sábado, abril 11, 2009

Erros ditam derrota gorda


Tondela - Académico Viseu 3:0

Golo Tondela: Beré (57 e 94 min), Barca (84 min)

Tondela: Rui Vale, Chico, Abadito, João Paulo, Tarzan, Espanhol (Josivan, intervalo), Seninho (Schwartz, 84 min), Gomes (Barca, 65 min), Piojo, Beré e Ricardo.

Suplentes: Micael, Schwartz.

Treinador: António Jesus.

Académico Viseu: Augusto, Alexandre (Rui Santos, 58 min), Filipe, Sérgio, Calico, Luis Costa, Everson, Casal, Álvaro (Milford, 64 min), Zé Bastos (Márcio, 78 min) e Tiago.

Treinador: Luis Almeida.

Este era um jogo que colocava em confronto duas equipas que cedo se assumiram como candidatas a uma subida de divisão. Era duas equipas que vinham de resultados antagónicos, onde se por um lado a turma tondelense vinha de uma derrota num jogo electrizante com o Cinfães, por 5-4, os academistas estavam mais moralizados com uma vitória importante frente ao Fiães, o ex-lider, por 2-1.

Começou mais acutilante e pressionante a turma local e aos 6 minutos Tarzan, consegue ganhar o lance a Filipe e com um bom remate, obriga Augusto a defesa apertada. A resposta por parte dos viseenses dá-se aos 7 minutos quando Calico no meio campo pontapeia para a frente e a bola fica nas costas da defensiva contrária onde aparece Zé Bastos que remate um pouco ao lado baliza defendida por Rui Vale.

O Tondela carregava e no seu melhor momento tem duas boas ocasiões para o golo primeiro por Beré que num livre em boa posição remate forte mas à barreira academista. Sobre o minuto 15 Piojo aparece ao primeiro poste que descobre João Paulo ao 2º poste cabeceia com muito perigo à baliza de Augusto.

Após os primeiros quinze minutos o Académico equilibra a contenda e aos 23 minutos após um passe teleguiado rematA bem para boa defesa de Rui Vale. A resposta dá-se aos 31 minutos com Augusto com grande defesa a remate de Beré que sem marcação consegue rematar forte e cheio de intenção. Seis minutos a depois livre com muito perigo para Álvaro que leva a bola a embater na barreira e quase surpreende o guarda-redes tondelense.

Chegava-se ao intervalo com um resultado que se ajustava ao que se assistiu nos primeiros 45 minutos e onde as equipas se equilibraram tanto em posse de bola como em número de ocasiões de golo.

Ao contrário da primeira parte o Académico entrou melhor a conseguir alguns lances de perigo, com Álvaro, à baliza local. Mas seria a turma local que numa das suas primeiras investidas à área contrária que ia ter a grande ocasião de golo embora que deixe muitas dúvidas se haveria ou não posição irregular.

É quando Beré aparece sobre a ala e remata à queima roupa sobre Calico levando a bola a embater nas costas do defesa academista. Mais perto o árbitro assinala erradamente grande penalidade a castigar uma mão de Calico. Chamado a marcar Beré marca a mesma e abre o marcador. Um erro que se transforma num castigo duplo para os academistas que viram-se no mesmo lance perder Calico por dupla amostragem de cartões amarelos.

O Académico tenta reagir e aos 63 minutos Everson com um remate de longe leva o perigo à baliza contrária. No minuto seguinte boa ocasião para a turma tondelense quando Josivan ganha uma bola a Filipe e remata com perigo à baliza de Augusto.

A partida entrava numa toada mais morna e jogada a baixo ritmo sem grande momentos de interesse motivado pelas inúmeras faltas e interrupções. Só aos 72 minutos é que voltaria a acontecer algum lance de perigo numa das balizas com Rui Santos a ter um cruzamento traiçoeiro que quase surpreende Rui Vale. Aos 79 minutos Seninho após perca de bola da defensiva academista tem nos pés uma boa ocasião para ampliar o marcador mas falha.

Quem não falha é o seu colega Barca que em nova desatenção da defensiva academista remata cruzado sem hipotéses para o desamparado Augusto.

O resultado final viria a ser carimbado num novo erro defensivo com Augusto após um atraso tenta picar a bola e leva a bola a embater na cabeça de Beré e caprichosamente se anicha nas redes academistas.

Resultado exagerado, fruto de erros defensivos que foram aproveitados de forma exímia pelos tondelenses. Contudo nasceu com um erro duplo do trio de arbitragem que condicionou o desenrolar da partida. Marcar grande penalidade num lance à queima roupa e onde o jogador se vira de costas para a bola diz tudo.

Outros resultados:

Fiães - U. Tocha 0:1

Anadia - Cinfães 2:0


1 º Cinfães – 28 pontos

2 º Fiães – 26 pontos

3 º Académico Viseu – 25 pontos

4 º Tondela – 25 pontos

5 º Anadia – 25 pontos

6 º Tocha – 25 pontos

17 comentários:

Anónimo disse...

