domingo, novembro 25, 2012

Ac. Viseu FC 2 - 0 GD Tourizense

Nuno Ricardo na baliza e Campinho a titular – relegando para o banco Nuno e Tiago Gonçalves – foram as grandes alterações de Filipe Moreira na sua estreia ao leme do melhor clube do mundo, o Académico de Viseu!


Estádio do Fontelo, 25 de novembro de 2012
9ª Jornada da II Divisão, Zona Centro
Árbitro: Pedro Maia (Porto)

Ac. Viseu: Nuno Ricardo; Marco Almeida, Calico, Campinho e Rodolfo Simões; Ibraima, Bruno Loureiro e Luisinho (Tiago Gonçalves, 80); Hélder Rodrigues, Zé Rui (Pedro Ribeiro, 73) e David Nunez (Casal, 67). Treinador: Filipe Moreira.

Tourizense: Tiago Guedes; Fábio Lopes, Touré, Dalhata Soro e Daniel Gonçalves; Maurício, Alemão (Bernardo, 70) e Pana (Paulo Roberto, 65); Telmo, Jony (Cané, 65) e Perdigão. Treinador: André David.

Golos: Hélder Rodrigues 34 (1-0), Zé Rui 60 (2-0)

O Académico entrou forte, remetendo para o seu último reduto a equipa forasteira, e ainda o relógio não tinha chegado ao primeiro minuto já Luisinho sobre a direita rematava bem, com a bola a passar rente à barra de Tiago Guedes. O mesmo Luisinho, ao minuto 4 esteve prestes a inaugurar o marcador mas de cabeça, ao segundo poste, e após excelente cruzamento de  Zé Rui não conseguiu direcionar a bola para as redes do Tourizense, com esta a sair de novo por cima. Aos 12 foi Zé Rui que podia ter marcado mas na recarga a remate de Hélder Rodrigues – e após excelente trabalho de David Nunez – o cabo-verdiano atirou por cima. Aos 26 minutos aquela que foi – talvez – a perdida mais escandalosa da partida, Zé Rui – que jogo! – abriu na direita Marco Almeida cruzou, Luisinho falha o remate e bola sobra para David Nunez que com o guarda-redes no chão, e com tudo para fazer o golo, falha. Ao minuto 36 o golo do Académico de Viseu: cruzamento/remate de Zé Rui, com Tiago Guedes a largar a bola para a frente, onde surge Hélder Rodrigues oportuno a empurrar a bola para o fundo da baliza. Finalmente o golo merecido, com HR7 a fazer o quinto golo no campeonato desta época, o 17º enquanto jogador do Académico de Viseu.
A partir daqui o Tourizense, cresceu. Aos 38, 42 e 45 a jovem equipa de Touriz – muito jovem mesmo – com bons executantes levou calafrios à área academistas mas a vantagem, justa, manteve-se até ao intervalo.
A segunda parte iniciou-se como acabou a primeira, ou seja, com o Tourizense a ser a      equipa com mais bola, mas quase sempre sem apoquentar de forma efetiva a equipa de Filipe Moreira – muito forte a encurtar os espaços aos atacantes forasteiros – e aos 60 minutos, e após canto de Marco Almeida (foto), Zé Rui, de cabeça, ampliou a vantagem dos academistas. E assim continuou o jogo até ao fim, com o Tourizense a trocar muito bem a bola mas a ser pouco incisivo na hora de atirar à baliza – Nuno Ricardo só foi chamado a fazer uma boa intervenção – e com o Académico a espreitar sempre que possível o contra ataque. Numa dessas jogadas de entendimento, ao minuto 87, Rodolfo Simões, de fora da área atirou rente à barra, numa das melhores jogadas do desafio.
Uma vitória certa, da melhor equipa em campo, em mais uma boa exibição caseira.

Nota: Os academistas demonstraram uma vez mais – como se fosse necessário fazê-lo – que podem estar revoltados com muita coisa, mas não estão revoltados com o Académico. Porque o Académico somos nós, adeptos e sócios!

José Carlos Ferreira, sócio 325 do Académico de Viseu Futebol Clube.



11 comentários:

Anónimo disse...

Excelente vitória perante um adversário de valor e o melhor que passou no Fontelo. Futebol vistoso e apoiado com triangulações rápidas. Muitms oportunidades desperdiçadas. Hoje já se viu um pouco do futebol apresentado pelas quipas treinadas por Filipe Moreira e agora com a paragem do campeonato teremos 15 dias para assimilar novos conceitos e metodologias e preparar a equipa para o fantástico derby de 9 de Dezembro em Cinfães. Força Académico rumo à II liga.

domingo, 25 novembro, 2012
Anónimo disse...

