sexta-feira, novembro 25, 2011

Recordar: Atlético 3-2 Ac. Viseu

Estádio da Tapadinha, 25 de Novembro de 19873ª Eliminatória da Taça de Portugal (desempate)
Árbitro: António Jorge (Setúbal)

Atlético: Lapa; Jorge Oliveira, César Vaz, Quaresma e Jeremias; Portela; Calhau (Raul José 71), Jesus e Martins; Carraça e Gerúsio (Alberto 86). Treinador: Fernando Peres.

Ac. Viseu: Sardinha; Morgado, Leal, Carlos Manuel e Kappa; John Bubu, Rui Madeira, Cruz (c) (João Luís 31), Abel e Hélder (Quim, 45); Amadeu. Treinador: Carlos Alhinho.

Golos: Portela 18 (1-0), João Luís 54 (1-1), Portela 98 (2-1), Portela 106 gp (3-1), João Luís 113 (2-2)

5 comentários:

Anónimo disse...

Estive neste jogo, disputado à tarde a uma quinta-feira! Na altura trabalhava na Rua dos Lusíadas, em Alcântara e não podia faltar!
Lembro-me de estar frio (a Tapadinha é muito desabrigada) e rapei frio de cão. Curiosamente, se bem me lembro, só havia meia dúzia de pessoas a puxar pelo Académico, mas deu para festejar os golos. O prolongamento foi fatal e de nada valeu a superioridade da equipa, na altura uma excelente equipa, considerada como uma das que melhor jogava, ou não fosse treinada pelo saudoso Alhinho, com quem tive o enorme orgulho e prazer de conviver pessoalmente. Um excelete técnico e excepcional Homem, autêntico HERÓI da cidade, com a miudagem a acompanhá-lo pelas ruas, a quem o Académico e todos os academistas devem prestar homenagem. Ele foi o responsável pelo melhor futebol que passou pelo Académico nos últimos 30, 40 anos! Quando há uma década, mais ou menos, o reencontrei em Angola, por mero acaso do destino, abraçou-se a mim, a chorar, dizendo em sussurro que tinha imensas saudades de Viseu e do "MEU ACADÉMICO", assim mesmo, MEU ACADÉMICO, porque para esse Homem, o Académico passou a ser dele para sempre!!
Olhem para aquela equipa, para os nomes que a compunham, fechem os olhos e imaginem o que era o Académico a jogar em qualquer campo, bom futebol, belos golos, magnífica técnica e tática...
Alhinho, cidadão do Mundo, recebe um forte abraço academista, onde quer que te encontres. Espero uma oportunidade para ir ao teu túmulo e desfraldar uma bandeira do nosso Académico, igual àquela que tu gostavas mais, toda preta com o nosso emblema bordado a branco, que tu assinaste com corrector branco, lembras-te?

Lumago

sexta-feira, 26 novembro, 2010
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Bem da Rua dos Lusíadas ao Estádio da Tapadinha até ao “pé coxinho” dava para ir!

Eu não vi o jogo, obviamente, mas posso dizer que o Carlos Alhinho no fim estava “fulo” com a arbitragem que segundo ele inventou o penalty que deu o 3-1. O técnico academista, inclusive, criticou o facto de o árbitro ser de Setúbal, quando o Académico fez mais de 300km para estar presente

sexta-feira, 26 novembro, 2010
Anónimo disse...

Pormenores já não me lembro, aliás o jogo já acabou tarde por causa do prolongamento e confesso que nem vi o lance do penalty, mas sei que foi muito contestado pelos jogadores e técnico do Académico. A questão do árbitro era muito usual, todos queriam que fosse de meio caminho, mas isso era nesse tempo. Agora pouco ou nada interessa. Aliás, a não nomeação de árbitros da zona (distrito) de cada um dos clubes não tinha nada a ver com o poder beneficiar ou não o clube da casa, mas sim para defesa do árbitro que se cometesse um erro contra a equipa da casa podia sofrer na sua vida pessoal, já que vivia lá. As pessoas é que achavam que era para ser imparcial. Ora, toda a gente sabia que os árbitros eram adeptos de um dos três grandes e por isso eles jogavam (como hoje)quase sempre a favor da inclinação dos campos...

Lumago

sábado, 27 novembro, 2010
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Não sei quando mas hei-de colocar aqui os termos exactos que o Senhor Alhinho usou. Quando tiver tempo - porque vontade não me falta...

sábado, 27 novembro, 2010
João Nunes disse...

Esta derrota deixou os sócios e adeptos tristes, porque no nosso pensamento e perante as exibições da equipa, pensávamos que só uma super equipa nos podia parar. Já estávamos á espera de um grande!

sábado, 27 novembro, 2010