domingo, janeiro 29, 2012

Ac. Viseu FC 2-1 AA Avanca

O Académico de Viseu venceu, com cambalhota, o Avanca por 2-1 e é líder isolado da Série C da III Divisão, fruto do empate entre os anteriores lideres Nogueirense e Penalva (0-0).
Estádio do Fontelo, 29 de Janeiro de 2012

16ª Jornada da III Divisão, Série c
Árbitro: Ivan Vigário (Porto)

Ac. Viseu: Nuno; Marco Almeida, Calico, Tiago Gonçalves e Ricardo Ferreira; Casal, João Paulo e Rui Dolores (Doumbouya, 63); Luisinho (Álvaro, 90+2), Rui Santos (Baio, int) e Bacari. Treinador: António Lima Pereira.

Avanca: João Oliveira, Tiago Amaral, Gamarra, Marco Abreu (Bruno Bastos, 90), Miguel Carvalho, Luís Bornes, Veiros, Hugo Santos, Mané, Cris (Miguel Ângelo, 56) e Carlos Pesquina.

Expulsão: Mané 76

Golos: Carlos Pesquina 62 (0-1), Doumbouya 75 (1-1), João Paulo 90 (2-1)

A primeira parte não teve grandes motivos de interesse, tendo sido um jogo demasiado táctico e sem grandes oportunidades de golo. O empate ajustava-se face ao que as duas equipas haviam produzido durante os primeiros 45min. Lima Pereira, na obrigação de agitar as águas, colocava ao intervalo Baio para o lugar do mágico Rui Santos. E a verdade é que o Académico subiu de produção com o decorrer do jogo. Mas contra a corrente, quem marcou foi a equipa forasteira, por intermédio do inevitável Carlos Pesquina, o melhor marcador deste campeonato. A defesa academista desentendeu-se, e após saída infeliz de Nuno da baliza, o avançado do Avanca, matreiro, não perdoou. 0-1 aos 62min, com sabor a injustiça face ao desenrolar do jogo. Isto na altura que o técnico academista se preparava para colocar Doumbouya para o lugar de Rui Dolores. Contudo, o Académico reagiu, e provou mais uma vez, que está muito forte mental e fisicamente. A igualdade chegava aos 75min, e pela cabeça do avançado que tinha sido aposta de Lima Pereira minutos antes, Doumbouya, após excelente cruzamento de M.Almeida, estreando-se assim a marcar pelos viseenses. E como nos tem habituado esta temporada, o Académico, já perto do final, marcou mesmo o golo da vitória, dando a cambalhota no marcador. João Paulo com um livre tenso, e marcado de forma irrepreensível do lado esquerdo do ataque academista, fazia o tento da vitória para gáudio dos adeptos presentes no Fontelo, isto mesmo em cima do minuto 90. O jogo finalizou 4 minutos depois, já com Álvaro em campo.

Uma vitória justa, duma equipa que nunca desistiu e acreditou até ao fim. Pessoalmente, penso que talvez seja esta a grande imagem de marca do treinador academista Lima Pereira até ao momento – “Lutar e acreditar até ao último minuto”. Uma questão de mentalidade muitas vezes, parabéns por isso. Assim sendo, a liderança isolada chega finalmente, fruto do empate em Nogueira do Cravo. Destaque ainda para o 14º jogo consecutivo a pontuar por parte do Académico de Viseu. Assinalável, no mínimo.

Outros resultados:
Nogueirense 0-0 Penalva
O.Frades 0-0 O.Hospital
Canas 2-2 Sampedrense
Bustelo 4-1 Sanjoanense
Alba 5-0 Valecambrense

Classificação:
Ac.Viseu 31 pontos
2ºs Nogueirense e Penalva 30 pontos
4ºs Alba e Avanca 28 pontos
6º Bustelo 27 pontos
7º Sanjoanense 22 pontos

João Monteiro

13 comentários:

Anónimo disse...

Força Lima Pereira!

domingo, 29 janeiro, 2012
Anónimo disse...

