domingo, abril 05, 2009

Ac.Viseu FC 2 - 1 Fiães SC

Académico de Viseu: Augusto, Alexandre, Sérgio (Leandro, 47), Tiago Gonçalves, Filipe, Calico, Casal (Zé António, 84), Álvaro, Luís Costa, Everson e Zé Bastos (Rui Santos, 71). Treinador: Luís Almeida

Fiães: Rui Pedro, Marco Couto (Hugo Ferreira, 80), Sidónio (Tiago Rocha, 87), Ruben Avelar, Rui, Morais, Pedrinho, Jorge Abreu (Hélder Garcia, 55), Cardoso, Ruben e Guima. Treinador: Joaquim Cardoso.

Cartões amarelos: Augusto 18, Alexandre 89, Casal 44, Álvaro 58, Luís Costa 60, Zé António 90; Marco Couto 89, Sidónio 10, Morais 63.

Golos: Zé Bastos 26 (1-0), Éverson 51 (2-0), Cardoso 71 g.p. (2-1)

O Ac. Viseu venceu esta tarde o (ex)líder Fiães por 2-1. Uma vitória que pode e deve surtir um efeito bastante positivo nas hostes academistas. Contudo, foi um jogo marcado pela lesão de Casal, que após um choque com um adversário, perdeu a consciência. Esperemos que recupere o mais rápido possível.O técnico Luís Almeida fez alinhar o seguinte onze: Augusto; Alex, Sérgio (Leandro), Tiago e Filipe; Calico, Álvaro, Casal (Zé António) e Costa; Éverson e Zé Bastos (Rui Santos).O Académico entrou em jogo claramente em busca do golo, tendo algumas ocasiões para o fazer. O primeiro tento academista, surgiu ao minuto 27, através de Zé Bastos, após cruzamento de Costa. Este último em jogada de insistência cruza, e o ponta de lança do Académico fuzila autenticamente as redes da equipa forasteira. Estava feio o primeiro da tarde, depois de algum domínio da equipa da casa. Depois da meia hora de jogo, o Fiães reagiu e proporcionou a Augusto duas brilhantes defesas, uma aos 30 min. (defesa extraordinária do guardião academista), e a segunda ao minuto 38. A segunda metade, começou com uma substituição: Sérgio saiu (lesionado) e para o seu lugar entrou Leandro, que ocupou a posição de lateral esquerdo, fazendo Filipe deslocar-se para a zona central. Aos 50min. surge o 2º golo do Académico, através de Éverson, após um excelente trabalho de Costa, mais uma vez, Éverson finta um adversário e remate para o fundo das redes contrárias. Estava feito o 2-0 para os viseenses. O jogo entrou numa toada morna, até que à passagem do minuto 70, há penalty contra o Académico, que Cardoso (ex. Ac. Viseu) não desperdiça. Uma grande penalidade muito protestada nas bancadas, e por toda a comitiva do Académico, uma vez que pareceu bastante forçada. Depois disto, aconteceu a tal lesão de Casal, que teve de ser, obviamente, substituído tal foi o choque com o adversário. Assistiu-se por fim, a uns 15 minutos difíceis para o Académico, uma vez que o Fiães procurava de várias formas chegar ao golo do empate, que não aconteceu, e assim sendo, os academistas arrecadaram três importantes pontos nesta 1ª jornada, da 2ª e decisiva fase da competição.
1ªjornada (resultados):
Ac. Viseu FC 2 – 1 Fiães SC
UD Tocha 1 – 1 Anadia FC
CD Cinfães 5 – 4 CD Tondela
Perante a conjugação dos resultados, a classificação é a seguinte:
1 º Cinfães – 28 pontos 2 º Fiães – 26 pontos3 º Ac. Viseu – 25 pontos4 º Tondela – 22 pontos5 º Anadia – 22 pontos6 º Tocha – 22 pontos

14 comentários:

Anónimo disse...

Fiães muito pequeninos... sem fair-play nenhum, maus maus maus...
A melhor exibição do académico esta época em casa, grande jogo do Costa, e finalmente volta a aparecer Zé Bastos, Rui Miguel conseguirá fazer melhor quando deixar tudo em campo...
Volto a repetir que o Fiães não é jogador para o académico, Leandro dá dois dele, ser que o técnico Almeida anda a arranjar maneira de o académico contratar um novo defesa esquerdo, ou seja, o filho??
Vamos académico rumo ao titulo.
Sprees

domingo, 05 abril, 2009
Pedro disse...

Esta jornada foi boa para separar um pouco dos concorrentes inferiores.
No entanto, melhor teria sido o Cinfaes ter empatado. Mas continuamos na buscar por um lugar! Força Académico e Força Casal.

domingo, 05 abril, 2009
Anónimo disse...

