sábado, abril 07, 2012

Ac. Viseu FC 3 - 1 AA Avanca


Estádio do Fontelo, 7 de Abril de 2012
3ª Jornada da Fase de Subida, Série C
Árbitro: Luís Cruz (Castelo Branco)

Ac. Viseu: Nuno; Marco Almeida (Luís Vouzela, 44), Calico, Tiago Gonçalves e Casal; Álvaro (Doumbouya, 31), João Paulo, Ricardo Ferreira e Rui Santos; Luisinho (Baio, 79) e Hélder Rodrigues. Treinador: António Lima Pereira.

Avanca: João Oliveira, Miguel Carvalho, Tiago Amaral, Gamarra, Pedro Pesquina, Bornes, Hugo Santos (Nuno Reis, 22), Marmelo, Miguel Ângelo, Carlos Pesquina (Óscar Lopes, 63) e Cerqueira (Cris, int). Treinador: Luís Ferreira.

Golos: Carlos Pesquina 7 (0-1), João Paulo 59 (1-1), Ricardo Ferreira 88 (2-1), Hélder Rodrigues 90+1 (3-1))

Surpreendeu António Lima Pereira ao fazer actuar o Académico num 4x4x2 em losango deixando de fora Bacari - nem para o banco foi - e também o segundo melhor marcador da equipa (Doumbouya no banco). E se é verdade que a tática usada surpreendeu tudo e todos, também não é menos verdade que ela, a tática, não foi a culpada do mau começo academista. O golo forasteiro nasce de uma infantilidade enorme, difícil de compreender e, sobretudo, difícil de explicar. Acontece...

O Académico reagiu bem ao golo sofrido já que volvidos poucos minutos, e depois de um passe de Rui Santos, Hélder Rodrigues trabalhou bem sobre a esquerda e desferiu um remate com selo de golo, brilhando a grande altura aquele que viria a ser o melhor jogador da equipa adversária o seu guarda redes. Hélder Rodrigues e Luisinho brilhavam nas faixas laterais - brilhavam tanto que por vezes até se esqueciam de fechar o seu flanco - mas a bola quando chegava ao lugar do ponta de lança ele não estava lá e, também, porque Rui Santos não mostrava capacidades para chegar às zonas de finalização.

 Perto da meia hora o técnico academista mexia na equipa - fazendo a vontade à massa associativa - colocando o ponta de lança - Doumbouya. O certo é que a a partir daí e ao intervalo o Académico perdeu alguma da magia e não voltou a incomodar, verdadeiramente, a baliza forasteira deixando-se enrolar no abjeto anti jogo forasteiro. Antes do intervalo dá-se a subsituuição que, na minha opinião, mudou o jogo. Saiu Marco Almeida (lesionado) e entrou Luís Vouzela.

E na segunda parte o Académico cresceu de uma forma verdadeiramente impressionante. Com as costas resguardadas por Vouzela, Rui Santos subiu imensamente de produção, pegou na batuta, jogou, fez jogar, distribuiu jogo de uma maneira que só ele sabe fazer e o Académico partiu para 45 minutos de sonhos, dignos de um clube que quer mesmo vencer. 

Sentia-se no estádio que o Académico ia mesmo vencer o jogo de hoje. E se dúvidas havia elas ficaram quase todas dissipadas quando João Paulo - mais uma vez - marcou o golo de empate. A partir daí, e até ao fim do jogo, a simbiose equipa/público foi perfeita e o Académico trucidou por completo a equipa do Avanca.

Quando Ricardo Ferreira fez o 2-1 o Estádio do Fontelo entrou verdadeiramente em ebulição, é que os especatadores já tinha visto de tudo, desde o anti jogo forasteiro, bolas no poste, defesas miraculosas e até perdidas incríveis.

O golo de Hélder Rodrigues, já no descontos, foi verdadeiramente a cereja no topo do bolo!

Que grande segunda parte! Assim dá gosto de sofrer por ti Académico!

José Carlos Ferreira
Sócio 525 do AVFC

11 comentários:

Anónimo disse...

FINALMENTE!

Depois de uma primeira parte a brincar, o ACADÉMICO mostrou as suas credenciais para a subida!
Foi uma segunda parte de LUXO! Com classe, com determinação, com força! Parece-me que foi a melhor segunda parte de toda a época.
O pior foi a primeira! Não pode acontecer nada daquilo, sob pena de não conseguir dar a volta depois.
Estamos na frente e hoje tivemos meia parte de luxo. Falta a outra...
ACADÉMICO!
Lumago

sábado, 07 abril, 2012
Anónimo disse...