Se havia dúvidas relativamente ao futebol praticado na era Carlos Agostinho e aquele que se viu hoje, eu deixei de as ter. Parabéns Filipe Moreira

Pedro Jorge

domingo, 25 novembro, 2012
Anónimo disse...

Campeonato Nacional da 2ª Divisão – Zona Centro
9ª Jornada, 25 de novembro de 2012 – Estádio do Fontelo – Viseu
Ac. Viseu-2; Tourizense (Tábua)-0

3 pontos importantíssimos, numa altura crucial da época e contra um adversário fortíssimo, a melhor equipa que jogou no Fontelo esta época.
Vamos ao jogo, início espantoso do Académico com uns primeiros 10 minutos de sonho, onde eu contei 5 oportunidades claras de golo, não são oportunidadeszinhas, são mesmo oportunidades flagrantes de golo, por Luisinho 2 vezes, Zé Rui, Nuñes, etc. Foi um caudal ofensivo do Académico que sufocou a euipa do Tourizense, que ainda agora deve estar a pensar como terá sido possível sair do Fontelo com apenas 2 golos sofridos! Um milagre!
Mas se os primeiros 10 minutos são avassaladores e o número de oportunidades criadas, foi ao ritmo de um em cada 2 minutos, os minutos que se seguiram foram igualmente de futebol de excelente qualidade com jogadas rápidas, muito bem conseguidas e com as oportunidades de golo a sucederem-se embora, obviamente em menor número ainda assim, eram muitas as situações de golo criadas.
Contudo o golo não aparecia, e este filme começava a preocupar Filipe Moreira, jogadores e adeptos do Académico, pois equipa que desperdiça 5, 6 claras oportunidades de golo, dá alento ao adversário e começa a desconfiar da sua capacidade em fazer golo, mas este Académico está muito personalizado e hoje, desse por onde desse, com mais ou menos oportunidades desperdiçadas o golo teria que aparecer, e apareceu mesmo, ainda na 1ª parte, por Hélder Rodrigues.
Chega o intervalo com um resultado escasso, escasso de mais para tanta produção por parte do Académico. Na 1ª parte o Tourizense não criou lances significativos de perigo, apesar de se mostrar sempre uma equipa com um excelente toque de bola, muito bem a posicionar-se em campo, mas hoje defrontou um Académico que não estava disposto a tolerar quaisquer veleidades ao adversário, fosse ele qual fosse.
Diria que o resultado justo ao intervalo seria 3-0, em vez do 1-0 que se verificava.

Filipe Moreira fez alterações significativas no onze inicial, colocando como centrais a dupla Calico, Campinho, ambos bem, muito bem.
Houve mudança de Guarda-redes e aí também, nada a dizer pois Nuno esteve excelente.

Na frente, aí sim alteração significativa com a colocação em simultâneo de Luisinho, Zé Rui, Hélder e Nuñes, ou seja 2 alas Luisinho e Zé Rui e no centro do ataque Hélder e Nuñes, ou seja futebol ofensivo, no papel e no campo.

(Continua!)

Sê Sócio e traz um amigo!

Força Filipe Moreira
Força Académico!

Carlos Silva

* texto escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico *

domingo, 25 novembro, 2012
Anónimo disse...

Na 2ª parte, com o campo cada vez mais encharcado, apesar de ter bom aspeto, o relvado mostrou-se muito cheio de água e por essa razão bastante pesado e escorregadio, ainda assim o excelente futebol praticado na 1ª parte nem parecia que estava a ser praticado perante condições adversas. O Académico não manteve o mesmo ritmo de jogo, nem tal seria humanamente possível e o Tourizense equilibrou mais a partida, mostrou, repito uma vez mais, possuir uma excelente equipa, e hoje, só o melhor Académico seria capaz, como foi, de vencer esta bem organizada equipa.
Ainda assim o Académico mostrou, sempre, ter o controlo do jogo, e não houve aquela tremideira que por vezes se vericava no sector recuado quando o adversário pressionava. Hoje, a equipa esteve sempre muito equilibrada, nunca se remeteu a uma defesa apertada, mesmo na fase de maior pressão do Tourizense e criou sempre jogadas de perigo e situações de golo, vindo a concretizar, apenas mais uma por Zé Rui, fazendo o 2-0 e dando total tranquilidade a Filipe Moreira e aos adeptos presentes no Fontelo. Na contabilidade final, terão sido aí umas 7 oportunidades flagrantes de golo, mais umas 3 grandes oportunidades, ainda assim não tão flagrantes, para o Académico contra umas 2 ou 3 situações de perigo criadas pela equipa do Tourizense.

