domingo, outubro 31, 2010

Ol. Bairro SC 2-1 Ac. Viseu FC: A Crónica

E aqui vai a crónica de hoje.
Mais uma vez, como em anteriores ocasiões referi, este é a visão de um adepto. Não é de um técnico de futebol nem um jornalista. É de um academista que tem muito orgulho em ver aquelas camisolas a jogar. Portanto, vale o que vale.
Tarde de Sol com algumas nuvens, vento algo forte mas nada mau , comparado com as horas que antecederam o jogo.
O relvado em excelente estado, sem qualquer poça de água visível.
Um estádio novo, com boas condições, em que estariam cerca de 100 pessoas. De Viseu, diria que talvez 15/20 pessoas.

Estádio Municipal de Oliveira do Bairro, 31 de Outubro de 2010
6ª Jornada da III Divisão, Série D

Árbitro: António Alves

Oliveira do Bairro: Pedro Monteiro, Paulo Costa, Allan, Rui Castro, Leandro, Rúben, Hugo Paulo, Dany (Daniel, 89), Pedro Almeida (Miguel Tomás, 78), Luís Barreto (Mário, 87) e Alexis. Treinador: Carlos Miguel.

Ac. Viseu: Augusto; Casal, Jonas, Tiago Gonçalves e Marcelo Henrique; Calico (Álvaro, 81), Luís Vouzela e Ricardo Ferreira (Mauro, 68); Marco Almeida, Zé Bastos e Éverson (Fábio Machado, 55). Treinador: Paulo Gomes.

Golos: Pedro Almeida 40 (1-0), Zé Bastos 71 gp (1-1), Luís Barreto, 76 (2-1)


O Jogo começou equilibrado. Um Académico mais na expectativa, com Calico e Luís Vouzela a formarem um bloco à frente da defesa, que tinha no lado direito Casal e Marco Almeida também próximos. O lado esquerdo do Oliveira do Bairro parecia ser o mais perigoso e o Académico deve ter estudado bem o adversário.

Aos 13 minutos, boa defesa de Augusto.
Aos 15 minutos, Zé Bastos isolado, sem deixar cair a bola no chão, remata ao lado da baliza.
O Oliveira de Bairro começou a ter um ligeiro ascendente no Jogo.
Poucos minutos depois o Oliveira de Bairro esteve perto de marcar. Grande remate, excelente defesa do nosso GR, a bola bate ainda na barra, parece bater na linha de golo e acaba nas mãos de Augusto. Foi por pouco...
O Académico tentou equlibrar mais o jogo, mas a partir do meio campo estava difícil fazer chegar o perigo lá á frente. Ou por passes transviados, ou por perdas de bola, nao saia nada bem para o ataque.

Por volta dos 35 minutos, um centro de Marco Almeida (esteve bem no jogo) e Everson em frente à baliza, perde um pouco de tempo no remate e este é cortado por um defesa. Levava selo de golo. Faltou o killer instinct!!!
Aos 40 minutos, um remate de fora da área, com um arco estranho, embate com estrondo na barra de Augusto ! Começava a ser a sorte agora a proteger-nos.
Aos 43m, Pedro Almeida de cabeça faz o primeiro golo do encontro. Jogada do lado esquerda do ataque, centro para a área academista, Calico não consegue o corte por pouco e o avançado do Oliveira de Bairro marca o 1º do encontro de cabeça.

As rotações de jogadores ente extremos no ataque e a dinâmica de trocas posicionais no mio campo e ataque nao tinha ainda dado efeito.
Ao intervalo, Mauro aqueceu e previa-se alguma alteração para a segunda parte! Mas as equipas voltaram sem mudanças.

O intervalo fez bem já que no reinicio de jogo, entra em campo a pressionar o adversário. Notou-se uma atitude diferente. O querer dar a volta!
Poucos minutos após o reinício, a 1ª alteração: Entra Fábio por troca com Éverson. Foi uma tarde má para o jogador brasileiro, embora na 1ª parte quase toda a equipa esteve uns bons furos abaixo do que pode fazer (mais uma vez, é a opinião de um adepto que apenas viu este jogo esta época)

O Académico começava a pressionar com Fábio e Zé Bastos a lançar ataques venenosos,e a abrir jogo nas alas. Vários cantos consecutivos e num deles uma oportunidade flagrante para o Académico. Calico cabeceia e obriga o guardião adversário a aplicar-se e a fazer a melhor defesa dele, da tarde, para evitar o golo.
Novo canto a seguir, a bola sobrevoa a pequena área, é tocada por um academista, e penso que Tiago nao chega por poucos milímetros. Faltou um bocadinho assim...!
Em relação a bolas paradas e cantos, nota-se trabalho. Bem marcados, com perigo.
Começam a aquecer mais Mauro, Pedro´s e Álvaro.
O Académico começou a carregar no jogo, e já começava a justificar o empate.

