segunda-feira, setembro 15, 2008

Fernando Ferreira é o destaque. Mas podiam ser outros!

Fernando Ferreira -4- é a nossa escolha para melhor do Académico no jogo de sábado. O seu golo é – foi – um verdadeiro hino ao futebol valendo bem os 6 € que gastei no bilhete mais os 250 km que fiz. É um golo só ao alcance de poucos e como alguém já disse só visto noutros campeonatos. Mas não foi só golo esteve sempre em grande rotação naquele meio campo sendo ele que mexia os cordelinhos do jogo tanto assim é que com a sua saída o Académico perdeu alguma da capacidade de incomodar a defensiva contrária. Que recupere rápido é o que se espera.
Augusto -4- Outra boa exibição. Inesperadamente estava a ter uma noite bem tranquila quando, após a saída de Fernando Ferreira, tira da cartola 3 defesas de nível superior que levaram o Académico para prolongamento. Mo melhor pano cai a nódoa e no segundo minutos do prolongamento larga uma bola para a sua frente e surge o golo vizelense. Foi pena. Aí está uma boa dor de cabeça. Paulo Freitas ou Augusto? Que venha o José Luís Borges e escolha.

Alexandre -4- Esteve intratável no flanco direito da defesa academista e até quando fechava ao centro mostrou a sua utilidade. Quando subiu pelo seu flanco causou perigo. Na segunda parte do prolongamento e quando poucos acreditavam no “milagre” ainda corria às bolas que saiam de campo para as devolver rapidamente ao jogo. Em grande!

Calico -4- Senhorial, soberbo, impecável! Com ele ninguém fez farinha, esteve sempre, ou quase sempre, no caminho certo, na hora exacta. A jogar assim é Calico e mais dez! Uma ou outra imperfeição no jogo aéreo não lhe tiram o brilho.

Rui Lage-4- Na posição de central foi o capitão o primeiro a mostrar ao que vinha o Académico com um corte arrojado logo nos primeiros minutos. Formou uma dupla segura com Calico e o que se pode dizer é que quem não os conhece ficou sem saber quem é o jovem e quem é o veterano. Uma ou outra imperfeição no jogo aéreo não lhe tira o brilho.

Leandro -4- Em todo o jogo só uma falha se lhe pode apontar quando se desentendeu com Augusto num cruzamento. De resto esteve intratável a defender. A subir pelo seu flanco esteve aquém das expectativas mas não esquecer que do outro lado estava uma equipa profissional. Bom jogo do lateral esquerdo.

Filipe -4- Que diferença entre o jogo de ontem e o jogo com a União de Lamas! Desta vez jogou no meio campo e esteve sempre no caminho da bola nunca dando uma por perdida. Saiu esgotado.

Casal -3- Começou o jogo muito bem mas o cartão amarelo que viu cortou-lhe o ímpeto. Talvez por isso, pelo cartão amarelo, tenha saído para entrar Lopes.

Luís Costa -3- A noite de sábado não estava para grandes “malabarismos” E Costa foi mais um lutador no meio campo academista. Deu nas vistas ao arrancar um remate do meio da rua que saiu rente ao ângulo da baliza vizelense.

Everson -3- Quando a bola lhe chega aos pés é difícil lhe a tirar. Tentou visar várias vezes a baliza vizelense e numa dessas ocasiões obrigou o guardião contrário a defesa arrojada. Parece reforço. A rever.

Zé Bastos -3- Não era fácil a sua tarefa mas “o Zé” nunca virou a cara à luta e até ajudou em tarefas defensivas. Três momentos a reter: uma excelente arrancada que só não deu golo porque a pontaria não foi a melhor e porque ninguém apareceu a dar ajuda; nova arrancada, que só foi travada em falta quando se aprestava por passar pelos centrais, falta que o árbitro fez que não viu e ainda lhe mostrou o amarelo por protestos; na segunda parte numa boa jogada de envolvimento surge na direita hesita entre o remate e o passe, para Everson, e que quando opta por este já era tarde. Exibição esforçada.

Álvaro -2- Entrou no lugar de Fernando Ferreira e destacou-se em dois remates do meio da rua, em conversar de livres, um deles saiu rente ao poste e o outro parou no guardião vizelense.

Lopes -1- Curiosamente, ou não, foi com a sua entrada que o Académico se voltou a ser uma equipa equilibrada. Apareceu sempre no espaço livre, não se esconde, mas quando lhe pedem o passe final ou o remate certeiro algo não lhe corre bem.

Rui Santos -1- Bem-vindo de volta Rui!

0 comentários: