domingo, janeiro 14, 2007

Vencer sem convencer

Académico de Viseu 1 Viseu e Benfica 0

A Magia do Futebol colocou um post, onde Vitor Santos do blog "Mo(vi)mentos" falava da importância da reedição do Derby da cidade de Viseu. Dizia o Vitor que este era o jogo ideal para chamar os viseenses ao seu estádio. E assim foi. Confesso que já não via o Fontelo tão bem composto de publico à muito tempo. Antigos jogadores e adeptos do futebol em Viseu, voltaram realmente ao seu estádio, mas a opinião era geral: Com uma tarde de sol em Viseu, não havia necessidade de marcar um jogo para aquela hora esquisita. Estava frio, e bastante nevoeiro, motivo pelo qual foi impossível fazer reportagem fotográfica do jogo.

Quanto ao jogo, foi fraco, muito fraco. Salvou-se a equipa do Viseu Benfica, que fez de tudo para contrariar o favoritismo da equipa da casa. O Académico está uma equipa partida, não há meio campo, e quando o meio campo não ajuda, a defesa e o ataque não produzem...
Na primeira parte o Académico ainda fez algumas jogadas vistosas, mas acabaria por chegar ao golo numa jogada de desentendimento entre um defesa e o guarda-redes do Viseu Benfica, com o defesa a fazer um auto-golo. A partir daqui a equipa do Viseu Benfica fez mais pela vida, chegando a estar muito perto do empate através de um remate do avançado Coquinho á barra. Este avançado conseguiu, sozinho, espalhar terror na defesa do Académico.
A primeira parte acabou sem nunca conseguir convencer os adeptos que se deslocaram ao Fontelo.
Na segunda parte, o jogo ainda foi pior para o lado academista. O Viseu Benfica teve o domínio por completo de toda a segunda parte. Idalino ainda fez entrar Barra, para animar, e puxar a equipa para o ataque, mas a tentativa não resultou. O jogador esteve em campo pouco mais de 20 minutos. O árbitro puxou para si o protagonismo, e em duas faltas que Barra fez no meio campo, o árbitro prendou-o com dois amarelos. Completamente desajustada esta decisão do árbitro, principalmente na amostragem do segundo cartão. Importa também referir, que o banco do Viseu Benfica devia ter urtigas nos assentos porque os jogadores e equipa técnica passaram toda a segunda parte aos saltos no banco. Talvez também por isso a expulsão de Barra.

O Viseu Benfica fez por merecer o empate, pelo jogo jogado, mas tambem não teve grandes oportunidades de golo. Realce para duas ou três jogadas de perigo mesmo no final do jogo, resultantes do contra ataque da equipa do Académico.

No Académico apenas destaco dois jogadores: Santos que dá um toque de MAGIA á equipa, e Filipe Figueiredo, pela técnica acima da média e pela entrega ao jogo.
No Viseu Benfica destaco o jogador Coquinho que, segundo ouvi ainda tem idade de junior, e o colectivo da equipa. Sem grandes jogadores fazem do colectivo e da entreajuda a sua grande arma.

A arbitragem foi fraquinha com realce para a expulsão do jogador do Académico que obrigou a equipa a jogar grande parte da segunda parte com 10 jogadores.

A equipa de A Magia do Futebol deseja ao Viseu Benfica, boa sorte para o resto da época, e que mantenha a mesma atitude, porque a jogar assim manter-se-á de certeza no escalão máximo da Associação de Futebol de Viseu.

Quanto ao Académico, tem de mudar de atitude. Talvez seja tempo de parar para pensar na estratégia e rumo para a equipa. O treinador e os dirigentes têm de achar uma solução, para pôr fim aos anseios dos sócios. Não vale a pena assobiar para o ar e dizer que ninguém(dirigentes) disse que este ano era para subir.
Recordo, até porque ouvi muita gente a falar do mesmo ontem, que se mantém a controvérsia da transição Farminhão/Académico. Na opinião dos sócios se não era para subir no menor tempo possÍvel, então tinha-se evitado a confusão, e tinha-se começado do zero( 3ª distrital ).

O fantasma ainda paira no Fontelo, e garanto que assusta e afasta muita gente.

Podem ver ao pormenor a crónica do jogo em
Viseu Futebol Magazine ou, em alternativa, no site do Académico.

4 comentários:

Anónimo disse...

Na segunda parte o árbitro foi protagonista pela negativa. Muito caseiro, concordo. Saltar com os braços foi sempr eo habitual nos defesas academistas. AVFC melhor equipa, melhores jogadores. Viseu e Benfica mais querer, mais organização. Ma spara um clube que tem dois anos não esteve mal o AVFC. Valeu.

domingo, 14 janeiro, 2007
Anónimo disse...

Atenção, o Filipe Figueiredo fez um bom jogo mas tem de se deixar claro a situação física do jogador. É que o Filipe esteve parado cerca de 2 meses e ainda está bastante fora de forma. Já para não falar dos problemas que tem num dos pés, o que foi evidente durante a partida nalgumas situações. Mesmo assim, uma grande exibição, parabéns.
Quanto ao Coquinho, de facto tens razão João, era júnior do Viseu Benfica, tem 19 anos, e foi promovido a sénior recentemente.
Já agora, o comentário do anônimo fala num árbitro caseiro, só se for do estádio ao lado, no Campo 1º Maio, porque caseiro nao foi nada, aliás, quem viu a forma como o Barra foi expulso...só visto mesmo. Mas enfim, no global nao prejudicou o jogo, o que é de salientar, apesar dos erros de parte a parte.

domingo, 14 janeiro, 2007
Anónimo disse...

Entendo que a ansiedade dos adeptos é crescente pois habituaram-se cerca de 9 décadas, a ver o Académico lutar e ansiar por chegar ao mais alto patamar do futebol nacional. Estive na penultima direcção do CAF, e constatei que a obessessão cega por resultados em deterimento da consolidação financeira e estrutural do clube, foi o maior fatal pecado das direcções ao longo dos anos! Acompanho à distância esta nova realidade do AVFC, nem tão pouco conheço em detalhe a actual estrutura directiva do clube, mas acho que actualmente pouca relevância tem se o clube começou através do Farminhão, ou se devia ter começado do zero. Essa foi uma opção passada, e o que temos agora é um ACADÉMICO DE VISEU vivo, a jogar no Fontelo, e com um grande futuro à sua frente, e que será sempre aquele que os Viseenses queiram que seja! Os adeptos devem se concentrar em acrescentar algo de positivo ao clube, e não continuar a patrocinar os profetas da desgraça! Eu por mim, apesar de já não residir em Viseu, vou dar um pequeno contributo que é fazer-me sócio desta nova realidade que é o ACADÉMICO DE VISEU FUTEBOL CLUBE. Estou em crer que se muitos adeptos derem esse pequeno passo de se associarem ao Clube, este ficará mais forte, e voltará a ser claramente e inequivocamente uma das bandeiras da região!
JG

segunda-feira, 15 janeiro, 2007
Anónimo disse...

Obrigado Jorge Garrido pelo seu comentário. Era bom que todos os viseenses pensassem assim. Seria interessante partilhar conosco experiencias do passado. se quiser entrar em contacto conosco por favor mande um mail para: a.magia.do.futebol@gmail.com

Abraço

segunda-feira, 15 janeiro, 2007