Vitória excelente, primeira parte magnífica com muitas oportunidades de golo por parte do Académico, especialmente na 1ª meia hora.
Zé Bastos, um golo extraordinário, candidato a golo da época, pena não haver um vídeo do mesmo, será que alguém filmou?!
Augusto com 2 defesas espantosas, num sector (defensivo) que teve alguns deslizes, mas ainda a tempo de corrigir, para o resto do campeonato.
Lesão do Sérgio, espero que não seja nada de impeditivo para o próximo jogo, pois precisamos do nosso Capitão dentro do campo.
Para o Casal (excelente exibição), rápidas melhoras, e peço a quem tiver informações sobre o seu estado de saúde, que as deixe neste espaço, para todos ficarmos mais tranquilos, pois no campo todos ficámos muito preocupados com a agravidade da sua lesão.

Destaque especial para a exibição do Costa, um jogador jovem, que se começa a afirmar como um caso sério, podendo vir a tornar-se um grande jogador. Atitude excelente, boa técnica, humilde, com um passe extraordinário para o golo do Everson e outro igualmente magnífico a isolar Zé Bastos, naquele que poderia ser o 3-0, na altura e acabar de vez com a incerteza quanto ao vencedor do jogo.
Rui Santos, entrou mas mostrou ainda não estar na sua melhor forma, vamos aguardar pelo próximo jogo, pois Rui Santos estando bem, é um jogador fenomenal.

O Árbitro, acabou por complicar um jogo em que até estava a fazer um bom trabalho, apesar do exagero de cartões amarelos para jogadores do Académico. O Penalti é forçado, pois o jogador do Académcio corta a bola, senm falta, num lance sem perigo de maior.

Olhando para o Campeonato e para os resultados de hoje, apetece-me dizer que as 3 equipas de Viseu são as melhores, e que das 3, duas irão subir, se não existirem factores extra-futebol, o que creio não irá acontecer. Desta forma, penso que Tondela ou Cinfães, inclino-me mais para o Tondela, acompanharão o Académico na subida de Divisão.

Força Académico!

Carlos Silva

domingo, 05 abril, 2009
Anónimo disse...

Um já está!
Académico!!!!!

LUMAGO

domingo, 05 abril, 2009
Anónimo disse...

"foi um jogo marcado pela lesão de Casal, que após um choque com um adversário, perdeu a consciência"

A leitura que eu faço do lance é que há uma clara intensão em agredir o Casal, o jogador joga a bola que está no chau e depois levanta a perna raspando os pitons na cara do Casal, caindo este desemparado para trás e perdendo os sentidos. Espero que esteja tudo bem com ele, pois apesar da vitória a unica coisa que tenho em mente é a sua lesão. Um jogador que dá tudo em campo, atrevo-me a dizer que no minimo é o mais esforçado de todos os Academistas.

Já nem falo na arbitragem deste lance!!!

domingo, 05 abril, 2009
Anónimo disse...

certamente que o jogador do fiaes nao queria magoar o Casal desta forma.
Força Casal.Recupera rápido

domingo, 05 abril, 2009
JRA disse...

Há o video do primeiro golo e estamos a tratar de o trazer para ca...

Ha uma coisa importante que ninguém fala que é a dificuldade que o académico demonstra em segurar a bola quando está a ganhar dando muito o jogo aos adversários...há que corrigir isso...

grande exibição, candidatos a subida, certamente...Vamos acreditar e apoiar! Casal: Espero as melhoras, sabendo certamente que terá sido algo de grave!

Força acadéeeeeeemico

JRA

domingo, 05 abril, 2009
Anónimo disse...

Sim ele foi agredido... acredito que o jogador da equipa adversária não quereria lesionar o adversário com aquela gravidade, mas sim, numa de apavorar o adversário no calor do jogo...
Sei por fontes próximas que o casal está consciente mas em observações...!!pormenores não sei... Espero que o pior já tenha passado, força casal!!! Força académico!!!
Sprees

segunda-feira, 06 abril, 2009
Anónimo disse...

Ao ler os comentários deste Post fiquei confuso. São duas equipas a subir de divisão? É que eu pensava que o apenas o primeiro classificado seguia em frente.

FORÇA ACADÉMICO DE VISEU!

segunda-feira, 06 abril, 2009
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Nada que enganar. São mesmo dois. Estamos em terceiro há que subir mais um degrau.

segunda-feira, 06 abril, 2009
Anónimo disse...

O costa fisicamente a 100% é outra coisa...
metem os olhos no miudo talvez o melhor jogador saido das camadas jovens nos ultimos 8 anos...
se ele tivesse tido a sorte k outros tiveram (factor Cunha) neste momento nao estava no academico mas sim numa 1 ou 2 divisao..
so pra lembrar k no 1 ano senior sentou varios ex academico no banco no penalva...
se sombras d duvidas o melhor jogador do academico, kal fernando kal k...

segunda-feira, 06 abril, 2009
A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Até ao golo de Zé Bastos o Académico jogou como nunca o havia visto fazer na versão AVFC. A partir daí parece-me que o Fiães foi claramente melhor e só com a grande entreajuda que os jogadores do Académico demonstraram foi possível construir uma vitória tão importante.