16ª Jornada – Académico - UDS

Académico-2; Avanca-1


Novamente na liderança após vitória difícil, mas justa, sobre a formação de Avanca (Estarreja). Com esta vitória, a garantia de que o Académico vai disputar a fase de subida, praticamente ficou conseguida, e com isso pode ser que a calma, a tranquilidade e a serenidade, regresse, finalmente, às hostes Academistas: jogadores, treinador, sócios e adeptos, e que todos possam fazer o seu trabalho, em paz, algo que foi sempre muito difícil de conseguir, no Académico, pois nunca havia tempo para respirar.
Atingido, praticamente, o objetivo mínimo (9 pontos, faltando 6 jogos, num campeonato tão equilibrado!), há que começar já a amealhar para o grande e único Objetivo, a subida de Divisão e a vitória na série C. Para tal há que aproveitar os 6 jogos que faltam para conseguir o maior número de pontos, e arrancar para a fase de subida com avanço, algo que nunca conseguimos nas 3 edições anteriores em que participámos.
Quanto, ao jogo, hoje, o Académico entrou bem, conseguiu empurrar logo de início o Avança para o seu sector defensivo, mas faltou o golo, nos primeiros quinze minutos. Dai até final da 1ª parte, o jogo adormeceu, um pouco, e, sendo verdade, que o Avança, nada fazia em termos ofensivos, a verdade é quem defensivamente estava bastante bem, dava pouco espaço e o Académico tinha dificuldade em criar situações claras de golo.
Na 2ª parte o Académico entra melhor, mais rápido, cria situações de golo, mas contra a corrente do jogo o Avanca faz o 0-1, numa falha coletiva, do sector defensivo do Académico.
Perante tamanha adversidade, o Académico não se deu por vencido, continua em busca do golo e passado pouco tempo consegue o empate, num grande golo de cabeça de Doumbouya, que tinha entrado para o lugar de Rui Dolores, que fez um bom jogo, excelentes passes, excelentes desmarcações, em especial na 1ª meia hora de jogo. Excelente reforço Rui Dolores.
O tempo escasseava, ainda assim, houve tempo suficiente para ir em busca da vitória. Quase de seguida o Avança fica reduzido a 10, por entrada muito dura de um seu jogador, bem expulso, portanto.
As ocasiões de golo para o Académico sucediam-se, mas por isto, ou por aquilo, ou porque o guarda-redes do Avança fazia boas defesas, o golo teimava em não surgir. Mas com a linha ofensiva que o Académico tinha em campo, nesta altura, Baio, Bacari, Doumbouya, a qualquer altura podia acontecer golo e foi isso que sucedeu, em cima do minuto 90. Bola batida para a área, e terá havido desvio de um jogador academista no interior da área, fazendo o merecido golo da vitória. Pareceu que a bola entrou diretamente, mas tudo indica que houve desvio de um jogador do Académico no coração da área.

Tudo resumido: o Académico jogou bem, trocou bem a bola, não teve uma má primeira parte, ao contrário de alguns jogos anteriores, criou várias situações de golo, umas mais, outras menos claras, mas múltiplas ocasiões. O Avança praticamente não cria ocasiões de golo, ainda assim, marca primeiro e complica muito a tarefa do Académico, mas o Académico de Lima Pereira, é isto, nunca, nunca desiste e vai sempre em busca de um resultado, e isso é mérito, em primeiro lugar, de um só homem, António Lima Pereira, que a tudo soube resistir e agora os resultados falam por si.
(continua)

Força Académico!
Rumo à Subida!

Carlos Silva


* texto escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico *

domingo, 29 janeiro, 2012
Anónimo disse...

