dois pontos é a diferença que o Académico tem neste momento para o adversário directo, o que significa que em caso de vitória (e tem de ser esse o pensamento de todos os viseenses), poderá até assumir a liderança da série C. Quem poderá fazer a sua estreia é o reforço Doumbouya, avançado que vem trazer mais competitividade ao ataque academista, e de quem se espera golos, tal como fez ao serviço do Sp.Pombal na temporada passada (10 golos, por sinal).


Os ingredientes estão lançados, venha o jogo!


Vem apoiar o Académico de Viseu!


Árbitro do jogo: Sr. Rui Sousa, AF Bragança
Estádio Santo António
Domingo
, dia 08/01, pelas 15h


Ler Texto Completo

CAF 67/68

Em cima: Pais, Aleixo, Afonso, Vítor, Beto e Jorge Gomes
Em baixo: Basto, Óscar, Paxim, António Alfredo e Cabrinha
Ler Texto Completo