Do Oliveira do Bairro pouco se via, o nosso meio campo e defesa tapava bem os caminhos. No entanto, num canto, a bola ressalta e trai Augusto que faz mais uma boa defesa evitando o 2-0.

Voltando à outra área, Bastos, muito incisivo na área, tenta progredir e parece travado por um defesa. o árbitro nada assinala... Ficam dúvidas.
De seguida, entra Mauro e sai Ricardo Ferreira, algo desaparecido nesta 2ª parte.

Mauro começa a ganhar algumas bolas de cabeça.
E aos 26 minutos da 2ª parte, Penalty sobre Luis Vouzela!!
Zé Bastos vai marcar....e .... Gooolloooooo!!

Só que esta alegria durou 5 minutos. Num lance de lançamento lateral, parecido com o golo do Porto ontem contra a Académica, é golo do Oliveira do Bairro. Luis Barreto foi o marcador. 2-1 no marcador.
Nota-se que a equipa vai abaixo e a desilusão volta a estar presente.

Ainda entrou Álvaro, que mexeu no meio campo, com dinamismo e frescura física.
Perto do fim, oportunidade de ouro. Uma boa jogada do Académico. Trocam de bola ao 1º toque no meio campo, Álvaro abre na esquerda para Marcelo. Este centra, Bastos amortece e dá para Fábio que trabalha bem a bola e centra. Aparece Mauro de calcanhar com um toque leve na bola.. que sai a rasar o 2º poste. Seria um excelente golo, mas nao foi desta.

Ha ainda 2 remates por alto de Álvaro, ainda do meio campo. Mauro também tentou a sua sorte. Era o assalto final à baliza do Ol. Bairro.

A acabar Marcelo já algo desgastado, complica e Augusto defende e tira a possibilidade de Daniel marcar o 3º, isolado perante o Guarda Redes.
E ... piiiiiiiiiiii... fim do jogo, após 4 minutos de desconto!

Desilusão dos adeptos academistas. Uma média/boa 2ª parte nao chegou para pontuar, neste campo de um rival na subida. Não podemos esquecer que este Oliveira do Bairro é um histórico da II Divisão, nao é um Gandara ou um Vigor Mocidade.. É um clube de uma região que aposta no futebol, tem bons praticantes e ano após ano tem sido difícil pontuar lá. Nao é por este resultado que perdemos obviamente a corrida aos lugares de subida.
Temos é que ganhar agora os próximos jogos para voltar à moral do início de época.

Nota-se qualidade e nota-se que temos um banco com bons valores. Pedros por exemplo ficou de fora, mas podia ter entrado.
Com Rui Santos, poderia ter sido outra história. O nosso 10 faz falta. Volta rápido!

14 comentários:

Anónimo disse...

Começamos bem mas n sabemos manter-nos...tenho pena do actual estado do Académico e da sua falta de organização. Direcção tá a mais...s no ano passado a 2ª B era demais pr esta direcção, começo a pensar que a 3ª tb. Somos um clube com muita historia numa bela cidade, mas neste momento somos muito pequenos :(


Pedro (Socio Pagante)

domingo, 31 outubro, 2010
Joao Monteiro disse...

Mau resultado.
Faltam claramente opções de ataque, nomeadamente nas alas. Falta um Milford, por exemplo, um jogador explosivo e imprevisivel. (Ainda hoje não consigo compreender a sua dispensa). Neste momento não temos este tipo de jogadores, talvez o Fábio, mas ainda é novo, e não joga nas alas.

Se queremos atacar o titulo, penso que precisamos de mais soluções ofensivas. A meu ver, a ausência prolongada do Rui Santos terá de ser colmatada, urgentemente.

domingo, 31 outubro, 2010
Paulo disse...

Essa do Milford tá boa!!! Um atleta tacticamente indisciplinado e mto fraco no 1x1. Tinha velocidade, mas não sabia o que lhe fazer.
No início desta época estava bem de ver que com estas aquisições não se ía a parte nenhuma.
A desorientação começa e já se vai no 3º jogo sem vencer. Mais...desde que começaram a apanhar adversários de algum valor...as vitórias foram-se!!!
Esta direcção está há mto a mais! Assim, não se vai lá!!!

domingo, 31 outubro, 2010
Anónimo disse...

O Académico jogou zero. Zero menos, na 1ª parte, zero mais na 2ª, mas ainda assim, zero.
Não dá para entender, não dá para perceber, não é aceitável, não é compreensível a saída do treinador João Paulo Correia. João Paulo podia treinar melhor ou pior, mas sentia o clube como poucos, um Verdadeiro Academista, daquels que já vão escasseando e com exibições destas, escassearão cada vez mais!


