domingo, setembro 11, 2011

Oliveirense 5-2 AC. VISEU (Taça Portugal 2ª eliminatória 2011-2012)

Estádio Carlos Osório, 11 de Setembro de 2011
2ª Eliminatória da Taça de Portugal
Árbitro: Manuel Mota (Braga)

Oliveirense: Bruno; Nuno Lopes, Laranjeira (c), Banjai e Xico Silva; Zé Pedro, Rui Lima (Ivan Santos, 57) e Oliveira; Sassá (Pedrinho, int), Barge e Adriano (Clemente, 57). Treinador: Pedro Miguel.

Ac. Viseu: Nuno; Casal (Hélder Rodrigues, int), Canelas, Tiago Gonçalves e Tiago; Álvaro (c) (Filipe, 81), João Paulo, Ricardo Ferreira e Marco Almeida (Vitinho, 88); Luisinho e Dede. Treinador: António Lima Pereira.

Golos: Barge 5 (1-0), Nuno Lopes 25 (2-0), Marco Almeida 43 (2-1), Hélder Rodrigues 54 (2-2), Oliveira 77 gp (3-2), Clemente 85 (4-2), Ivan Santos 90 +1 (5-2)

A festa da Taça em Oliveira de Azeméis. O Académico de volta a jogos oficiais com equipas da II Liga, o que é sempre bom para matar saudades.. e ainda por cima com um rival de muitos anos na II B Zona Centro.
O estádio, mais um deste país, é muitíssimo inferior ao Fontelo, que tem melhores condições para receber as pessoas... mas isso nao faz as equipas nem faz subir de divisão, por isso fica só o comentário.

O Académico começou a partida com o seguinte onze:
GR - Nuno Oliveira
DD - Casal
DC - Canelas
DC - Tiago Gonçalves
DE - Tiago
MC - Álvaro
MC - Ricardo Ferreira
MC - João Paulo
AE - Luisinho
AD - Marco Almeida
AC - Dedé

No banco estavam Augusto, Calico, Filipe, Vitinho, Hélder Ferreira, Cabido e Jorge.
Do lado da Oliveirense, destaque para jogadores como o avançado Adriano (Ex-FC Porto), Bruno Vale (Ex-FCPorto e Selecção Portuguesa, que ficou on banco hoje), Rui Lima (Ex-Boavista) e Banjai (defesa Central já muito experiente na II Liga, também das escolas do FC Porto). O "nosso" Guima, ex-Ac. Viseu, nao jogou.

- O jogo nao podia ter começado pior. Logo aos 4 minutos, golo de Barge, um jogador muito rápido, ex-Belenenses. 1-0.
- A Oliveirense continuava a pressionar, muito por obra de Nuno Lopes (Ex-Boavista e Alverca), Sassá (Ex- Setúbal) e um trio de ataque muito rápido a trocar a bola, muito móvel, com excepção de Adriano, que foi uma presa relativamente fácil para Tiago e Canelas. Adriano está com um peso considerável e a mobilidade é para esquecer. Velhos tempos os do Nacional, do FCPorto e dos golos decisivos.

- Aos 15 minutos, o Académico dá um ar da sua graça, com o 1º remate por Luisinho, que passou por cima da baliza.
- Aos 20 minutos, um livre directo perto da área da Oliveirense, e que quase deu golo ao Académico (nao consegui perceber quem marcou o livre), passando só um pouco ao lado.
Aqui o lance:


- Depois , aos 24 minutos, Nuno Lopes de fora da área flecte da direita do seu ataque para o centro e remate colocado ao poste esquerdo de Nuno Oliveira, sem hipótese de defesa. Estava feito o 2-0 e aí confesso que pensei que iamos assistir a uma possível goleada...

- No entanto, a partir daí, o Académico equilibrou e bem o jogo, começou a pressionar, a ganhar as segundas bolas e a flanquear bem o jogo para os extremos Marco Almeida e Lusinho. Dedé estava um pouco "preso" lá na frente, falta-lhe capacidade de explosão talvez, mas esforçou-se.
- Por volta da meia hora, o Académico ganha 2 cantos seguidos que sao marcados sem grande perigo. No entanto, parece notar-se algum trabalho a nível das bolas paradas.
- Aos 35 minutos, após uma boa jogada de envolvimento do meio campo, Álvaro remata em frente à baliza, de fora da área, mas escorrega e o remate perde-se.
-Aos 37 minutos, novo lance de perigo do Académico, após boa envolvência do ataque, com remate de João Paulo para boa defesa do GR Oliveirense, sobrando a bola para Marco Almeida que à boca da baliza remata para um corte na hora H de um defesa para canto. "ai jazuuuuuuuuuuss gritou-se nas bancadas"
O Académico mostrava segurança, consistência, trocas de bola com entreajuda, ganhava as segundas bolas e com isso empurrava a Oliveirense para a sua defesa.