Em momento algum senti que o Académico tivesse o jogo controlado. Concordo com o JRA quando diz que falta ao Académico alguém que pegue na bola e que mete ordem na equipa. Digo-vos, sofri a bom sofrer.

Atenção que nada está ganho, em primeiro lugar porque ainda estamos em terceiro lugar e até porque nos próximos 5 jogos jogamos 4 vezes fora. É importantíssimo o jogo de Tondela.

Quanto aos lances mais discutidos da partida: no penalty eu estava na bancada para onde atacava o Académico e deu-me sensação que era mesmo grande penalidade, mas quem estava mais perto poderá ajuizar melhor. Quanto ao lance do Casal, acredito que não tenha sido de propósito – seria um assassino e não um jogador de futebol – mas aquilo tem que dar expulsão. A meio metro o árbitro nem falta marcou. Incompreensível.

segunda-feira, 06 abril, 2009
Anónimo disse...

Uma nota só para dizer que o melhor jogador do Tondela (Nuno Pedro) não pode jogar contra o Académico, visto ter sido expulso por fazer em cinfães o mesmo que fez em Viseu; provocar o banco do Cinfães (em Viseu provocou os sócios). Parece que desta vez meteram o "menino" na ordem.

Força Académico e todos a Tondela no Sábado.

terça-feira, 07 abril, 2009
Rádio Clube da Feira disse...

Indo eu indo eu, a caminho da derrota, em Terras de Viriato. Era o que poderia ter sido dito pelo grupo de trabalho do Fiães, no final do embate com o Académico de Viseu, que relançou-se na luta pela subida à 2.ª Divisão Nacional.
O máximo que a equipa de Joaquim Cardoso conseguiu foi reduzir de grande penalidade, através de Cardoso, no 2-1 final. Com a vitória do Cinfães, por 5-4 em partida de loucos diante do Tondela, a formação de Cinfães do Douro isolou-se na frente da Série dos Primeiros, mas continua tudo em aberto.

No arranque desta Fase de Apuramento de Campeão, o Ac. Viseu foi mais feliz e levou de vencida o Fiães por duas bolas a uma. Começou muito forte a formação do Académico a criar várias oportunidades de golo e sobretudo com mais posse de bola nos primeiro quarto de hora de jogo. Sem reacção da equipa fianense não admirou nada que ao minuto 26 a equipa da casa chega-se ao 1º golo da partida.
Lançamento lateral no lado direito do meio campo ofensivo do Ac. Viseu efectuado por Alexandre que colocou o esférico em Everson que cruzou a bola muito cumprida para a área mas onde ao 2º poste apareceu Costa e ajeitou a bola para a zona frontal onde na marca de grande penalidade apareceu Zé Bastos a fuzilar autenticamente Rui Pedro e fazendo levantar o pouco público que se encontrava no Fontelo.
Respondeu o Fiães a este golo com Ruben Avelar a lançar um rápido ataque onde Pedrinho do lado direito do seu ataque colocou a bola na pequena área do Ac. Viseu onde Guima rematou para defesa por instinto de Augusto evitando o empate. Evidenciou-se novamente Augusto nuns minutos depois quando novamente numa colocação de bola longa de Ruben Avelar, lançou Ruben Gomes do lado esquerdo do ataque Fianense com este a livrar-se de um adversário e a ficar isolado diante de Augusto mas foi enorme a defesa do guardião do Ac. Viseu.
Chegou o intervalo com o Fiães a tentar chegar à igualdade mas no inicio da 2.ª metade entrou melhor novamente o Ac. Viseu com a obtenção do 2.º golo. Decorria o minuto 50 da partida quando num cruzamento de Costa do lado direito do seu ataque para a pequena área onde apareceu Everson que num belo trabalho individual livrou-se de Sidónio e rematou forte com o pé esquerdo para o fundo da baliza de Rui Pedro.
Reagiu o Fiães novamente e já com Hélder Garcia em campo que rendeu Jorge Abreu a formação de Joaquim Cardoso ia dominando a partida e sobretudo tentando chegar a baliza de Augusto e num ataque rápido Hélder Garcia colocou a bola em Guima e este já dentro da área tentou livrar-se de Alexandre mas o defesa Academista cometeu grande penalidade. Na transformação da mesma Cardoso ao minuto 71 reduziu o marcador. Nos últimos 20 minutos a formação fianense jogou mais com o coração do que com a cabeça e o resultado não se alterou.

Texto de Ricardo Soares para radioclubedafeira.pt

sábado, 11 abril, 2009