16ª Jornada – Académico - UDS

Académico-2; Avanca-1


(Continuação)

Arbitragem, sem interferência, no resultado, mas não foi uma muito boa arbitragem, pois, apitou em demasia, não compensou devidamente as perdas de tempo e com isso prejudicou de alguma forma o espetáculo. Pode fazer melhor este árbitro, pois pareceu claramente com qualidade para melhores atuações.
Domingo, há que encarar o jogo, como sendo contra o Benfica, pois apesar de estar bem lá fundo, o Valecambrense tem um equipa que para levar de vencida tem que ser encarada de forma séria, muito séria, e não tenho dúvidas de que Lima Pereira, não vai tolerar quaisquer pensamentos de facilidades ao seu jogadores.

Finalmente uma referência a Marco Abreu (com menos cabelo!), agora no Avança, um dos grande jogadores que representou o Académico, na década de 90 e que agora de novo pisou o Estádio do Fontelo. Saiu debaixo de merecidos aplausos quando substituído, já perto do fim do jogo. Os grandes jogadores são assim, por onde passam deixam marca.

Força Académico!
Rumo à Subida!

Carlos Silva


* texto escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico *

domingo, 29 janeiro, 2012
Anónimo disse...

Mais uma grande vitória do NOSSO Académico!
Hoje terá sido um dos melhores jogos do Académico esta temporada, e ainda assim, o Avanca sem nada fazer para o merecer, marcou primeiro...
Grande atitude dos jogadores do Académico, que não baixaram os braços e acreditaram, como se provou, que ainda era possível dar a volta ao resultado.
Agora é continuar a trabalhar da mesma forma, humildemente e com garra, para continuarmos a alimentar o sonho da subida!
Novamente uma palavra para o treinador e direcção: assim estamos no caminho certo!Continuem!
Força Académico!

domingo, 29 janeiro, 2012
Viseense disse...

Onde estão agora os comentários dos detratores do inicio da época. Claro, estão mudos e calados á espera que algo corra mal ao nosso Académico, para voltarem á ribalta com comentários infelizes, a dizerem mal de tudo e todos (dos jogadores, equipa tecnica e direcção).É sempre fácil criticar quando as coisas não correm tão bem como desejamos, como é fértil o futebol, não é Sr Lumago?
Felicito os jogadores, tecnicos e direcção pelos resultados, mas fundamentalmente por nunca terem tomado as decisões em função dos comentários dos "maldizentes", mas por convicções.
Pereira de Sousa

segunda-feira, 30 janeiro, 2012
Anónimo disse...

Não que ache que o Sr Lumago precisa de ser defendido mas creio que é necessário repor alguma verdade... Se é verdade que no início da época o Sr Lumago comentou a má qualidade de exibições do NOSSO Académico, também é verdade que citou uma frase conhecida do grande Pedroto que dizia mais ou menos assim "a ópera é no São Carlos" e admitiu que nesta Divisão o mais importante são mesmo as vitórias.

Não o conheço pessoalmente mas acompanho este blogue há alguns anos e uma coisa é certa: o Sr Lumago é sem sombra de dúvida dos maiores apaixonados pelo Académico! De resto, estamos todos no mesmo barco, queremos todos que o Académico tenha o maior sucesso e por isso há que remar todos para o mesmo lado e apoiarmos este projecto.

FORÇA ACADÉMICO DE VISEU!
RUMO À II Divisão!

segunda-feira, 30 janeiro, 2012
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Na análise ao jogo, faltou uma nota destacada para Marco Abreu (obrigado amigo Carlos Silva por não se esquecer). Realmente este defesa esquerdo deixou saudades no Fontelo, e continuará a ser um SENHOR perante os academistas. Com 37 anos ainda joga tanto...

segunda-feira, 30 janeiro, 2012
José Lino disse...

O melhor jogo que vi do Académico. De realçar a exibição do João Paulo, finalmente está a mostrar o seu futebol. Penso que o Académico em casa tem que que jogar com 2 pontas de lança.
Saudações Academistas.

segunda-feira, 30 janeiro, 2012
Anónimo disse...