Agora sim!
Agora estão todos embrulhados e vai passar quem for mais forte, sobretudo em casa, onde o Académico tem asneado!
O jogo de hoje já chateia nesta época. Ora ganha bem, ora perde copiosamente. Isto não foi um resultado, foi uma abada!
Assim não!
Jogou mal, desmembrou-se todo e não vale a pena chorar pelos erros dos árbitros. Há muito que eu defendo que sempre que uma bola desvia o seu rumo por uma mão, deve ser penalty. Haja ou não intenção do defensor.
No futebol não pode haver margem para intrepretações dos árbitros.
Eu sei que a lei ainda fala em lances intencionais, mas hoje em dia isso acabou.
Se fosse na outra baliza defendia o mesmo. A intenção serviria para os cartões, não para a marcação da falta.
Enfim, fui a Tondela e vim tosqueado. O meu pai era de Fermentelos, Campo de Besteiros, Tondela e esta ida lá foi uma espécie de homenagem. pena foi o resultado, mas...

LUMAGO

sábado, 11 abril, 2009
Anónimo disse...

Treinador muito fraquinho que temos... juntamente com roubos de bandeiram ditam derrotas destas...
Sprees

sábado, 11 abril, 2009
Anónimo disse...

uma autentica roubalheira... penalty inexistente... e na primeira parte fika uma por marcar para o academico quando costa vai isolado e remata...

sábado, 11 abril, 2009
Anónimo disse...

Péssima arbitragem com amostragem sucessiva de cartões amarelos e interrupções permanentes.
O Penalti marcado contra o Académico é um invenção do árbitro e então a expulsão é um autêntico escândalo, pois num remate à queima-roupa, expulsar um jogador e assim acabar com um jogo de futebol, é nada perceber de futebol e destruir o espectáculo, fazendo com que assim as pessoas deixem de ir aos campos, pois não vale a pena!
Estamos fartos de arbitragens destas, alguém tem que por fim a isto.
A partir daí o jogo acabou e não vale a pena falar do que não existiu, portanto, falemos do que aconteceu até esse momento. O Académico jogou razoavelmente na 1ª parte, mas muito abaixo do que havia feito no Fontelo, no passado Domingo. Muitos adeptos do Académico no estádio, com muito apoio à equipa. 2 ou 3 boas oportunidades de golo, esbanjadas de forma dramática e que a serem concretizadas teriam levado á vitória e ao 1º lugar do campeonato, assim estamos em último, tal é o equilíbrio.
No próximo jogo, em Cinfães, temos nova oportunidade de chegar ao 1º lugar, e temos que a aproveitar, pois somos claramente a melhor equipa, temos os melhores jogadores, os melhores e mais numerosos adeptos, pelo que temos que nos impor como clube de uma Divisão bem acima desta. Temos que sair rapidamente desta divisão e destas arbitragens.

Força Académico, rumo à subida!

P.S. Tal como refeir no Domingo anterior, considero Académico e Tondela, os favoritos a subir de Divisão, pelo que continuo a achar que o Tondela, poderá ficar em 2º lugar nesta série, logo atrás do Académico, e temos que dar os parabéns ao Tondela, pois acaba por ganhar justamente, pois nada teve a ver com a actuação desastrada do árbitro.

Carlos Silva

domingo, 12 abril, 2009
Joao Monteiro disse...

Foi pena esta derrota. Depois do excelente jogo proporcionado pelos academistas frente ao Fiães, esperava-se mais do Académico. Se bem que, o Tondela é das melhores equipas das seis, com um ataque francamente bom e demolidor, embora a defesa não seja tão coesa. Contudo, nada está perdido, antes pelo contrário. Porém, será necessário encarar o próximo jogo em Cinfães como uma autêntica final, sendo imperial trazer pontos. Força Académicooo!

domingo, 12 abril, 2009
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Filme do jogo

6 – Filipe falha a intercepção a um passe para o interior da área do Académico a bola sobra para Tarzan para boa defesa de Augusto que dá canto

8 – Calico num pontapé para a frente (passe?) isola Zé Bastos sobre a esquerda e remata fraco com a bola a sair rente ao poste.

15 – Um jogador do Tondela (Beré?) salta, após canto, sem qualquer oposição mas não acerta na baliza de Augusto.

21 – Livre lateral apontado por Álvaro ninguém toca na bola e Rui Vale manda a bola para canto.

24 – Luís Costa numa insistência coloca em Bastos e este á saída do Guarda redes não mo consegue bater.

26 – Amarelo para Álvaro

31 – Amarelo para Calico (numa falta desnecessária)

33 – Beré de cabeça obriga Augusto a nova intervenção de luxo.

