domingo, outubro 14, 2012

Ac. Viseu FC 3-1 FC Pampilhosa


“Remontada” com Bis do mágico RS10


O Ac.Viseu venceu esta tarde a formação do Pampilhosa por 3-1, depois de ao intervalo estar a perder por 0-1. Uma 2ª metade de luxo permitiu que os comandados de Carlos Agostinho dessem a volta à desvantagem, com destaque para o nosso mágico Rui Santos, autor de 2 golos.

O treinador academista voltou a mexer no onze, com o maior destaque para a entrada de Álvaro, e a saída de Campinho, voltando a ser formada a dupla de centrais da época passada. Assim alinharam esta tarde


Estádio do Fontelo, 14 de outubro de 2012
5ª Jornada da II Divisão, Zona Centro
Árbitro: Rui Patrício (Aveiro)

Ac. Viseu: Nuno; Marco Almeida, Calico, Tiago Gonçalves e Rodolfo Simões; Ibraima, Álvaro (Rui Santos, 27) e Bruno Loureiro; Luisinho (Luís Cardoso, 87), Hélder Rodrigues e David Nunez (Pedro Ribeiro, int). Treinador: Carlos Agostinho.

Pampilhosa: Eduardo, Galvão, Ricardo, Karnoto (Bandeira, 52), Leitão, Diogo André, Sarmento (Manuel, 65), Bruno Parente, Ivan, Issouf e Bernardo (Wilson, 58). Treinador: Fernando Niza.

Expulsão: Issouf (90+3)

Golos: Ivan 9 (0-1), Rui Santos 50 (1-1), Rui Santos 55 (2-1), Hélder Rodrigues 66 (3-1)

A verdade é que a 1ª parte não foi bem jogada. Os academistas não conseguiram impor o seu jogo, e só à passagem dos 20min. Hélder Rodrigues levou perigo à baliza de Eduardo, respondendo de cabeça a um cruzamento primoroso de Luisinho. Antes disso, o Pampilhosa já tinha inaugurado o marcador, num lance onde a defesa academista parou à espera do fora-de-jogo. Ivan, de cabeça não perdoou e fez “chapelada” a Nuno. O Académico não conseguia reagir com êxito, e nesse sentido o treinador academista, à passagem da meia hora, sacrificava Álvaro para fazer entrar o mágico Rui Santos - que viria a ser decisivo. No entanto nada se alteraria até ao intervalo. 0-1 para os forasteiros.

No 2º tempo tudo se alterou, a começar pelo setor ofensivo. Carlos Agostinho fazia entrar Pedro Ribeiro para o lugar de David Nunez, acertando a aposta inteiramente. O avançado foi peça-chave nesta reviravolta. Veio claramente desbloquear o acerto defensivo forasteiro demonstrado no 1º tempo. O empate surgiu logo aos 50min. numa das várias jogadas do lado direito do ataque academista, a bola sobra para Rui Santos que à entrada da área, rematou sem hipóteses para a baliza de Eduardo. Estava estabelecida a igualdade no marcador, depois dum inicio de 2ª parte verdadeiramente sufocante por parte do Académico. Os viseenses não tiravam o pé do acelerador, e pouco depois, num golo idêntico, novamente o mágico RS10 fazia o 2-1, para gáudio de todos os presentes no Fontelo – o Académico jogava a um nível verdadeiramente supersónico. O 3º golo surgiu aos 66min. por Hélder Rodrigues, aproveitando um mau atraso do defesa do Pampilhosa, isolou-se e picou com classe a bola sobre o GR adversário, fazendo desta forma o resultado final 3-1, que até poderia ter sido mais dilatado, face ao poderio ofensivo demonstrado nos segundos 45min. Isto é Académico! Parabéns equipa!

Uma vitória inteiramente justa, que permite ao Ac.Viseu saltar para a 7ª posição da tabela classificativa, com 7 pontos. Os líderes Cinfães e Coimbrões estão a meros 4 pontos, com os academistas a terem ainda o jogo com o Operário em atraso.

João Monteiro

7 comentários:

Anónimo disse...

Campeonato Nacional da 2ª Divisão – Zona Centro
5ª Jornada, 14 de outubro de 2012 – Estádio do Fontelo – Viseu
Ac. Viseu-3; Pampilhosa-1


Espantosa 2ª parte do Académico, ao nível do melhor que se vê na 1ª divisão, conforme dizia um dos meus companheiros de bancada, no Fontelo, ele, também com muitos anos de Académico, e ainda assim, convencido com a espantosa 2ª parte em termos da qualidade do futebol praticado.
A Entrada do Académico, na 2ª parte, de forma decidida, com um futebol a toda a largura do campo, em profundidade, em velocidade, criou tantos problemas à defensiva do Pampilhosa que todos no Fontelo acreditaram que o golo tinha que aparecer e rapidamente, e assim aconteceu. Em pouco tempo o Académico marca, empata o jogo e rapidamente marca outra vez e passa para a frente, com 2 golos de Rui Santos, depois de excelentes jogadas de toda a equipa, sendo que num dos golos Ibraima faz uma jogada espantosa, tirando tudo e todos do caminho.
Começando agora pelo princípio do jogo, mas hoje, dado o desenrolar da partida, tinha mesmo que começar pela 2ª parte, tal a diferença que existiu entre os 2 períodos, foi uma diferença colossal entre o futebol que se assistiu na 1ª e 2ª partes do jogo.
Na 1ª parte, Carlos Agostinho fez alinhar, no meio campo, de início Bruno Loureiro, ausente por doença, no último jogo (explicada a ausência, que eu questionei, ou seja falei sem saber o motivo!, mas rapidamente fui esclarecido, e desta forma simples, as coisas são explicadas e todos entendemos), depois de uma magnífica exibição no jogo anterior, e hoje novamente com uma excelente 2ª parte. No ataque entrou de início Davide Nuñes, mas apesar de muito esforçado, o jogo não estava a correr bem a Nuñes e daí a alteração ao intervalo com mudança de avançado centro (entrou Bruno Ribeiro, grande exibição!). Campinho, hoje não foi titular, apesar de sempre que jogou ter cumprido, mas e aqui quero frisar bem este meu mas, o treinador do Académico é quem tem o poder de decidir quem joga, quem fica no banco e quem é convocado, mas também é ele que tem a responsabilidade, de em cada jogo, colocar, aquela, que na sua opinião é a melhor equipa para abordar aquele jogo!
Todos temos de perceber isso, Jogadores, Sócios e Adeptos e Direção. Ao treinador o que é do treinador (decidir quem joga, onde joga e a forma como a equipa deve jogar), aos jogadores o que é dos jogadores (cumprir em campo, aquilo que lhes é pedido pelo treinador, e estar no banco preparado, para a qualquer momento dar em o seu contributo em prol do grupo, ou estando fora dos convocados, contribuir para a união e espírito de grupo de toda a equipa, pois com um grupo forte e unido, este Académico pode ir muito longe, sem isso, nada se conseguirá! Estou crente que todos perceberão o seu papel, incluindo Sócios e Adeptos que têm o papel decisivo de comparecer em grande número para APOIAR a equipa!
A Direção deve proporcionar, naquilo que dela depender, o clima de maior tranquilidade possível ao treinador e jogadores, interferindo o mínimo possível, dando, isso sim, as condições para que todos possam desempenhar bem, o seu trabalho.
Voltando ao jogo, que estava a ser mau, temos que usar as palavras duras, quando tal se justifica, Carlos Agostinho viu-se forçado a fazer algo, e assim, ainda durante a 1ª parte tirou Álvaro, não porque estivesse a jogar menos do que a restante equipa, nada disso, mas apenas e só porque o Académico estava a perder, em casa e precisava mudar s sua forma de jogar, desta forma entrou Rui Santos, médio mais ofensivo para o lugar de Álvaro, médio mais defensivo! Álvaro, grande Academista, aceitou a decisão do seu treinador, com sacrifício pessoal, mas percebendo que o grupo vem em primeiro lugar. Força Álvaro, pois continua a trabalhar, que nova oportunidade irá surgir.
Apesar da alteração, o Académico, não consegui melhor de forma significativa a sua forma de jogar.


(Continua)


Sê Sócio e traz um amigo!

Força prof. Carlos Agostinho!

Força Académico!

Carlos Silva

* texto escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico *

domingo, 14 outubro, 2012
Anónimo disse...

Veio a 2ª parte, entra Pedro Ribeiro para o lugar de Nuñes e aí sim, o Académico transfigurou-se e deu um festival de futebol, criou oportunidades de golo, marcou 3 delas e deixou por marcar, assim de caras, pelo menos outras tantas, flagrantes, flagrantes!
O resultado final peca por escasso, e 5-1 seria o resultado mais certo. Se no jogo contra o Lusitânia, 5-1 me pareceu exagerado, hoje claramente que 3-1 foi escasso, tal a produção (QUALIDADE de JOGO!) do Académico na 2ª parte.

Arbitragem de grande nível do árbitro que viajou de Aveiro, embora, no 1º golo do Pampilhosa, toda a defensiva Academista parou à espeera do fora de jogo, mas do local em que me encontro não consigo ter opinião sobre o lance. De resto, excelente arbitragem em termos técnicos, talvez um pouco exagerada em termos disciplinares, pois o jogo foi muito correto e houve alguns amarelos e mesmo o vermelho já no fim, para o jogador do Pampilhosa que poderia (e deveria) ter sido evitado!