Este foi o melhor jogo da epoca. Jogamos contra uma equipa que até tem alguns valores individuais. Agora uma coisa é certa, esta equipa do Avanca esta muito mal orientada pelo seu treinador. Previligiar o anti-jogo em vez de se tentar jogar, tendo até valores para isso... este tecnico é que eu nao queria no Academico. Viva Lima Pereira!!! Repensem o vosso futebol de "cai no chao" a toda a hora porque numa fase de subida fica muito mal, nao são dignos de estarem nesta fase, mas sim na de luta pela permanencia.

sábado, 07 abril, 2012
Viriatus disse...

Devemos elogiar o nosso ACADÉMICO, mas respeitando o adversário, pois cada um joga com as armas que tem, mesmo que isso não seja do nosso agrado. ACREDITO EM TI...ACADÉMICO...RUMO À SEGUNDA DIVISÃO...com humildade e determinação.

sábado, 07 abril, 2012
Anónimo disse...

GRANDE, GRANDE, GRANDE ACADÉMICO!

O jogo de hoje (pelo menos a segunda parte) pareceu um regresso aos anos noventa!

O Académico mandou no jogo mas na primeira ou segunda vez que o Avanca foi à baliza academista marcou num lance que não poderá voltar a acontecer! Já há umas jornadas atrás tínhamos sofrido um golo por uma "brincadeira" destas...

A exibição do Académico na primeira parte não foi nada famosa mas felizmente o melhor estava para vir!

Na segunda parte tudo mudou e mandamos completamente no jogo. Tenho de recuar muitos, muitos anos para me lembrar de uma jogo vivido de uma forma tão empolgante no Fontelo. O Avanca provou o seu próprio veneno e após ter praticado um anti-jogo vergonhoso durante grande parte do jogo, quando começou a correr já era tarde demais.

Destaque para o grande Luís Vouzela. Que grande empenho e que enorme tranquilidade o nosso 7 transmite!

VAMOS ACADÉMICO! RUMO À SUBIDA!!!!

sábado, 07 abril, 2012
Paulo disse...

Que ideia peregrina essa de entrar sem ponta de lança (em casa) e a jogar num 4x4x2 losango!! A jogar fora,acredito que possa sortir algum efeito...mas em casa não de todo!!
Vá lá que o Lima teve o bom senso de rectificar o erro a tempo e meteu um ponta de lança...que apesar de nem sempre ter sido bem «servido», incomodou imenso o eixo defensivo do Avanca, libertando o Hélder e o Luisinho naquilo em que são melhores...entrar pelas alas. Com isso o jogo do Académico tornou-se mais fluído, acutilante e inteiramente merecedor da vitória.

sábado, 07 abril, 2012
Anónimo disse...

25ª Jornada – Académico - 3 Avanca – 1
(3ª jornada da 2ª Fase - Subida à 2ª Divisão).


Académico-3; Avanca-1


Vitória justa, difícil, perante um adversário valioso, mas que usou e abusou das perdas de tempo.
O Académico mais uma vez foi infeliz na forma como sofre o 1º golo, logo aos 7 minutos. Um lance perfeitamente inofensivo dá origem a um mau alívio e o Avanca sem nada de nada ter feito, até então, fica em vantagem.
Esta equipa do Avança é muito rápida nas transições, ou dito em português diferente de Luís Freitas Lobo, é muito rápida a sair para o ataque, e numa situação de vantagem, torna-se uma equipa muito difícil de bater. Foi preciso então um super Académico para levar de vencida a formação de Avanca, e foi isso que vimos hoje, no Fontelo, um grande Académico, personalizado, a jogar bom futebol, sempre pelas alas, onde Luizinho e Hélder estiveram magníficos.
O Académico apresentou-se sem ponta de lança fixo, e diga-se que sempre que Lima Pereira tenta uma inovação, o azar bate-lhe à porta, e , hoje, uma vez mais parecia que tal poderia acontecer, mas o Académico estava a jogar bem, o público estava com a equipa e percebeu a injustiça do resultado, logo no início e por isso, com muito ou pouco azar, tínhamos que ganhar tal a vontade, o querer, a qualidade do futebol do Académico.
Com a equipa a perder, Lima Pereira fez entrar Doumboya, fazendo sair Álvaro, até aí a fazer um excelente jogo, mas alguém tinha que sair, e dada a posição que Álvaro ocoupava no terreno, teve que ser ele. Álvaro, excelente, aceitou sem a mínima reação, a decisão do seu treinador, que de imediato o confortou e lhe explicou a razão da sua saída. Álvaro, um exemplo!
Na 1ª parte apesar das várias oportunidades criadas, o resultado não se alterou, tendo ainda Lima Pereira feito entrar Luís Vouzela em substituição de Marco Almeida, lesionado. Vouzela entrou e fez um excelente jogo!
Na 2ª parte o Académico veio com a disposição de ganhar mesmo o jogo e as oportunidades foram acontecendo, mas só aos 15 minutos, João Paulo, vê que a baliza estava mesmo ali à mercê e com um remate colocado faz o empate. Daí em diante as jogadas de perigo sucediam-se, com Rui Santos em grande forma, Luizinho incasável, correu por 3 Luízinho, saiu a 10 minutos do fim, quando já não podia mais dando o seu lugar a Baio. O Académico, agora tinha ainda mais gente na frente, mas o tempo ia passando e parecia que uma terrível injustiça poderia acontecer, que era a não vitória do Académico, mas hoje, acabámos por ter a merecida sorte e Ricardo, num excelente remate de fora da área envia a bola ao ângulo, o excelente guarda-redes do Avança, ainda toca, mas nada pode fazer para evitar o golo, tal a colocação do remate. Fazia-se justiça aos 89 minutos e daí até ao fim o Avança avança no terreno e descura o seu sector mais recuado. Num contra golpe Doumboya faljar por pouco o chapéu, mas logo de seguida Hélder Rodrigues faz o 3-1 e reforça a justiça do resultado.

