segunda-feira, abril 28, 2008

Muita transpiração, pouca imaginação e um habilidoso



ACADÉMICO DE VISEU 0 Arouca 0: Comecemos esta crónica por onde nunca se deveria começar algo que seja escrito sobre futebol. Falemos de um habilidoso. Dizem que se chama Pedro Mesquita e que é de Vila Real. E dizem as más-línguas que é árbitro. Não é meus senhores, juro-vos que não é. Vou tentar passar para o blogue muitas das coisas que vi este habilidoso fazer. Não tenho as estatísticas da partida mas se as tivesse o número de faltas “cometidas” pelos jogadores academistas seriam seguramente o triplo das dos jogadores do Arouca. O habilidoso usou e abusou de uma gritante dualidade de critérios, no mínimo. Amarelou jogadores academistas por “dá cá aquela palha, a este propósito digo-vos apenas que Zé Bastos foi expulso por ter feito duas faltas, uma junto à linha divisória do meio campo e outra junto à bandeirola de canto apenas e só porque o nº 5 do Arouca – outro habilidoso – gritou bem alto. Sobre essa expulsão é curioso o facto – ou talvez não – de ocorrer numa altura em que o Académico ameaçava pegar no jogo. Na primeira parte há um lance caricato junto à linha lateral com o habilidoso no meio campo a dar lançamento para o Arouca e com o árbitro assistente muito melhor enquadrado a nada assinalar. Quando se pensava que mais nada podia fazer este habilidoso eis que nos últimos minutos inventa vários livres junto á área do Académico que só não deram golo por aselhice alheia e porque Manuel Fernandes esteve, quase sempre, irrepreensível. No final vieram as provocações. Quando se estava a dirigir para o balneário, bem vigiado pela polícia, – os árbitros ainda têm o privilégio de ter as costas quentes – esticou o pescoço e limpou o suor com a mão repetindo aquele gesto inúmeras vezes. Saiu do relvado com um sorriso no rosto – tinha feito tudo o que podia fazer para o Académico não vencer. Este habilidoso só não marcou uma grande penalidade contra o Académico porque ninguém do Arouca se "lembrou" de cair na área.
Peço-vos que esqueçamos por momentos o habilidoso e nos centremos um pouco na falta de imaginação da equipa do Académico de Viseu. Sim, porque o habilidoso errou de propósito para nos prejudicar mas a equipa também tem a sua quota-parte de culpa. O Académico foi incapaz de ligar uma jogada com princípio meio e fim e apenas por três vezes atirou à baliza contrária, por Zé Bastos em trabalho individual, ainda na primeira parte houve um outro remate na sequência de um livre e já a jogar com 10 apareceu Valério a rematar naquela que foi a melhor oportunidade do jogo. Deixo-vos para análise e opinião duas perguntas: parece-vos ser este o modelo ideal para incorporar alguém como Zé Bastos? Parece-vos normal que ninguém assuma o jogo academista e que se esteja constantemente a “ignorar” o meio campo? Que dizer da forma física da equipa?
Se há algo de que nenhum academista pode criticar esta equipa – pelo menos esta tarde - é de falta de carácter. Os jogadores foram inexcedíveis na entrega ao jogo, sobretudo a sua defesa e meio campo defensivo, lutaram até à exaustão e mais importante de tudo não caíram na provocação do habilidoso, até nisso os jogadores academistas mostraram ser grandes. E quando assim é, a felicidade há-de chegar, estou absolutamente seguro disso.
Gostava de ter assistido hoje no Fontelo a um bom espectáculo mas não foi o que aconteceu. A equipa do Arouca – sem culpa no trabalho do habilidoso – esteve quase sempre melhor na partida. Também eles mereciam uma melhor arbitragem para assim podermos ficar a conhecer todo o seu potencial.
Uma última palavra para a maneira correctíssima como os adeptos do Arouca se portou – claque excluída. Alguns deles também incrédulos com o que viam mas sempre puxando a brasa à sua sardinha. Quanto ao comportamento das claques abstenho de lhes dar publicidade. Parece que houve problemas. Logicamente que os houve. Bastava estar atento a certas movimentações nas bancadas. Palácio do Gelo, Bênção das Pastas e futebol no Fontelo, coisas a mais para uma cidade como Viseu. A rever, porque não foi bonito.