O Académico não pode jogar tão pouco, não pode chegar ao campo e passar toda a 1ª parte, à esqpera do que possa acontecer, e o que podia ter acontecido era o Académico estar a perder por 2 ou 3 ao intervalo, pois tantas foram as oportunidades criadas pelo O. Bairro, às quais correspondeu Augusto com defesas impossíveis. Excelente Augusto, na 1ª parte, no entanto tem algumas culpas no 2º golo, já na 2ªparte.

O Académico na 2ª Divisão era demasiado grande para lá estar, na 3ª nem dá para comparar.
A descida À 3ª Divisão nunca devia ter acontecido, mas já que aconteceu, era de evitar cometer e repetir erros que levaram ao descalabro.

O problema vem de trás, todos sabemos, e as coisasmal explicadas nunca dão bom resultado. Era preciso saber o que aconteceu ao Milhão e Meio de Euros da SAD que foi desbaratado, levou o Clube à ru´´ina e ninguém explicou nada ou foi responsabilizado.
Ainda temos as acções em casa e o seu valor é Zero, ninguém explicou nada de nada.

Após a falência, o recomeço não foi famoso, mas há que louvar quem assumiu o comando do recomeço. Já passou algum tempo e já está na hora de termos o Clube noutro patamar, com outra Dinâmica e a jogar de outra forma.

Repito, o Académico não pode jogar tão pouco, o Académico pode ganhar, perder e empatar jogos, mas não pode Jogar tão pouco, ZERO, zero+ ou zero-, o Académico sempre nos habitou a jogar bom futebol a criar muitas oportunidades de golo. Os resultados nem sempre eram os melhores, mas a atitude e as exibições, normalmente agradavam e entrega era inquestionável.

O que terá motivado a saída de João Paulo Correia? Falta de entrega por parte de alguns jogadores, ingerência por parte de que não devia? Falta de solidariedade de quem com ele trabalhava? O que aconteceu?

O Académico continua a experimentar demasiado, chega de fazer experiências, vamos parar para pensar, ouvir as opiniões de todos serenamente, e decidir de uma vez o que queremos que seja o Académico. Chamar mais gente para colaborar e ajudar, trazer ideias novas, solictar mais e mais apoio.

O Académico não pode ter menos gente no Fontelo do que alguns clubes do nosso distrito, isso não pode acontecer, o Académico não pode estar atrás do Tondela, como é tal possível?

Vamos dar a volta, vamos reflectir, vamos pensar, mas não podemos Jogar tão pouco, não pode ser!

Força Académico

Carlos Silva

domingo, 31 outubro, 2010
Joao Monteiro disse...

Por acaso tenho opinião oposta amigo Paulo, penso que poderia ter sido um jogador a trabalhar. O próprio Hugo Seco também mexia no jogo quando entrava. A ideia era dizer que faltam deste tipos de jogadores no plantel, nada mais. Académico sempre!

domingo, 31 outubro, 2010
Anónimo disse...

E porque e que nao vao buscar alguns juniores? Qualidade e o que nao falta!! Se nao dermos oportunidades aos nossos jogadores da formaçao, nunca vamos saber se podem "render" alguma coisa!

domingo, 31 outubro, 2010
Anónimo disse...

Assim não vamos lá... Duas equipas que desceram de divisão, mas é notória a qualidade do jogo e dos jogadores do Ol. Bairro... Uma equipa que joga bem, e com bons jogadores, talvez a melhor equipa que v até ao momento nesta série.
Na primeira parte poderíamos estar a perder por quatro a zero, e seria inteiramente justo, tal o ascendente do adversário. Não conseguimos chegar uma vez à area do adversário por intermédio de uma jogada contruida. As rarissimas vezes que lá chegámos foi por "chutão" para a frente.
E nem sequer do árbitro nos podemos queixar desta vez. Os nossos médios fizeram dezenas e dezenas de faltas, sendo poupados a amarelos. Também uma penalidade ficou por assinalar na primeira contra o Ac. Viseu.
É triste escutarmos os adeptos adversários a rirem a cada intervenção dos nossos centrais, a actuação deles chegou a rossar o ridiculo, caindo sozinhos com a bola, ou falhando a sua intercepção....
Assim não vamos lá... Já é tempo de isto mudar... E a culpa não é dos treinadores... quando muito será da direcção que escolheu um conjunto de jogadores que claramente não tem qualidade para estar neste clube...

domingo, 31 outubro, 2010
Anónimo disse...

