sábado, outubro 22, 2011

Ac. Viseu FC 3-2 AD Valecambrense

Estádio do Fontelo, 22 de Outubro de 2011
6ª Jornada da III Divisão, Série C
Árbitro:
Ac. Viseu: Nuno; Calico, Tiago e Canelas (Tiago, int); Filipe (Zito, 78), Álvaro (c) (João Paulo, int), Ricardo e Marco Almeida; Hélder Rodrigues, Baio e Bacari. Treinador: António Lima Pereira.
Valecambrense: Nuno Filipe, Sérgio Bruno, Caxana, Garrincha (Tiago Oliveira, 62), Porto, Bento, Marcelo Oliveira, Bruno Fogaça, Rui Pedro (Brinca, 90+2), Ricardo Pina (Mosca, 88) e Paulinho. Treinador:
Golos: Ricardo Pina 14 (0-1), Marco Almeida 51 (1-1), João Paulo 56 (2-1), Rui Pedro 66 gp (2-2), Bacari 90+1 (3-2)

O Académico tinha hoje, a missão de defrontar o ultimo classificado da III divisão Série C, que nos cinco jogos anteriores, apenas tinha conquistado um ponto e foi logo na 1ª jornada em casa do Avanca.

Havia quem antes do jogo, pensasse que seria este o jogo ideal, para mostar á pouca massa adepta do Académico, que a equipa iria hoje dissipar todas as desconfianças em relação ao real valor da equipa.

As expectativas saíram completamente defraudadas... se dúvidas havia, este jogo só demonstrou que vai ser um ano de muito sofrimento, e que vai ter de se trabalhar muito e melhor, se quisermos ambicionar a tal subida de divisão que o nosso Presidente apregoou no inicio da época.

O Académico alinhou com Nuno na baliza, uma defesa com 3 centrais, Calico, Tiago e Canelas, ao meio Marco Almeida, Filipe, Álvaro e Ricardo, e no ataque Helder, Baio e Bacari.

Estranhamente o Académico entrou muito mal no jogo, com o meio campo a falhar muitos passes, a jogar sempre para trás em virtude de não conseguir espaço no meio campo adversário, e com a defesa a pontapear bolas sem nexo para a frente de ataque. Faltava garra, atitude, e concentração aos jogadores academistas.

Foi sem grande surpresa que a meio da primeira parte num dos ataques forasteiros, e após muita atrapalhação na defesa academista que a bola apareceu no fundo das redes academistas. Fica a ideia que um dos defesas ao aliviar a bola no meio da confusão, pontapeia a mesma contra um colega, sendo a bola desviada para a baliza.

Aos 30 minutos de jogo surge o primeiro remate perigoso á baliza do valecambrense. Hélder chuta forte com o guarda-redes Filipe a evitar o empate.
Logo a seguir é a vez de Ricardo centrar a bola para a cabeça de Baio, com este a fazer brilhar mais uma vez o guardião Filipe.

Antes do final da 1ª parte mais um susto para a equipa da casa, remate de um jogador de Vale de Cambra, Nuno consegue parar o remate, a bola ainda salta para o relvado, com os jogadores forasteiros a alegarem que a bola caiu para lá da linha de baliza. O Bandeirinha bem posicionado fez sinal negativo para o árbitro.

Para a segunda parte o treinador Lima Pereira mexe na equipa e faz duas alterações, saem Canelas e Álvaro, e entram Tiago e João Paulo. A formação academista passa então a alinhar com defesa tradicional, Marco á direita, Calico e Tiago ao centro e Tiago a fechar o lado esquerdo, no meio campo o treinador dá instruções a João Paulo para levar a equipa para a frente deixando as despesas defensivas ao cuidado de Filipe.

Esta segunda parte começa com mais domínio academista, mais ainda demoraram 10 minutos para que surgisse o primeiro remate de Hélder, muito por cima da baliza.
Nesta altura já começava a equipa forasteira a usar e abusar do anti-jogo, com a massagista Valecambrense a entrar várias vezes em campo numa clara perda de tempo.

Aos 11minutos de jogo, Marco Almeida arranca em velocidade pelo corredor direito, passa por dois adversários, flete para o meio e remata á baliza fazendo um golo de belo efeito.
Dois minutos depois do golo do empate é a vez de Baio ir á linha de fundo cruzar para João Paulo num cabeceamento perfeito fazer o segundo golo da tarde. Jogada simples e eficaz!