P.S.1. De bonito no Fontelo só a festa das escolinhas do Académico de Viseu. Parabéns miúdos!

P.S.2. O Presidente da AFV esteve no Fontelo. Que defenda o seu associado. é só o que se lhe pede.

17 comentários:

Anónimo disse...

email: arbitragem@fpf.pt

Já que nem ao murro esta questão se resolve, mandem um mail para os chulos!

domingo, 27 abril, 2008
Anónimo disse...

Indiganação é aquilo que sinto!!!

Força Académico hoje mostramos guarra e contra tudo e todos vamos conseguir.

E mais não digo!!!

domingo, 27 abril, 2008
Anónimo disse...

Como é possivel???? Este homem já não é ladrão nem nada disso ele j'a está a cima disso, e depois o Arouca não favorecido???? Vê-se mesmo que é uma terra de palhaços que não precebem nada disto. Quanto pagaram???? Mesmo assim não ganham, como é possivel???? Não jogam nada, são completamente levados ao colo, 4 livres em cima da linha da grande area inexistentes e nem um marcam, marcassem um para o Academico que o Santos não falhava, sim porque o ACADEMICO É CLASSE, não precisamos de ser favorecidos, vamos conseguir os nossos objectivos sem isso. E se esse filho da mãe que tem um apito na mão disse mesmo mal da gente de Viser, devia morrer, mas longe, que não queremos bosta nas nossas terras.

FORÇA ACADEMICO VISEU ESTÁ CONTIGO. ESTADIO BEM COMPOSTO SÓ PARA TE VÊR, RUMO A SUBIDA.

domingo, 27 abril, 2008
Anónimo disse...

estes pulhas gozam com os viseenses, mas o pior é que há gente nesta cidade que ainda se ri com isto.
Assim não dá... os árbitros, são como os politicos, são todos uns corruptos. tem de morrer um, para ganharem juizo. qual apito qual quê, era porradas nestes f.p.
nem o "papa" morre, nem o apito anda para a frente.
Futebol? futebol só á beira do mar, e só entre setubal e braga. viseu não merece, merecemos ser gozados como fomos hoje na nossa propria casa. presidente do académico e da associação de futebol de viseu, gritem porra. venham para os jornais vingar a nossa honra, façam ouvir a nossa revolta. presidente do academico: se for preciso compre uma página do record, bola, ou jogo para denunciar estas bestas de negro.

José Leite

domingo, 27 abril, 2008
Anónimo disse...

Há muito tempo que não ía ao Fontelo ver o académico. Mal dita a hora em que lá fui hoje. Que vergonha. Que tristeza.
A equipa do ac. viseu foi totalmente condicionada pela arbitragem. Deu para perceber isso. Eu próprio chamei de nomes ao árbitro... logo eu. Mas enervou-me. Foi mesmo um escândalo. Duas observações que não sei se são verdade, mas que ouvi no fontelo. Este árbitro já fez destas coisas aos juniores e tem mesmo um caso em tribunal com o atleta do ac. viseu... A Comunicação Social em Viseu foi «esvaziada» e agora, nada podem fazer ou dizer.
Mas os Senhores Presidentes disto e daquilo não gostam de uma comunicação social independente e rigorosa e quando era preciso haver . . . ela não existe.
Viva Portugal Litoral. Grande País.

domingo, 27 abril, 2008
Anónimo disse...

Coloquei esta questão por e-mail para arbitragem@fpf.pt

"
Ex.mo Sr.

Presidente do Conselho de Arbiragem da FPF,

Será possível ter acesso ao conteúdo do relatório do observador da actuação da equipa de arbitragem no Jogo Ac. Viseu-Arouca, disputado no estádio Municipal do Fontelo, em 27/Abril/2008?

Se o relatório não for suficientemente esclarecedor do que efectivamente se passou, deverá vossa excelência procurar informar-se pelos vossos próprios meios sobre o que realmente aconteceu naquela tarde que envergonhou todos os que gostam de futebol.

com os melhores cumprimentos,

Carlos Silva"

Questiono as pessoas que regularmente assistem a jogos de futebol:
"Já alguma vez viram algo de parecido por parte de um árbitro na "condução" de um jogo de Futebol?"