- Aos 43 minutos, mais um canto e um cabeceamento de Marco Almeida para o GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLOOOOO. No fundo das redes, após ainda bater do lado de dentro do poste!! Estava feita a redução para 2-1.
No entanto, o intervalo estava a chegar e terminou com 2-1.

- Para a 2ª parte, o treinador Lima Pereira tirou Casal e colocou o mais recém reforço Hélder Rodrigues a extremo direito, descendo Marco Almeida para a defensiva.
- E de facto o novo jogador trouxe maior agressividade e perigo ao ataque.
- Luisinho, João Paulo, Ricardo, Hélder e Álvaro faziam circular a bola, bem trocada, com profundidade e numa dessas jogadas uma desmarcação na meia lua de Hélder Rodrigues, que passa entre 3 defesas locais ..a bola parece ficar enrolada atrás dele... mas ele com um toque poe-na na frente do pé direito e dispara por cima do GRedes local. GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO ACADÉMICOOOOOOOOOOOOO!
Boa jogada, bom golo, muito festejado!!! (Estávamos apenas meia dúzia de academistas e ao festejarmos fomos logo insultados por meia dúzia de adeptos da Oliveirense que nao sabem perder.. mas enfim.. é futebol)

-Aos 60 minutos, a Oliveirense tenta novamente marcar a Nuno Oliveira defende.
- Aos 64 minutos, Luisinho desce pela esquerda, entende-se e desmarca-se a passe de Ricardo Ferreira e centra para o cabeceamento que seria de João Paulo. Mas o GRedes antecipa-se e soca para fora da área. Álvaro apanha a bola e remata mas a bola bate em cheio num defesa e sai da área.. O perigo rondou e o 2-3 esteve por perto.
Este lance pode-se ver aqui:




- Aos 65 minutos, Pedro Miguel, treinador da Oliveirense tirou Adriano. O jogador nao gostou, chegando ao banco atirou a garrafa de água para o relvado.. nao deve ser fácil de facto mas parece um caso tipo "Jardel" após cair em decadência.
A Oliveirense mostrava dificuldades na progressão, o Académico agora estava um pouco mais retraído mas a controlar o jogo. Alguns adeptos da casa até assobiavam.

- Aos 70 minutos, boa defesa de Nuno Oliveira após remate de um jogador (penso que o nº 77 Ivan Santos)
Este jogador começou a querer mostrar serviço e trouxe uma dinâmica maior ao ataque da equipa local.
- Aos 75 minutos, canto com Banjai a cabecear por cima.
- E PRONTO, JA CÁ FALTAVA ISTO: numa jogada em que há um ressalto do lado direito da área a bola vai ao peito de Tiago, segundo se consta. Ainda nao vi as imagens, mas espero ansiosamente pela Sport tv que terá filmado o jogo.
O árbitro assinala penalty contra o Académico e de nada valeram os protestos dos nossos jogadores.
O penalty foi marcado por Oliveira e estava desfeita a igualdade. 3-2

O golo de penalty aqui:



- De seguida o treinador do Académico troca Álvaro por Filipe para o meio campo.
- Poucos minutos depois, ainda o Académico estava a recompor-se do golo, há um atraso infeliz do Marco Almeida para o centro da área, surgindo Clemente a antecipar-se ao Nuno Oliveira e a fazer o 4-2. Azar para o nosso Marco, que fez um bom jogo.
- A equipa, como é natural foi um pouco abaixo, mas ainda deu para ver um bom remate de João Paulo para boa defesa do GRedes da Oliveirense.
- Aos 88 minutos, sai Marco Almeida entra Vitinho, numa substituição talvez para dar minutos a Vitinho, já que nao se percebeu bem a intenção e a verdade é que também nao teríamos ninguem de ataque no banco...
- Aos 89 minutos, um livre perigoso à entrada da área da Oliveirense, mas o GRedes defende novamente e no minuto seguinte é a equipa da casa que manda uma bola ao poste após boa jogada do tal Ivan Santos.
- Pouco tempo depois do lado esquerdo, um remate bem colocado e em arco, faz o 5-2, por intermédio do mesmo jogador.