Aos 23 minutos acontece a jogada mais caricata da partida, bola lançada em profundidade pela equipa do Valecambrense, Calico ganha posição, e espera demasiado tempo por Nuno, o jogador forasteiro apercebendo-se do desentendimento, entra no lance, e aparece caído no chão com o árbitro a marcar o penalty que daria o empate.

Costuma-se dizer que os centrais de vez em quando têm de jogar feio, mas eficaz. Calico foi muito lento, e não despachou a bola de zona “proibida”.

Aos 32 minutos, o treinador academista lança Zito no encontro para o lugar de Filipe, na tentativa desesperada de chegar ao golo da vitória.

A partir daqui valeu tudo para chegar ao golo, realce para grandes defesas de Filipe a cabeceamentos de Tiago, e Bacari.

Foi quase no fim do jogo que chegou o tão sofrido golo da vitória. Uma série de ressaltos e remates na área com a bola a chegar Bacari que de cabeça faz o 3º da partida.

Alivio, mas não felicidade no Fontelo. Os adeptos não gostaram mesmo nada deste desempenho da equipa, e foram várias as vezes que interpolaram os atletas e treinador academista.
De realçar que tanto Calico como Lima Pereira, responderam da pior forma a algumas provocações vindas da bancada.

O árbitro começou o jogo com “mão quente” ao exibir muitas cartolinas amarelas, mas com o decorrer do jogo foi esfriando essa tendência, sob pena de acabar o jogo com muitos cartões vermelhos exibidos, ao ritmo a que os amarelos estavam a sair.

João Nunes

18 comentários:

Anónimo disse...

Fraco, muito fraco. Mas também não é nada de surpreendente. Surpresa era o académico jogar futebol...

sábado, 22 outubro, 2011
Anónimo disse...

Como sócio do Académico, espero muito sinceramente que se reflicta relativamente ao jogo de hoje. Apesar de considerar muito positivos os três pontos e o regresso do Bacari e do Baio, acho que a Equipa tarda em começar a jogar bom futebol e a mostrar garra, atitude e empenho dentro das quatro linhas. Aqui vão algumas considerações relativamente ao que vi no Fontelo:

- o Académico entrou melhor no jogo e criou algumas oportunidades de golo nos minutos iniciais. O Valecambrense marcou o 0-1 na primeira ida à nossa baliza e num lance que mostrou a displicência da defesa. É certo que o livre foi marcado próximo da área mas aquela bola tinha de ter sido afastada! Não houve um defesa a conseguir cortar aquela bola!

- depois do jogo e até ao intervalo, o Académico jogou muito, muito mal.

- na segunda parte o Académico veio disposto a fazer mais e empatou por intermédio de Marco Almeida (que grande golo!). Como o empate a equipa ficou embalada e marcou logo de seguida por (João Paulo?).

- deu a ideia que adormecemos à sombra do resultado e num lance absolutamente incrível/estranho/infantil houve um desentendimento entre o Calico e o guarda-redes e foi cometido um penalty num lance em que a bola teve tudo para ser aliviada. O Valecambrense empatou nessa jogada.

- Depois do 2-2 o Valecambrense continuou o seu enorme anti-jogo e teve mais duas ou três oportunidades de golo. O Académico aguentou e o golo da vitoria surgiu já nos descontos (foram dados 7 minutos). Foi um golo de raiva do Bacari (já tinha posto o guarda-redes à prova algumas vezes) que festejou efusivamente.

Estou contente com os três pontos ganhos mas a exibição demonstrada contra o último classificado (apenas um ponto) levanta muitas dúvidas e preocupações. Há muito trabalho pela frente se quisermos lutar pelo objectivo da subida...

Vamos Académico, ACORDA!

sábado, 22 outubro, 2011
Anónimo disse...

Esta miseria com o ultimo classificado!!! Lima Pereira se subires (e para isso tens de chegar ao fim!!!) dou-te um prémio... A serio, acredita!

sábado, 22 outubro, 2011
Anónimo disse...

Resultado Excelente, exibição ainda longe de ser brilhante!.
O Académico conseguiu, hoje, uma importante vitória (são todas) numa altura importante da época e numa fase em que os pontos começavam a fazer falta (fazem sempre).