Mesmo que tudo resultasse de um péssima e tresloucada arbitragem (livres à entrada da área, amarelos a torto e a direito, explusão do Zé Batos, do Prof. Idalino, faltas sucessivas, sempre e sempre contra o Académico, aquele último livre na meia lua, já nos descontos, não parece ser possível ser explicado de forma racional, sem pensar em "coisas" para lá das ditas "4 linhas".

A nossa indignação é tal, e imagino a do Prof. Idalino de Almeida, que quase apetece "abandonar" tudo e deixá-los a jogar sozinhos.

Mas vamos mostrar que somos fortes e Domingo vamos estar em S. J. Madeira, em grande número a apoiar o Académico rumo À subida!

Força Académico

domingo, 27 abril, 2008
Anónimo disse...

Sr. Carlos Silva eu também enviei um e-mail para esses senhores ou lá o que eles são.

Bom dia!

Aqui vos escreve um Viseense indignado, como tantos outros de certo. Hoje dia 27-04-2008, pelas 16h, dispotou-se no estádio do Fontelo, o que se chamaria um jogo de futebol, entre o Academico de Viseu e o Arouca, para a 3ª Divisão Serie C, mas este jogo foi tudo menos normal, dirigido por um senhor de seu nome Pedro Mesquita, que foi tudo menos imparcial, fez de tudo para prejudicar o Academico de Viseu, e garanto-lhe se não ouve-se força policial no recinto, duvido que o sucedido tive-se ficado por aqui, o estadio estava bem composto e não me parece que os viseenses ficassem calados. Quero pedir a comição de disciplina para investigar estes casos, porque fornada apos jornada, cada vez somos mais prejudicados nesta dura luta contra 5 equipas do distrito de Aveiro, seja fora ou em casa, nada se altera, o apito tende sempre para o mesmo lado. Viseu não merece isto, PORQUE??? É a isto que ninguém tem resposta. Justiça contra esses senhores, e já agora convido um superior a estar presente num qualquer jogo do Academico de Viseu e depois dizer se foi ou não prejudicado.

Acho que o que disse foi pouco, porque se fosse a dizer o que me apetecia, acho que ninhuem ligaria ao mail se bem que acho que assim vai valer o mesmo.

domingo, 27 abril, 2008
Anónimo disse...

nunca em tantos anos de futebol vi coisa parecida com o que aconteceu hje no fontelo.o arbitro veio com um unico objectivo,o de prejudicar o academico.apelo a todos os viseenses que quando a sellecao vier a viseu para nos manifestarmos.nos temos k ser ouvidos.nao podemos ser esquecidos e gozados para sempre! a policia nao interviu kdo a claque do arouca lancou petardos mas guardou o corupto do arbitro.tarde muito infeliz

domingo, 27 abril, 2008
Anónimo disse...

Alguem sabe o nome do àrbitro??
Sprees

domingo, 27 abril, 2008
Anónimo disse...

Eu pergunto: será k o Sr k arbitrou este jogou estaria em seu juizo perfeito? não deveriam fazer o teste ao alcool e drogas? é k até para fazer este trabalho de corrupção meus srs ou muito bem pago mesmo k valha a pena o risco, e so com uma grande moca naquela cabeça.O resto deixo para o Sr da federação de futebol de Viseu k ja devia ter feito alguma coisa e ainda não fez se tivesse feito talvez não tivesse chegado a este ponto e o mocado nao tinha tido o comportamento k teve.

domingo, 27 abril, 2008
Anónimo disse...

É alguem que tenha o contacto do Sr Seara, já que semana atrás de semana se gaba que é de viseu, e que vamos receber bem a selecção, se digne dizer alguma coisa sobre o que se está a passar na divisão do clube da terra dele... que alerte os senhores da federação... para o que se está a passar.Enquanto é tempo, porque só quando ouver algo de muito grave no fontelo é que eles se vão dar ao trabalho de nomearem arbitros isentos para o Futebol nestas divisões.E ai a culpa vai ser dos adeptos que são uns anormais e puh puh puh... pois claro... Parabens ao senhor engravatado presidente da federaçao de futebol de viseu, voce mais que todos é um papa DINHEIRO, porque competencia tem ZERO!!!!ZERO!!!!
Sprees

domingo, 27 abril, 2008
Anónimo disse...

O atrasado mental do arbitro chama-se Pedro Mesquita

segunda-feira, 28 abril, 2008
Anónimo disse...

Está no texto.

segunda-feira, 28 abril, 2008
Anónimo disse...