Deixo apenas uma nota respeitante aos habituais comentadores, em que por algumas vezes divergem de opinioes... acho salutar situações destas e isto para mim mostra interesse pelo Academico! Sou da opiniao que estao com o clube, porque muitas vezes o mais facil é virar costas, cometer traiçoes priviligiando interesses pessoais que gostam ver satisfeitos. O Academico precisa de quem esta com ele, comentando melhor ou pior, fazendo uma analise de jogo mais ou menos positiva, mas nao deixa de ir ao Fontelo. Quem abandona é pseudo-academista, jamais é cá preciso. ACADEMICO...SEMPRE!!!

segunda-feira, 30 janeiro, 2012
Anónimo disse...

Não penso que deva algum esclarecimento aos Academistas que gostam de vir aqui mandar postas de pescada àquilo que eu digo e escrevo, mas enfim.
Esta época, como na última e na anterior, etc., até há mais de 50, repito mais de CINQUENTA épocas, acompanhei o nosso Académico em centenas e centenas de jogos, muitas vezes fiz milhares de quilómetros para poder estar num qualquer campo e não apenas no Fontelo, como alguns! Não devo nada a ninguém, portanto, com os meus comentários. O que digo é o que penso e quem só vem aqui destilar inutilidades porque viu um joguito e ganhámos, à espera que eu venha dizer maravilhas quando não há maravilhas, só porque é politicamente correcto, pode tirar o cavalinho da chuva.
O senhor Pereira de Sousa, presumo que é Academista como eu, penso que nos últimos 50 e tal anos tem acompanhado o nosso Académico fora e em casa e portanto está por dentro daquilo que têm sido as exibições do nosso Académico e os resultados obtidos. Tal como eu. Certamente que estamos do mesmo lado, mas eu olho para o jogo, para os jogadores, para as jogadas e o senhor deve olhar para os comentários que aqui se produzem. Eu preocupa-me com o Académico há mais de 5 décadas, o senhor preocupa-se com os meus comentários.
Só lhe agradeço a atenção, obrigado. Mas se não for pedir muito, quando for ver o Académico, preocupe-se com o jogo, com os jogadores e com as jogadas. Vai ver que nem tudo é cor de rosa, nem tudo corre assim tão bem e, se calhar, acabará por me dar razão.
O que nunca vai poder ver é a minha pessoa dizer o que quer que seja contra o nosso Académico, porque este Académico é único, foi o grande clube do meu falecido Pai e foi com ele que ganhei esta paixão. Mas não sou cego, sei ver, sei perceber o que se passa à minha volta e o nosso Académico não tem segredos para mim, absolutamente nenhuns, desde há muitos anos, portanto criticarei quando entender que o devo fazer, mas estarei sempre na primeira linha quando for necessário lutar por ele, como sempre fiz, mesmo com prejuízo da minha vida pessoal, familiar e profissional.
Quem for verdadeiro Academista, não perca tempo a criticar-me porque não adianta nada. Guarde as forças para gritar o nome do Académico no próximo jogo.

Lumago

terça-feira, 31 janeiro, 2012
ribeiro disse...

Amigo jose lino me desculpe por nao concordar pelo seu ponto de vista relativamente aos 2 ponta de lança porque pelo 2 dos momentos nenhum é capaz de vir atras construir jogo, sou a favor do sistema 4-3-3, precisamos é de um rui santos com mais confiança. força rapazes força academico rumo a subida

terça-feira, 31 janeiro, 2012
Anónimo disse...

Mais uma vez, penso... os grandes academistas andam por aqui! Discordam, tem pontos de vista opostos e, sei la... mas uma coisa é certa, nao viram costas, andam os tais Km, interessam-se pelo "MELHOR CLUBE DO MUNDO", comentam, estão por dentro! Tudo isto pelo nosso clube, para que seja cada vez maior e melhor. E o Académico nao se troca em situaçao nenhuma. Sinceramente, os meus parabéns, Srs. Lumago, Carlos Silva, Pereira de Sousa e restantes comentadores, peço desculpa se esqueci algum. ACADEMICO...SEMPRE!!!

quarta-feira, 01 fevereiro, 2012
Anónimo disse...

O que é feito do comando viseense??

quinta-feira, 02 fevereiro, 2012