1ª parte fraca por parte do Acadêmico (à semelhança de algumas 2ªs partes dos primeiros jogos, onde diga-se a verdade houve tb algum azar, pois na 1ª oporunidade o Valecambrense faz golo. O Acadêmico sente muito o golo, a confiança, de todos (jogadores, e público) foi muito abaixo e o resto da 1ª parte foi fraco, ainda assim o Acadêmico com possibilidades de chegar ao empate.

Na 2ª parte 2 substituições de uma assentada, mudança estratégica, e os resultados apareceram bem cedo, com dois bons golos e a reviravolta no resultado. Quando o Académico parecia embalar para uma vitória tranquila e por vários golos, pois estava a criar várias ocasiões e a jogar aceitável futebol (muito melhor do que na 1ª parte), eis que uma desconcentração na defesa, justificável pela intranquilidade que atinge alguns jogadores e público, diga-se, dado os pontos não serem tantos quantos os que todos queríamos, surge um penalti, ainda assim discutível, em minha opinião, mas resultante de um erro que não vai certamente voltar a acontecer, pois foi fruto da muita insegurança que esta vitória ajudou expulsar. O penalti dá golo e o jogo fica de novo empatado. O Académico demora a reagir, ainda assim, cria oportunidades de golo. O guarda-redes forasteiro faz defesas espantosas, e em contra-ataque o Valecambrense porderia, por 2 vezes fazer golo. O Académico insiste, insiste e já em período de descontos chega à merecida vitória, tendo minutos antes falhado o golo devido a uma defesa do outro mundo do guarda-redes do Valecambrense.

Em resumo, vitória muito importante, muito difícil, mas que poderá representar uma viragem, ou seja daqui em diante a sorte vai estar connosco, hoje, acabou por estar, pois depois das espantosas defesas do guarda-redes adversário e do contra-ataque em que sozinho o jogador do Valecambrense atirou ao poste, podemos dizer que hoje, tivemos os deuses do nosso lado, o que normalmente não acontece.

Melhor jogador em campo: O Guarda-redes do Valecambrense, defendeu o impossível!

A Arbitragem esteve bem (tenho sérias dúvidas no lance do penalti), mesmo no tempo de compensação, pois os jogadores do ValeCambrense abusaram das idas ao relvado!

Lima Pereira começou com a estratégia que não deu certo, emendou a mão, mérito, portanto, pois soube ver o que estava mal e acabou por vencer um jogo difícil.

O Valecambrense tem apenas um ponto é verdade, mas irá certamente subir, pois não é certamente a pior equipa da série.

Força Académico!

Carlos Silva

sábado, 22 outubro, 2011
Anónimo disse...

Desta vez fiquei de fora, com muita mágoa, mas segui o relato e fiquei mais uma vez completamente decepcionado com a exibição que, ao que parece e nos disseram os radialistas e agora os boguistas. É triste ver o Académico assim, em brasas, sem jogar nada de nada, com uma aflição terrível. Esperemos que venham melhores dias.
Bom, ao que parece foi apenas o resultado, são 3 pontos mais.

Lumago

domingo, 23 outubro, 2011
Paulo disse...