"óh meus senhores, acabem com a corrupção na arbitragem por amor de deus...antes que haja mortes!!!!!!!

Nós em Viseu pessoas civilizadas e respeitadas que somos não podemos pactuar com este tipo de "salamandras", mas o que é isto???? AH????
Andamos fartos de ser roubados e não fazem nada??? JOGO APOS JOGO!!!!!
QUEM NAO QUER QUE O ACADEMICO DE VISEU SUBA????

No jogo da semana passada o arbitro dá 6 minutos de descontos, ouviram bem... SEIS!!! sem nenhuma lesão grave com 6 substituições, não há leis???? MAS ANDAMOS A BRINCAR OU QUE???Não somos cegos... E PERCEBEMOS TANTO DE FUTEBOL OU MAIS QUE OS SENHORES QUE ARBITRAM, por isso só pode ser uma coisa, CORRUPÇAO!!!

Agora este jogo, contra o lider, o arouca, o arbitro marca apenas 4 faltas a favor do académico, 4 em todo o jogo!!!!!!!!!! Um penaltie por marcar, um jogador mal expulso faltas inexistentes à volta da area do académico, só no ultimos 4/5 minutos foram 4 faltas dentro da meia lua...

PERGUNTO NOVAMENTE, ANDAMOS A BRINCAR?????????

Gastar dinheiro e gasoleo semana atras de semana atras do nosso amor de coração para vermos senhores corruptos????Voces esquecem-se que quem paga indirectamente a voces somos nós, porque se não ouver espectadores não há dinheiro, e não há futebol...

para não dizer asneiradas e não vos insultar fico-me por aqui...

Parem com esta roubalheira, porque das duas uma... arredam-nos da subida a jogar bom futebol e tudo bem é merecido, ou continuam-nos a roubar e algum arbitro MORRE EM CAMPO!!!

ISSO VOS GARANTO!!!"
o mail que enviei para a apf!!!
façam o mesmo sem medo... ninguem nos pode calar, reclamem pelo que é nosso por direito, JUSTIÇA!!! nós queremos JUSTIÇA!!!

segunda-feira, 28 abril, 2008
Anónimo disse...

O árbitro Pedro Mesquita foi o protagonista do jogo, com prejuízo claro dos viseenses. Muitos espectadores, alguns mesmo de fora, afirmavam que se sentiam incomodados e consideravam que a verdade desportiva do foi falseada. O Académico de Viseu não conseguiu o golo, algumas vezes por culpa própria, mas muito mais porque o árbitro não o permitiu, ao assinalar faltas contra os viseenses que não existiam. Os visitantes, em jogo jogado, estiveram muito abaixo dos locais e só não saíram derrotados do Fontelo porque foram felizes e beneficiaram da expulsão de Zé bastos, aos 67 minutos. Mesmo reduzida a 10 elementos, a equipa do Académico de Viseu continuou a procurar o golo, mas a baliza de Jaime manteve-se incólume até ao fim do jogo.

segunda-feira, 28 abril, 2008
Anónimo disse...

parabéns academico !!! embora tenha-mos sidos roubados,a toda a forca mesmo assim nao ,conseguiram o que queriam !! levar mais uns pontinhos.. quanto a arbitagem nem se fala nunca vi,um jogo assim !! ate parecia um filme de comedia,como é possivel isto acontecer .. pelo que ouvi dizer o arbito ate manda-va os jogadores,do academico para o outro lado !!risos ate da vontade de rir !! o que é que o bastos e o mister fizeram para virem para a rua??? lol era para abaterem os alvos fortes da equipa? lol conseguiram ..acho que nao vale a pena comentar mais nada !!!


foi lindo ver todos os adeptos unidos!!!



PARABENS ACADEMICO)

sexta-feira, 02 maio, 2008
Anónimo disse...

Saudações academistas.
Caros amigos, ao que consta, parece que esse habilidoso de domingo que passeou no fontelo terá sido receptor de uns €3500 por parte de indivíduos de arouca. Agora perguntam vocês:"E provas?" Como é óbvio, eu não as possuo. O que é certo é que tais afirmações terão sido proferidas por indivíduos de arouca com negócios em viseu... e como as paredes têm ouvidos...
Mais um sinal de alerta para este nosso mísero mundo do futebol.
Força Académico!

Paulo "Academista" da Costa

sexta-feira, 02 maio, 2008