Tudo resumido, vitória justa, justíssima do Académico com uma excelente exibição, de sonho mesmo, nos primeiros 10 minutos e muitíssimo segura em todo o jogo. A vitória é justa mas o resultado é tremendamente enganador, o resultado que melhor espelharia o que aconteceu em jogo jogado e ocasiões de golo criadas seria talvez um 5-1.

Hoje, o Académico fez um excelente jogo, perante condições difíceis, perante um adversário valoroso e conseguiu uma vitória muito importante, mas apenas isso, excelente jogo, excelente vitoria, magníficos 3 pontos.

Temos que dar continuidade a este percurso e agora há que abordar os jogos fora com esta atitude, procurar desde o início, como hoje, resolver as coisas, pois hoje foram precisas 5 oportunidades desperdiçadas para surgir o 1º golo, mas no próximo jogo vamos marcar na 1ª oportunidade e assim acabar com o jejum de golos fora de casa!

Com este resultado o Académico soma 15 pontos e aproxima-se dos lugares cimeiros. Agora há 15 dias para preparar o próximo jogo, e com o apoio de todos os Academistas, a nossa equipa pode conseguir um bom resultado, no sempre dificl e complicado campo do Cinfães!

Todos os jogadores do Académico mostraram, hoje, o seu carácter, alhearam-se e bem, de toda a agitação que se viveu nos últimos dias e fizeram aquilo que é a sua missão, entrar em campo e dar tudo pelo Académico.

O Público do Fontelo esteve bem no apoio à Equipa, mas, e não me canso de repetir temos de ser mais, muitos mais, pois esta equipa, estes jogadores, este treinador, esta qualidade de jogo, merecem mais e mais gente a APOIAR, no Fontelo e fora dele!

Era assim que escrevia com Carlos Agostinho, é assim que escrevo com Filipe Moreira, pois para mim, simples adepto, apoio o treinador que estiver à frente do Académico!

Há que renovar o cartão livre trânsito que dá entrada em todos os jogos do Académico, no Fontelo, livre do Vento, do Sol e da Chuva. Na Banda Central coberta, são apenas 60 Euros por ANO, para todos os jogos do campeonato nacional da 2ª divisão!
Na Superior são apenas 45 Euros /ano, pouco mais que o preço de um café por semana!

Sê Sócio e traz um amigo!

Força Filipe Moreira
Força Académico!

Carlos Silva

* texto escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico *

domingo, 25 novembro, 2012
Anónimo disse...

Parabéns pela vitória! Próximo jogo fora e importante,pode ser que seja desta que se ganha um jogo fora
Força acadêmico

domingo, 25 novembro, 2012
Anónimo disse...

Bem melhor...

domingo, 25 novembro, 2012
Anónimo disse...

Excelente resultado! Boa resposta da equipa perante uma semana bastante agitada. Estamos neste momento a 4 pontos do primeiro lugar e dentro de suas semanas defrontaremos o líder Cinfães. Há que fazer os possíveis para conseguirmos o primeiro golo e a primeira vitória fora do Fontelo! Atenção também ao Sporting de Espinho que parece ter acordado agora. Para mim, é o grande candidato!

Força Académico!

segunda-feira, 26 novembro, 2012
José Carlos Ferreira disse...

Parabéns Sr. Carlos Silva, pelo seu comentário e pela bofetada de luva branca que deu a muita gente. É de adeptos como o Senhor que precisamos!

segunda-feira, 26 novembro, 2012
Anónimo disse...

uma palavra para o árbitro da partida e a sua equipa. Não falei dele, pois nem me lembrei, e quando assim é, é bom sinal, significa que passou despercebido, e foi isso que efetivamente aconteceu. Uma excelente arbitragem sem qualquer influência no resultado e no desenrolar do jogo!

Tudo resumido, bom espetáculo, apesar do tempo chuvoso, com 3 boas equipas em campo!


Carlos Silva

segunda-feira, 26 novembro, 2012
Anónimo disse...

Grande clube, grande equipa, grandes jogadores!!!Parabens a todos!Foram brilhantes!!Académico Académico Académico

segunda-feira, 26 novembro, 2012
Anónimo disse...

Quero dar os meus Parabéns á claque academista, exército, rapazes muitos jovens á chuva quase todo o jogo, não parando de apoiar á sua equipa! Bom jogo, vitória merecida! Em visconde vinhal serão também, bem recebidos!

Carlos Miguel (adepto Tourizense)

terça-feira, 27 novembro, 2012