Saúda-se a vitória e os 3 pontos, sem dúvida! No fim de contas, o objetivo principal alcançou-se. Contudo, isso não deve servir para, mais uma vez insisto, não se debater o modo como esta equipa está estruturada no que diz respeito à constituição do seu plantel. Que opções válidas e de qualidade tem a equipa técnica ao seu dispor? Na minha opinião (que já aqui a deixei há quase um mês e meio atrás), muito poucas. Comecemos pela estrutura defensiva, setor completamente desequilibrado. Para centrais, apenas 3 jogadores, embora pessoalmente considere o Calico um jogador perfeitamente dispensável. Nas laterais, o Marco Almeida à dta pode ser uma boa opção, mas claramente ter-se-ia de procurar mais uma opção válida, podendo nessa circunstância utilizar-se o Marco em podições mais adiantadas no terreno. No lado esquerdo, urge arranjar um lateral credível, experiente e com rotinas de posição. À falta de melhor, o Tiago Rodrigues tem sido a aposta. Mas será que é ali que rende mais?
Em suma, para a estrutura defensiva seriam necessários quatro atletas, ou seja, 2 centrais (para lá do Canelas e do Tiago Gonçalves), um lateral direito e um lateral esquerdo. Passemos para a zona intermédia, onde tudo se constrói...e onde, pelos comentários que tenho lido, não há construtores credíveis e de qualidade. A trinco...o Luis Vouzela qd recuperar e o Álvaro ou o Filipe poderão ser opções. Na posição de médio interior dto, a única opção recai no João Paulo. É certo que o Luis Vouzela tb a poderá ocupar. À esquerda e como médio interior, apenas temos o Ricardo. Ou seja, mais uma vez, na posição de médios volantes apenas se pode contar com 3 jogadores - Ricardo, João Paulo e Luis Vouzela qd recuperar. Nas alas, temos as melhores opções e aí creio não ser necessário ir buscar ninguém - Luisinho, Hélder Rodrigues, Baio e Marco Almeida (podendo este jogar a lateral dto). Como avançado centro, apenas, ao que consta, o Bacari parece ter qualidade...o mesmo já não acontecendo com o Déde. Por isso, uma equipa que se quer forte, tb terá de encontar mais e melhores soluções para este setor.
Conclusão: 4 defesas (dois centrais e dois laterais -dto e esq), 2 médios interiores (dto e esquerdo) e dois avançados centro...tornavam o Académico numa equipa mais equilibrada.
Jogadores a dispensar? Casal, Calico, Rui Santos, Dédé, Cabido, e os cinco ex-juniores (colocando-os a rodar em clubes da região).
Por último, passava a praticar preços de bilhete de 3 ou 4€ de modo a chamar pessoas ao estádio, pois com preços entre 6 e 8€...e com a equipa a jogar assim...quem lá vai??!!

domingo, 23 outubro, 2011
Anónimo disse...

Sr Lima Pereira, quando for lá cima para o norte, aproveite e vá falar com O Manuel Matias, que ele pode-lhe dizer como são os adeptos do Académico. Certo que não lhe vai queixar-se de nada. Agora o Sr. é que já anda um pouco aziado. Ponha a equipa a jogar futebol, homem... Se não consegue, ponha-se a andar.

domingo, 23 outubro, 2011
Anónimo disse...

Meus caros eu tal como o comentador anterior, também nao acredito que Lima Pereira suba o Académico. Ele nunca subiu ninguem, embora haja sempre uma primeira vez, não é a jogar este tipo de futebol. A direcção está mesmo interessada em subir??

domingo, 23 outubro, 2011
Joao Monteiro disse...

Tive oportunidade para hoje ir espiar o O.Frades-Penalva, que resultou num empate, e há boa matéria prima nestas duas equipas! Mas um jogador veio ao de cima para quem esteve atento ao desafio: o nº23 Sérgio (o nosso ex. capitão). É impressionante como com 39 anos é o "comandante" da equipa, continua a ser aquela voz de comando respitada por todos, que aplaude os colegas, mas a seguir dá um puxão de orelhas se tiver de ser... E dei por mim a pensar, como ainda nos dava jeito ter o capitão no nosso Académico...!

domingo, 23 outubro, 2011
José Lino disse...

Estou totalmente de acordo com o comentário do Sr. Paulo.
Esta equipa foi muito mal estruturada, pois não foi buscar nenhum central para a posição do Jonas e não é o Calico a opção mais válida conforme ficou provado no Sábado.Na minha opinião o lugar onde o Calico rende mais é no meio campo a trinco. Em relação ao meio campo não existe nenhum jogador para municiar o ataque o tal nº10. Apenas a linha avançada tem jogadores com bom nivel. O CAV para pensar na subida tem que se reforçar na defesa e meio campo.

domingo, 23 outubro, 2011
Anónimo disse...

Concordo em completo com o João Monteiro. Ontem, à saída do Estádio do Fontelo, encontrei-o e pensei exactamente no mesmo. Durante o jogo não vi nem ouvi a claque. Será que as conversações relativas ao acesso ao Estádio não chegaram a bom porto e os jovens se afastaram do Clube? Espero que não...

Força Académico!

domingo, 23 outubro, 2011
Anónimo disse...

Gosto dos comentários do Carlos Silva, são sempre comentários de otimismo, só faltou dizer"vamos académico, este anos vamos subir daqui a 2 anos estamos na 2 liga e daqui a 3 na I liga"
Por amor de deus, com este presidente não saímos é do buraco e se este anos subimos para o próximo estamos a lutar para não descer.

segunda-feira, 24 outubro, 2011
Anónimo disse...