TIVE NO JOGO HOJE, COMO SEMPRE O JOGO ESTAR A SER EQUILIBRADO MAIS TOMAMOS GOL SEMPRE NO FINAL DA PRIMEIRA PARTE DESCULPA LA NOSSOS CENTRAIS. NAO PODEMOS TOMAR GOL FAÇIL. DOMINGO TOU NO FONTELO DE NOVO FORÇA ACADEMICO.

domingo, 31 outubro, 2010
Anónimo disse...

Sempre ouvi dizer que "o barato sai caro". Este plantel do Académico custa menos que de alguns clubes da distrital de Viseu. Ordenados de 500 e 600 euros não cativam jogadores. Vejam o Rui Gonçalves que assim que lhe acenaram com um ordenado de mil euros foi logo embora. Temos que viver com a realidade que temos, mas mesmo com estes jogadores de "saldo" temos obrigação de fazer melhor.

domingo, 31 outubro, 2010
Anónimo disse...

Observando a passada 3 jornada desta série, este Ol. do Bairro perdeu, na tal fraquinha equipa do vigor e mocidade , onde o nosso ACADÉMICO..........isto e por isto, se fazem contas

domingo, 31 outubro, 2010
Paulo disse...

Amigo João Monteiro, corroboro com a sua opinião qd afirma que nesta equipa faltam flanqueadores, ou seja,jogadores que ocupem as faixas, façam os corredores e dêem alguma verticalidade ao jogo. Qto ao Hugo Seco, pelo pouco que lhe vi jogar, poderia ser uma boa solução. Era rápido, tecnicamente dotado, com bom controlo de bola e forte no 1x1. Agora o Milford não!!
Esta época a direcção optou pelo Luís Miguel, mas a aposta correu mal...mto por culpa do atleta e do seu alheamento nos jogos. Qualidade ele até tem...mas a razão por que a não quis mostrar só ele saberá. À parte disso, o Rui Santos, atleta talhado para ocupar as faixas, 1º por castigo, agora por lesão, tb deixou de ser opção.
Enfim, já estamos em 5º e quer-me parecer que com esta direcção e com alguns destes atletas...o objectivo da subida não será nada fácil de concretizar. Resta saber se o Paulo Gomes será uma aposta ganha...ou mais uma perdida. Como ainda agora acabou de assumir o cargo, deixarei o meu comentário sobre o seu desempenho para mais tarde. Deixemo-lo trabalhar. Mas isso não invalida que eu não considere a aposta nele um risco demasiado elevado e desnecessário...tal como achei a mesma coisa qd a aposta inicial recaiu no João Paulo Correia. Aliás, tive oportunidade de dizê-lo aqui neste espaço. Mesmo neste momento da época, no mercado era possível encontrar-se algo de boa qualidade, experiente nestas divisões e com competência reconhecida.
Por exemplo, o José Viterbo actualmente no Tocha (embora o Tocha actual não tenha nada a ver com aqla boa equipa que vimos aqui há duas épocas...pois neste momento o clube passa por algumas dificuldades e teve de apostar em malta mto nova)poderia ser uma boa aposta, pois é um conhecedor profundo desta série, de atletas interessantes que nos poderiam reforçar cirurgicamente e sobretudo, pq as suas equipas normalmente praticam bom futebol. Certamente, não desdenharia representar-nos. Mas há outros,tb de bastante qualidade.

domingo, 31 outubro, 2010
Anónimo disse...

Boa noite , de novo os nossos centrais falhou no 2 golos. e o sengudo nao pode tomar golos assim desse jeito de lateral e os centrais a olhar a bola assim nao dar. domingo e o sourense tou la pra ver o jogo no fontelo forçaaaa academicooo.

segunda-feira, 01 novembro, 2010
hugo seco disse...

Obrigado sr.Paulo e sr.Monteiro...Mas penso que o plantel tem jogadores com qualidade suficiente para alcançar os seus objectivos,simplesmente precisam de sentir mais apoio da parte dos adeptos... Força malta! Abraço

segunda-feira, 01 novembro, 2010
Joao Monteiro disse...

Viseu: «Não podemos baixar os braços» - António Albino

O presidente do Académico de Viseu, António Albino, não ficou desanimado com a derrota em Oliveira do Bairro (1-2) e já pensa na vitória frente ao Sourense, no próximo fim-de-semana.

«Não podemos baixar os braços. Domingo vamos tentar recuperar os três pontos», afirmou o líder da formação viseense.

O comando técnico do Viseu, recorde-se, sofreu uma profunda alteração, já que o treinador João Paulo Correia apresentou demissão após o jogo com o Nogueirense e Paulo Gomes assumiu funções durante a semana e estreou-se da pior forma.

in jornal A Bola

segunda-feira, 01 novembro, 2010