O Académico voltou ao trilho das boas exibições e dos bons resultados, depois da má exibição da jornada anterior e da menos conseguida 1ª parte do jogo de hoje.
Há que acreditar no trabalho realizado e não descrer quando as coisas correm mal. Uma equipa que joga como jogou hoje, o Académico, na 2ª parte, não pode desconfiar de si própria, como aconteceu em Nogueira do Cravo, e tem de entrar em todos os jogos com a confiança necessária para os vencer, mesmo que tal não venha a acontecer, em todos, mas a abordagem tem de ser a de uma equipa confiante, pois quem joga assim, é porque trabalhou muito para o conseguir e está num patamar que possivelmente, ninguém esperaria, já nesta fase inicial da época. Obviamente que as coisas ainda não estão consolidadas e por isso, surgem, jogos menos conseguidos, a seguir a excelentes exibições, tal como aconteceu nos 1º jogos que forma bons e depois repentinamente a equipa foi abaixo e agora, retomou o percurso que vinha a construir.

Com este resultado o Académico soma 7 pontos e aproxima-se dos lugares cimeiros. Domingo, em Castelo Branco, vamos entrar de forma decidida, para no final podermos festejar novamente a conquista de mais 3 pontos.

Na bancada do Fontelo, antes de criticar os jogadores e o treinador quando as coisas correm mal, convém lembrar que na época anterior apesar de várias (demasiadas) más exibições, no fim os objectivos foram alcançados, por isso este ano que as exibições são claramente melhores, há que apoiar, apoiar, apoiar!

Há que renovar o cartão livre trânsito que dá entrada em todos os jogo do Académico, no Fontelo, livre do Vento, do Sol e da Chuva, na Banda Central coberta, são apenas 60 Euros por ANO, para todos os jogos do campeonato nacional da 2ª divisão!
Na Superior são apenas 45 Euros /ano, pouco mais que o preço de um café por semana!

Sê Sócio e traz um amigo!

Força prof. Carlos Agostinho!

Força Académico!

Carlos Silva

* texto escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico *


domingo, 14 outubro, 2012
Anónimo disse...

Parabéns pela recuperação :)
Vamos académico!!

domingo, 14 outubro, 2012
Anónimo disse...

A segunda parte deixou-me orgulhoso. Grande entrega, excelente reviravolta!

Parabéns EQUIPA! Foram ENORMES!

Saudações Academistas

domingo, 14 outubro, 2012
Anónimo disse...


Excelente segunda parte. O académico começou contudo a mudar o jogo quando aos 30 minutos entra Rui Santos para o lugar de Álvaro completamente perdido em campo. carlos agostinho emendou a tempo a sua estratégia para o jogo. O académico entrou com 3 número 8 (Álvaro, Bruno Loureiro e Ibraima~)- Com a entrada de pedro Ribeiro (grande exibição) ganhámos uma referência na frente de ataque. david Nunez não é ponta de lança, mas sim 2º avançado e recua demasiado no terreno. Não podemos voltar a dar 45 minutos de avançom pois se hoje não foi fatal o mesmo poderá não acontecer em futuras ocasiões. Temos que iniciar os jogos com maior determinação e com uma referência de ataque. Repito que temos que ser ambiciosos pois temos equipa para os primeiros 6 lugares mas não podemos facilitar nem ter atitudes como em Nogueira de Cravo e hoje na primeira parte. Na próxima jornada em castelo branco sejamos audazes e competentes pois só assim poderemos trazer os 3 pontos.

domingo, 14 outubro, 2012
Anónimo disse...

Finalmente Pedro Ribeiro a ponta de lança, e que diferença... Um enorme Pedro Ribeiro trouxe uma 2a parte de outro mundo ao académico, esta equipa tem muita qualidade, e ainda temos jogadores como o zé rui que nem sequer foi utilizado, este ano podemos sonhar...
E que bem que soube ver o nosso mágico de regresso, grande jogo do Rui...
força académico...

Saudações academistas

domingo, 14 outubro, 2012
Anónimo disse...

Tenho a perfeita noção que não será possível manter o nível exibicional da segunda parte do Académico (basta pensar na primeira parte Academista e no jogo contra o Nogueirense) e que é fundamental manter os pés assentes no chão mas o que vi deu-me a sensação de que é possível sonhar com um bom campeonato. Deu também para ver que o banco tem, igualmente, boas soluções e esta equipa é (na minha opinião) a melhor da "nova fase" do Académico. Havendo qualidade, o que fica a faltar é, sem dúvida, público a seguir o Académico. Sinto-me triste quando vejo o Fontelo com tão pouco público... Claro que o Estádio é grande, comparando com a maioria dos estádios das restantes equipas da II Divisão, e que se calhar a assistência até está acima da média do campeonato mas acho que é fundamental levar mais gente ao Fontelo. Só assim poderemos sonhar com outros voos. Há também um (mau) hábito que noto na maior parte dos espectadores. Quando soa o apito final, já estão fora do estádio... Com a equipa a fazer uma segunda parte como ontem fez, o mínimo que os jogadores mereciam era sentir os adeptos a aplaudir e a puxar por eles. ELES MERECERAM!

Força Académico!
Um passo de cada vez, rumo a outros voos!

Saudações Academistas.

segunda-feira, 15 outubro, 2012