Não compreendo estas pessoas que dizem para mandar o Rui Santos embora, devem ter a memória curta.
O rapaz está a recuperar de uma lesão que aconteceu ao serviço do clube tenham respeito pelas pessoas que ja deram muito ao clube.

segunda-feira, 24 outubro, 2011
Anónimo disse...

Acompanhei todos os jogos do nosso Académico em casa e assisti a um fora, e o que mais me espanta aqui em muitos dos comentários(atenção e para não ser mal interpretado, respeito os comentários apenas não concordo com alguns deles) é que quando perde é uma desgraça, quando empata é uma desgraça e quando ganha, como foi o caso, é outra desgraça(mas que raio??Nada está bem??É que sempre foi assim...Queixas, queixas e mais queixas...!Para além daqueles que vêm aqui dizer mal, só porque sim, outros porque lhes dá jeito e outros porque não têm mais que fazer!A outros aconselho-os a arranjar mais coisas para se entreter pois ir aos jogos do Académico para descarregar aquilo que de mal lhes vai na vida é que não!É triste aquilo que às vezes se ouve nas bancadas...O Estádio do Fontelo não é um consultório de Psicologia!!
Falam mal do treinador(eu bem vejo alguns "treinadores" de bancada que esperam que nem abutres para ver se lhes calha na rifa, que rica postura...)outros falam mal da direcção...Querem assim tanto o lugar??
Sobre o jogo...Desta vez não se podem queixar de falta de entrega e de garra dos jogadores!E caso não tenham reparado a equipa encontra-se unida e bem unida, pena é que alguns adeptos teimam em não se unir à volta do que é realmente importante(SIM O NOSSO ACADÉMICO) e deixar os problemas particulares à porta do estádio(pois desses problemas todos temos, não podemos é transferir o que nos corre menos bem para os jogos de futebol...)
FORÇA ACADÉMICO!
Uma última palavra para os jogadores: Foram GRANDES! Não é fácil virar um resultado, não é fácil depois de empatados irem atrás da vitória mesmo quando as forças já não eram a mesmas! Mantenham a postura! Lutem! Acreditem no vosso trabalho! Eu, e sei que a grande maioria da massa associativa, acredita em vocês!

segunda-feira, 24 outubro, 2011
Anónimo disse...

Ora... isso é k é falar.... Há que "puxar" pelo Académico, já há muita gente para "deitar" abaixo..
Corcordo plenamento com o comentário anteriror.
FORÇA ACADÉMICO, ESTAMOS CONVOSCO!!!

segunda-feira, 24 outubro, 2011
Anónimo disse...

Ao anonimo que viu todos os jogos em casa e um fora, partimos em pé de igualdade, mas com ideias diferentes. Diferentes mas construtivas para o Académico. Sim, porque só os Academistas assim são. Os outros partem para outros clubes com vista à satisfação de interesses secundários, dizendo-se academistas, não se importam, por mera divergencia de ideias esfaquiar o clube. Portanto, estes, mesmo criticando, valem tudo, são academistas e NÃO ABANDONAM, estão cá, não desistiram de ir aos jogos. Agora p.f. aceitem divergencia de ideias. Eu apenas desejo a subida, este ano mais que nunca para calar os dissidentes! Viva o Académico.

terça-feira, 25 outubro, 2011
Anónimo disse...

Não podia estar mais de acordo consigo! E apenas para esclarecer, tive o cuidado de dizer o seguinte: "atenção e para não ser mal interpretado, respeito os comentários apenas não concordo com alguns deles"!
Viva o Académico!Rumo à subida!
E quanto aos dissidentes...ignorar é a palavra-chave!

quarta-feira, 26 outubro, 2011
Anónimo disse...

Sim, exato, ignorar é um sentimento que se demonstra a quem não tem importancia. Os Academistas, esses sim, continuam a ir. Agora quem já contribuiu para o fim do Académico (SAD) e tencionava "estoirar" as escolas...apregoar-se fã academista... eu diria fã das suas ideias, que tem de se sobrepor ao Académico! Força Académico, há quem te abandone, quem inclusive te deseje MAL, mas com força, coragem e sobretudo muito crer, havemos de vencer. ACADEMICO... SEMPRE!!!

quarta-feira, 26 outubro, 2011