Tudo resumido, exclente vitória do Académico, excelente exibição, resultado justo. Devo referir que contra o O. do Hospital o Académico perdeu 3-1, mas fez um jogo muito bom, à semelhança do que hoje aconteceu, mas futebol é assim, quando se perde dificilmente se reconhece que se fez uma boa exibição. Hoje, a exibição foi boa, e o resultado poderia não ter sido!

Carlos Silva

(continua)

domingo, 08 abril, 2012
Anónimo disse...

(continuação)

De realçar uma vez mais a atitude de todos os jogadores que fizeram um esforço enorme para manter o jogo a um ritmo elevado, e tiveram que correr todo o tempo em busca do resultado. Isso causa um desgate terrível, e só um grande Académico, como hoje se apresentou no Fontelo, estaria, como esteve à altura do desafio.
Hoje, os jogadores do Académico foram enormes!
Lima Pereira, bem, na abordagem ao jogo, embora pareça que corrigiu a mão, com a entrada de Doumbouya, mas quem viu o jogo percebe que o lance fortuito do golo, do Avança, tudo alterou e tudo condicionou e Lima Pereira decidiu bem, perante os factos novos que surgiram.

Arbitragem em plano razoável, muito embora, muito permissiva com as constantes perdas de tempo por parte do Avança.

De salientar ainda o numeroso público presente no Fontelo, com a superior a ter já várias pessoas, para além da composta bancada. O Estádio é grande, muito grande e temos espaço para muitos mais, por isso há que divulgar que o Académico está em primeiro, a jogar bom futebol, e por isso temos de dizer aos nosso familiares e amigos que vale a pena vir ao Fontelo, já no próximo jogo com o Sampedrense!
Para termos mais gente, julgo ser boa ideia colocar novamente o bilhete a 5 Euros e a 3 Euros para as senhoras.


Força Académico!
Rumo à Subida!

Carlos Silva


* texto escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico *

domingo, 08 abril, 2012
Anónimo disse...

O que queria realçar mais nesta partida, foi a maneira como o público vibrou neste jogo. Há 5 anos que acompanho o Académico e nunca, NUNCA vi a bancada tão animada (chegaram-se a gritar "OLÉ"). É nisto que a direção tem que se preocupar, chamar mais e mais gente ao estádio.

RUMO À SUBIDA. ACADÉMICO <3

domingo, 08 abril, 2012
Anónimo disse...

Para toda a família academista, jogadores, treinadores, dirigentes, e restantes membros da equipa, bem como para todos os sócios, adeptos e simpatizamentes do Académico, uma Santa e Feliz Páscoa!


Carlos Silva

domingo, 08 abril, 2012
Anónimo disse...

Os tempos vão maus, há o desemprego, os cortes de salários, as coisas mais caras, mas o Académico tem de estar na mente dos academistas. Por isso era bom que houvesse transporte para quem quisesse ir a Albergaria-a-Velha. A preço reduzido ou simbólico, cada um levava o seu farnel e ia ver e apoiar o Académico. Não sei quanto custa o bilhete, o Alba é capaz de se aproveitar, mas talvez o Académico pudesse negociar bilhetes mais baratos, como acontecia no passado. Se fosse possível as pessoas irem a Albergaria por 10 ou 12 euros, com bilhete incluído, certamente o Académico teria uma grande claque de apoio e o Alba uma boa assistência.
Cada jogo é uma final, a partir de agora.
ACADÉMICO!

Lumago

domingo, 08 abril, 2012
Anónimo disse...

Próximo Jogo Invasão a Alba para apoiar o MELHOR CLUBE DO MUNDO era bom que a direcção pensasse em arranjar autocarros para irmos apoiar o nosso Académico!

Eu vou a Alba!

FORÇA ACADÉMICO, EU ACREDITO NA SUBIDA!

G.Moita

segunda-feira, 09 abril, 2012