Final do jogo, com um resultado mau é um facto. Mas tudo se resolveu nos 10 minutos finais, com o penalty. Caso ´contrário, parecia que tinhamos capacidade de ganhar ou pelo menos irmos a prolongamento.
O desempenho, na minha opinião claro, foi excelente e mostrou que temos equipa. Claro que agora falta saber se esta organização, esta motivação, garra e qualidade que demonstraram contra uma equipa de II Liga se mantém contra equipas da III. O treinador do Alba esteve no estádio a "espiar" e espero que fique bem preocupado :)
Parabéns a toda a equipa!

Fotos e crónica individual já de seguida

5 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite academistas, é com enorme satisfação e orgulho que hoje saí de oliveira de azeméis, não pelo resultado, mas porque vi um académico a jogar como deve e que se jogar como hoje durante o campeonato com toda a certeza subiremos de divisão.
Quanto ao jogo propriamente dito não entramos bem, mas aos poucos começámos a impor o nosso jogo e se chegámos ao intervalo a perder 2-1 pelo que vi o resultado mais justo seria o empate.
Depois na 2 parte entramos com grande categoria e chegamos ao empate, por momentos não se sabia qual a equipa de 2ªliga e sinceramente não fosse o erro do árbitro que até incomodou os adeptos da oliveirense não sei qual seria o resultado final.
O jogo acabou aqui!
Quero deixar uma palavra ao Luisinho, ao Tiago Gonçalves e ao Marco Almeida, estes dois ultimos estando intimamente ligados aos 3 e 4 golos adversários, mas que em nada podem sair beliscados, pois estes três foram sem duvida os melhores elementos academistas a longo dos 90 minutos.
Se no domingo passado saí de canas triste, hoje posso dizer que sou orgulhosamente academista.
Cumprimentos, Bruno Gonçalves.

segunda-feira, 12 setembro, 2011
Anónimo disse...

O Académico e o que o rodeia. O Académico foi, é e continuará a ser o maior Clube da Beira Alta, acontece, no entanto, que estamos a atravessar, um longo e difícil percurso, em divisões que pouco ou nada têm a ver com o nosso historial, o nosso prestígio, e principalmente o nosso desejo. No entanto, a realidade é essa mesmo, estamos na 3ª Divisão, a 4ª do nosso futebol, muito cá em baixo, portanto. Essa realidade ainda não foi assumida por uma parte da massa adepta do Clube e em várias situações, em nada tem ajudado, pois exige-se a jogadores que auferem baixos salários o mesmo que se exige a jogadores de 1ª liga, esses sim, com salários de elevado valor.

Há que dar alguma tranqüilidade aos jogadores, treinadores e dirigentes, para fazerem o seu trabalho, dando tempo ao tempo, que é algo quem em Futebol, pouca gente está disposta a dar, mas nós temos que o fazer, pois sem isso não vamos a lado nenhum.

O Académico teve um mau resultado e um exibição que não foi brilhante, em Canas, mas daí até se ouvirem logo insultos da bancada, julgo, que em nada ajuda.
Todos sabemos que resultam de uma minoria de adeptos, mas sendo os mais ruidosos, acabam por dar a sensação de exprimirem o sentimento da massa adepta, o que em nada tranquiliza a equipa, e só desajuda.

Hoje, o Académico perdeu, é verdade que perdeu, e por um resultado que olhado friamente, é novamente mau, muito mau, mas deixo o seguinte cenário:

Imaginem que o Académico estava na Divisão de Honra, atual liga Orangina e jogava com a Oliveirense, no Fontelo, estando esta na 3ª Divisão. Imaginem agora que o Académico estava a pouco mais de 10 minutos do fim do jogo, empatado e sem criar jogo e oportunidades de golo. Imaginem ainda, que o Dr. Fernando Ruas, era candidato a presidente da FPF, imaginem ainda que há uma bola bombeada para a grande área da Oliveirense e “há dúvida, dúvida grande muito grande” se a bola tocou ou não na mão de um jogador da Oliveirense, que vos parece que faz o árbitro? Pois eu respondo, a dúvida grande muito grande possivelmente é transformada em “enorme” certeza e assim se assinalará uma grande penalidade e o Académico passa a vencer por 3-2, a 10 minutos do fim do jogo e desta forma assegura a passagem à fase seguinte da taça de Portugal, onde poderá apanhar um dos 3 grandes no Fontelo e conseguir uma receita que equilibra o orçamento de uma época.