36 – Tiago Gonçalves solicita Luís Costa e este quando tentava rematar sofre um toque nas costas – grande penalidade por marcar a favor do Académico.

38 – Três ocasiões para o Académico no mesmo minuto e jogada: de livre Álvaro quase marca mas a bola é desviada e dá canto. Na sequência do canto Tiago Gonçalves ao segundo poste não consegue empurrar para a baliza, na insistência Éverson em boa posição e de cabeça atira por cima. Assim era difícil.

42 – Remate cruzado do 9 tondelense, Augusto defende.

43 – Amarelo para Tiago


45 – 50 – 5 Minutos de domínio academista. Mas sem oportunidades.

53 – Amarelo para Filipe.

59 – Golo do Tondela de penalty. Um jogador tondelense com um cruzamento, com a força de um remate apanha no caminho Calico que se encolhe. Não faço a mínima ideia de onde a bola lhe possa ter batido mas tenho uma certeza não moveu os braços na direcção da bola. Calico acaba expulso e o Tondela na frente.

60 – Sai Alexandre entra Rui Santos.

62 – Amarelo para Sérgio.

64 – Remate de Éverson ao lado.

66 – Filipe perde a bola e o Tondela quase marca.

66- Sai Álvaro entra Milford.

80 – Entra Márcio sai Zé Bastos.

81 – Sérgio e Casal não se entendem e o Tondela quase marca.

84 – Golo do Tondela após falha de Sérgio.

90+4 – Displicência de Augusto que tenta picar a bola sobre Beré mas como a bota bate na cabeça do tondelense encaminhou-se para a baliza. Golo do Tondela.

domingo, 12 abril, 2009
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Ao intervalo 0-0. O resultado era justo. O Tondela viu um enorme Augusto pela frente. A segunda parte teve três golos mas não teve futebol. O árbitro desequilibrou a favor do Tondela. O Académico precisa de aproveitar as oportunidades.

domingo, 12 abril, 2009
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

O lance da grande penalidade foi á minha frente e a bola bate no tronco do Calico não na mão. Mesmo que tocasse na mão esta estava junto do corpo logo não poderia influenciar a sua marcha. Tirar da lei a palavra intencional era pedir que se começasse a jogar ao “acerta-lhe na mão que é penalty”. O Académico perdeu por erros próprios, é certo, mas o árbitro desequilibrou a favor dos tondelenses. Há que ganhar em Cinfães aquela que é na minha opinião a melhor equipa (muito bem organizada e orientada).

domingo, 12 abril, 2009
Anónimo disse...

Sem dúvida.Cinfães muito melhor que Fiães.Todas as equipas dependem delas próprias!Perdemos uma batalha mas nao perdemos a guerra!

domingo, 12 abril, 2009
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Ex academistas em Tondela:

Leal, João Luís (a 1ª vez que o vejo esta época), Megane e o sempre presente Ramon!

domingo, 12 abril, 2009
Leonardo disse...

O Negrete também por lá estava na bancada.

domingo, 12 abril, 2009
Anónimo disse...

É triste mas é a pura verdade,este treinador ainda não mostrou nada,por muito menos o prof.miguel borges foi mandado embora.É uma vergonha.Bem diziam em tondela,ainda bem para nós(tondela) que o académico foi buscar este treinador.

segunda-feira, 13 abril, 2009
Joao Monteiro disse...

Cada treinador tem o seu método, o seu sistema e modelo de jogo. As criticas aparecem sempre quando não há resultados, já sabemos disso. Temos de esperar pelo final da temporada e avaliar o desempenho de todos. Estamos na luta, e este treinador, tal como o Prof. Borges demonstrava, tem todo o perfil para lutar e conquistar a subida de divisão pelo nosso Académico. Eu acredito!!! Académicoooo!!!

segunda-feira, 13 abril, 2009
Anónimo disse...

O Negrte não estava em São Pedro do Sul a jogaro com o Mangualde? Penso que sim.

terça-feira, 14 abril, 2009
Anónimo disse...

Não, o jogo do mangualde em São Pedro do Sul tinha sido na 6ª feira. Confirmo que o Negrete esteve na bancada, bem como o seu pai, um também ex-Académico (Eduardito).

quarta-feira, 15 abril, 2009
Anónimo disse...

Porque é que o filipe figueiredo o rui lage e o lopes não aparecem nos jogadores convocados?O leandro não joga porque?laterais adaptados com laterais de fora é estranho.

quarta-feira, 15 abril, 2009
Anónimo disse...

falavam falavam...
mas ainda nao vi a equipa este ano a jogar melhr nem igual que nao era idalino de almeida.
e com uma equipa vinda da distrital, muito mais barata e sbretudo mais humilde dentro de campo...
é triste mas é o academiso de hoje. saudaçoes academistas e bo sorte para cinfaes

sexta-feira, 17 abril, 2009