Deixando agora de imaginar, regressemos ao jogo de Oliveira de Azeméis, o Académico precisa de todos os jogadores disponíveis (chega de tanta lesão, tanto castigo, tanta má sorte, a este nível, que já vem de épocas anteriores), precisa de tranquilidade e precisa de tempo, que começa a faltar, eu sei, mas tudo ainda agora começou. O jogo não foi famoso, o Acadêmico com uma equipa 2 divisões acima, não se amedrontou, mas tb não conseguiu impor o seu jogo. Deu a idéia a dada altura que o jogo poderia claramente terminar empatado a dois golos, pois nem uma nem outra equipa criavam lances de mínimo perigo, as defesas chegavam e sobravam para as encomendas. Dava a idéia, até que num contra-ataque rápido o Acadêmico até poderia ganhar o jogo.

Lima Pereira esteve bem na análise ao jogo referindo que já percebeu o que é o Académico e o que significa representar este “colosso” da Beira Alta, dando a entender que tem tido alguma dificuldade me fazer perceber isso mesmo a alguns jogadores, mas com o tempo tal será conseguido. Não se desculpou com as ausências, nem com outros fatores. Esteve, portanto, bem Lima Pereira, precisa agora é de corresponder com exibições e resultados e acredito que o irá conseguir já no 1º jogo oficial no Fontelo.

Força Académico!

Carlos Silva

_________________________________
* texto escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico *

segunda-feira, 12 setembro, 2011
Anónimo disse...

Apesar de a UD Oliveirense ter sido globalmente superior ao longo dos 90 minutos, o resultado está claramente desnivelado. O Académico de Viseu deu uma boa réplica e reagiu bem, conseguindo empatar depois de estar a perder por duas bolas. Tal como já tinha sido referido aqui n' A MAGIA DO FUTEBOL, o sorteio não nos foi favorável e, apesar de ser possível a vitória, a derrota seria o resultado mais esperado.

Se formos realistas, temos noção de que a vitória de hoje seria mais importante para as contas do Clube (visto que permitiria um bom encaixe financeiro caso eventualmente recebesse-mos um Clube da Liga Sagres no Estádio do Fontelo) do que propriamente em termos desportivos já que seria muito, muito complicado passarmos da eliminatória seguinte.

Assim, cabe ao Académico de Viseu concentrar-se no grande objectivo desta época (a subida à II Divisão).

Apesar da derrota, vi uma Equipa bastante aguerrido e tenho orgulho em ser Academista. Tenho a certeza que jogando desta maneira, os resultados aparecerão e os objectivos serão cumpridos.

Força Académico de Viseu!

--FP

segunda-feira, 12 setembro, 2011
Anónimo disse...

Mais uma vez estive com a equipa em O. de Azameis, e sai de lá orgulhoso com o desempenho de todos os jogadores e equipa tecnica (deu-me um gozo especial verificar como Canelas e Tiago Gonçalves anularam completamente Adriano - ex Nacional, Porto e Braga - obrigando a sua substituição).
Uma palavra de incentivo a Marco Almeida pelo sacrifício a que tem sido sujeito em prol da equipa, ocupando posições onde o técnico entende ser necessário, sempre com brio e empenhamento. É o risco que corre quém nunca se esconde do jogo e aqui o Marco tem sido exemplar. Estou certo que as coisas lhe vão correr melhor já no próximo jogo.
Pereira de Sousa

segunda-feira, 12 setembro, 2011
Anónimo disse...

Apesar de não ter estado em oliveira de azemeis, e ter acompanhado apenas pela rádio, vendo estes comentário, dá para perceber que quem esteve presente no jogo saiu de lá bastante satisfeito, fico muito contente e muito mais descansado depois do PÉSSIMO JOGO que fizemos em canas!
Próximo jogo contra o nogueirense, só podemos pensar na vitória, não podemos perder pontos!

FORÇA ACADÉMICO!!

Guilherme Moita - Juvenis

segunda-feira, 12 setembro, 2011